Introdução à Psicologia Junguiana

Introdução à Psicologia Junguiana Calvin S. Hall...

Resenhas - Introdução à Psicologia Junguiana

Juliana1929 07/11/2023

Interessante
Gostei muito da leitura, ela é bem introdutória sobre a teoria de Jung, aborda todos os conceitos de uma forma simples e bem explicada para quem tem curiosidade sobre o autor.

Beka 15/09/2022

jung
De uma forma bem clara e objetiva os conceitos de Jung sao esclarecidas. É uma leitura para quem está começando a estudar a teoria, eu gostei bastante, super indico, são explicações precisas sobre os estudos, teorias e descobertas do jung. E fala de início sobre a sua vida desde a sua infância, e como seu interesse pela psicologia começou.

Liduina 10/11/2021

Introdução à Psicologia junguiana
Muito curiosa sobre o funcionamento da mente humana. A abordagem do Jung é maravilhosa. O homem dentro das possibilidades de ser humano. Apesar de muito complexa a psicologia analítica, ainda conseguimos entender conceitos relevantes para compreendê-la. Amei.

jujugaara 10/11/2021

Ótimo livro introdutório para a teoria Junguiana! Os capítulos são dividos entre certas "áreas" de estudo, e as explicações são claras e sucintas, com bons exemplos que facilitam a compreensão. A escrita é fácil, e todos os termos técnico são explicados quando apresentados, então não é necessário um conhecimento amplo de psicologia para ler o livro.

ToniBooks 11/05/2021

Eu que não fumo, pedi um cigarro...
Como um amante de ficção, interessei-me em saber mais sobre os padrões de personagens, pois, invariavelmente, os protagonistas, antagonistas, rivais, vilões, coadjuvantes e outros mais, obedecem a uma certa lógica de concepção, mais conhecida como "arquétipos".

Pois bem. Deparei-me com esse livrinho pequeno, como um frasco de bom perfume - perdoem-me o clichê. Nele, Calvin S. Hall e Vernon J. Norby, expoêm as bases gerais da psicóloga Junguiana onde, além do conceito do citado arquétipo, encontramos toda a estrutura da Psicologia Analítica, com sua abrangência prospectiva e apontada para a individuação e suas implicações na personalidade.

Biazinha 12/03/2021

Ótima leitura introdutória para conhecer a psicologia analítica, leitura super válida para entender diversos conceitos.

Flavia.Santana 06/03/2021

Introdução à Psicologia Junguiana
Calvin S. Hall e Vernon J. Nordby

Há algum tempo todos os rios pelos quais eu me aventurava me levavam à Jung, a curiosidade e a identificação foram crescendo cada vez mais, até que, como presente de aniversário das minhas amigas de trabalho, pude escolher alguns livros na Amazon e como sugestão me apareceu essa introdução à teoria de Jung.
Por ser um livro pequeno e simples não dei tanta bola. Achei que não seria grandes coisas. Em janeiro estava lendo A metamorfose e O mundo de Sofia e ambos me levaram a pensar em como funcionaria a psique humana, foi então que escolhi essa leitura para suceder os demais.
Já nas primeiras páginas me impactei com a leveza que é descrito parte a parte as ideias e teorias de Jung. A forma como é dividido o texto facilita muito o entendimento e compreensão do assunto tratado.
É um ótimo livro para se ter uma visão geral dos caminhos percorridos por Jung e neste mesmo livro ainda encontramos um roteiro para melhor compreender a obra de Jung direcionadas para o que procuramos, facilitando encontrarmos o que queremos em seus tantos livros.
São informações necessárias para que possamos iniciar o nosso mergulho nessa vertente que está cada vez mais ganhando os jovens psicólogos que buscam ampliar seu campo de visão.
Para mim, serviu de apoio em várias passagens dos livros citados acima, me fazendo beber dessa fonte inesgotável que é o conhecimento.

Maria.Heloisa 06/09/2020

Os autores nos apresentam os principais conceitos da psicologia analítica de forma clara e com exemplos, livro muito bom para iniciantes e curiosos.

Djamila.MagalhAes 15/08/2020

Ótima introdução
Esse livro é maravilhoso para quem quer conhecer a obra de Jung, seus principais conceitos e descobertas.
Com uma escrita bem didática, clara e bem introdutória, nos dá um apanhado sobre o trabalho desenvolvido por Jung.

renanlp 30/06/2020

Muito bom!
Livro essencial para quem quer saber um pouco mais sobre a teoria de Jung. Mesmo sendo um livro curto e introdutório não decepciona nos conceitos abordados. Leitura fácil e com linguajar acessível.

Edianara.Lino 25/07/2016

Ao começarmos estudar um novo assunto, quase sempre, ficamos confusos de por onde iniciar, principalmente quando se trata de uma das teorias da psicologia, isso me ocorreu ao procurar conhecer mais sobre a Psicologia Junguiana. Desta forma, procurei saber sobre que obra seria mais indicada, no qual um dos meus professores me sugeriu ler o livro Introdução à Psicologia Junguiana.
Escrito por Hall e Norbdly, em sua 8º edição de 2005, o livro nos expõe os principais conceitos da dinâmica, estrutura e desenvolvimento da personalidade de forma breve, contudo se perder sua essência. Deparamos com apresentação dos tipos psicológicos, que nos faz refletir um pouco em qual nos enquadraríamos, também se aborda a relação dos símbolos e sonhos, que é um dos pontos centrais dos estudos de Jung e a importância deste dentro da psicologia.
Por fim, confesso que me surpreendi com o linguajar leve e compreensível do livro ao apresentar conceitos que são de certa forma tão complexos. Assim, a todos que se interessam por esta linha da psicologia, digo que é realmente válido a leitura desta obra para iniciação dos estudos nesta área, pois este nos dá uma base para prosseguir em nossas leituras e pesquisas.
Nathalia 04/10/2018minha estante
undefined

Rodolfo Schreiner 16/12/2011

Discípulo de um gênio
Nunca será demais acentuar a importância das contribuições de Carl Jung ao nosso entendimento da psique humana. Os conceitos por ele desenvolvidos, de inconsciente coletivo, padrões arquétipos de personalidade, extroversão e introversão; sua análise das funções do pensamento, do instinto e dos sentimentos; suas investigações das raízes e significados dos sonhos - tudo isso teve profunda e ampla influência.

Ele é o mais importante dos discípulos de Freud e suas idéias, inclusive as mais controversas acerca de fenômenos como ocultismo, astrologia, alquimia e percepção extra-sensorial. Elas estão hoje sendo reavaliadas e investidas de sua justa importância. Este livro constitui-se num útil e oportuno resumo da vida e da obra de Carl Jung, aqui apresentadas com invulgar clareza.