Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

M. Scheibler 23/11/2009

Esse eu li durante a infância, por isso não lembro muito do enredo. Mas sei que gostei...

Inlectus 18/04/2009

Bom.
Tragédia vibrante. Típico de William Shakespeare.

Kika 08/05/2009

Shaskespeare é sem dúvida um dos melhores escritores em minha opinião, mas para mim, foi com Otelo que ele superou. Um dos melhores livros que já li, embora não tenha tido um final feliz. O belo romance acaba em tragédia, e isso nos serve de reflexão para não tomarmos decisões com base naquilo que ouvimos, mas não vimos.

Sol 07/12/2009

Nada de Hamlet nem de Romeu e Julieta. Pra mim, este é o melhor drama de Shakespeare! Estou lendo o Rei Lear, vamos ver se mudo ou não de opinião... Recomendo!

Anikkita 11/06/2010

A melhor obra de Shakespeare.

Arthur 23/06/2010

Exelentee
Exelente!!!!! Maravilhoso e incrivel!

Rafael 27/07/2010

Aborrece um pouco o monte de floreios, mas pra uma obra do século XVII isso já era esperado. O final nos faz pensar. Iago é um dos piores vilões da ficção até agora, pra mim. Profundo e muito bem construído!

Nah 28/03/2011

Uma história de amor e ciúme que me levou a reflexão. Como sempre Shakespeare escrevia de forma que você pudesse mergulhar dentro do personagem, interpretando cada um mentalmente. Vale a pena ler

Robson 03/12/2010

Simplesmente perfeito!!!
Otelo era um homem feliz. General mouro que servia no reino de Veneza e era casado com a alvíssima Desdêmona. Ao promover o soldado Cássio ao cargo de tenente, preterindo Iago, seu mais antigo soldado, faz despontar neste uma inveja devastadora. Se Otelo é puro, Iago é maquiavélico e sabe criar intrigas sutis, que levaram o general a desconfiar de sua esposa, de seu melhor amigo e de si mesmo.

Único general capaz de conduzir o exército contra uma esquadra turca que se dirigia ao Chipre, Otelo parte para a ilha com Desdêmona, em navios separados, que acabam se perdendo durante uma tempestade. O plano de Iago esperava em Chipre, sustentado através do enorme conhecimento da natureza humana característico de Shakespeare. Iago sabia que Cássio, entre os amigos de Otelo, era o que mais tinha a sua confiança. Sabia também que, devido à sua beleza, era o tipo ideal para causar ciúme em um homem mais velho.

Pois embriagou Cássio, forjou uma briga em que este se envolveu, resultando na destituição de seu novo cargo. A situação vai se desenhando como uma tragédia no horizonte. Iago induz Cássio a pedir a interferência de Desdêmona para que Otelo volte atrás, ao passo que avisa o marido da suposta relação íntima entre os dois.

Mas o flagrante é postergado com suspense. Um lenço de linho velho que o general havia dado à esposa como um símbolo do amor entre eles é encontrado por Otelo no quarto de Cássio – naturalmente posto por Iago. Logo depois, Iago faz com que Otelo se esconda e ouça uma conversa entre Cássio e Desdêmona. Ambos fala sobre Bianca, amante de Cássio. Mas Otelo ouviu apenas o que o ciúme soprava aos ouvidos e guardou a certeza de que ambos juravam amor.

Tomado por ciúme, Otelo apunhala Desdêmona. Só depois que sua morre é que o mouro ouve de Emília, mulher de Iago, que tudo fora tramado pelo marido. A culpa faz de Otelo um louco, que não vê saída a não ser apunhalar a si mesmo, caindo sobre o corpo de sua mulher e beijando-a até a morte.

Otelo pode ser vista como um grande estudo psicológico sobre as fraquezas humanas. Inveja, ciúme, vingança forjam, pelo jogo entre a ação premeditada e a ação impensada, uma das mais encenadas tragédias da história do teatro e do cinema.

Uma das mais comoventes tragédias de Shakespeare, Otelo levou aos palcos discussões modernas para a época, como o casamento inter-racial e a ascensão dos árabes na política. A obra também se aproveita da inesgotável fonte da desconfiança conjugal. Muito bem desenvolvia através da lógica do ciúme e da vingança, presentes em todo homem, qualquer verdade termina em tragédia.

tay 21/03/2011

Acredito que seja um dos meus preferidos do grande autor... amo essa historia, é linda e sem preconceitos... um amor que enfrenta a cor e a estabilidade social... só em si desperta impulso e inveja de viver tal amor... amo o amor de Otelo por Desdemona... e sua honradez diante dos desafios enfrentados no decorrer da historia... é maravilhoso ler o drama e desespero vivido por eles causado po Iago cuja inveja gera todo o enredo da obra... realmente é um dos melhores.

pedro 16/11/2011

Otelo: O Mouro de Veneza
Otelo beira o perfeito. Entre os livros de Shakespeare, antigamente não seria a minha primeira escolha de leitura, no caso, Romeu e Julieta, mas eu começei a ler este livro por causa de um personagem: Iago.

Iago é o vilão da trama. Invejoso, astuto e mal, é um dos meus vilões favoritos. Suas maquinações são inteligentíssimas, tanto que eu pensei que ele fosse se safar no final, tendo seu objetivo completo. A coisa mais interessante na sua personalidade é usar os outros, sem medo, para conseguir seu objetivo e se aproveitar dos defeitos (e qualidades) alheios, como os ciume de Otelo e a bondade de Desdemona.

Mas a historia mostra que o vilão, Iago, não é o único culpado. O próprio Otelo sofre da própria insegurança e transtornos. O complexo de inferioridade de Otelo é o principal combustível para as armações de Iago. O fato de ser negro e pagão numa sociedade branca e cristã criaram isso.

Otelo é um livro que o final definitivamente não é feliz, para ninguem. Apesar de não sair ileso, Iago vê sua inveja saciada com a queda daqueles que odeia mas é entregue pela sua mulher, ex dama de conpanhia de Desdemona.

Como lição, o livro me mostra três coisa:

1- Ciumes matam
2- Não confiem em todos
3- A vingança é infrutifera

RECOMENDO, Nota 5/5

Marcia 04/12/2011

OTELO
Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.

eghisio 27/01/2012

Inveja, ciúme e manipulação
Esse livro é o retrato da inveja e ciúme, mostra o quanto as pessoam podem ser manipuladoras para conseguirem o que querem, mesmo que custe um preço muito alto. Otelo cego, acreditando que Iago é seu amigo e fala a verdade comete vários erros. Devemos nos posicionar de uma forma neutra diante de acusações e tirar nossas próprias conclusões, nem sempre as pessoas tem boas intenções, nem sempre as pessoas querem o nosso bem.