Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Denise Campos 26/01/2011

Nunca li um livro de Shakespeare, como a maioria das pessoas conheço suas histórias mas antes de pegar esse livro só era de ouvir falar.
Confesso que não me apaixonei nem nada, acho que de tanto conhecer não teve tanta graça, foi mais para matar a curiosidade.
E poder dizer que já li Shakespeare.
Claro que tenho consciência que é uma adaptação
nat 09/08/2011minha estante
O meu caso foi o mesmo que o seu, a única parte realmente boa foi o final - que não foi nenhuma surpresa. História bem fraquinha.

Marcia 04/12/2011

OTELO
Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.

Bianca 15/04/2020

Apesar do título da obra ser "Otelo", o personagem mais marcante da obra é Iago, um homem perverso, invejoso, influente, mentiroso, enfim várias coisas desprezíveis, e é graças a ele que toda a tragédia da vida de Otelo acontece. A história é bastante intensa e a leitura acaba sendo rápida. Foi minha primeira leitura de Shakespeare e confesso que foi mais fácil do que imaginei. Com certeza lerei mais do autor em breve.

Pedro 17/12/2016

Dizem que as obras de Shakespeare são atemporais, que não importa a epoca ou ocasião, elas sempre encontram uma interpretação na sociedade. Temos o em ate pokítico de Julio César ou nas relações de classes em A Tempestade, sempre há o encaixe. Porem, em nenhuma obra de Shakespeare este tipo de encaixe atemporal é feito de modo tão polêmico como Otelo.
Otelo é um mouro, que vive em veneza como ja diz o titulo. Um ser que não pertence a sociedade em que vive, a minoria etnica e social. É subestimado, e todos o tomam por menos do que lhe é devido. Ainda assim, este é forte e triunfa na vida e no amor.
Yago, o antagonista, representa toda a força da maré conservadora, que se indigna com a presença desta anomalia em sua sociedade, e sente como dever destruir otelo e todas as suas conquistas.
O antagonismo destes dois personagens, de suas ideias e de seus objetivos(otelo é aquele que floresce diante a adversidade da sociedade, e Yago é a adversidade em si, e busca destrui-lo) tornam a peça de shakespeare de uma modernidade tamanha que se assusta ao pensarmos que esta obra data do século XVI, uma época onde a cultura do racismo e preconceito floresciam junto com o desbravamento dos mundos de modo nunca antes visto.

Kim 22/08/2013

Uma Questão de Vingança
Sobre a história de um mouro (negro) em Veneza, um clássico de Shakespeare que não pode ser deixado de lado; William tratou muito bem a história do livro: você poderia se vingar de alguém, só por causa de boatos e rumores? Uma história que fala sobre confiança, e somente, confiança, Otelo, O Mouro de Veneza, em si é um livro muito bom, e que eu sugiro ser lido;

Michel 25/08/2013

Otelo burro. ..
Otelo burro oqe não faz o sentimento de ciúme ou então a própria insegurança, o final deixa um pouco a desejar ao meu ver. Mais um livro excelente, alias é Shakespeare.

Citação:". .. Foi então qe sua paz de espírito esvaneceu-se como a chama de uma vela bruscamente soprada pelo vento."

Frase:". .. Ou então lendo suas cartas, cheias de crescente afeto, amor' qais o polido 'caro senhor' inicial pouco a pouco cedera lugar a 'caro Otelo', 'qerido Otelo', 'meu Otelo', 'meu amor'.

IncrívelMatheus 12/06/2020

hmm...
Otelo é interessante, conta a história de um mouro que é general do exército de Veneza(se eu não estou enganado). Otelo é odiado por um dos seus oficias, que vai fazer de tudo para conseguir seus objetivos.

Até acho que esta obra mereça uma nota mais alta, mas o trauma que tenho por conta de um seminário sobre ele, não me faz avalia-lo melhor. :/

Rafa 26/08/2020

Trágico!
Tragédia símbolo das peças antigas e como tais tem como objeto mostrar que o mal feito sempre terá de ser pago em vida.

Paula 25/08/2020

Aquela tragédia pra deixar a gnt sem ar!
Otelo é um mouro, inteligente, bem visto e de boa reputação, se casa com Desdêmona, e isso não é aceito pelo pai dela e por Rodrigo, um rapaz apaixonado pela moça. Então Iago, alferes de Otelo, que possui grandes ressentimentos pelo mouro, se aproveita de Rodrigo e elabora um plano para destruir Otelo sem que ele se dê conta, utilizando argumentos traiçoeiros e levando-o a acreditar em mentiras.

Um livro atemporal, com uma trama excelente, os personagens são interessantes e a história envolvente. Gostei muito de lê-lo, espero ter a oportunidade de ver a peça em breve!

Júh 11/09/2015

Tragédia + Manipulação + Morte = Sucesso
'Otelo' é interessante do início ao fim, com vários personagens que se relacionam entre si de maneira simples, a história torna-se relativamente fácil de entender, bem diferente do que eu esperava.
Iago é o personagem que mais me interessou, ele é esperto e não hesita na hora de usar os outros para alcançar seus objetivos. Só conhecemos os personagens por um curto período de tempo, o que faz com que não os conheçamos tão profundamente quanto poderíamos, mas em nenhum momento isso atrapalhou o desenvolvimento da história, inclusive, até que chegamos a saber bastante sobre eles considerando o pouco tempo para aprofundamento que o autor teve.
Como já era esperado, houveram algumas mortes e bastante drama, imaginei as cenas acontecendo em um palco de verdade, e devo admitir que ri em algumas partes que deveriam ser sérias por causa do modo como os personagens (especialmente Otelo) se comportavam.
Recomendo, é uma peça simples e de leitura rápida.

Marina 14/12/2015

É Shakespeare!
Esse livro é de arrancar os cabelos, apertar até sangrar a mão de quem tá do lado e morder a língua. É Shakespeare, maluco! Tem jogos mentais, manipulação, mentiras, um amor muito, muito intenso, e por fim, assassinato. O que uma ilusão não pode fazer, certo?

Hanns 14/10/2020

Indescritível
Shakespeare brinca com a situação mas aos mesmo tempo pontua diversas pautas dentro da narrativa, apesar da situação em determinados momentos ser absurda ela acaba por retratar um cenário muito provável na vida real.

SandyLane 17/12/2019

Maldito ciúme
Sinto uma atualidade nesse texto, principalmente na condição da mulher na sociedade, no casamento (o que mudou mas não muito) e no preconceito racial.
Otelo tinha tudo, toda felicidade e glórias do mundo, mas deixou-se enredar pelas tramóias do invejoso e ardiloso Iago e perdeu tudo.
Senti muita pena de Desdêmona, a maior vítima nessa trama infame, um pouco de raiva da burrice do Otelo e nojo do Iago.
Recomendo muito a leitura!