Othello

Othello William Shakespeare

Resenhas - Otelo

otixxss 20/09/2023

Incrivel... shakespeare discutia sobre racismo, crime passional, relações de poder e ciúme lá em 1500. interessante notar que o ciúme de Otelo já existia previamente, isto é, antes de Iago começar a "plantar a semente". esse ciúme pré-existente reflete o preconceito de raça e de classe que existia na sociedade de Veneza naquela época, mesmo que em relação ao seu maior general. a linguagem pode ser meio rebuscada, mas levo em consideração que assistir a essa peça encenada em um palco deva ser a experiência "pensada" na hora de sua escrita.

juliarfs 11/09/2023

De 0 a Otelo o quanto vc é inseguro?
Conhecia Shakespeare através de leituras adaptadas e de adaptações cinematográficas - então eu não conhecia realmente. Ler a obra original é totalmente diferente, dá pra perceber o quanto a narrativa é atemporal e moderninha, cheia de piadinhas, críticas e ironia.

Agora sobre a história em si: meu deus????? TUDO gira em torno de um babaca mal amado infeliz com a vida fazendo a cabeça de um cara super influenciável e inseguro de si e como tudo isso afeta a vida das mulheres na história. Desdêmona você tem todo meu amor. Emilia, - apesar dos pesares - é a maior que temos.

Funfact: sabia que tem uma síndrome que chama "síndrome de otelo" que é basicamente quando a pessoa é surtada de ciúmes sem fundamento? E o nome foi por causa do nosso queridíssimo Shakespeare.

Fernand@ 09/09/2023

A Inveja mata...
Antes de começar a ler a resenha, um aviso: contém spoiler.
Nem Romeu e Julieta e nem Hamlet. Minha tragédia preferida é a de Otelo e Desdêmona que por inveja veem sua impressionante história de amor acabar de forma terrível.
Gosto desse livro porque lá entre 1556 e 1600 em plena idade média, Shakespeare aborda o tema do preconceito de cor, de classes e religioso.
"- Deus sempre é o mesmo, creio eu, seja Ele adorado pelos cristãos, pelos muçulmanos, pelos judeus ou por quem quer que seja. Por isso, suponho que Ele não se importa se rezo na mesquita, na igreja ou em minha casa, sem alarde. Só muda o ritual..." (palavras de Otelo, o mouro de Veneza).

Tratou-se para mim de uma releitura, enquanto pesquiso para escrever algumas das minhas próprias histórias trágicas, que fala da inveja e da pobreza do caráter humano. De alguns humanos.
Nessa história vemos isso em dois personagens, o pai de Desdêmona, que incita a desconfiança de Otelo sobre a esposa, e Iago, o invejoso e vil soldado que planeja uma trama indecorosa para levar o orgulhoso Otelo a cometer o assassinado da esposa.

Leiam e se surpreendam com esse romance sensacional!

aelinlantsov_ 07/09/2023

A Tragédia de Otelo
"Aquele que satisfaz o próprio ódio valoriza pouco sua alma e morrerá por seu ato."

Belíssima obra!
Novamente fui fisgada e encantada pela escrita e narrativa de Shakespeare. Personagens excepcionalmente desenvolvidos, com críticas descaradas e sutis em cada característica e fala dada a cada um deles.
Presa na leitura do início ao fim!

Laura 20/08/2023

Otelo
QUE LIVRO FOI ESSE?!
Uma obra de arte, um romance imperdível, único e espantoso que com certeza vou forçar a minha filha a ler quando tiver uma.
Um livro ESSENCIAL para amantes de romance clássico que valeu a pena cada página que li.
Como é se esperado de Shakespeare, um final genial e inimaginável que quando eu cheguei nele EU ME ENCHARQUEI DE TANTO CHORAR, além de que gostaria de jogar o livro pela janela (ou me jogar também)
Por favor, leia esse livro, o mundo precisa de mais pessoas que leram essa obra prima.

Madu 29/07/2023

Complicado
Como todas as peças, Shakespeare consegue materializar todos os defeitos e fraquezas humanas. O tema tratado é atual, um homem ciumento que fica pouco, por mais que fora inflamado por Iago, sabemos que essa parte tresloucada de Otelo já existia. Muito incrível

Luiz 23/07/2023

Altamente Shakespeariano
Um clássico da literatura, foi meu primeiro contato com Shakespeare, e em suma gostei bastante, não achei super maravilhoso, mas foi satisfatório.

Juju 20/07/2023

O ciúme...
Vemos claramente como o ciúme cego pode contaminar uma pessoa, fazer ela tomar atitudes impensadas e o como a raiva pode despertar oq a de mais ruim no ser humano. Livro muito bom e com muitos aprendizados.

sofi :) 13/07/2023

Otelo
Otelo, o mouro de veneza. Excelente livro, quanto mais você lê, mais em duvida você fica e a história mais intrigante. Otelo casa com Desdemona em segredo, ela era filha de um senador, portanto este casamento não foi bem visto, mas os dois estariam apaixonados, podem esperar por reviravoltas e muito ciúme! Iago é com certeza um dos melhores vilões da literatura. Este livro possibilita diversas análises de um contexto histórico e do livro em si.

taizucoly 10/07/2023

Tive medo, mas fluiu super bem!
Primeira leitura de Shakespeare que fiz nessa vida. eu achei que seria uma leitura mais dificil, no começo me assustei com a linguagem escrita, mas quando compreendi do que se tratava e o que estava acontecendo, a leitura fluiu super rápido! vale lembrar que foi escrito em 1600, então temos que levar isso em consideração.

Udo 03/07/2023

A tragédia de Otelo, o mouro de Veneza conta a história do casal Otelo e Desdêmona enquanto ele é militar valoroso de Veneza, mas devido a sua cor inadequado para Desdêmona filha de senador. Pensei que seria uma tragédia com a motivação racial, mas fui surpreendido, ao iniciar a campanha no Chipre começa o plano de Iago para envenenar Otelo com ciúme e suspeitas de traição da Desdêmona.
Foi minha primeira peça de Shakespeare, e minha segunda peça no geral e fiquei curioso para ver o enredo interpretado, somente na leitura falta um pouco da ação do ator, e possivelmente algumas ações não me pareciam tão simples, "Estou morto!"
O verdadeiro preconceito foi com o feminino, onde se a mulher for acusada de traição pouco ou nada poderia fazer para defender a sua honra.

Giovanna1242 27/06/2023

Simplesmente a invenção do ciúme kkkkkkk
Essa peça, assim como as demais do Shakespeare, é ótima! Fiquei chocada com as reviravoltas e a falsidade dos personagens, não tava conseguindo acreditar em tanta cara de pau kkkkkk
Uma leitura que me deixou muito entretida e aumentou minha vontade de ler todas as peças!