Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

CrisIngrid 03/11/2020

Minha opinião
Você já ouviu dizer que Dom Casmurro é o Otelo brasileiro? Não? Pois então, a pesquisadora Hellen Caldwell disse isso. Quer saber o motivo? Eu te conto.

Otelo é um respeitável veterano de guerra que se casa escondido com Desdêmona, para sua desgraça. Primeiro porque o pai da moça não aceita o casamento, basicamente por Otelo ser negro. E, segundo, porque Iago fica louco de inveja de Otelo e começa a traçar um plano que levará o mouro de Veneza à ruína.

Se aproveitando do fato de que Otelo é recém-casado e precisa viajar a negócios e deixar sua esposa, Iago começa a lançar insinuações sobre a deslealdade de Desdêmona, levando Otelo à loucura e ao delírio por causa disso. Louco de ciúmes e manipulado até às tampas por Iago, vemos a derrocada de um homem que era, acima de tudo, justo e amoroso.

Otelo enquanto obra não tem defeitos. A peça é viciante, cumpre seu papel de retratar a sociedade em que seu autor estava incluído e prende o leitor a si. Já o Otelo personagem é decepcionante. Ele passa de alguém carinhoso para um homem bruto e agressivo, tudo porque acha que sua esposa o traiu com Cássio (outro pobre coitado que não tinha nada a ver com nada).

Iago é um capeta. Totalmente manipulador, ele cria uma rede de intrigas e leva todos, ao seu redor, na palma da mão. Sem caráter e sem escrúpulos, ele é o primeiro culpado pelo fim trágico dessa história, um final que traz revolta.

Sobre a comparação: em ambas as histórias temos um marido enciumado e incapaz de acreditar na inocência de sua esposa, embora Bentinho pareça um santo perto de Otelo. Tanto Dom Casmurro como Otelo são obras poderosas, em que o ciúme é retratado como o principal causador da ruína dos protagonistas. E, claro, ambas são brilhantemente bem escritas.

Eliza.Beth 01/06/2021

Mais uma preciosidade de William
Que peça!
Uma tragédia com umas pitadas de comédia.

Que ser desprezível é esse Iago, e não muito longe vem Otelo. Com tão pouco se perdeu. Prova de sua pequenez.

Sem spoilers, quero exaltar a personagem Emília. Shakespeare me deu uma pitada de vingança através dela.

Quando a peça vai chegando no ápice, é impossível parar de ler. Quanta adrenalina!

Senti um pouco de falta das frases maravilhosas que ele solta em Hamlet e Romeu e Julieta. Só por isso não vou favoritar (tenho que ser criteriosa hahaha)

Viva a William!
Carolina.Gomes 01/06/2021minha estante
Uma das melhores. Iago é um dos piores personagens que jamais esqueci. A criada Juliana de O primo Basílio tem um quê de Iago. Vilões ignóbeis e majestosamente construídos. ??????

Eliza.Beth 02/06/2021minha estante
Nossa, passei raiva com esse Iago viu. Toda vez que algum personagem falava que era honesto, amigo... era cada revirada de olho kkkkkkk
Mas muitooo boa a peça ???

Aly 15/05/2022

Como qualquer um de Shakespeare, é ótimo! O personagem me irritou muitas vezes, e o livro tem uma ótima abordagem de tudo, um ótimo clássico.

Manu5 09/12/2022

Gostei muito
Mais odiei o otelo, ohhhh homem burroooooo, jumento kkkkk que raiva, achei que ele mereceu o final que teve, eu amei os personagens desse livro, sem dúvida foi o que mais amei pq até os personagens secundários é legal de vê, recomendo muito esse livro.

Liliane 12/10/2020

A história de "um homem que não amou com bom-senso, em verdade, mas que amou muito, em demasia..."

Ana Carolina 25/07/2021

Mais uma trama sensacional de Shakespeare!
Otelo foi a segunda obra de Shakespeare que eu li, e assim como Hamlet, é uma trama maravilhosa! A história fala sobre ciúme, traição, vingança e inveja. A leitura é rápida e envolvente. Vale muito a pena a leitura!

