Otelo

O pior vilão de William
Uma tragédia.
Várias mentiras.
Nenhum herói.
O Mouro de Veneza é uma peça teatral que expõe a inveja, o ciúmes e a vingança. Tudo se inicia com uma raiz de amargura plantada dentro do coração de uma das personagens, Iago, tornando-o criador de uma grande tragédia que se dissolve em Otelo (o Mouro), Desdêmona, Cássio e outros personagens.

O cargo de oficial abaixo de Otelo, muito almejado por Iago, foi entregue a Cássio, o que levou o candidato ao cargo segundo a hierarquia, a tramar contra seus superiores. Porém, entre os diálogos da narrativa, o leitor encontrará situações subliminares nas quais a personagem maquiavélica de Iago encobre sentimentos que queimam dentro de si, obscurecidos.

A hostilidade racial para com um Mouro é suavemente percebida, deixando caminho para que a raiva e a inveja reguem falsas discórdias e por fim levam seu locutor ao prêmio. Casado com a filha de um Senador nobre de Veneza, Otelo torna-se alvo de uma vingança com armadilhas emocionais e mentiras lançadas em seu casamento.

O vilão não vence, mas ainda assim, o fim é uma tragédia.

Bruno 02/06/2021

Li por recomendação de Dom Casmurro
Minha intenção era ler Dom Casmurro, porém, tão logo iniciei a leitura do prefácio, deparei-me com várias alusões à obra de Shakespeare. À semelhança de suas outras obras, trata de diversos temas universais, como a virtude e os vícios, sempre de uma forma muito bela e dramática. O cerne da peça, no entanto, parece ser o ciúme, que entremeia grande parte de seus eventos decisivos e é retratado como o sentimento perverso e crudelíssimo que realmente é.

Giovana.Pazzetti 15/06/2022

Primeiro livro que li de Shakespeare
Otelo é um texto teatral interessante, por tratar de um casamento inter-racial em uma sociedade extremamente racista e ser um bom texto para analisar muitas questões psicológicas (é como se o livro falasse o quanto um homem honesto consegue se tornar alguém completamente amargurado por conta de um sentimento, que no fim, não tem causa concreta, é construído, em tão pouco tempo).

Conseguimos ver um Otelo, ao longo da narrativa, completamente diferente do início do texto. No ato III, principalmente, sedento por provas e completamente cego (no sentido figurado da palavra), Otelo aceitou qualquer tipo de prova que comprovasse uma possível traição, até mesmo que apenas falada por Iago, nada concreto, sem pensar em nada, apenas com raiva, de uma construção que foi feita única e exclusivamente em sua cabeça (apenas com o empurrãozinho de Iago, que aliás, era incrível na manipulação, ficava besta de ver).

"Mas os ciumentos não atendem a isso; não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce."

Uma frase de Emilia para Desdêmona que reflete muito a ideia de que o ciúme nasce na pessoa, ele não tem causa. Justamente porque, na situação, Otelo não tinha nenhuma prova concreta, ele apenas admitiu algo que fazia sentido para ele e fez com que isso se tornasse uma verdade absoluta, em uma situação onde, qualquer outra coisa que aconteça fora do esperado, alimentará ainda mais esse sentimento, que nasceu nele e na cabeça dele.

??SPOILER??

Mano, a morte da Desdêmona??? MEU DEUS??? O Otelo literalmente matou ela porque criou uma construção na cabeça dele e acreditava fielmente ser verdade, tanto que ele tava aceitando provas ridículas como verdadeiras, e simplesmente matou?? Tão fácil assim?? Em choque até agora com o que a mente humana é capaz de fazer, sinceramente

Avisando que li para a escola, só estou fazendo essa resenha para o skoob contar como livro lido no desafio (dei essa nota mais pela linguagem bem arrastada, mas a construção é interessante)

Ariela 03/05/2020

Comparado com outras peças de Shakespeare, achei o livro fraco.
Apesar do enredo ser muito interessante, especialmente pela temática do ciúme, achei os acontecimentos forçados e, por isso, o desenrolar dos fatos não me convenceu. A forma com que cada personagem é caracterizada não justifica a forma que passam a agir e, para mim, esse foi o principal ponto fraco do livro.
Por outro lado, os personagens são muito interessantes e o enredo é digno de Shakespeare.

