Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Lais544 11/12/2020

Em Otelo, vemos a transição de um personagem nobre, honrado,digno a um homem cego pelos ciúmes, violento, perturbado?
O final é trágico, mas é uma história que consegue apresentar personagens tão diferentes e complexos em poucas páginas, sendo impulsionados pelos sentimentos que os domina, sejam eles bons ou ruins.

Samara 09/06/2011

Sempre que ia na biblioteca e via um livro de Shakespeare, passava longe porque pensava que não iria entender nada. Um dia estava na biblioteca da escola e sei lá porque retirei ele da estante e comecei a ler. Só acordei para a vida quando uma colega pediu licença para passar. Então, notei que estava sentada no chão há mais ou menos duas horas lendo.
A história é atemporal. Iago é uma serpente mas, ao mesmo tempo é muito humano. Existem muitas pessoas como ele. Otelo é um bom aviso dos perigos de se alimentar o ciúme, a inveja e a ira.
Sabia como a história terminava e mesmo assim me empolguei. O meu preconceito com Shakespeare acabou.
Yasmine 10/08/2013minha estante
Eu tenho vontade de chorar, quando penso que muitas obras incrivelmente mal escritas hoje, faz mais sucesso que uma obra dessas.

Jess 07/06/2014minha estante
Vamos nos permitir para não perder grandes leituras! :D

Riih.Butragenho 17/09/2015minha estante
Yasmine, não fale assim porque autores de """""""""""""""""""""""""""obras""""""""""""""""""""""""""""" como 50 tons de Cinza e Crepúsculo podem ficar chateados e xingar muito no twitter . kkkkkkk

@tigloko 29/12/2022

Ciúme e inveja
Os temas ciume e inveja são levadas ao limite nessa peça. Tudo articulado por Iago, vilão invejoso que provoca o ciúme doentio em Otelo, como se fosse um veneno. É um ótimo personagem, foi o mais detestável que eu já li das peças do Bardo até o momento. Ele até parece o personagem principal da peça, de tanto destaque que tem nos seus planos. Mas as vezes durante a leitura, fiquei pensando se o personagem era inteligente mesmo ou os outros eram burros.

Não tem muito o que dizer além disso. Segue o mesmo modelo de outras peças do autor. Tirando uma ou duas partes mais complexas, a leitura fluiu muito bem. Gosto especialmente das partes em que os personagens tem monólogos. É uma história que dá vontade de saber como terminará. Da para ler em um ou dois dias facilmente.

Por ser uma tragédia já esperava um final triste mas não foi um final que gostei. Esperava um pouco mais do personagem Otelo, ter um papel diferente ao invés de ser uma peça no tabuleiro de Iago. E esse safado tinha que ter sofrido um pouco não? kkkk. Fora isso, achei uma boa peça.
Alysson 29/12/2022minha estante
Iago é um safado, isso sim.

@tigloko 29/12/2022minha estante
Hahaha pode crer

mpettrus 29/12/2022minha estante
Sim, sempre me questionei se Otelo era burro demais ou Iago, ?sabido? demais. Enfim, pobre Desdêmona ?

@tigloko 29/12/2022minha estante
Pois é :( esperava uma reviravolta em relação ao personagem. Putz, coitada da Desdêmona, senti muita pena dela ?

Jeh 12/01/2022

Este foi meu primeiro contato com Shakespeare. E eu não sei como relata-lo.
Foi um tanto inesperado todo o desenrolar da história, e eu esperava que Otelo pudesse recobrar a sanidade antes de toda tragédia acontecer.
Agora entendi o verdadeiro sentido de: dramaturgo. Caraca realmente o drama aqui é grande... De todas as partes.
Eu fiquei bestificada como Iago conseguiu fazer todos de fantoche, para tramar sua vingança tanto contra o Mouro, como contra Cássio, e fez isso bem debaixo do nariz de todos, muitas vezes de saindo como o Honesto.
De todos, quem realmente não merecia o final que teve foi a doce Desdêmona, que caiu de gaiato numa história de ódio e vingança injustificadas.
Realmente a dimensão que o ciúme alcança nesse clássico é surreal!
Otelo poderia ter acreditado em Desdêmona... Enfim, são erros que infelizmente não podem ser voltados atrás. Para se pensar...

Alysson 14/12/2022

Nunca imaginei que leria Shakespeare, mas li.

A leitura flui muito bem, sobretudo na segunda metade do livro. Ele foi escrito há mais de 500 anos mas possui um enredo bem atual, com batalhas, amores e ciúmes.

Se eu falar mais que isso acho que daria spoiler. ?

Lipe 18/05/2021

Creio que me enganei.
Peguei-me dizendo que esta obra não estava à altura de Hamlet e Romeu e Julieta. Enganei-me. Impressionante a capacidade que Shakespeare tem em, apenas 30 páginas, elevar o nível de uma história ao ponto máximo. Apenas nas últimas 30 páginas, o livro explode e chega ao seu ápice (Típico de Shakespeare). Olhe, vou ser sincero, fiquei com muita raiva nesse final. Como disse Otelo: "Sou um homem que amou demais com sabedoria de menos". E como faltou sabedoria... Custou muito caro. Recomendo demais!!!!!

Bianca.Danielle 30/01/2023

o  final é trágico, mas é uma história que consegue apresentar personagens tão diferentes e complexos em poucas páginas, sendo impulsionados pelos sentimentos que os domina, sejam eles bons ou ruins.

