Meu querido professor

Meu querido professor Nath Souza

Resenhas - Meu querido professor

Carina Rissi 21/09/2012

Super divertido e criativo!
Amei narrativa atravéz do Skype. As personagens são malucas e engraçadas e a escrita da Nath é deliciosa. Uma pena ser tão curtinho. Fiquei querendo mais. =]

Bárbara 09/02/2012

Quando a Nath me perguntou se eu queria trocar um exemplar do meu livro por um do livro dela, aceitei na hora. Tinha muita vontade de conhecer a história de Meu Querido Professor e, enfim, pude.

O livro é uma graça! Uma história bem curtinha que conta um pouco da vida de 4 personagens, Bruna, Amanda, Julia e Isabella, que tem algo em comum: um caso de amor ou ódio com um professor. Elas criam um clube para poderem contar seus casos e tentarem achar uma solução para os seus problemas. E a forma que a Nath encontrou para narrar o livro também foi super interessante. Sendo cada garota moradora de um estado, elas faziam conferências via Skype.

Por ser um livro com 90 páginas, sabemos de antemão que a história não é grande. Cada encontro do clube acontece num intervalo de 15 dias. Se a autora tivesse utilizado esse espaço e contado tudo, sem precisar das conferências, teríamos um livro com bem mais que 300 páginas bem fácil.

E, nossa, como ao ler o livro senti a vontade de conhecer tudinho! As conferências eram rápidas e toda a história é contada apenas em pequenos resumos. De qualquer forma, o livro é muito gostoso! Só não dei 5 estrelinhas porque queria mais história. Garanto pra você que, ao chegar no final da história, você vai ficar querendo saber um pouco mais. Vai ficar desejando ler muito mais sobre cada uma daquelas meninas (eu tenho um caso de amor especial com a história da Julia, confesso).

Lisse 24/05/2012

Dear Teacher... rs
Gostaria de começar essa resenha agradecendo minha querida amiga Nath pela maravilhosa oportunidade de ler seu primeiro filhote publicado, e parabenizá-la pela coragem em realizar seus sonhos. Amiga, que mais sonhos venham pela frente e a vontade de realizar todos eles estejam sempre presentes na sua vida.Agora sim, vamos à resenha! rs

Essa é a história de quatro garotas que se encontraram por acaso, mas tinham um amor em comum, e fundaram um clube que tinha um único objetivo: falar sobre os professores das suas vidas.

Até porque, quem nunca se apaixonou por um né?? Bem, euzinha nunca, nunca mesmo... rs Sou uma impaixonável! (essa palavra com certeza não existe mas ela ficou linda aqui! rs). Mas é verdade, já os admirei por sua capacidade de conhecimente e métodos de ensino, porém tudo acabava aí, nunca por sua pessoa.

Blá-blá-blá... mas não estou aqui para falar de mim, mas sim da Júlia, da Bruna, da Amanda e da Isabella, as imaginei lindas e belas, com um auto-astral incrível que tem entre 19 e 21 anos. Tudo acontece numa comunidade da internet mas decidem ampliar isso por dividir suas experiências (ou a falta dela, no caso de algumas) no Skype através de conferências em vídeos.

Um livro bem fininho mas com um conteúdo divertido. O achei bem desenvolvido e bem separado em depoimentos feitos pelas protagonistas; e somos capazes de curtir cada etapa e experiências que as meninas passam.

Senti falta de diálogos, porque ficou muitas lacunas faltando. E temos que imaginar a pergunta que uma ou outra protagonista faz para entender a conversa*. Talvez minha falta de percepção de tudo tenha sido por não conhecer bem o Skype, e nunca ter feito algo similar.

"Ain gente, que vontade de chorar. Como eu preciso de um abraço. Seria tão bom se vocês estivessem por perto. Se conta? Claro que abraços virtuais contam, o importante é a intenção. Enquanto não inventaram uma máquina de teletransporte ou contato físico via internet, a gente vai se virando como pode."

