Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Ricardo Rocha 16/09/2016

as soluções dramáticas são sempre simples (quase simplórias) - aqui o lenço, a floresta que anda e o homem que não é filho de mulher em macbeth etc - mas estão sempre acompanhadas de tamanha densidade no texto que ninguém sequer pensa em questionar. fico pensando em olivier no cinema pintado de preto e penso até onde que ridículo o preconceito faz chegar (não respeitando nem expoentes como "sir" Lawrence. acho que shakespeare inverteu tudo em arte: é cult ao contrário. fez tudo para ser absolutamente popular - sexo, violência, traições, comédias (e dramas) de erros etc - e hj é de bom tom aceitar que seus textos são eruditos. infelizmente não surge em nosso tempo algo parecido e quem faz arte para o "povo" (seja lá o que isso seja) faz mesmo por principio coisa ruim
Walkí­ria Silva 17/09/2016minha estante
Amoo, minha tragédia favorita de Shakespeare. Iago é um dos vilões mais bem construídos de todos os tempos.

Alice1867 12/02/2024

Otelo e os ciúmes
Foi o primeiro livro que eu li de Shakespeare e atendeu minhas expectativas. Gostei muito do livro e pretendo ler outros do autor.
O livro aborda vários temas muito a frente do tempo, como racismo, adultério e até mesmo machismo em algumas partes. Passei a admirar muito Shakespeare depois dessa leitura.
Os personagens e história foram muito bem desenvolvidos, apesar do livro não ter tantas páginas assim.
Eu fiquei com muita pena da Desdêmona. A coitada era tão boazinha, ela não merecia os maus tratos que recebeu de Otelo. No início da história eu achei eles dois muito fofos e achei inacreditável que Otelo fosse mudar porque ele era um querido. Depois eu vi como eu estava enganada. Otelo era um homem justo, que ficou cego de ódio e amargura pelo ciúme e fez coisas horríveis. Eu fiquei chocada com a mudança drástica dele, e muito decepcionada também.
O Iago era tão odioso e manipulador, meu Deus! Todo mundo achava que ele era tão gentil, honesto, a melhor pessoa da Terra e sei lá o que, e aí ele tá o tempo inteiro enganando todo mundo e todo mundo achando ele honesto e bonzinho. Isso me deu tanta raiva, juro.
Adorei o livro e quero muito ler outros do autor. Super recomendo para todo mundo que goste de clássicos ou livros parecidos.
Marcelo Minal 12/02/2024minha estante
Li na época da minha graduação e amei

Beatriz.Gomes 26/04/2020

"Otelo", de William Shakespeare ?????
? Resenha: Constituída por um enredo intrigante, esta obra conta a história de Otelo, o mouro de Veneza, Iago, seu subordinado, e Desdêmona, sua esposa. Não se trata de uma história de amor, tampouco um triângulo amoroso. Trata-se, na verdade, de uma história cheia de mentiras e manipulação.
Iago quer vingar-se de mouro por ter valorizado mais ao Cássio que a ele. Cássio, também subordinado ao mouro recebe dele a promoção que Iago queria. Esse é o motivo pelo qual Iago quer vingar-se, para isso tenta envenenar a mente de Otelo contra Cássio e Desdêmona.
Por ser meu primeiro contato com Shakespeare confesso que esperava mais, porém pretendo lê-lo novamente em fevereiro para o projeto da @tatianafeltrin e ainda tenho grandes expectativas!

O enredo me lembrou bastante "Dom Casmurro", então se você gosta desse livro, talvez goste também de Otelo.
Tenho mais resenhas no Instagram @bibliofilastudy_
Kleber 26/04/2020minha estante
Acabei de ler Dom Casmurro e o próprio Machado de Assis, nesse livro, cita Otelo!

Miris 15/04/2019

Desconcertante
Shakespeare narra de forma teatral a história do mouro Otelo com sua Desdêmona. Uma história de amor e ciúmes, de jogos e trapaças ( do lado de Iago) e é claro da trágico fim do casal. Chego a conclusão que o ciúmes cego e exagerado mata a alma e a consciência de qualquer um que prove um pouco que só, de tal sentimento.
nandoescreve 16/04/2019minha estante
Foi a primeira vez que li Shakespeare na vida. Estou extremamente encantado!

Sheila Natali 21/01/2022minha estante
Bom saber...

J Bruno 22/01/2017

Otelo
Otelo, um general negro, de origem moura, case-se com a bela Desdêmona, uma das donzelas mais belas e desejadas de Veneza. A vida de felicidade que ambos almejavam se vê ameaçada pela inveja e cobiça de Iago, alferes de Otelo, que anseia por vingança por ter sido preterido na nomeação para uma patente mais alta.

