Getting the Girl

Getting the Girl Markus Zusak

Resenhas - Getting the Girl

Mayte 20/05/2013

When Dogs Cry!
Apesar do título, "Getting the Girl" é muito mais do que uma simples historia sobre um garoto atrás de uma menina. É o desenvolvimento de um ser humano. É sobre descobrir a si mesmo e aprender a se levantar a cada caída. Estava em dúvida se entregava para esse livro 4 ou 3 estrelas. Afinal, é uma ótima história, mas nao é "incrível". Comparado com outros grandes livros que Zusak escreveu, este é bem "light". Escolhi por dar 3 estrelas, apesar de que se pudesse, entregaria 3 estrelas e meia.
Cameron, é um personagem muito adorável, algo difícil para eu aceitar, afinal raramente gosto de protagonista, mas este me cativou. Deve ser por entender seus sentimentos e tudo pelo o que está passando. Essa sensacao de ser um perdedor, é algo que todos nós em algum momento de nossas vidas compreendemos e teria achado melhor se o livro fosse chamado "When Dogs Cry" pois faz mais juz ao enredo. O que me fascina, é a narrativa sempre envolvente. Markus nunca consegue pecar nesse requisito. E tenho que admitir que me encontrei muitas vezes dizendo "ouuun", sendo que nao sou uma pessoa que gosta de livros romanticos. Qualquer pessoa que admira uma boa história sobre underdogs vai sem dúvida alguma adorar essa leitura. Eu pelo menos, apesar de minha escolha de estrelas, adorei muito o desenvolvimento de Cameron e sua família.

Lori 18/04/2011

Getting the Girl é um livro sobre um garoto inseguro que quer ficar com a ex-namorada do irmão, certo? Errado. Eu nunca vi um livro ter um título, uma sinopse e uma capa que consegue errar tão bem sobre um livro. Eu somente comprei o livro por que minha amiga usou a carta ‘você gosta do Zusak e sabe que ele pega idéias ordinárias e transforma em ótimos livros’ e eu tive que ligar para agradecer por ela ter me empurrado para comprar o livro. Sendo um livro antes dos seus dois maiores livros, espera-se que talvez ainda esteja desenvolvendo a escrita e criatividade. Acho que esse livro é uma das maiores provas da capacidade de Zusak como autor, mais até do que A Menina Que Roubava Livros. Esse livro tem uma história banal, é sobre um garoto de uma família comum, mesmo assim ele consegue escrever uma história envolvente sobre um jovem e sua busca por confiança, seu espaço na família e por amor. Fazer um bom livro com elementos ordinários necessita muito mais da capacidade do autor do que um ambiente rico de histórias como a Segunda Guerra Mundial.

Como já disse, o livro é muito mais do que um garoto conseguindo uma garota. Pesquisando sobre o livro, descobri que o título em uma das edições é When Dogs Cry, imagino que tenha mudado para chamar mais a atenção das garotas. Na verdade, eu colocaria o romance como a terceira parte desse livro. Sendo a primeira o processo da construção da confiança de Cameron, sendo isso dividido em ter orgulho do que é e a outra parte lutar pelo que quer. Quando Cameron parou de se colocar abaixo dos irmãos, somente vendo seus defeitos frente aos outros, ele conseguiu ter força o suficiente para lutar pelo que queria, não sendo somente uma garota como também as mudanças familiares e em si mesmo (por que ter orgulho de si não impede de saber os defeitos). Segundo seria sua relação com a família, principalmente os irmãos. O foco é a relação de Cameron com Ruben e Steve, não só o estremecimento da relação com Ruben por causa de Octavia, como de Steve como a forma que ele vê o irmão. Porém a participação da Sarah é um das minhas preferidas embora seja pequena. Por que ela representa Cameron perfeitamente e toda sua trajetória.

Não quero desvalorizar o relacionamento dele com Ovtavia, que é uma das coisas mais fofas que já li, somente não vejo como sendo o centro do livro. Pelo menos aparece que nos livros de Zusak os relacionamentos nunca são, embora tenham um papel fundamental. Penso que ele escreve na medida certa, sem deixar de lado completamente na vida dos personagens ou sendo o centro de tudo e para onde tudo se volta. Nem uma dessas é uma representação boa de como realmente é a vida. O papel de Octavia é mostrar as duas formas dos garotos de lidarem com garotas e também mostrar que há meninas que podem gostar de garotos como Cameron. Acho que ela entra no momento certo da vida dele para provar que ele não precisa ser como o irmão e incentiva-o a ter força para lutar pelo que deseja. Embora Octavia seja bem desenhada como os outros personagens, ela também é parte no processo de Cameron da descoberta de si mesmo.

Somente quando fui procurar saber sobre o livro descobri que há outros livros anteriores com os irmãos, animei de ler embora vá ser uma odisséia para encontrar algum deles. O bom é que Zusak realizou que são personagens que ele pode explorar em mais de um livro, mesmo não criando uma relação entre os livros. Por que a família Wolfe é uma família rica de histórias comuns, mas que são necessárias serem contadas. Gostaria de conhecer mais Steve e Sarah principalmente. Os pais também têm um papel pequeno, mas que mostra como a família funciona, sem mostrar uma família destruída para criar as complexidades dos jovens. Esse é um dos grandes méritos de Zusak, ele sabe explorar a juventude sem acabar nos clichês ou caminhos fáceis. Sorte nossa e esperemos que continue saindo livros tão bons quanto.

- - - - - - - - - - - - -

vallena 25/09/2012minha estante
arrasou

Calidoni 02/11/2012minha estante
Adorei a resenha, aumentou minha vontade de ler o livro. Também sou uma grande fã do Zusak.

Marcela Hb 06/08/2010

Vale a pena!
Esse livro foi escrito antes de “a menina que roubava livros” e “eu sou o mensageiro” e, talvez por isso, é muito mais cru. A história é centralizada em um único personagem, muito sensível, que está passando por aquela fase ingrata de amadurecimento, e a maneira como ele se relaciona com o resto do mundo. Com o lirismo típico de todos os livros do Zusak, a estrutura de anarrativa parece mais com a do mensageiro que com a da menina que roubava livros. Eu gostei muito.