Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Paula.Mello 02/05/2020

Mouro de Veneza
Tragédia extraordinariamente bem elaborado e com um final de tirar o fôlego !

Udo 03/07/2023

A tragédia de Otelo, o mouro de Veneza conta a história do casal Otelo e Desdêmona enquanto ele é militar valoroso de Veneza, mas devido a sua cor inadequado para Desdêmona filha de senador. Pensei que seria uma tragédia com a motivação racial, mas fui surpreendido, ao iniciar a campanha no Chipre começa o plano de Iago para envenenar Otelo com ciúme e suspeitas de traição da Desdêmona.
Foi minha primeira peça de Shakespeare, e minha segunda peça no geral e fiquei curioso para ver o enredo interpretado, somente na leitura falta um pouco da ação do ator, e possivelmente algumas ações não me pareciam tão simples, "Estou morto!"
O verdadeiro preconceito foi com o feminino, onde se a mulher for acusada de traição pouco ou nada poderia fazer para defender a sua honra.

Leila 18/10/2023

A experiência de leitura da peça Otelo de William Shakespeare fo profundamente cativante. Como leitora, estou cada vez mais apaixonada pelas obras do autor, curtindo muito essa nova fase minha de aproveitamento, muito provavelmente por já trazer uma certa bagagem literária. A cada nova peça do bardo que leio, minha admiração por sua genialidade só aumenta.

Otelo é uma obra que mergulha nas profundezas das emoções humanas, abordando questões cruciais como amor, ciúmes e traição. A história é uma jornada emocional intensa, que nos leva a refletir sobre a natureza humana e os terríveis efeitos do ciúme e da desconfiança. A trama gira em torno do amor ardente e trágico entre o nobre mouro Otelo e sua esposa Desdêmona, abalado por mentiras e intrigas arquitetadas por Iago, seu fiel tenente.

As declarações de amor presentes na obra são verdadeiramente lindas e comoventes, mostrando a capacidade de Shakespeare de explorar a profundidade dos sentimentos humanos. Otelo e Desdêmona representam o amor puro e apaixonado, e suas palavras são um testemunho da força do amor. Por outro lado, as manifestações de ciúmes são igualmente impactantes, lançando luz sobre os aspectos mais sombrios da psicologia humana e como o ciúme pode levar a tragédias irreparáveis.

Shakespeare, mais uma vez, demonstra sua habilidade incomparável em criar personagens memoráveis. Iago é um dos vilões mais intrigantes da literatura, manipulador e astuto, conduzindo a tragédia com suas maquinações perversas, eu fiquei o tempo todo pensando que esse "cara era filho dileto do Cão" kkk. Otelo, por sua vez, é um herói trágico, cuja queda é dolorosa de se testemunhar, tornando-o uma figura inesquecível.

Enfim, Otelo é uma leitura que vale a pena para qualquer amante da literatura. A peça de Shakespeare nos oferece uma imersão profunda nas emoções humanas, com personagens inesquecíveis e diálogos que permanecem gravados na memória. Minha experiência de leitura com esta obra e outras peças do bardo tem sido incrivelmente gratificante, e estou encantada por estar mergulhando nesse universo literário. Shakespeare pode ser um gênio consagrado, mas a riqueza de suas palavras e a profundidade de suas histórias nunca deixam de surpreender e inspirar.

Bah 25/03/2022

A tragédia atemporal
Não é novidade para ninguém a atemporalidade de Shakespeare. Entretanto, o que me surpreendeu foi que, além da dinâmica da obra, o assunto retratado é mais contemporâneo do que se imagina.

Já ouvi comentários preconceituosos - de quem não lê - a respeito dos romances do autor, até que, de maneira simples, em Otelo, ele expõe o porquê continua com o título de mestre muito depois do seu tempo.

O livro poderia facilmente ser usado para uma análise política do Brasil atual, por exemplo. Sem deixar de lado as inúmeras inspirações para as novelas globais.

Sou suspeita, mas esse tal Willian era brilhante. Até as obras ?meia boca? são fantásticas, superam tantas outras recentes. É um prazer gigantesco viver no mundo em que ele esteve.

hyril 26/02/2020

grande sacode-pêra!
minha nota é 3, que significa que achei o livro bom, nem mais, nem menos.
shakespeare escreve bem, suas estórias são envolventes, costumam fazer-nos querer ler mais e mais. esse foi mais um livro dele lido "numa sentada".
a peça fala sobre ciúme, ganância, orgulho, traição, mesquinharia - até! nos abre os olhos sobre a quem está a nossa volta, sobre instinto, perversidade e traz lições importantes.
não achei o melhor do autor, mas ainda tenho mts obras a ler pela frente pra tirar conclusões.

Alessah.Fernandes 22/03/2023

A inveja é um dos piores sentimentos que se pode ter
Do início ao fim você odiará Yago, por sua soberba e por toda a inveja que sente de todas as pessoas. Ele nos ensina como não devemos ser, porque é a prova de que mentiras sempre serão descobertas, mas também porque a vida devolve todas as coisas que você faz.
Yago manipula toda a história, em vários momentos cria situações de desentendimento entre os personagens, alimentando sentimentos ruins em Otelo contra sua amada esposa Desdêmona. Ao final, uma tragédia horrível acontece, fomentada pelo ódio e pela inveja provocados por Yago.