Aparentando uma amizade que não devota e uma honestidade que não tem, Iago se aproxima de Otelo com o intento de convencê-lo de que Desdêmona tem um caso amoroso com Cássio, tenente de Otelo e homem de sua confiança, a quem foi dada a ascensão que Iago tanto ambicionava.

Totalmente cego e tomado pelo ciúme que passa a alimentar, Otelo se torna uma vítima fácil para o plano ardil de Iago, que aparenta conhecer bem cada um dos personagens e onde residem suas respectivas fraquezas.

"Otelo" é um clássico absoluto da literatura mundial, uma das tragédias shakespeareanas mais citadas e debatidas nos mais diversos campos do conhecimento, dentre eles a psicologia.

Otelo se tornaria um símbolo do sentimento que lhe conduz à ruína, um ciúme doentio, alimentado não pela conduta da pessoa "amada", mas por situações criadas na própria mente de quem o alimenta.
Matheus.Cantalice 02/07/2017minha estante
Resenha muito boa

Marcos.Azeredo 23/07/2019minha estante
Eu gostou muito de Shakespeare, é o dramaturgo que mais gosto.

Emanuele 28/05/2020

Tragédia de Shakespeare
Sempre tive curiosidade para ler Otelo pela fama.
Em geral gosto muito das peças de Shakespeare e com essa não foi diferente.

Mas é claro que a leitura tem que ser entendida tendo como contexto o momento histórico da época, não quanto à compreensão da história em si, mas da personalidade das personagens, suas ações, diálogos, seus comportamentos.

Por vezes Desdêmona parecerá submissa e o Mouro um ingênuo. Mas tudo tem que ser compreendido no contexto da época quanto ao papel de cada um.

A leitura te transporta para uma plateia de teatro e você sente as emoções, as falas com o público, os diálogos entre os atores.

O enredo de Otelo é famosíssimo, referência na literatura quanto ao ciúme cego e encolerizado.

Apesar de ser uma tragédia a peça tem pitadas de humor, você se diverte com a leveza, naturalidade e até ingenuidade de alguns diálogos. As armações de Iago nos causam angústia, ansiedade pelo final da história, para que tudo se evidencie claramente.

É um livro curtinho e com enredo empolgante, então rapidinho você devora!
Leitura e . 28/05/2020minha estante
Boom diaaa!!
Vim te convidar pra me seguir no Insta para acompanhar minhas leituras. Vou deixar aqui o link do sorteio que vai rolar domingo tbm!
??
Será muito bem vindX...

@leituraeponto

Obrigado... ?

mazinho 27/02/2009

Cânone?
Primeiro livro que li de Shakespeare e nunca pensei que ele fosse um porcaria e criasse um personagem tão bobo como Otelo.
Pris.rocha 04/04/2010minha estante
Mazinho realmente Otelo é um bobo, o meçhor personagem era Iago, que não possuia filosofia suficiente para ser grande. Mas, recomendo Hamlet.

Simonovitch 08/12/2011minha estante
Hum, mas um "personagem bobo" já faz de um autor "um porcaria"? Ok, tudo bem.

annnnnnnnnnnnna 30/09/2021

"OTELO ? pensa nos teus pecados.
DESDÊMONA ? só consistem no amor que vos dedico.
OTELO ? pois por ele vais agora morrer."

love will tear us apart
ghost cookies 03/12/2022minha estante
chocada que ja tem um ano... precisamos retomar o book club urgente!!

Rafael 27/07/2010

Aborrece um pouco o monte de floreios, mas pra uma obra do século XVII isso já era esperado. O final nos faz pensar. Iago é um dos piores vilões da ficção até agora, pra mim. Profundo e muito bem construído!

Arthur 23/06/2010

Exelentee
Exelente!!!!! Maravilhoso e incrivel!

Marcia 04/12/2011

OTELO
Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.

eghisio 27/01/2012

Inveja, ciúme e manipulação
Esse livro é o retrato da inveja e ciúme, mostra o quanto as pessoam podem ser manipuladoras para conseguirem o que querem, mesmo que custe um preço muito alto. Otelo cego, acreditando que Iago é seu amigo e fala a verdade comete vários erros. Devemos nos posicionar de uma forma neutra diante de acusações e tirar nossas próprias conclusões, nem sempre as pessoas tem boas intenções, nem sempre as pessoas querem o nosso bem.