Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Juliane4 03/12/2023

Otelo aborda temas universais, como ciúme, traição, racismo e a fragilidade da natureza humana. A história tem complexidade psicológica, personagens ricamente desenvolvidos e a exploração das consequências devastadoras da manipulação e da falta de confiança.

ares 01/12/2023

Gostei dos personagens, principalmente do cassio e suas duas personalidades distintas.
A história em si é legal, a escrita é bonita, mas achei o final meio simplório demais.

Pbfx901 28/11/2023

Interessante
Por ser narrado em um estilo de peça de teatro se torna uma leitura rápida que tem o final agridoce.
Não gostei tanto do fim, mas acredito que foi pela idade com que li e por ainda não ter tido a maturidade de entender que os conceitos que eu aprovo não eram os mesmos da época em que foi escrito.

Lido em março de 2019.

Yasmin.Luizy 22/11/2023

Não sei o que falar
Foi uma história boa, é um Dom Casmurro diferenciado, porém me lembra um pouco uma fanfic, o inimigo é tão... Mas foi uma boa leitura.

Sophia.DaAvila 31/10/2023

Cara, eu ri tanto. Todo mundo apaixonado pela mesma mulher, e ela quer o cara que é apaixonado pela esposa de outro. Só Shakespeare

Sarah 24/10/2023

Eu achei interessante. Não gostei, mas também não desgostei. Sei lá, é como todas as outras peças de Shakespeare. Não tenho uma opinião sobre

Leila 18/10/2023

A experiência de leitura da peça Otelo de William Shakespeare fo profundamente cativante. Como leitora, estou cada vez mais apaixonada pelas obras do autor, curtindo muito essa nova fase minha de aproveitamento, muito provavelmente por já trazer uma certa bagagem literária. A cada nova peça do bardo que leio, minha admiração por sua genialidade só aumenta.

Otelo é uma obra que mergulha nas profundezas das emoções humanas, abordando questões cruciais como amor, ciúmes e traição. A história é uma jornada emocional intensa, que nos leva a refletir sobre a natureza humana e os terríveis efeitos do ciúme e da desconfiança. A trama gira em torno do amor ardente e trágico entre o nobre mouro Otelo e sua esposa Desdêmona, abalado por mentiras e intrigas arquitetadas por Iago, seu fiel tenente.

As declarações de amor presentes na obra são verdadeiramente lindas e comoventes, mostrando a capacidade de Shakespeare de explorar a profundidade dos sentimentos humanos. Otelo e Desdêmona representam o amor puro e apaixonado, e suas palavras são um testemunho da força do amor. Por outro lado, as manifestações de ciúmes são igualmente impactantes, lançando luz sobre os aspectos mais sombrios da psicologia humana e como o ciúme pode levar a tragédias irreparáveis.

Shakespeare, mais uma vez, demonstra sua habilidade incomparável em criar personagens memoráveis. Iago é um dos vilões mais intrigantes da literatura, manipulador e astuto, conduzindo a tragédia com suas maquinações perversas, eu fiquei o tempo todo pensando que esse "cara era filho dileto do Cão" kkk. Otelo, por sua vez, é um herói trágico, cuja queda é dolorosa de se testemunhar, tornando-o uma figura inesquecível.

Enfim, Otelo é uma leitura que vale a pena para qualquer amante da literatura. A peça de Shakespeare nos oferece uma imersão profunda nas emoções humanas, com personagens inesquecíveis e diálogos que permanecem gravados na memória. Minha experiência de leitura com esta obra e outras peças do bardo tem sido incrivelmente gratificante, e estou encantada por estar mergulhando nesse universo literário. Shakespeare pode ser um gênio consagrado, mas a riqueza de suas palavras e a profundidade de suas histórias nunca deixam de surpreender e inspirar.

TauLima 16/10/2023

O tanto que eu odeio Otelo
Foi uma leitura bem cansativa e eu sinceramente me perdi em algumas partes.
Mas é uma obra excepcional pra entender como o homem pode ser manipulado se não tiver segurança em si mesmo e no seu relacionamento.
Do meio pro final eu senti tanto ódio de Otelo e o que aconteceu com ele foi pouco pra tudo que ele causou.
O final foi realmente surpreendente.

