Otelo, o Mouro  de Veneza

Otelo, o Mouro de Veneza William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Luiz 23/07/2023

Altamente Shakespeariano
Um clássico da literatura, foi meu primeiro contato com Shakespeare, e em suma gostei bastante, não achei super maravilhoso, mas foi satisfatório.

Juju 20/07/2023

O ciúme...
Vemos claramente como o ciúme cego pode contaminar uma pessoa, fazer ela tomar atitudes impensadas e o como a raiva pode despertar oq a de mais ruim no ser humano. Livro muito bom e com muitos aprendizados.

sofi :) 13/07/2023

Otelo
Otelo, o mouro de veneza. Excelente livro, quanto mais você lê, mais em duvida você fica e a história mais intrigante. Otelo casa com Desdemona em segredo, ela era filha de um senador, portanto este casamento não foi bem visto, mas os dois estariam apaixonados, podem esperar por reviravoltas e muito ciúme! Iago é com certeza um dos melhores vilões da literatura. Este livro possibilita diversas análises de um contexto histórico e do livro em si.

taizucoly 10/07/2023

Tive medo, mas fluiu super bem!
Primeira leitura de Shakespeare que fiz nessa vida. eu achei que seria uma leitura mais dificil, no começo me assustei com a linguagem escrita, mas quando compreendi do que se tratava e o que estava acontecendo, a leitura fluiu super rápido! vale lembrar que foi escrito em 1600, então temos que levar isso em consideração.

Udo 03/07/2023

A tragédia de Otelo, o mouro de Veneza conta a história do casal Otelo e Desdêmona enquanto ele é militar valoroso de Veneza, mas devido a sua cor inadequado para Desdêmona filha de senador. Pensei que seria uma tragédia com a motivação racial, mas fui surpreendido, ao iniciar a campanha no Chipre começa o plano de Iago para envenenar Otelo com ciúme e suspeitas de traição da Desdêmona.
Foi minha primeira peça de Shakespeare, e minha segunda peça no geral e fiquei curioso para ver o enredo interpretado, somente na leitura falta um pouco da ação do ator, e possivelmente algumas ações não me pareciam tão simples, "Estou morto!"
O verdadeiro preconceito foi com o feminino, onde se a mulher for acusada de traição pouco ou nada poderia fazer para defender a sua honra.

Giovanna1242 27/06/2023

Simplesmente a invenção do ciúme kkkkkkk
Essa peça, assim como as demais do Shakespeare, é ótima! Fiquei chocada com as reviravoltas e a falsidade dos personagens, não tava conseguindo acreditar em tanta cara de pau kkkkkk
Uma leitura que me deixou muito entretida e aumentou minha vontade de ler todas as peças!

Vanessa1073 25/06/2023

Eu não sabia nada sobre a história quando peguei para ler. Só conhecia a fama da obra como sendo de Shakespeare.

Aquí vemos cómo um homem pode se afundar por conta de um ciúmes que não tem nem argumento. A desconfiança vai sendo criada a partir de falas de um outro homem e isso vai destruindo Otelo ao ponto da ruína. O autor é famoso por suas tragédias, mas não esperava esse final.

nico 21/06/2023

Muito bom fazer essa releitura, parece que toda vez que releio esse livro fica mais fácil de apreciar tudo.

recomendo demais

Jacke Blue Rose 19/06/2023

Ah, o ciúmes...

Confesso que a leitura me surpreendeu demais... positivamente.
Por ser um clássico Shakespeariano achei que pudesse ser enfadonho, qual não é minha surpresa? A leitura foi extremamente rápida e em dados momentos eu até me segurei para não correr com ela. Já quero ler mais obras do autor.

Felipe1297 15/06/2023

Otelo conta como o ciúme mata
Otelo foi minha primeira experiência com as escritas de Shakespeare, faço teatro dês de novo e já apresentei um monólogo dessa peça.

A escrita não é muito complexa mas é um pouquinho difícil pra quem está começando com textos assim, e o estilo como se fosse um roteiro não ajuda muito, mas isso é mais de opinião pra opinião.

A história é muito bem construída e os personagens são cativantes, me lembro perfeitamente dos nomes e a importância da maioria dos personagens, isso é até surpreendente pra uma história tão curta, então só pelos personagens a história já vale totalmente a pena.

Bianca.- 14/06/2023

Otelo
O famoso Shakespeare tem uma mente realmente brilhante, ele consegue transmitir os sentimentos dos personagens e suas características de uma maneira que me faz sentir um próprio personagem da sua obra, querendo interagir e ajudar ou até mesmo brigar com os protagonistas da história. Ele nos faz imaginar seu mundo descrito ali no papel como se tivéssemos assistindo ele ao vivo e em cores, e isso nós faz querer assistir a uma peça da obra.
O famoso Otelo, aquele que ficou cego pelo ciúme e consequentemente arruinou sua vida por causa de um ?amigo?, o William escreve sobre a sua história envolvendo várias tramas, uma delas sendo a vingança, a manipulação e principalmente o ciúme.
Eu facilmente recomendo esse livro para um bom apreciador de uma leitura clássica.

stephanie169 13/06/2023

They think she did it, but they just can't prove it
Os personagens do núcleo principal são muito intrigantes e interessantes. E devo dizer que o principal antagonista é um deleite da vilania (meu jeito educado de dizer que Iago foi a primeira passiva tóxica patética e invejosa da literatura e do teatro), fiquei genuinamente chocada no que uma fofoquinha levou.

Otelo foi horrível, sim, mas o tanto de estudo comportamental que dá pra tirar dele. Essa obra em si trouxe temas bem diferentes, creio também que foi uma das maneiras mais adultas e maduras que Shakespeare tenha retratado a temática "paixão".

(Fica aqui o questionamento de: meu deus, Bentinho viu a peça de Otelo com a bunda pra depois de toda a tragédia ele ter concluído que a Capitu, sim, traiu?)

Enfim, adendo breve pra dizer que as últimas frases de Otelo foram uma das despedidas mais legais que já li.

"Let heaven and men and devils, let them all,
All, all, cry shame against me, yet I'll speak.
I kissed thee ere I killed thee: no way but this,
Killing myself, to die upon a kiss."

Jady 11/06/2023

É engraçado como mesmo sem grandes descrições de cenário, ações ou sentimentos, dá pra entrar completamente na história e entender até o que está acontecendo em volta das cenas. Não é pra menos que Shakespeare é tão aclamado.

André Vedder 11/06/2023

A cada livro que leio de Shakespeare melhor compreendo toda a aclamação por sua obra. Ao lê-lo sou envolvido por uma áurea que me desconecta completamente de tudo, ficando apenas compenetrado em toda sua beleza lírica e em seus personagens que através de diálogos inteligentes e profundos, nos levam ao âmago da psicologia humana.

"Reputação é uma imposição tremendamente falsa e inútil, muitas vezes angariada sem mérito e perdida sem um real motivo".

"Nossos corpos são jardins, dos quais nossas vontades são os jardineiros."

"Lamentar um infortúnio que está morto e enterrado é dar passo certo na direção de atrair para si novo infortúnio."