Otelo (Othello)

Otelo (Othello) William Shakespeare

Resenhas - Otelo

DAbora277 22/04/2024

O melhor dos melhores
Simplesmente o melhor livro que li de Shakespeare. Fiquei curiosa depois de ler Dom Casmurro, pois na história de Machado de Assis, o Bentinho assiste a peça ?Otelo? e sai do teatro com pensamentos perturbadores sobre seu relacionamento. Desde então quis ler Otelo para entender se era algo que inspirava um louco como Bentinho, mas não! Otelo foi realmente enganado, não se tratava de um delírio. É trágico, triste e nos prende do início ao fim, não da vontade de parar de ler. Recomendo??

@Estantedelivrosdamylla 21/04/2024

Muito bom!
Otelo é uma grande obra, imensamente conhecida e citada em diversos livros, além de ter sido escrita pelo bardo, Shakespeare.

Já muito conhecida, a história retrata o amor de Otelo e Desdêmona, que inicialmente já sofre bastante preconceito, e que posteriormente se torna alvo das artimanhas de Iago, funcionário de Otelo.

Mesmo já sabendo o que iria acontecer ao final da história, foi tortuoso ver como Otelo caia nas teias de Iago e caminhava para o final trágico.

Com diálogos ricos e uma trama envolvente, a história é muito boa e bem desenvolvida. Só não dei 5 estrelas pq em certo momento achei um pouco repetitiva, mas no geral foi excelente. Super recomendo.

Clara.Calais 08/04/2024

Ciúmes doentio
Em Otelo entramos num debate antigo, traiu ou não traiu? Devemos acreditar em quem ? Quem é a verdadeira vítima dessa história? Otelo ou Desdêmona ? Será que você deve ou não acreditar nas pessoas ao seu redor. Ou deve acreditar em quem vc confia de verdade.

Gregory.Olegario 07/04/2024

Shakespeare inventou o gaslighting
Olha eu vou te falar?a história dessa peça daria um casos de família maravilhoso!

Palmas para o Iago, que consegue manipular todo mundo ahhaahha reizinho!

Não é a minha peça favorita, mas eu me diverti muito na leitura!

Elaine Cristina 03/04/2024

Uma tragédia em todos os sentidos...
Otelo é um reconhecido general mouro, cristão, que defende Veneza de possíveis invasores e é muito bom no que faz.
Os nobres não entendiam como um mouro, um bárbaro, poderia ser bem-sucedido nas suas empreitadas, assim como, ter casado com a linda Desdêmona. Otelo passou até por um julgamento no início da peça, por acharem que ele havia raptado Desdêmona ou se utilizado de magia para casar-se com ela. Tudo cai por terra, pois ambos se casaram por amor, contrariando o próprio pai da moça, Brabâncio.
Nesta peça, temos também Iago, conhecido como “O honesto” um vilão cruel, manipulador e invejoso, que havia sido preterido à um cargo de tenente no Exército de Otelo e quer vingança. Ele se utiliza de maledicência para colocar desconfiança no casamento de Otelo e Desdêmona, plantando discórdias e armando cenas. Iago planta provas falsas, se utiliza inclusive da boa vontade de sua esposa, que trabalha para Desdêmona, é frio, pérfido, ordinário e cruel.
Iago corrobora para que Otelo entenda que está sendo traído, e o grande general, vai lentamente cedendo e sucumbindo piamente nas versões do grande vilão.
Um tratado sobre ciúme, desconfiança, traição, preconceito, feminicídio que no século XVII, já era uma triste doença incrustrada e arraigada na sociedade, e persiste até os dias atuais.

Otelo, O mouro de Veneza
William Shakespeare

EntreLan&Livros
@elaineosvilarinho

Leandro676 01/04/2024

Otelo
Otelo é um grande general, integro, guiado pelo razão, é referencia para muitos, causando inveja em outros. Apesar de suas qualidades muitos o veem apenas como um "mouro" que não merece o posto de general. Apos Cassio ser promovido a Tenente por Otelo, Iago sente-se injustiçado e dá inicio a seu plano de destruir Otelo.

Apesar do livro ter o nome do protagonista, o foco da narrativa está em Iago e sua trama, totalmente maquiavelica, fazendo os capitulos ficarem irresistiveis. A pureza de desdemona, a honra de Otelo, a Vaidade de Cassio são apenas peças no tabuleiro de Iago, e ele manipula tudo isso de forma orquestral a fim de obter proveito proprio.

Por ser uma tragédia era de se esperar que não houvesse um final feliz, porem eu não poderia imaginar um final mais amargo como o deste livro.

v de vanisse 26/03/2024

OTELO NÃO FOI ???, MAS BEM QUE DEVERIA!!
Que peça, meus amores. O Otelo? Um burro! O Iago? Uma cobra! E a Desdêmona? Uma pobre coitada!
Mas esses protagonistas do Shakespeare também, eu vou contar pra vocês? um mais besta do que o outro! Mas acho que numa competição pra ver quem é mais tonto, o Otelo leva! E digo mais? TÁ CERTO O IAGO!! (Essa última parte é brincadeira, tá? Pelo amor de Deus)

Mas falando sério, o Iago rouba a cena. Eu nem diria que ele é um cara inteligente, tá? O Otelo que é burro mesmo.

Enfim, leiam essa peça! Aqui o Shakespeare tava inspirado.

carolgds 22/03/2024

Ok
Eh shakespeare fazer oq mas mt bacana em certos jeitos - legal ver origem de frase e modo de falar ne
quando falam da desdemona eu imagino a aparencia dela igual a minha (aspecto narcisista)

nalu 04/03/2024

Completamente incrível
Sempre tive um pezinho atrás sobre as obras de Shakespeare, nunca soube o porquê, mas nunca tinha me despertado o interesse de ler nada. Li esse aqui por conta de um projeto da faculdade e estou completamente apaixonada pela escrita desse homem. Pretendo ler outros em breve

Marcela 20/02/2024

Violento e inexorável como deve ser
Personagens cativantes e o humor ácido de Shakespeare aliados ao tema universal do ciúme e possível traição fazem de Otelo uma das minhas tragédias preferidas, ficando atrás apenas de Macbeth.

Kat 16/02/2024

"Otelo", uma tragédia escrita por William Shakespeare, é uma narrativa complexa sobre amor, ciúme e traição. A trama gira em torno do personagem-título, um general mouro do exército veneziano, que casa-se secretamente com Desdêmona, uma nobre veneta. O ciúme do manipulador e invejoso Iago, subordinado de Otelo, desencadeia uma série de eventos trágicos. Iago engana Otelo, fazendo-o acreditar falsamente na infidelidade de Desdêmona com seu tenente, Cássio. Consumido pelo ciúme e pela raiva, Otelo mata Desdêmona. Quando a verdade é finalmente revelada, Otelo, consumido pelo remorso, comete suicídio. A peça explora temas profundos, como a fragilidade do amor, a natureza do ciúme e os perigos da manipulação. Shakespeare cria personagens vívidos e complexos, tornando "Otelo" uma obra atemporal que continua a ressoar com o público até hoje.

Hanna155 13/02/2024

Ciumes
Otelo narra a destruição de um coração adoecido por ciúmes. Ciúmes adoece, cega e transforma alguém. Leva à práticas irremediáveis e dolorosa culpa.