Nayana 23/03/2021

História de ciúme
Mais uma peça de Shakespeare que achei que valeu muito a pena e recomendo.
Eu não conhecia a história e foi interessante a leitura, nada massante e passando dos primeiros 20% não conseguia mais largar.
Desdemona se casa escondido com Otelo, enganando seu pai pra viver uma história de amor com alguém que realmente admira pelo que é e viveu, mas aparentemente essa comparação dos pais com os cônjuges nutre uma sementinha de "se ela enganou o pai, ela também pode enganar o marido". Essa sementinha é completamente nutrida pelo vilão Iago, que faz de tudo para conseguir o que quer.
A história é centrada nesse ciúme, com os acontecimentos e força aumentando e levando a desfechos absurdos. "Até o dia de hoje jamais ouvi dizer que um coração machucado se consertasse pelo ouvido."
Pra mim, Otelo ser negro não foi alvo da história, mas já vi resenhas que mostraram trechos preconceituosos sim.

A cereja do bolo é saber que Otelo foi inspiração pra Dom Casmurro ??

Silas 19/05/2021

Leitura bem semelhante a hamlet
Li Hamlet, e vi que indicavam ler Otelo das obras de Shakespeare, mas achei as duas muito parecidas.
Mas é bom ter lido Shakespeare, se não nem saberia como é, talvez até tenha que ler romeu e julieta também.

mille 07/05/2021

Gostei
Foi muito interessante ver como o que é "amor" se transforma em um ódio por um ciúme gerado do nada, simples invenções, meros detalhes viram uma prova concreta de que a traição ocorreu.
O ponto do livro que mais me chamou atenção foi como Otelo pôde acreditar facilmente em Iago, assim como todos os outros que foram por ele enganados, e nem sequer ter levado em consideração a opinião de outras pessoas. Quando consideramos o que acreditamos verdade, não interessa a opinião de ninguém, mesmo que esteja correta.
No fim é uma tragédia só, como sempre, mas gostei.
Pra deixar registrado que a minha personagem preferida foi a Emília.

João Lucas 27/04/2020

Otelo é uma obra foda. Shakespeare misturou preconceito com vingança, ciúme e assassinato e nos entregou uma história repleta de reviravoltas. E digo mais: Iago é um dos maiores vilões da história da literatura.

Dri 03/03/2021

Meu primeiro Shakespeare
Nunca tinha lido o autor por medo da leitura ser muito difícil, mas ainda bem que não é.
Otelo nos ensina como o ciúme pode levar à decadência de uma pessoa. Iago me lembrava aqueles vilões de desenhos animados que ficam esfregando as mãos e dando risada maquiavélica, mas também é uma pessoa que a gente deve tentar sempre manter longe, é muito invejoso.
Enfim, gostei bastante dessa primeira experiência.

Miris 15/04/2019

Desconcertante
Shakespeare narra de forma teatral a história do mouro Otelo com sua Desdêmona. Uma história de amor e ciúmes, de jogos e trapaças ( do lado de Iago) e é claro da trágico fim do casal. Chego a conclusão que o ciúmes cego e exagerado mata a alma e a consciência de qualquer um que prove um pouco que só, de tal sentimento.
nandoescreve 16/04/2019minha estante
Foi a primeira vez que li Shakespeare na vida. Estou extremamente encantado!

Janaina Bessoni 13/01/2020

Otelotolo
Formei a idéia, antes de ler a peça, de que Otelo era um homem paranoico criando ilusões sobre a infidelidade de sua esposa. Na verdade é um homem que se deixa envenenar pela intriga de um ?amigo? sem questionar. Iago, que pra mim é o principal personagem da história, tece a teia e Otelo cai fácil demais. Gostei da personagem Emilia, esposa de Iago. Uma amiga fiel, apesar de ter sido usada pelo marido.Lamentável uma história escrita por volta de 1603 ser ainda tão atual.

Tarci 08/03/2020

Perfeito
trata-se de um livro muito realista, e nele tiramos a conclusão de que não se pode confiar tanto nas pessoas. Mais uma obra impecável da dramaturgia de Shakespeare