Elisa Coelho 14/10/2023

Um crime passional
O que eu mais admiro nas obras de Shakespeare é o quanto podem ser transpostas para a atualidade. Otelo é um homem bom, que sofre um preconceito racial diariamente e por todos, que sempre questionam sobre sua posição. Se apaixona e casa com a mulher amada. E se deixa dissuadir por um homem mesquinho que busca uma vingança; isso faz com que Otelo se torne o pior dos homens. Triste ver como o ciúmes pode acabar com a vida das pessoas assim.
Sobre a leitura, essas peças sempre são muito fluidas, indico sempre pra quem gosta de livros mais ?direto ao ponto?.

Ninaa0 13/10/2023

Trágico e tudo q você pode imaginar
Uau, que livro foi esse?
Essa é a terceira obra de Shakespeare que tô lendo e com certeza essa foi a melhor até agora! Eu acabei de ler e eu tô processando tudo então não sei muito oque falar aqui.
Eu acho que o principal desse livro é você conseguir ver o quanto as pessoas podem ser cruéis e manipuladoras, e eu acho que o Iago é uma visão de várias pessoas de hoje em dia que são exatamente igual a ele, o Shakespeare conseguiu retratar o lado ruim do ser humano, não só com esse peça mas com todas que ele fez.
Shakespeare conseguem trazer o lado trágico do amor, o como as pessoas podem fazer de tudo por vingança, Iago foi um dos personagens mais cruéis que eu já vi em um livro.
Essa história realmente me comoveu de um jeito que nada tinha antes, eu amo as obras de Shakespeare pelo simples motivo de conseguir mostrar a outra face do ser humano.

Elen 12/10/2023

Peguei esse livro na biblioteca só por pegar e no fim foi ele quem me fez começar a ler shakespeare, a história de Otelo mesmo tendo sido escrita séculos atrás ainda é algo que nós podemos relacionar com os dias de hoje

Wanderley 08/10/2023

Magilstral e envolvente, a obra mostra como paixões podem ser manipuladas
O que dizer sobre algo de Shakespeare que ainda nao foi dito? Li Otelo após ver uma citação de seu ciúme ao ler Dom Casmurro. O ciúme é a pedra angular da tragédia de Otelo, a mesma desconfiança que Bentinho cultivava desde jovem. Pois bem, ao conviver com Otelo, Desdêmona, Iago e Emília, Cássio e Rodrigo nos últimos dias, percebi que o ciúme violento, sendo algo natural em espíritos inseguros, foi apenas um instrumento para Iago manipular Otelo. Assim, o ciume e o orgulho acabam por se tornarem meios para a consecução de uma manipulação traiçoeira.

Ficamos a nos indagar o quanto nossas paixões não podem ser conduzidas por terceiros, com propósitos outros. Emília, a certa altura diz a Otelo, tão poderoso e admirado e, ao mesmo tempo, tão facilmente iludido por Iago "Ès um simplorio".

Magistral como sempre, envolvente, contundente, emocionante, o texto de Sakespeare fala sobre pecados que se valem de outros pecados para se satisfazerem. Nas páginas que nos aproximam do final trágico, claro, é impossível parar a leitura.

mmayes 08/10/2023

Pq não li antes?????????????
Mais um livro que tive que ler por conta da universidade... a questão é que eu demorei tanto pra começar e quando eu comecei fiquei arrependida de não ter começado a ler antes. Amei os plot twists ao decorrer da história.

Nunca tinha lido uma obra escrito pra ser um teatro e foi uma experiência muito incrível, eu adorei. Não conseguia para de ler mais

Só tenho a dizer: Iago safado. Emília perfeita. Otelo bobão. Desdemona, tadinha.

Jamille.Nascimento 03/10/2023

Um clássico para minha mente q só lê famosinhos
Eu não conhecia a obra mas me interessei muito dps de dar uma procurada mais a fundo no enredo do negócio e digo que é incrível, é um drama maravilhoso (vou procurar algum filme para ver certas cenas) essa adaptação é ótima de ler, bem fluida de vdd, li em algumas horas, creio q vou poder usar em redações sobre alguns assuntos, gostei de vdd, para um primeiro contato com um clássico.