Otelo (eBook)

Otelo (eBook) William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Clara.Calais 08/04/2024

Ciúmes doentio
Em Otelo entramos num debate antigo, traiu ou não traiu? Devemos acreditar em quem ? Quem é a verdadeira vítima dessa história? Otelo ou Desdêmona ? Será que você deve ou não acreditar nas pessoas ao seu redor. Ou deve acreditar em quem vc confia de verdade.

Gregory.Olegario 07/04/2024

Shakespeare inventou o gaslighting
Olha eu vou te falar?a história dessa peça daria um casos de família maravilhoso!

Palmas para o Iago, que consegue manipular todo mundo ahhaahha reizinho!

Não é a minha peça favorita, mas eu me diverti muito na leitura!

Elaine Cristina 03/04/2024

Uma tragédia em todos os sentidos...
Otelo é um reconhecido general mouro, cristão, que defende Veneza de possíveis invasores e é muito bom no que faz.
Os nobres não entendiam como um mouro, um bárbaro, poderia ser bem-sucedido nas suas empreitadas, assim como, ter casado com a linda Desdêmona. Otelo passou até por um julgamento no início da peça, por acharem que ele havia raptado Desdêmona ou se utilizado de magia para casar-se com ela. Tudo cai por terra, pois ambos se casaram por amor, contrariando o próprio pai da moça, Brabâncio.
Nesta peça, temos também Iago, conhecido como “O honesto” um vilão cruel, manipulador e invejoso, que havia sido preterido à um cargo de tenente no Exército de Otelo e quer vingança. Ele se utiliza de maledicência para colocar desconfiança no casamento de Otelo e Desdêmona, plantando discórdias e armando cenas. Iago planta provas falsas, se utiliza inclusive da boa vontade de sua esposa, que trabalha para Desdêmona, é frio, pérfido, ordinário e cruel.
Iago corrobora para que Otelo entenda que está sendo traído, e o grande general, vai lentamente cedendo e sucumbindo piamente nas versões do grande vilão.
Um tratado sobre ciúme, desconfiança, traição, preconceito, feminicídio que no século XVII, já era uma triste doença incrustrada e arraigada na sociedade, e persiste até os dias atuais.

Otelo, O mouro de Veneza
William Shakespeare

EntreLan&Livros
@elaineosvilarinho

Leandro676 01/04/2024

Otelo
Otelo é um grande general, integro, guiado pelo razão, é referencia para muitos, causando inveja em outros. Apesar de suas qualidades muitos o veem apenas como um "mouro" que não merece o posto de general. Apos Cassio ser promovido a Tenente por Otelo, Iago sente-se injustiçado e dá inicio a seu plano de destruir Otelo.

Apesar do livro ter o nome do protagonista, o foco da narrativa está em Iago e sua trama, totalmente maquiavelica, fazendo os capitulos ficarem irresistiveis. A pureza de desdemona, a honra de Otelo, a Vaidade de Cassio são apenas peças no tabuleiro de Iago, e ele manipula tudo isso de forma orquestral a fim de obter proveito proprio.

Por ser uma tragédia era de se esperar que não houvesse um final feliz, porem eu não poderia imaginar um final mais amargo como o deste livro.

v de vanisse 26/03/2024

OTELO NÃO FOI ???, MAS BEM QUE DEVERIA!!
Que peça, meus amores. O Otelo? Um burro! O Iago? Uma cobra! E a Desdêmona? Uma pobre coitada!
Mas esses protagonistas do Shakespeare também, eu vou contar pra vocês? um mais besta do que o outro! Mas acho que numa competição pra ver quem é mais tonto, o Otelo leva! E digo mais? TÁ CERTO O IAGO!! (Essa última parte é brincadeira, tá? Pelo amor de Deus)

Mas falando sério, o Iago rouba a cena. Eu nem diria que ele é um cara inteligente, tá? O Otelo que é burro mesmo.

Enfim, leiam essa peça! Aqui o Shakespeare tava inspirado.

carolgds 22/03/2024

Ok
Eh shakespeare fazer oq mas mt bacana em certos jeitos - legal ver origem de frase e modo de falar ne
quando falam da desdemona eu imagino a aparencia dela igual a minha (aspecto narcisista)

nalu 04/03/2024

Completamente incrível
Sempre tive um pezinho atrás sobre as obras de Shakespeare, nunca soube o porquê, mas nunca tinha me despertado o interesse de ler nada. Li esse aqui por conta de um projeto da faculdade e estou completamente apaixonada pela escrita desse homem. Pretendo ler outros em breve

Marcela 20/02/2024

Violento e inexorável como deve ser
Personagens cativantes e o humor ácido de Shakespeare aliados ao tema universal do ciúme e possível traição fazem de Otelo uma das minhas tragédias preferidas, ficando atrás apenas de Macbeth.

Kat 16/02/2024

"Otelo", uma tragédia escrita por William Shakespeare, é uma narrativa complexa sobre amor, ciúme e traição. A trama gira em torno do personagem-título, um general mouro do exército veneziano, que casa-se secretamente com Desdêmona, uma nobre veneta. O ciúme do manipulador e invejoso Iago, subordinado de Otelo, desencadeia uma série de eventos trágicos. Iago engana Otelo, fazendo-o acreditar falsamente na infidelidade de Desdêmona com seu tenente, Cássio. Consumido pelo ciúme e pela raiva, Otelo mata Desdêmona. Quando a verdade é finalmente revelada, Otelo, consumido pelo remorso, comete suicídio. A peça explora temas profundos, como a fragilidade do amor, a natureza do ciúme e os perigos da manipulação. Shakespeare cria personagens vívidos e complexos, tornando "Otelo" uma obra atemporal que continua a ressoar com o público até hoje.

Hanna155 13/02/2024

Ciumes
Otelo narra a destruição de um coração adoecido por ciúmes. Ciúmes adoece, cega e transforma alguém. Leva à práticas irremediáveis e dolorosa culpa.

Alice1867 12/02/2024

Otelo e os ciúmes
Foi o primeiro livro que eu li de Shakespeare e atendeu minhas expectativas. Gostei muito do livro e pretendo ler outros do autor.
O livro aborda vários temas muito a frente do tempo, como racismo, adultério e até mesmo machismo em algumas partes. Passei a admirar muito Shakespeare depois dessa leitura.
Os personagens e história foram muito bem desenvolvidos, apesar do livro não ter tantas páginas assim.
Eu fiquei com muita pena da Desdêmona. A coitada era tão boazinha, ela não merecia os maus tratos que recebeu de Otelo. No início da história eu achei eles dois muito fofos e achei inacreditável que Otelo fosse mudar porque ele era um querido. Depois eu vi como eu estava enganada. Otelo era um homem justo, que ficou cego de ódio e amargura pelo ciúme e fez coisas horríveis. Eu fiquei chocada com a mudança drástica dele, e muito decepcionada também.
O Iago era tão odioso e manipulador, meu Deus! Todo mundo achava que ele era tão gentil, honesto, a melhor pessoa da Terra e sei lá o que, e aí ele tá o tempo inteiro enganando todo mundo e todo mundo achando ele honesto e bonzinho. Isso me deu tanta raiva, juro.
Adorei o livro e quero muito ler outros do autor. Super recomendo para todo mundo que goste de clássicos ou livros parecidos.
Marcelo Minal 12/02/2024minha estante
Li na época da minha graduação e amei

iibeca 11/02/2024

Êxtase.
Livro simplesmente de tirar o fôlego. A forma como trabalha as nuances do ciúmes, o drama, a mentira que penetra e tira tudo do lugar, encantada pelo trabalho.