O livro foi tão bom, tão bom, que eu até encontrei uma personagem bem parecida comigo. E não foi à toa que amei super demais a história dela com o prof°. Minha favorite!!! rs Tomara que saia logo o livro das protagonistas, e que a que eu mais gostei seja a primeira :p

*achei os pensamentos das meninas bem rápidos, o que me torna suspeita pois conheço a autora e sei como ela é apressadinha e tem pensamentos bem parecidos!

Neyara 23/12/2012

Meu Querido Professor - Nath Souza
Quem nunca teve uma quedinha, por menor que seja, por um professor? Eu já. Entenda, não foi aquela coisa louca e devastadora, mas foi uma quedinha que me fazia escolher as cadeiras dele, no horário dele, só pra ficar olhando pra ele. Nunca corri atrás, pq enfim, ele é casado e muito bem casado, e a esposa dele é uma fofa de marca maior, então mais vale um contato profissional do que uma desilusão, haha.

O livro Meu Querido Professor mostra a história de 4 garotas que se conheceram através de um chat, conversa vai, conversa vem, descobriram que todas tem uma relação um pouco estranha com seus professores, então para se ajudarem fundaram o clube Meu Querido Professor.

Bruna, 17 anos, morre de amores por Tonico, o professor de Física super gato. Julia, 19 anos, faz faculdade de Administração, ta caidinha pelo professor de contabilidade e parece que o sentimento é reciproco. Amanda, 19 anos, seu professor de musculação parece que quer ser bem mais que um simples professor. Isabella, 21 anos, odeia o novo professor de natação e parece que também é reciproco.

As meninas vão contando o desenrolar de suas histórias através de depoimentos pelo Skype (programa de bate-papo que é possível usar chat e vídeo) uma de cada vez por enquanto as outras fazem seus comentários através do chat, no decorrer dos vídeos elas vão criando metas e prazos pros próximos encontros. As vezes eu me sentia lendo a série Confissões de Adolescente, aquela que passava na Tv Cultura com a Deborah Secco pirralha, que tinha uns depoimentos no meio dos episódios :)

O livro é super leve, o formato dos depoimentos deixa a leitura bem dinâmica e rápida, recebi o livro ontem e em menos de duas horas eu terminei a leitura. Senti falta das falas das meninas no chat, acho que se tivesse mostrado, as personalidades delas seria bem mais evidente, e mostraria a enorme amizade delas, o que ficou um pouco duvidoso. E senti falta da foto citada no final do livro, ia ser interessante se tivesse a foto de fato. Recomendo pra quem gosta de romances leves e divertidos ;)

Nathalia Cabral 30/12/2012minha estante
Obrigada por ter avaliado e feito a resenha!
Quanto as fotos que é feita a referencia no livro, eu fiz uma representação delas na capa. :)

Evellyn 04/05/2012

Meu Querido Professor é o primeiro livro da Nath Souza, lançado de forma independente. O livro começa quando 4 garotas de diferentes lugares do Brasil se conhecem no fórum de uma comunidade de discussão na internet pois 'partilham' o mesmo problema: estão envolvidas (para o bem ou para o mal) com seus professores.

Bruna tem 17 anos e está in luv pelo seu professor de Física – uma matéria que ela odeia. Julia tem 19 anos e acha que rola um interesse mutuo entre ela e o professor de Contabilidade. Amanda, por outro lado, não tem o menor interesse no professor da academia, enquanto este parece muito interessado nela. Ela gosta é do vizinho e acha que o professor só vai atrapalhar o lance dela! Já Isabella se sente perseguida pelo professor de natação desde o dia em que ela chegou atrasada na primeira aula! Mas por que ele é tão implicante com ela?

O livro é bem ágil e tem uma narrativa inovadora, já que toda a trama é contada em vídeo-chats – ou seja, cada garota narra para as outras (e para nós) sobre o assunto combinado da vez e assim nós vamos sabendo o que esta acontecendo, já que elas fazem os encontros a cada 15 dias.

