O Fotógrafo (Vol. 3)

O Fotógrafo (Vol. 3) Emmanuel Guibert

Resenhas - O Fotógrafo (Vol. 3)

Kalil 19/02/2017

Abaixo da média
Infelizmente a história perde o entusiasmo nesse último volume, parecendo que não havia mais prazer em contá-la. Final completamente desprovido de emoção.

Volnei 17/08/2016

O fotográfo
Os livros são uma mistura de fotografia em preto e branco e quadrinhos feitas pelo fotógrafo, Didier Lefèvre, pelo desenhista e quadrinista Emmanuel Guibert e pelo diagramador, Frédéric Lemercier. Lefèvre acompanhou em 1986 uma expedição da Médicos sem Fronteiras (MSF), ao Afeganistão, quando o país estava em guerra com a União Soviética. A mistura inédita de jornalismo e quadrinhos com as fotografias em preto e branco são impressionantes, originais e de pura arte. As fotos revelam um país arrasado pela guerra e pela pobreza.Esta é a terceira parte da história dos MSF

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Patricia 25/07/2013

Me surpreendendo - Parte 3
No terceiro volume, é iniciada a viagem de volta ao Paquistão. Decidido a fazê-la sem a companhia dos MSF, Lefèvre se depara com inúmeros obstáculos: desde a incompreensão da língua local até a sua manutenção em cárcere privado por um policial paquistanês corrupto. Quase à beira da morte, Lefèvre vê sua serena Paris como um destino ainda mais longínquo.

Gente, o que é isso??? Comecei a ler o livro um, fazia um tempo e empaquei. Como ele é grande e não dá pra levar na bolsa, eu só lia em casa e nem me lembrava dele. Comprei no site do Submarino por uns 3,00 cada um. Muito barato neh?
Não dei muito valor para a história, pois tenho receio de ler esses livros históricos, tenho tinha na minha cabeça que eram chatos. Mas depois de receber uma solicitação de troca, decidi lê-los para não me desfazer sem saber da história. Fiquei embasbacada. A trilogia conta a história de um fotógrafo que resolveu ir com uma equipe de médicos para o Afeganistão, onde estava acontecendo uma grande guerra. Ele tirou inúmeras fotos das coisas que viu por lá. Os livros mesclam fotos reais e quadrinhos que contam como foi a ida, a chegada e estadia no Afeganistão e a volta de lá. É surpreendente, ele conta o que viveu e o que presenciou com uma riqueza de informações que chega a chocar.

Não posso deixar de falar da MSF – Médico Sem Fronteiras. Que trabalho magnífico.
Olha o que eles dizem no site, na parte de "Quem Somos" / "O que Fazemos":

“Médicos Sem Fronteiras oferece cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda humanitária. Conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais, refugiados e deslocados internos e desnutrição são os principais contextos nos quais a organização atua. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.
Além de oferecer cuidados de saúde em situações de extrema urgência, as equipes da MSF também estão presentes onde as populações sofrem com a falta de acesso à assistência médica. Falhas crônicas no sistema de saúde local, como a escassez de instalações de saúde, de profissionais qualificados e a inexistência da oferta de serviços gratuitos para populações sem recursos financeiros, podem motivar a atuação da MSF."

Dá uma olhadinha no site, tem mais detalhes sobre o trabalho deles que é simplesmente espetacular.

Dei 5 estrelas para os 3 volumes, pois acho que não faltou nada e ainda aprendi muita coisa com eles.

site: http://canetasdeouro.blogspot.com.br/2013/07/resenha-trilogia-o-fotografo-guibert.html

naniedias 15/05/2013

O Fotógrafo - Vol. 3, de Guibert, Lefèvre e Lemercier
Conrad - 109 páginas
As aventuras do divertido fotógrafo Lefèvre chegam ao fim, mas não sem que antes ele tenha que enfrentar alguns problemas de percurso.

Título: O Fotógrafo - Vol. 3: Uma História no Afeganistão
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Submarino

Sinopse:
Finalmente a missão no Afeganistão chega ao fim. Agora é hora de juntar tudo e voltar para casa, mas Lefèvre decide ir embora sozinho e enfrentar as dificuldades sem a ajuda de seus amigos do MSF.
Não serão poucos os desafios pelos quais o fotógrafo terá que passar antes de poder se dizer em casa novamente.

O que eu achei do livro:
Muito bom.

Essa Graphic Novel já havia me encantando tremendamente em seus volumes anteriores. E eu estava bastante ansiosa para conhecer a conclusão dessa aventura em um outro país.

Acho que nem seria preciso repetir, mas não posso deixar de falar o quanto essa história é linda visualmente. Também pelas ilustrações, mas principalmente pelas belíssimas fotografias que recheiam o livro.
A narrativa também é bastante intrigante e muito envolvente. Nesse terceiro volume, o protagonista se separa de seu grupo e faz a volta para casa sozinho. Diversas dificuldades perpassam seu percurso e ele se vê em alguns apuros - uma delícia de acompanhar.

O que mais me cativou nesse último volume foi encontrar algumas informações extras no final, como mapas da região (teria sido ainda mais bacana ter visto tais mapas desde o primeiro volume) e relatos sobre o que aconteceu (ou o que se sabe que aconteceu) com alguns dos principais personagens dessa história da vida real.

Em três volumes, O Fotógrafo conseguiu me cativar com sua narrativa ao mesmo tempo leve e gostosa de ler, mas densa e recheada de tragédias, superação e generosidade.
Uma leitura maravilhosa e super indicada para todos os amantes do gênero.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com