Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Brenda 03/07/2021

Posso ser um bom vilão para outros assuntos, não para este.
Shakespeare traz nas linhas de suas obras uma densidade filosófica muito grande, mesmo que permeada por comédia e ironia. Acho que é isso que eu mais gosto nele ? a capacidade de filosofar através do riso, da figura de linguagem, das travessuras. E apesar de Otelo ser uma tragédia, por várias vezes se ri com as desventuras de Iago, o personagem do Bobo, e fica embasbacado com a ironia de Emília e dos próprios destinos dos personagens. É uma grande peça sobre ciúme e honestidade.

Nunca fui ciumenta com as pessoas, porque gosto de deixá-las livres e de confiar nelas. Isso é a base para uma relação saudável. Mas é visível que, quando alguém começa a despejar veneno através de palavras e inverdades que parecem verdades, a paranóia começa a tomar conta da mente oura e sã. Shakespeare nos ensina a tragédia da falta de diálogo, do equívoco, do próprio ciúme e da desconfiança. Às vezes a gente acha que o "amigo" que fofoca no nosso ouvido alguma coisa quer ajudar, mas, na verdade... Ele é a serpente escondida abaixo da figura de uma flor.

Carolina 03/06/2020

Impressionada
Eu tinha plena convicção que odiava ler peças. Mas me rendi a Sonho de uma noite de verão e tbm a Otelo e tô impressionada como a leitura fluiu. Dá pra ler tranquilamente em um dia. Recomendo.

Camilly 07/05/2020

Muito Drama
Os livros de Shakespeare em si a maioria são de Drama. Otelo é um dos livros mais representativos do ciúme. Recomendo muito.

Leio, logo existo 08/06/2023

Meu primeiro shakespeare !
A peça ”Otelo” de William Shakespeare, com certeza, narra um dos episódios de feminicídio mais conhecidos da literatura.

Eu conhecia vagamente a história, principalmente o final trágico, mas nunca havia chegado perto da leitura completa do texto.

Essa é minha primeira investida no mundo literário shakespeariano. Achei que a linguagem rebuscada transformaria a leitura maçante, porém - para minha surpresa - todo o processo de leitura transcorreu tranquilamente.

A questão racial é latente nessa narrativa. Há expressões - que para o leitor letrado nos debates raciais - ativa um grande incômodo.

Mesmo entendendo as limitações impostas pelo texto teatral, fiquei apoquentada com a superficialidade das motivações dos personagens, todos muito “emocionados” (kkk). Mesmo assim, gostei da experiência.

Wesley Cabral 27/02/2020

Otelo não é um dos meus preferidos de Shakespeare, mas é um dos melhores textos quando o assunto é ciúme.
Vale a pena a leitura, assim como toda obra de Shakespeare.

Aline221 27/06/2022

Otelo
O mouro Otelo é um homem forte e líder nas guerras. Casa-se às escondidas do pai de Desdemona e se muda com ela para um lugar onde seus serviços foram requisitados pelo Estado.
O problema do mouro é confiar demais no seu alferes e de menos em sua mulher...
Nossa, que livro! Apesar de ser uma tragédia, tem momentos cômicos (pelo menos eu ri nas horas em que Otelo falava dos seus supostos chifres).
Ah gente, é curtinho! Vale a pena demais conhecer essa história!

Trícia 20/09/2020

O Mouro
Uma das peças que mais queria ler de Shakespeare. É tão eloqüente. Tão dramático. No momento não condiz muito com o que me atrai na literatura, mas ainda sim, é possível apreciar sua genialidade para o teatro.

Paulo1378 02/07/2021

uma história trágica. otelo era um homem honrado, um guerreiro fiel. foi movido por um ciúmes doentio. teve um triste fim... shakespeare é sempre uma boa leitura, recomendo.

Samael 18/08/2020

Otelo - Um estudo racial, social e afetivo
Otelo é um livro escrito por Shakespeare que trabalha a história do casamento interracial entre Otelo, um mouro à serviço de Veneza, com Desdemona, filha de um senador importante de Veneza. Desta forma, Shakespeare aproveita para fazer um amplo estudo em narrativa do seu tempo, tanto no aspecto social, racial e matrimonial, quanto no plano afetivo-emocional.

Ao contrário de outras obras taxadas de clássicas, está realmente faz jus ao nome, pois aborda temas que ainda hoje, infelizmente, estão amplamente presentes na sociedade. Um prova disso é o desdém com o outro, principalmente quando este desdém é de caráter racial. Aqui abre um parênteses para destacar a consciência social do autor e sua genialidade em tratar o outro na obra, pois Otelo, mesmo sendo alguém de cor odiada por outros povos, é tratado com extrema complexidade e nuances presentes em todos os humanos, principalmente no caráter afetivo. Apesar disso, a obra é permeada pelo racismo dos personagens ao redor de Otelo, o que por si só, revela que Shakespeare era consciente de época.

Outros temas extremamente importantes e ainda presentes na sociedade que o autor aborda é a violência doméstica, os ciúmes e a inveja dos outros. Na história, vemos o protagonista, junto com outros, ser manipulado gradualmente por Iago, um dos piores vilões que já li até agora, de forma a perder totalmente a sua cabeça em um mar de angústias e ciúmes. É novamente o autor abordando de maneira sublime a complexidade das emoções humanas e suas consequências últimas de seguir nesta terrível tempestade.

Temas que são amplamente presentes em diversos personagens, criando camadas multifacetadas e que, infelizmente, em uma análise mais detalhada, percebe-se que a sociedade não mudou muito de lá para cá.

Enfim, Otelo é um clássico que tem muito a dizer sobre o seu tempo e o nosso e que, por seu caráter amplo e inteligente, é um livro mais que necessário para os dias de hoje.

Maitê 25/08/2020

E eu achava que Richard III era uma pessoa terrível mas Iago consegue chegar bem perto, ou talvez até mais se levar em conta a dimensão da ambição dos dois, afinal, Richard queria o reino,e o que quer Iago? Destruir Otelo.
Mas a verdadeira tragédia é o próprio Otelo, que é culpado de seu próprio destino, Iago não precisa se esforçar para faze-lo acreditar, era algo que ele já esperava,desejava, estava na sua mente esperando a oportunidade de vir a tona.

NatallyLima 08/04/2020

Simplesmente Maravilhoso
O livro conta uma história envolvente e com um vilão de tirar o fôlego. Admito que me apaixonei pela inteligência do vilão persuasivo que nem sequer nos deixa respirar sem trazer outra bomba durante o desenrola da história.
A narrativa é super rápida e deliciosa.
Os diálogos são rápidos e detalhistas;

Recomendo

Cinthia 07/06/2020

Primeiro livro de Shakespeare que li. Estou encantada. Otelo nos mostra como podemos ser influenciados pelos outros, e as consequências disso podem ser trágicas.

Larissa 09/07/2022

Esse Iago... não sei n
Kkkkkkk que desgraçado
Mas enfim, mais uma obra do grande Shakespeare concluída, a leitura foi super rapidinha, e acho q superou a minha leitura de Hamlet em termos de envolvimento com a narrativa. Não sei, precisarei reler ?

Henrique 02/08/2020

Melhor tragédia de Shakespeare
Conseguiu ter um final mais triste que Romeu e Julieta e mais angustiante que Hamlet. Tudo que eu queria fazer era pegar Otelo pela camisa e sacudir ele até ele cair na real. Iago um dos violões mais terríveis e articulados que eu já li, ele é o famoso come calado.