Ana Eliza 06/08/2020

Sempre que eu via alguma coisa sobre Otelo havia a menção do personagem Iago e após concluir a leitura entendo o motivo. Realmente ele está entre os melhores vilões da literatura. Basicamente é ele quem move a história e a forma como ele arquiteta situações e manipula todos os personagens ao redor é maquiavélica. Iago odeia Otelo e seus motivos são explicados logo no começo. Mas o objetivo dele não é matá-lo e sim fazê-lo sofrer. E qual a pior forma de sofrimento do que o ciúme excessivo?

Apesar de não ser o tema principal da peça, há um tópico muito importante retratado aqui que torna essa história ainda mais interessante: o racismo. O protagonista é um homem de pele escura que desde o início recebe adjetivos negativos relacionados à sua aparência. E, apesar de ele ser manipulado por Iago para acreditar que está sendo traído por sua recém esposa, Desdêmona, entende-se que no fundo no fundo ele já possuía uma certa insegurança. Porque o que é o ciúme se não uma insegurança?

Ademais, Emília com certeza é a melhor personagem feminina que Shakespeare escreveu (entre as peças que eu já li). Ela tem um papel muito importante para o encerramento da trama e tem uma postura diferente em comparação a Desdêmona, em relação à obediência ao marido (e ainda bem, já que ela é esposa do Iago KSNSKS). Eu gostei de todas as falas dela. Entre elas:

"O que estão fazendo eles quando nos trocam por outras? Praticando um esporte? Acredito que sim. Um esporte gerado por afeição? Acredito que sim. É a fragilidade de cada um que peca dessa maneira? Também acredito que sim. E não temos nós, esposas, afeições? Desejo de praticar um esporte? E não somos igualmente frágeis? Tanto quanto os homens? Então que eles façam de nós bom uso; do contrário, que saibam que os males que fazemos foram eles que nos ensinaram"

"Não é em um ano, nem em dois que se conhece um homem. Tudo que eles são é estômago e nós não passamos de comida. Eles nos comem com sofreguidão e, quando se sentem empanturrados, eles nos arrotam".

Gabez 24/07/2020

Acho que posso resumir minha leitura de Otelo em: "COMO ASSIM?", "NÃO É POSSÍVEL!!!", "ALGUÉM PARE O IAGO".
Mas adorei, do começo ao fim fiquei presa à história mesmo sabendo como tudo acabaria queria continuar até o fim.

Emanuele 28/05/2020

Tragédia de Shakespeare
Sempre tive curiosidade para ler Otelo pela fama.
Em geral gosto muito das peças de Shakespeare e com essa não foi diferente.

Mas é claro que a leitura tem que ser entendida tendo como contexto o momento histórico da época, não quanto à compreensão da história em si, mas da personalidade das personagens, suas ações, diálogos, seus comportamentos.

Por vezes Desdêmona parecerá submissa e o Mouro um ingênuo. Mas tudo tem que ser compreendido no contexto da época quanto ao papel de cada um.

A leitura te transporta para uma plateia de teatro e você sente as emoções, as falas com o público, os diálogos entre os atores.

O enredo de Otelo é famosíssimo, referência na literatura quanto ao ciúme cego e encolerizado.

Apesar de ser uma tragédia a peça tem pitadas de humor, você se diverte com a leveza, naturalidade e até ingenuidade de alguns diálogos. As armações de Iago nos causam angústia, ansiedade pelo final da história, para que tudo se evidencie claramente.

É um livro curtinho e com enredo empolgante, então rapidinho você devora!
Leitura e . 28/05/2020minha estante
Boom diaaa!!
Vim te convidar pra me seguir no Insta para acompanhar minhas leituras. Vou deixar aqui o link do sorteio que vai rolar domingo tbm!
??
Será muito bem vindX...

@leituraeponto

Obrigado... ?

valenbooks 12/05/2022

MUITO BOM!!
Eu adorei !!! Realmente muito bom ! O livro retrata sobre diversos preconceitos e o lado de quem recebe eles. A história retrata diversos assuntos como o racismo,inveja,ciúmes,violência contra a mulher,entre outros assuntos que são coisas em que muita gente sofre com isso na realidade também que é importante sabermos disso.Você sente diversas emoções lendo,no final eu fiquei em choque,porquê é inacreditável o que acontece!Mas vale muito ler!!

Jonatha8 06/05/2023

Bela obra.
Dentre os vários temas que o texto aborda, o que mais me impressionou foi o da falsidade. Shakespeare nos mostra como as pessoas são capazes de serem dissimuladas.

gabikasai 19/09/2022

O primeiro Shakespeare a gente nunca esquece!
A leitura cativa do início ao fim! Shakespeare é genial c seus personagens marcantes, de uma escrita dinâmica e perfeita! Quero ler mais.

Lys Coimbra 22/07/2020

Muito interessante perceber, na obra de Shakespeare, a abordagem de um tema relevante, embora em ?segundo plano? no contexto da obra: o racismo.
O que fica mais evidente em Otelo são os sentimentos e emoções humanas mais vis e como a inveja, a maldade e o ciúme podem desencadear tragédias irreversíveis, mas essa nova leitura, agora numa fase mais madura do meu próprio espírito me revelou que todos os sentimentos ruins de que Otelo e Desdêmona foram vítimas se iniciaram pelo racismo.
Como poderia Desdêmona se apaixonar pelo Mouro ?de aparência monstruosa? quando por ela se apaixonaram corações de sua nacionalidade e sua classe social? Como ousam Otelo e Desdêmona ser felizes apesar de suas diferenças?
Talvez seja a influência do momento em que vivemos, das obras que li, mas essa releitura me fez pensar em elementos aos quais dei pouca importância quando era só uma adolescente.