Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Marina 14/12/2015

É Shakespeare!
Esse livro é de arrancar os cabelos, apertar até sangrar a mão de quem tá do lado e morder a língua. É Shakespeare, maluco! Tem jogos mentais, manipulação, mentiras, um amor muito, muito intenso, e por fim, assassinato. O que uma ilusão não pode fazer, certo?

Marcos5813 14/11/2018

O criado que mudo aos olhos dos outros fala
Um das obras-primas de Shakespeare. Com diálogos envolventes, o drama "Otelo - O Mouro de Veneza", ganha força a medida que o gênio criativo do autor escancara de forma velada e sutil a ambiguidade do ser humano. É interessante notar que nas obras de Shakespeare as personagens principais são resignados ou resolutos. Do corpo ao fim a tragédia se lança ao abismo, envolvendo amor e ódio, temas marcantes em suas obras. Em Otelo mais uma vez quem cala consente, mas na obra o fim trágico foi por mero acaso, apesar de toda artimanha do traidor, as vias de fato serve como final do enredo. Rameira, prostituta, vadia, são palavras do agressor ao agredido, do que antes que era amor virou cólera. No final da obra a tragédia vence, assim como um consentimento velado dos deuses gregos ao castigar os humanos, também o consentimento do autor para que por nem um fio de espada escape o derradeiro desenlace. Em Otelo o espírito humano repousa em valores cavalheiresco e do sentido de nobreza, e pouco se fala em alma humana como mestra do enredo, a não em sua agonia pela exatidão de como um mentir vai longe, lançando ao abismo o homem e a mulher o que era pra ser subtendido, mas tudo isto está na obra, velada, que só aparece em mouros e outras diferenças que leva o homem a escolher as aparências do que o firmamento. Esta é a obra de Shakespeare. Otelo ainda persiste, talvez mais aviltado, sem dúvida, mas com as mesmas aparências. Do velo leva a testa a dúvida. Assim é na obra de Otelo, assim é na obra de Shakespeare. Brilhante!!!

Geórgia 07/07/2022

Atemporal.
Um clássico é um clássico...atemporal.
Como sempre, temos uma mulher vítima de problemas de confiança de um homem e da ambição de outro. O resultado disso: uma tragédia shakespeareana.

Spoiler & Cia 22/02/2019

Resenha A Tragédia de Otelo, o Mouro de Veneza- William Shakespeare
Esse livro provavelmente foi escrito durante a época em que o embaixador Abd el-Ouahed e sua comitiva se hospedaram na corte inglês, e com isso Shakespeare que frequentava o ambiente usou os costumes desta comitiva para escrever este livro, além disso, o livro possui semelhanças com uma obra italiana do Giraldi Cinthio, que fala sobre a questão do adultério na sociedade da época. Otelo é uma obra impactante por causa da profundidade de seus personagens, e a discussão de racismo e do papel da mulher na comunidade é extremamente atual.
“ (...)Nobre senhor, se a virtude é bela, seu genro é mais belo do que negro. (...)”
“(...) Os maridos deveriam saber que suas esposas têm sentidos como eles. Elas veem, têm olfato e paladar para o doce e o azedo, tal qual seus maridos. Por que eles nos trocam por outras? Por esporte? Acho que sim. Um esporte gerado por desejo? Creio que sim. Será a fraqueza que se desvia desse modo? Também é. E nós, não temos afeições, desejo pelo esporte e fraquezas como os homens as têm? Então que eles nos usem bem, ou então permitam que eles saibam que nossas más ações são as que eles próprios nos instruíram. (...)”
Logo no inicio entramos em contato com Iago e Rodrigo, que estão indignados com a união da filha do senador com um Mouro, e por isso estão indo em direção a casa do senador para avisa-lo disso. O senador ao descobrir que sua filha fugiu para se casar com Otelo fica revoltado, e vai atrás de Otelo para tentar separa-lo de Desdêmona .
Entretanto o casal está de fato apaixonado e já se casaram, e, portanto o pai de Desdêmona não consegue separa-los. O duque apoia o casamento, principalmente por ter Otelo em alta conta, e solicita que ele vá até Chipre ajudar a evitar a invasão turca, então ele parte para esta batalha, e Desêmona vai atrás dele.
O casal possui outros inimigos também, sendo o principal deles o Iago, que inveja o mouro. Esse personagem então arma um plano para incriminar Desdêmona de traição, e para isso usa diversos personagens, como o Rodrigo, Cássio, e sua mulher a Emília, que é uma personagem interessante que sofre em um casamento abusivo, entretanto demostra força e lealdade com Desdêmona em alguns momentos.
O livro é escrito como roteiro de peça, por ser uma tragédia. Possui uma linguagem fluida e fácil de entender, mesmo sendo um clássico de Shakespeare. A temática lembra outras obras que falam de adultério, como o Dom Casmurros, entretanto, desde o começo sabem que a mocinha é inocente, entretanto a Desdêmona é julgada a todo momento pelas ações de outras pessoas.

