Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Leio, logo existo 08/06/2023

Meu primeiro shakespeare !
A peça ”Otelo” de William Shakespeare, com certeza, narra um dos episódios de feminicídio mais conhecidos da literatura.

Eu conhecia vagamente a história, principalmente o final trágico, mas nunca havia chegado perto da leitura completa do texto.

Essa é minha primeira investida no mundo literário shakespeariano. Achei que a linguagem rebuscada transformaria a leitura maçante, porém - para minha surpresa - todo o processo de leitura transcorreu tranquilamente.

A questão racial é latente nessa narrativa. Há expressões - que para o leitor letrado nos debates raciais - ativa um grande incômodo.

Mesmo entendendo as limitações impostas pelo texto teatral, fiquei apoquentada com a superficialidade das motivações dos personagens, todos muito “emocionados” (kkk). Mesmo assim, gostei da experiência.

toriaaa 07/06/2023

Me perdi no que era real e no que eu inventei...
"As pessoas em geral têm muita dificuldade para aceitar o que é diferente delas. Se parassem para pensar em que consiste essa diferença, descobririam que na essência todos somos iguais e buscam a felicidade - o resto são aparências."

Recomendo a qualquer pessoa que leia Otelo por esta tradução, muito simplória, mas não perde a essência da obra.
A primeira tragédia shekesperiana que leio, ótimo começo!

V.J 23

Isis159 30/05/2023

O melhor de Shakespeare
Meu fav de Shakespeare tbm é o de mais fácil leitura e o mais excitante, uma trama de leitura beeem mais fácil do que as outras obras dele. Personagens super interessantes, relacionamentos confusos e um final tão incrível que motivou Machado de Assis em Dom Casmurro. Vale a dobradinha pra analisar as concordâncias dos 2 classicos.

Monica Quintal 29/05/2023

"Em Veneza, Otelo, um general mouro a serviço do Estado, conquista Desdêmona, uma jovem, filha de um nobre local. Após enfrentar a ira do pai e defender-se com sucesso contra a acusação de tê-la "enfeitiçado", ele parte a Chipre em companhia da esposa para combater o inimigo turco-otomano. Lá, seu alferes, o manipulador Iago, consegue paulatinamente instilar na mente do mouro a suspeita de que Desdêmona o traiu."

Gente, que obra de arte. Que personagens marcantes. Que uso inigualável das palavras. É o auge da manipulação, do ciúme, do ódio. AMEI a leitura!

"Ela me amou porque passei perigos e eu a amei pela piedade que mostrou por eles. Foi esta a única feitiçaria que usei."

"Quando os remédios são inúteis, os pesares que se ligavam a nossas esperanças acabam, pela própria inutilidade dos remédios. Chorar um mal que passou é o meio mais seguro para pedir um novo mal. Quando não pode ser salvo o que carrega a fortuna, a paciência torna a injúria derrisória. O roubado que ri rouba o ladrão. Rouba-se a si mesmo quem lamenta em vão."

"Que o céu me ensine a não pagar o mal com o mal, mas servir-me do mal para melhorar."

Lua 20/05/2023

Otelo
Apesar de ter lido para a escola, gosto bastante de outras obras de Shakespeare e estava bem empolgada para ler esse. Infelizmente, a história não me cativou.

skuser02844 19/05/2023

Mais uma vez, Shakespeare descreve a alma humana de força maravilhosa. E legal perceber como durante a peça, Shakespeare te coloca como cúmplice de Iago, afinal de contas, só os honestos sabem que Iago somos nós. Não leia Otelo pra saber o que acontece no final, leia pra saber que tu és.

Beatriz.... 13/05/2023

Segundo livro esse ano tive que ler obrigada pela escola, apesar de não ser um livro tão ruim, é muito rápido e sem sentido, então não é um livro muito bom

Alemão 12/05/2023

Otelo
Mais uma obra prima de William Shakespeare!!! Neste clássico da literatura universal, Shakespeare descreve de maneira magistral o ciúme, através de seus personagens que ilustram esta tragédia!!! Indico a todos esta agradável leitura!!!

Jonatha8 06/05/2023

Bela obra.
Dentre os vários temas que o texto aborda, o que mais me impressionou foi o da falsidade. Shakespeare nos mostra como as pessoas são capazes de serem dissimuladas.

Jessica.Soares 05/05/2023

Cuidado com quem você chama de honesto
Dizem que essa peça tem o vilão mais interessante de Shakespeare, Iago, o honesto, visto por todos como um homem de guerra exemplar e altamente confiante, o enredo é basicamente Iago tentando ocupar um cargo mais alto, o estranho é ele não mostrar nenhuma preocupação realmente genuína quanto a isso, parece que o que ele quer na verdade é se aproveitar de todos, abusar da confiança, explorar os medos e inseguranças de cada um de modo inteligente e astuto. A insegurança de Otelo é ser mouro e bárbaro, por isso não se achava digno de representar Veneza, muito menos de ter a mão de Desdêmona, e aí que entra o ciúme, muito presente na trama, o que explica a citação de Otelo em Dom Casmurro, por exemplo.

Rafinha Bison 28/04/2023

??? Otelo ???
Faz bastante tempo que eu li esse livro, mas estou fazendo uma resenha agora. ¯\_(?)_/¯

Eu adorei muito esse livro! Foi a primeira tragédia que eu li. ??

E, por se tratar de uma tragédia, no livro tudo vai dando cada vez mais errado, como uma bola de neve. O que deixa o livro muito mais legal e interessante, porque você nunca sabe o que vai acontecer.

Eu achei o livro extremamente bem feito (além do mais, foi escrito por Shakespeare). A história se conecta de um jeito completamente genial, sempre te impressionando. Além disso, o livro é muito gostoso de ler e é pequeno.

E o final... é muito bom e impressionante, sério.

Eu achei o livro muito bom, recomendo ?

Helenymphaea 15/04/2023

Clássico dos clássicos
Os diálogos de Shakespeare são uma coisa espetacular, acho impressionante como ele consegue construir falas profundas, tocantes, que contam, que insinuam, que te instigam a continuar a leitura. Outra coisa que impressiona nesse livro é o conflito do personagem central, acompanhamos toda a angústia de Otelo diante da situação, seus conflitos internos e externos, acho que Shakespeare da um novo significado ao termo profundidade psicológica de personagem.

A obra é extremamente angustiante, somos torturados ao ver Desdemona sendo acusada injustamente e não podermos fazer nada. E tudo isso é mérito da escrita do autor, que sabe o que deve fazer, o que deve mostrar e quando cada coisa deve acontecer.

Leiam, Leiam Shakespeare!

Matheus.Viga 10/04/2023

"Não confie em aparências, pois a beleza está frequentemente ligada à falsidade"
Não tem como escrever um comentário sobre alguma peça de Shakespeare e não rasgar enormes elogios para o mesmo. O que esse cara fez é surreal. Já li suas principais obras e quando penso que não vou me surpreender mais acabo me deparando com essa peça, simplesmente fenomenal. Acredito que um dos personagens mais perversos que me deparei em leituras está nessa peça. Parafraseando a Karen do Caminho de Guermantes: "Não há parte do inferno de Dante que Iago não possa habitar".

"O amor constrói sua felicidade na beleza e na bondade"
"Homens devem ser o que parecem, ou parecer o que são"
"Não há maior mal do que a inveja, não há maior pecado do que o ódio".

Joao.Paulo 10/04/2023

Uma história que prende
Livro é um romance que envolve mentiras ciúmes e poder.. A historia te prende e não dá vontade de parar Recomendo a leitura.