Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Alessah.Fernandes 22/03/2023

A inveja é um dos piores sentimentos que se pode ter
Do início ao fim você odiará Yago, por sua soberba e por toda a inveja que sente de todas as pessoas. Ele nos ensina como não devemos ser, porque é a prova de que mentiras sempre serão descobertas, mas também porque a vida devolve todas as coisas que você faz.
Yago manipula toda a história, em vários momentos cria situações de desentendimento entre os personagens, alimentando sentimentos ruins em Otelo contra sua amada esposa Desdêmona. Ao final, uma tragédia horrível acontece, fomentada pelo ódio e pela inveja provocados por Yago.

Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Otelo" é uma tragédia escrita por William Shakespeare, publicada pela primeira vez em 1603. A história se passa em Veneza e em Chipre, onde o protagonista, Otelo, é um general mouro que é enganado pelo seu suposto amigo, Iago, levando-o a acreditar que sua esposa, Desdêmona, o está traindo com o tenente Cássio. A obra explora temas como inveja, traição, ciúme e racismo.

A narrativa começa com o casamento de Otelo e Desdêmona, que desperta a inveja de Iago. Este, com sede de vingança, manipula Otelo com mentiras para que ele acredite que sua esposa está tendo um caso com Cássio, enquanto na verdade não há nada entre eles. Otelo se torna violento e paranóico, culminando na morte de Desdêmona. Quando a verdade é finalmente revelada, Otelo se arrepende e se mata.

O estilo de escrita de Shakespeare é caracterizado por diálogos extensos e elaborados, construção cuidadosa dos personagens e trama complexa. A linguagem utilizada é típica da época, com algumas palavras e frases arcaicas que podem dificultar a leitura para alguns leitores.

"Otelo" é considerada uma das grandes obras da literatura ocidental, sendo frequentemente encenada em teatros e adaptada para outras mídias, como cinema e televisão. A obra é um retrato poderoso do lado sombrio do ser humano, mostrando como a inveja e o ciúme podem levar uma pessoa a cometer atos terríveis. Além disso, a obra também discute questões de raça e preconceito, mostrando como a sociedade pode ser cruel com aqueles que são diferentes.

Em resumo, "Otelo" é uma obra-prima da literatura, que continua a ser relevante até os dias de hoje. É uma leitura indispensável para aqueles que apreciam o teatro e a literatura clássica.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

jaca.jaca 02/03/2023

Podia ser perfeito,mas..
Eu realmente gostei da trama,mas achei um pouco raso...
Sei que é conhecida por ser profunda e tratar de temas sensíveis,mas achei os personagens e a trama muito planos em várias partes.

Maria 26/02/2023

Shakespeare o maioral!!!
Apesar de essa tragédia ter sido escrita há mais de 500 anos, é surpreendente ver a atualidade de temas como racismo, xenofobia e ciúmes! O português é meio complicadinho, mas vale muito a pena ler essa obra!

beck.amaral 22/02/2023

Foi o primeiro Shakespeare que eu li. Minha professora fe português passou como uma atividade e fiquei feliz de ter lido. É uma história muito boa e o final é chocante.

Charly.nunes 18/02/2023

Ler Shakespeare é um misto de emoções supreendente. Otelo é muito bom sagaz e manipulador é um dos personagens que mais te prende, mesmo sendo um doido ciumento. E para uma época escravista, Otelo deve ter sido um morco histórico e um choque para a população, porque apesar de você ver que o autor tem e escreve algumas coisas racista (inclusive a raiva de Otelo é vinculado ao estereótipo do negro raivoso), ainda sim é um dos únicos conto da época que havia um negro não como escravo ou desdém, mas mostrado como inteligência e belo

Val 11/02/2023

Na maioria das vezes o mal está do nosso lado
OTELO
De
William Shakespeare

Como a companhia de uma pessoa errada pode destruir tantas vidas, e isso não é só na ficção.

Otelo, o Mouro, lider de um povo se deixou envenenar-se por Iago, seu suposto amigo e subordinado.  Aflorou em Otelo o monstro do ciúmes e a partir de então este foi seu guia.

A influência do vilão Iago acabou levando a história de Otelo e Desdêmona para um fim trágico.

Nos livros clássicos eu sempre gosto demais de um personagem, e em Otello minha personagem preferida foi Emília, a criada de Desdêmona. Mulher corajosa, destemida, enfrentou todos para defender a castidade de sua ama, não abaixava a cabeça, ainda que tal atitude colocasse sua vida em risco.

Apesar de ser um clássico, Otelo e fácil de ler. A leitura vale a pena porque nos faz refletir em quantos "Iagos" temos em nossas vidas e por quantas vezes não fomos esse vilão.

Se for do seu interesse, leia Otelo.

Helo Zanella 06/02/2023

?A Tragédia de Otelo: o Mouro de Veneza ? (Shakespeare)
Shakespeare me fez passar raiva com esse livro.
Não foi o que mais gostei até agora, acho que justamente por ser muito difícil de engolir algumas características da histórias e da época.
Acho que um pouquinho da minha antipatia tem a ver com a tradução da editora, apesar de eu ter AMADO as notas de rodapé.

#JUSTIÇAPARADESDÊMONA!

kemi 30/01/2023

por seu nome ser vendido como algo impecável e intocável, ei de confessar que achei que a leitura seria complicada. mas, não é tudo isso. shakespeare é bom, só não intocável. em otelo encontrei elementos que gosto muito em quaisquer tipo de estórias, não me decepcionei só não me surpreendi. a leitura é bem fluída e de fácil entendimento, e o desenvolvimento dos personagens bem trabalhado.

otelo representa o quão nossa mente é influenciável, até onde um homem pode definhar por sua neurose. o declínio do homem pelo homem!

Bianca.Danielle 30/01/2023

o  final é trágico, mas é uma história que consegue apresentar personagens tão diferentes e complexos em poucas páginas, sendo impulsionados pelos sentimentos que os domina, sejam eles bons ou ruins.

Tiago600 28/01/2023

Otelo, um "Apocalypse Now"

Falar sobre à escrita de Shakespeare já se tornou lugar comum. O que me impressiona, são
suas atemporais sacadas. O cerne de Otelo é orbitar um relacionamento interacial e os desdobramentos que isso provoca sobre uma sociedade puritana, em pessoas retrógradas e seus pares. Na peça vemos isso catalisado na figura mefistófilica de Iago, que como uma aranha, tece sua teia e após aprisionar suas vítimas em sua rede, sem pestanejar, desfere uma carga letal de veneno nas mentes que gravitam seu espaço.

Essa tragédia foi escrita por um autor que viveu séculos atrás e essa história (infelizmente) segue viva, se perpetuando dia a dia. Dúvida? Olhe para o lado, espie o bairro, ligue a TV e leia o noticiário.

Artemis 24/01/2023

"Este é um monstro gerado em si mesmo e de si mesmo nascido"
É fantástico como as peças de Shakespare transcendem os séculos através de narrativas com filosofias e questões abordadas até hoje,Otelo é uma história marcante sobre o ciúme destrutivo,e o remorso que sentimos pelo destino de Desdemona é irretocável,a personagem inclusive ? apesar das estruturas patriarcais da época ? é apresentada com uma personalidade complexa e eloquente. Eu sabia antes da leitura que o final seria trágico,o que não impediu em nada que eu me emocionasse genuinamente. O lirismo de Shakespare é de outro mundo.