site: https://spoilercia.blogspot.com/2019/02/resenha-tragedia-de-otelo-o-mouro-de.html

myrela0_0 25/05/2021

"Otelo, o Mouro de Veneza" de Willian Shakespeare
"Otelo, o Mouro de Veneza" é uma obra que dá uma certa raiva de ser lida, por que preconceitos são ignorados durante a o decorrer dela, mas levando em consideração que Shakespeare escreveu por volta de 1603, é um livro interessante, que se você já gostar das obras do autor, vale a pena ler.

Joyce 15/09/2019

Eu tinha preconceito com Shakespeare. Evitava lê-lo por achar que não entenderia, mas só estava me enganando e perdendo tempo pois o livro “Otelo” se tornou um dos meus preferidos.

Além de toda a perfeição da escrita e da trama, ele é atemporal uma vez que Iago pode ser visto nas atitudes de várias pessoas paranoicas e invejosas que sentem prazer em controlar tudo e todos, de acordo com suas vontades. Ao mesmo tempo, Otelo, aparentemente tão forte, deixa-se levar pelo ciúme, monstro de olhos verdes (como fala o próprio Iago) que representa todas as nossas inseguranças, as quais nos tornam tão suscetíveis às manipulações ao ponto de, por vezes, fugirmos da nossa própria essência.

P.s.: É uma leitura essencial para quem ainda tem dúvidas se Capitu traiu ou não traiu o Bentinho.

Lipe 21/09/2019

Narrativa do ciúme tanto quanto Dom Casmurro
Na peça Otelo, temos um dos maiores vilões da Literatura cujo nome é Iago (Bento SantIAGO/Dom Casmurro). Vilão que consegue destruir o feliz casamento de Otelo e Desdêmona, incitando Otelo ao ciúme e acusando sua esposa de adúltera.

annaclara.. 21/08/2022

O poder do ciúmes
Li esse livro nas férias já que pretendia ler Dom Casmurro e eu sabia que havia algum tipo de inspiração em Otelo.
Pois bem, esse livro foi ótimo para mim. Me ensinou o quanto alguém pode te manipular e praticamente acabar com a sua vida kkk.. Uma verdadeira lição de vida.