Leonhard 23/08/2020

Uma importante reflexão à respeito de quanto tempo da nossa vida dedicamos a quem não acredita em si ou de o quão sensível somos nas nossas inseguranças e o impacto de viver sem esses domínios.
Ruru 26/08/2020minha estante
Vou iniciar este livro hoje. Aaaaaah

Leonhard 26/08/2020minha estante
Ow... Só falo uma coisa. De Iago eu passo longe! Hahahaha...

Meury3 17/05/2020

Meu primeiro Shakespeare
Otelo é simplesmente incrível, surreal pensar o quanto Shakespeare era genial... Uma obra do século XVI, que ainda tem tanto a ensinar.
A cada ato um novo aprendizado!
Nessa peça Shakespeare nos ensina muito sobre justiça, sobre a necessidade de olharmos os dois lados, sobre não nos deixarmos influenciar até por aqueles que pensamos ser amigos. A inveja e a ambição podem mostrar que não são...

Frases:

e, so no dia em que eu acreditar que gabar-se de si mesmo é um ato nobre, divulgarei este fato...

O Costume, esse tirano, respeitados senadores, soube transformar para mim o leito de pedra e aço da guerra em colcha de plumas três s vezes joeiradas. Reconheço em mim um entusiasmo natural e expedito que so encontro na adversidade;

Está em nos ser isso ou aquilo outro. Nossos corpos são jardins, dos quais nossas vontades são os jardineiros.

O bom nome de um homem e de uma mulher, meu prezado senhor, é a joia mais pessoal de suas almas. Quem rouba minha bolsa rouba um lixo ... e alguma coisa, um nada; foi meu, agora é dele, e já foi possessão de milhares de pessoas. Mas aquele que vem me lesar em meu bom nome estará subtraindo de mim aquilo que não o faz dele pessoa rica mas que me torna verdadeiramente pobre.

os senhores devem mencionar este que amou demais, com sabedoria de menos; este que não se deixava levar por sentimentos de ciuúme, mas, deixando-se levar por artimanhas alheias, chegou aos extremos de uma mente desnorteada; este cuja mão, como faz o indio mais abjeto, jogou fora uma pérola mais preciosa que toda a sua tribo; este que, de olhos baixos, apesar de não ser de seu feitio mostrar-se comovido, agora derrama lagrimas de maneira prodiga, como as árvores das Arábias derramam sua goma medicinal.

Ilza.Carla 19/06/2022

Bem Shakespeare!
Apesar de ser escrito em versos e em formato de peça com diálogos, o livro é muito bom. Faz o leitor refletir sobre a verdadeira forma das pessoas ao seu redor. Vemos Otelo, um homem que ao ter uma certeza de vida questionada por Iago age de forma impulsiva. Iago um típico homem invejoso e manipulador que tem o desfecho que merece. No final o livro me apresentou o q eu esperava, tragédia e falta de diálogo; o q resolveria todos os problemas da trama

souviini 08/02/2024

Impressionante a capacidade que William teve de desenvolver tão bem esse personagem. Otelo passou de um homem honroso, único, para uma pessoa completamente consumida pelo ciúmes e pelo ódio que nutria por seu rival!!

annnnnnnnnnnnna 30/09/2021

"OTELO ? pensa nos teus pecados.
DESDÊMONA ? só consistem no amor que vos dedico.
OTELO ? pois por ele vais agora morrer."

love will tear us apart
ghost cookies 03/12/2022minha estante
chocada que ja tem um ano... precisamos retomar o book club urgente!!

CrisIngrid 03/11/2020

Minha opinião
Você já ouviu dizer que Dom Casmurro é o Otelo brasileiro? Não? Pois então, a pesquisadora Hellen Caldwell disse isso. Quer saber o motivo? Eu te conto.

Otelo é um respeitável veterano de guerra que se casa escondido com Desdêmona, para sua desgraça. Primeiro porque o pai da moça não aceita o casamento, basicamente por Otelo ser negro. E, segundo, porque Iago fica louco de inveja de Otelo e começa a traçar um plano que levará o mouro de Veneza à ruína.

Se aproveitando do fato de que Otelo é recém-casado e precisa viajar a negócios e deixar sua esposa, Iago começa a lançar insinuações sobre a deslealdade de Desdêmona, levando Otelo à loucura e ao delírio por causa disso. Louco de ciúmes e manipulado até às tampas por Iago, vemos a derrocada de um homem que era, acima de tudo, justo e amoroso.

Otelo enquanto obra não tem defeitos. A peça é viciante, cumpre seu papel de retratar a sociedade em que seu autor estava incluído e prende o leitor a si. Já o Otelo personagem é decepcionante. Ele passa de alguém carinhoso para um homem bruto e agressivo, tudo porque acha que sua esposa o traiu com Cássio (outro pobre coitado que não tinha nada a ver com nada).

Iago é um capeta. Totalmente manipulador, ele cria uma rede de intrigas e leva todos, ao seu redor, na palma da mão. Sem caráter e sem escrúpulos, ele é o primeiro culpado pelo fim trágico dessa história, um final que traz revolta.

Sobre a comparação: em ambas as histórias temos um marido enciumado e incapaz de acreditar na inocência de sua esposa, embora Bentinho pareça um santo perto de Otelo. Tanto Dom Casmurro como Otelo são obras poderosas, em que o ciúme é retratado como o principal causador da ruína dos protagonistas. E, claro, ambas são brilhantemente bem escritas.