As meninas tem personalidades bem distintas, cada uma com sua particularidade, mas a que eu gostei mais foi a Amanda pois a historia dela é a mais normal. A Bruna eu achei completamente maluca – mas ela é a mais jovem das quatro, então a gente não pode culpá-la por ter um comportamento tão espontâneo! A Isabella é a estressadinha – ela é demais! Muito estourada! E a Julia é a garota que poderia ser qualquer uma de nós – a iludida (há). Todas tem bom humor e complicações com professores! Gostei de cada uma por algum motivo, mas a Isa me estressava com o estresse dela – embora isso tornasse a historia dela engraçada pela tempestade em copo d'água que ela fazia! Eu gostei da forma com que cada uma se expressa, embora tenha as achado bem conterrâneas por isso...

"Acho que as pessoas que não são tão bonitas de aparência compensam em alguma coisa, nesse caso é a lábia. Isso me lembra um amigo meu... Tá, eu sei que o meu amigo não é o objeto em discussão. Falando em objeto, não é meio estranho chamar os caras de objeto? Eu ri.
Tenho que concordar, se eles nos tratam assim muitas vezes, por que não podemos chamá-los?"

O que aconteceu durante a leitura foi que senti falta de alguns detalhes a mais sobre 'como' as coisas aconteciam! Porque nós ficamos sabendo de tudo pela voz das meninas e eu gostaria de ler os diálogos com as expressões, ambientação, sabe? Em alguns momentos elas contam os diálogos, mas não tem a 'descrição exata do momento' como eu amaria saber. Em alguns momentos eu só queria estar 'dentro da cena' para ter mais informações! Por isso achei inovador, porque é diferente do usual e a narrativa dá outra perspectiva, mas eu gostaria de ler a mesma historia numa narrativa mais tradicional – fato!

O final do livro foi bem inesperado porque eu não esperava achei diferente do que se espera de um livro jovem. E achei legal porque dá um toque ótimo de realidade. Não vou comentar muito porque só lendo você entende, mas gostei da mensagem final que foi a amizade que as garotas criaram, e tudo começou por causa dos professores!

O livro é independe mas está muito bem diagramado. Alguns errinhos são perceptíveis, mas não é nada que deixe a leitura impossível e a revisão, considerando o que vemos por ai, está num nível muito bom. Agora a autora está prometendo um livro para cada garota e resta esperar para ver se isso acontecerá.

Henri B. Neto 18/04/2012

Resenha: ''Meu Querido Professor'', de Nath Souza
Sabe aquele livro despretensioso, que você não espera nada dele, mas que no fim da leitura ele te conquistou de tal jeito que até você se surpreende? Então, foi isto o que aconteceu entre mim e o livro ''Meu Querido Professor'', da Nath Souza.
O romance conta a história de quatro meninas de idades diferentes, que se encontram à cada duas semanas em um clube virtual para falarem sobre as suas relações com os seus professores. Cada uma se vê em uma situação diferente, e através de seus relatos, nós vamos acompanhando as histórias da estudante Bruna, que está caidinha pelo seu professor; da universitária Júlia, que sente que é recíproco; da Amanda, que tenta fugir das investidas do seu Personal Trainner; e da esquentadinha Isabella, que odeia o seu treinador de natação com todas as suas forças (assim como ele à odeia).
Uma coisa que eu achei que é o diferencial deste livro é a forma como ele é narrado. Cada menina conta as suas aventuras (ou desventuras) amorosas através de depoimentos dados por vídeo-conferências, o que deu um toque único ao livro. Isto deu um ritmo muito bom para o livro, pois nós não temos descrições desnecessárias e conversas sem finalidade alguma para a história. Além disto, sempre que uma das garotas está narrando, nós também podemos ‘’acompanhar’’ indiretamente a reação das outras. O que sempre rende boas risadas.
Por falar nas meninas, elas são as verdadeiras almas do livro. Todas possuem personalidades muito próprias, e – sem querer puxar sardinha – a minha favorita é a Isa (olha só a intimidade), justamente por ter o jeitão mais explosivo e por não conseguir enxergar um palmo da frente dela, nem que seja a coisa mais óbvia do mundo. Outro ponto que vale ser destacado aqui é a revisão do livro. Mesmo sendo uma edição independente, nós sentimos todo o cuidado que a autora teve nesta parte do livro, o que é sempre muito bom.
Acho que o único ponto negativo que eu destacaria do livro seria o seu tamanho. Sério, na minha opinião, a história deveria ter MUITO mais páginas! ‘’Meu Querido Professor’’ tem uma história tão gostosinha que, quando ele chega ao seu fim, e fiquei com aquela estranha sensação de vazio que sempre se apodera de mim quando eu termino de ler um romance que me conquistou - tanto é que acho que já o reli umas três vezes desde que o comprei. Acho que, depois disso tudo, nem tenho mais o que falar sobre ele. Com certeza, este livro da Nath Souza se tornou um Bookcrush da minha estante.

Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Elis 19/05/2012

Fofo.
Oi gente, gosto muito de book tours e sempre que eu posso participo. Esse é o da Nath. Obrigada pela oportunidade moça.

Bom, o livro é bem simples. Nada de coisas fantásticas ou impossíveis. Fala de quatro amigas virtuais que conversam sobre um tema em comum, professores. Cada uma tem uma situação e uma escolha a fazer sobre como agir.
Gostei de ler as histórias e do final que elas tiveram. Me surpreendi com uma e fiquei meio frustrada com outra e no geral, foi legal.
Não curti o estilo "depoimentos por vídeo-conferência". Fiquei algumas vezes confusa. Para mim, teria sido mais legal se fossem tipo emails ou até mesmo no estilo MSN.

Admiro muito quem conta uma história, quem se aventura a escrever e publicar um livro. Por isso parabéns Nath. Continue firme e melhore sempre!

Sâmella Raissa 13/12/2015

Mini-resenha exclusiva do blog SammySacional - Coluna [Leiturinhas de Kindle]

E por fim, mas não menos importante, temos um livro da Nath Souza, que já tivera alguns de seus contos resenhados aqui no Leiturinhas de Kindle, e que, dessa vez, muito me surpreendeu e cativou com uma história aparentemente despretensiosa que, apesar de um pouco curta, é bem desenvolvida perante sua proposta e entretém muito bem.

"Quem a gente menos espera que se dá bem no final."

Bruna, Isabella, Amanda e Julia acabam por conhecerem-se ao acaso em um fórum na internet e, descobrindo-se igualmente em conflitos amorosos dos mais distintos, elas resolvem unir-se em um grupo isolado cujas vídeo-conferências realizadas via Skype consistem em compartilhar e desabafar sobre suas experiências amorosas. Paixões por professores nas mais diversas situações e idades, apresentadas ao longo de um ano de convivência que acaba por resultar em uma verdadeira amizade entre as garotas. É uma leitura leve e divertida, que vai desde os amores mais inusitados aos mais clichês, e paira a dúvida durante a leitura sobre quais serão sinceros, quais serão apenas paixonites da fase. Eu realmente não esperava muito da história, mas ela me surpreendeu por ser dinâmica e bem humorada, cuja identificação com as personagens é quase inevitável, cada qual sendo dona de uma personalidade distinta entre si, e foi impossível não sentir saudades delas após o desfecho da leitura, que apesar de ter soado um pouco rápido demais, ainda assim foi coerente com o enredo em geral. Será que rola uma continuação mais aprofundada sobre as personagens, dona Nath Souza? Seria ótimo, sem dúvidas! Leitura recomendadíssima!

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2015/12/LeiturinhasDeKindle-21.html