Fernanda631 10/10/2022

Otelo
Shakespeare é genial com seus personagens marcantes. Esse livro é uma das alegorias mais interessantes sobre a inveja, um dos mais graves pecados.
Um coração preenchido pela inveja pode fazer loucuras e enlouquecer a mente de outros em conjunto. E Shakespeare, como sempre, um gênio na construção dos diálogos interessantes e dos bons alívios cômicos. Esse livro é capaz de ensinar o quanto alguém pode te manipular e praticamente acabar com a sua vida inteira. O autor cria um cenário que consegue abranger a maldade humana, a traição, a falsa amizade, a insegurança e a decadência de um homem em um espaço de tempo relativamente curto.
A história gira em torno de quatro personagens: Otelo (um general mouro que serve o reino de Veneza), sua bela esposa Desdêmona, seu tenente e grande amigo Cássio, e seu sub-oficial Iago. Iago não aceita que Otelo nomeou Cássio como tenente e tenta, de todas as formas possíveis, destruir a vida de todos, plantando a “sementinha do ciúme” na mente do general para que ele desconfie de uma relação amorosa entre Desdêmona e Cássio.
A tragédia de Shakespeare trata de temas variados que são discutidos até hoje, como racismo, amor, ciúme, traição e até xenofobia. Quando você começa a ler esse tipo de clássico, é inevitável enxergar as referências em boa parte das séries e filmes atuais. Iago é aquele vilão persuasivo e inteligente que engana a todos ao se passar por um homem íntegro, obediente e conselheiro. Desdêmona é a esposa fiel, casta e passiva que “abandona” seu pai Brabâncio para casar com Otelo, o mouro de Veneza. Ela precisa lidar com ofensas e críticas de todos os lados por ter se casado com um estrangeiro, que ainda por cima é negro e com “traços animalescos”.
Otelo é venerado como general, mas ainda sofre com o julgamento que recebe de todos ao seu redor. Cássio é um escudeiro fiel, porém de cabeça fraca: trata Desdêmona com educação e cavalheirismo, mas quando se trata de outras mulheres, é grosseiro e rude, como quase todos os homens da época. Ele cai direitinho nas mentiras de Iago.
É interessante o modo como Shakespeare aborda o ciúme. Quem é ciumento e possessivo geralmente acredita em qualquer mentira bem elaborada, tanto que Iago nem precisa de grande esforço para ludibriar o general. Com suas falas venenosas, aos poucos, Iago finge que “sabe de algo, mas não pode contar” e deixa a entender (após muita insistência de Otelo) que Desdêmona e Cássio estão saindo às escondidas.
O vilão utiliza as fraquezas de Otelo (como sua baixa autoestima) e cria cenas visuais na cabeça do mouro. Otelo não suporta imaginar sua esposa se relacionando com Cássio, ferindo seu orgulho masculino. Nada é pior para os homens de cargo alto no exército que serem traídos. E é justamente essa a arma de Iago.
Otelo é aquela obra que você precisa ler com calma, mas que vai abrir portas para a compreensão de arquétipos. É importante fazer uma análise aprofundada das personagens e relacioná-las com o contexto histórico da época.
Gostei do enredo e do final dramático. Shakespeare nunca erra nos final com mortes e bastante ação.
Recomendo muito essa leitura.

Hallana 16/02/2020

É um livro que me prendeu do início ao fim ! Com certeza é uma das melhores obras de Shakespeare !

sammy.micaelly 14/11/2022

?????
Queria encontrar o Iago só uma vez pra perguntar: "Iago.... ????? Porque se for, tá tudo bem!"
Livro muito bom, um dos melhores que já li de Shakespeare. E vamos combinar que o Iago é sim o melhor personagem, uma pessoa fascinante e horrível.

Bianca 15/04/2020

Apesar do título da obra ser "Otelo", o personagem mais marcante da obra é Iago, um homem perverso, invejoso, influente, mentiroso, enfim várias coisas desprezíveis, e é graças a ele que toda a tragédia da vida de Otelo acontece. A história é bastante intensa e a leitura acaba sendo rápida. Foi minha primeira leitura de Shakespeare e confesso que foi mais fácil do que imaginei. Com certeza lerei mais do autor em breve.

linne 31/03/2021

Recomendo.
Gostei da leitura, mas não entrou para as minhas favoritas. O Iago é um desgraçado.

paolappires 23/04/2022

Otelo
Não tenho uma opinião formada,. Não gostei mas não ooodiei entende é um livro razoavelmente bom