Lor 03/12/2022

Entra no carro Iago. Vamos pro psiquiatra
Com toda certeza um dos meus preferidos de Shakespeare. É viciante acompanhar os planos de Iago e ver que até os mais sábios e honestos, como Otelo, são facilmente persuadidos por ele. Iago cumpre muito bem seu papel de vilão/demônio, é movido por sua inveja e extremamente frio e dissimulado com todos ao redor, sem contar o desprezo que sentia pela esposa. Por falar em Emília, ela foi a personagem que mais me surpreendeu, sinceramente não esperava que ela fosse tão leal à Desdêmona. É incrível como o livro é atual, cheio de assuntos polêmicos até hoje, como o feminicídio, racismo, ciúmes e a traição.

Michele Boroh 08/06/2022

Quantos Iagos encontramos pela vida?
Para além do óbvio, Iago é a figura que representa talvez o pior tipo de criatura do que hoje se diria - com eufemismo! - abusiva/tóxica: um santo dissimulado, fofo venenoso, fala manso ardiloso, compadecido oportunista, vítima chorosa do mundo. Mente que nem sente.

O manipulador good vibes, zen-rial killer, um muy amigo, a boneca da Xuxa com uma faca escondida no estofo. Vai te jogar no buraco e ligar pro socorro.

Junto com o enjoo, é inevitável não fazer duas contas durante a leitura: 1. Quantos Iagos encontramos ao longo de uma vida; 2. Quantos males terríveis essas criaturas conseguem realizar sem que jamais (ou que demore demais para que) sejam descobertas.

Depois de Shakespeare, quase nada sobre a natureza humana ainda precisava ser escrito.
Thamiris.Treigher 08/06/2022minha estante
Amei a resenha!!

Michele Boroh 09/06/2022minha estante
Que bom! Obrigada, Thamis! ??

sirlani.lopes 19/01/2021

Achei péssimo.
Linguagem ruim.

Flavia.Rios 08/03/2022

Ciúme e inveja
Leitura rápida e fluida. Uma peça que tem como ponto central os sentimentos mais incontroláveis e mais humanos: a inveja e o ciúme. O desfecho é trágico, o que é típico do autor.
Um clássico sobre o que há de pior na humanidade, o próprio homem.

Monica Quintal 29/05/2023

"Em Veneza, Otelo, um general mouro a serviço do Estado, conquista Desdêmona, uma jovem, filha de um nobre local. Após enfrentar a ira do pai e defender-se com sucesso contra a acusação de tê-la "enfeitiçado", ele parte a Chipre em companhia da esposa para combater o inimigo turco-otomano. Lá, seu alferes, o manipulador Iago, consegue paulatinamente instilar na mente do mouro a suspeita de que Desdêmona o traiu."

Gente, que obra de arte. Que personagens marcantes. Que uso inigualável das palavras. É o auge da manipulação, do ciúme, do ódio. AMEI a leitura!

"Ela me amou porque passei perigos e eu a amei pela piedade que mostrou por eles. Foi esta a única feitiçaria que usei."

"Quando os remédios são inúteis, os pesares que se ligavam a nossas esperanças acabam, pela própria inutilidade dos remédios. Chorar um mal que passou é o meio mais seguro para pedir um novo mal. Quando não pode ser salvo o que carrega a fortuna, a paciência torna a injúria derrisória. O roubado que ri rouba o ladrão. Rouba-se a si mesmo quem lamenta em vão."

"Que o céu me ensine a não pagar o mal com o mal, mas servir-me do mal para melhorar."

Babs 02/05/2022

Primeira peça de Shakespeare que eu leio, para um trabalho da faculdade, e eu simplesmente amei. Muito fácil de entender, por ter poucos personagens e um enredo relativamente simples. A leitura é muito instigante e essa edição com a introdução ajuda bastante a compreender as sutilezas da escrita de Shakespeare.

André Vedder 11/06/2023

A cada livro que leio de Shakespeare melhor compreendo toda a aclamação por sua obra. Ao lê-lo sou envolvido por uma áurea que me desconecta completamente de tudo, ficando apenas compenetrado em toda sua beleza lírica e em seus personagens que através de diálogos inteligentes e profundos, nos levam ao âmago da psicologia humana.

"Reputação é uma imposição tremendamente falsa e inútil, muitas vezes angariada sem mérito e perdida sem um real motivo".

"Nossos corpos são jardins, dos quais nossas vontades são os jardineiros."

"Lamentar um infortúnio que está morto e enterrado é dar passo certo na direção de atrair para si novo infortúnio."