Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

nalu 04/03/2024

Completamente incrível
Sempre tive um pezinho atrás sobre as obras de Shakespeare, nunca soube o porquê, mas nunca tinha me despertado o interesse de ler nada. Li esse aqui por conta de um projeto da faculdade e estou completamente apaixonada pela escrita desse homem. Pretendo ler outros em breve

Marcela 20/02/2024

Violento e inexorável como deve ser
Personagens cativantes e o humor ácido de Shakespeare aliados ao tema universal do ciúme e possível traição fazem de Otelo uma das minhas tragédias preferidas, ficando atrás apenas de Macbeth.

Kat 16/02/2024

"Otelo", uma tragédia escrita por William Shakespeare, é uma narrativa complexa sobre amor, ciúme e traição. A trama gira em torno do personagem-título, um general mouro do exército veneziano, que casa-se secretamente com Desdêmona, uma nobre veneta. O ciúme do manipulador e invejoso Iago, subordinado de Otelo, desencadeia uma série de eventos trágicos. Iago engana Otelo, fazendo-o acreditar falsamente na infidelidade de Desdêmona com seu tenente, Cássio. Consumido pelo ciúme e pela raiva, Otelo mata Desdêmona. Quando a verdade é finalmente revelada, Otelo, consumido pelo remorso, comete suicídio. A peça explora temas profundos, como a fragilidade do amor, a natureza do ciúme e os perigos da manipulação. Shakespeare cria personagens vívidos e complexos, tornando "Otelo" uma obra atemporal que continua a ressoar com o público até hoje.

Hanna155 13/02/2024

Ciumes
Otelo narra a destruição de um coração adoecido por ciúmes. Ciúmes adoece, cega e transforma alguém. Leva à práticas irremediáveis e dolorosa culpa.

Alice1867 12/02/2024

Otelo e os ciúmes
Foi o primeiro livro que eu li de Shakespeare e atendeu minhas expectativas. Gostei muito do livro e pretendo ler outros do autor.
O livro aborda vários temas muito a frente do tempo, como racismo, adultério e até mesmo machismo em algumas partes. Passei a admirar muito Shakespeare depois dessa leitura.
Os personagens e história foram muito bem desenvolvidos, apesar do livro não ter tantas páginas assim.
Eu fiquei com muita pena da Desdêmona. A coitada era tão boazinha, ela não merecia os maus tratos que recebeu de Otelo. No início da história eu achei eles dois muito fofos e achei inacreditável que Otelo fosse mudar porque ele era um querido. Depois eu vi como eu estava enganada. Otelo era um homem justo, que ficou cego de ódio e amargura pelo ciúme e fez coisas horríveis. Eu fiquei chocada com a mudança drástica dele, e muito decepcionada também.
O Iago era tão odioso e manipulador, meu Deus! Todo mundo achava que ele era tão gentil, honesto, a melhor pessoa da Terra e sei lá o que, e aí ele tá o tempo inteiro enganando todo mundo e todo mundo achando ele honesto e bonzinho. Isso me deu tanta raiva, juro.
Adorei o livro e quero muito ler outros do autor. Super recomendo para todo mundo que goste de clássicos ou livros parecidos.
Marcelo Minal 12/02/2024minha estante
Li na época da minha graduação e amei

iibeca 11/02/2024

Êxtase.
Livro simplesmente de tirar o fôlego. A forma como trabalha as nuances do ciúmes, o drama, a mentira que penetra e tira tudo do lugar, encantada pelo trabalho.

souviini 08/02/2024

Impressionante a capacidade que William teve de desenvolver tão bem esse personagem. Otelo passou de um homem honroso, único, para uma pessoa completamente consumida pelo ciúmes e pelo ódio que nutria por seu rival!!

Ci 26/01/2024

Feminicídio na época de Shakespeare era algo normal
Otelo é um negro que se tornou general e um homem de grande prestígio junto aos poderoso de Veneza. Capitão experiente, ganha dos turcos o controle de Chipre. Parte para lá levando sua esposa Desdêmona, que se casa com ele escondida de seu pai, por ser terminantemente contra a união dos dois devido a cor de Otelo. Além da esposa, vai também Cássio, seu tenente e homem de confiança, Iago seu alfere juntamente com Emília, sua esposa e criada de Desdêmona.
Lá Iago bola um plano para trair Otelo, que ele o odeio e finge ser-lhe fiel e lhe dedicar afeição. Inventa um caso entre Desdêmina e Cássio, ao qual Otelo acredita, e comete várias injustiças.
Otelo se revela um homem ciumento e possessivo, ao acreditar piamente nas palavras de Iago, sem nem confrontar sua esposa e seu tenente e amigo.
Estória triste, porém ainda bem atual no cenário mundial.

Choquei.amo-te 24/01/2024

Livro muito bom, leitura consideralvemente rápida, podendo ser terminada em um dia, abordagem de temas como o ciúme e como esse sentimento pode desvirtuar um homem.

Halanda.Debossan 20/01/2024

Primeiro contato que tenho com a escrita do Shakespeare. Achei bem tranquilo, é uma leitura rápida mesmo com a linguagem rebuscada.
Sobre o livro Otelo eu fiquei com muita raiva do Iago, gente que povo trouxa. Esse livro me despertou mais curiosidade por tudo que ele fazia de ruim eu fiquei curiosa pelo desfecho.
Tudo muito dramático, acho que é coisa do próprio Shakespeare mesmo.. e por conta disso achei que tanto Otelo quanto Macbeth são parecidos nas tragédias. No fim, morte é o que não falta. Para um livro clássico, foi tranquilo de ler. Recomendo para quem quer se aventurar pelos livros dele

¨Cain¨ 13/01/2024

Exaltasamba - Calma Amor ?
Finalmente lendo Otelo!
Por muito tempo quis ler este livro, mas me arrependi levemente. Talvez fosse minha expectativa, mas aconteceu.
Otelo certamente é um caos, o homem menos confiável que eu já vi em um livro. Sem pensamento próprio, se deixa levar facilmente. Estava gostando do romance do casal, até o Iago aparecer.

Recomendo o livro, mas Shakespeare tem melhores.

"Minha tola maravilhosa! A maldição consumiria minha alma se eu não a amasse. Mas eu a amo! E, se um dia deixar de amar, o caos retornará.