Socrates in Love

Socrates in Love Kyoichi Katayama

Resenhas - Socrates in Love

Leiliane R. Falcão 03/10/2022

Uma delícia de releitura
Melhor do que descobrir uma obra nova, é ter a oportunidade de reler algo que te marcou em algum momento da vida, e reviver de forma intensa todas as emoções que aquela leitura te proporcionou.
Assim foi para mim a releitura de Socrates in Love. Minha primeira leitura foi com 16 anos. Hoje com 33, tendo acumulado algumas leituras neste meio tempo, achei que a construção da narrativa perdeu um pouco do brilho pra mim. Mas por outro lado, o enredo continua sendo aquele chute no estômago. Quando os neurônios espelho começam a trabalhar e a gente faz aquele exercício de empatia com os protagonistas, fica impossível não se emocionar com a leitura.
Fiquei feliz por saber que o romance original que deu origem a este mangá (um grito de amor do centro do mundo) já está disponível em português, pois na época que fiz a primeira leitura não havia tradução ainda.
Joao 03/10/2022minha estante
Nossa... Lembro muito desse mangá, mas li faz uns dez anos.

Barbara1202 01/11/2020

Eu amo esse mangá, já reli várias vezes. História muito linda e triste ao mesmo tempo, chego a chorar hahah é realmente tocante
Mikka 09/11/2020minha estante
Esse eu chorei demais

@pink.vivih 21/03/2018

Lindo.
Uma história de um primeiro amor que acaba em tragédia e mostra como um casal vai lidar com toda dor e perda. Eu gostei porque essa história é bem triste e também muito emocionante. Ela me lembra um pouco de "A culpa é das estrelas", acredito que muita gente já leu o livro ou viu o filme.

site: www.vidadeumageek.com.br
Alexandre.Cintra 21/03/2018minha estante
Maravilhoso!

Cardoso 28/01/2010

Simplemti amei

Macaíba 14/02/2010

História muito bonitinha e envolvente - e triste.

Patricia 26/02/2010

Triste
Mangá com traços fortes e únicos. A história, contada de uma forma tão gostosa e envolvente, te faz emocionar e traz lágrimas aos olhos da metade do livro em diante. Nos faz sentir diversas sensações, desde às lembranças do primeiro amor, como a tristeza, o vazio e a dor de perdê-lo. Lindo e emocionante.

Jay 12/07/2010

Lindo *-*
Apesar de eu não ter gostado tanto do traço da Kazui, a história é liiiinda!
Parece com 'Um Amor Para Recordar'. Chorei horrores. Mas é muito lindo e fofo. Superindico. *-*

Silver Se7e 16/10/2010

Amor e Dor
Conta a história de dois adolescentes que conhecem o amor e como ele vai evoluindo, até que em dado momento chega a tragédia.

Foi bom, mas esperava um pouco mais. Nas resenhas que li imaginava que ia encontrar muita tristeza, não foi tanta assim.

Dá vontade de ler o livro no qual esse mangá foi baseado, com certeza a história é muito melhor.

As 192 páginas acabam muito rápido, em mais ou menos uma hora de leitura.

Drê 15/10/2010

Lindo!!!
Meu namorado me emprestou esse livro e no começo enrolei até para abrir e ver como era os desenhos.
Mas quando comecei a ler não parei mais... a história apesar de triste é muito linda, confesso que chorei lendo de tão emocionada que fiquei com a luta do personagem principal, Saku de se manter perto da sua Aki.

Tem uma nota sobre a desenhista, mencionando que ela se emocionou tanto com a história que a partir da metade do mangá todos os personagens foram desenhados com os olhos cheios de lágrimas.

Recomendo, pois é uma leitura superfácil e envolvente!

Mari Mirandinha 23/03/2024

Indicação da bibliotecária. Achei fofinho, um bom entretenimento enquanto meu kindle carregava, mas nada extraordinário.

Cris 28/08/2012

Perfeito
Sinceramente todos deviam ler esse mangá. Tanto por ser um best-seller quando pela linda mensagem que ele passa com uma arte leve e tocante. Com certeza uma das obras que mais gostei de ler e com certeza também uma das que mais me fez chorar ^^
Obrigado pela indicação Prih s2

Bia 29/01/2015

Muito lindo :)
O Manga mais adorável que já li

Haag 03/11/2015

O quão triste pode ser o amor?
Sócrates In Love é um mangá volume único baseado no livro “Chuushin de Ai Wo Sakebu” de Kyoichi Katayama, e o desenho da obra é de Kazumi Kazui. No Brasil, Sócrates In Love chegou em 2008 pela JBC, e agora em agosto ganhou um reimpressão.

Esse é provavelmente um dos mangás mais tristes que já li, porém confesso que eu estava esperando um pouco mais dele.

O mangá conta a história de Aki e Sakutaro, um casal que se conhece desde o fundamental e que juntos descobrem as emoções do primeiro amor, mas que infelizmente acabam descobrindo também o lado negativo desse sentimento.

A obra já começa nos dando um “soco na cara”, a primeira página já está escrito em letras gigantes “Minha Aki morreu”. E acho que é justamente aqui o ponto pelo qual não achei Sócrates in Love “tããããão desesperador”, mas calma, já volto nesse ponto em breve.

A história vai se desenvolvendo numa linha do passado, contando como eles se conheceram, como perceberam aos poucos o sentimento que tinham um pelo outro e como isso foi aos poucos evoluindo. Os personagens são cativantes e extremamente convincentes, o que a meu ver é bom, pois em obras mais voltadas ao drama, normalmente tem aquele personagem “forçado” e que exagera no sentimentalismo, o que felizmente não temos em Sócrates in Love.

A trama também conquista, ela vai se desenvolvendo rápido. Algo que me chamou a atenção foi o fato de não ter “capítulos” e ser um mangá direto. Quem acompanha o blog desde o começo deve lembrar que critiquei isso em RG Veda, pois isso não dava aquele “tempo de absorção” para o leitor, porém em RG esse tempo era necessário pois a história era complexa, enquanto em Sócrates nós temos uma história que vai fluindo de modo gostoso e sem se notar, e quando a tragédia começa, ela nos prende querendo o desfecho logo.

E aqui vem o ponto negativo, não é exatamente nenhum fim do mundo, porém acho que isso tirou um pouco a graça da obra. Desde a primeira página nós já esperamos a morte da protagonista (não é spoiler, você descobre ao abrir o mangá), e talvez o fato de já sabermos disso é que tira o impacto da morte.

Isso quer dizer que não é triste? Pelo contrário, a obra é aquele drama triste que te deixa mal realmente, que nos faz pensar um pouco sobre o que temos e quem amamos. Admito que chorei (ah, eu sou manteiga derretida, nem tô), mas não chorei tanto como foi com Só Você Pode Ouvir por exemplo. Eu acho que se a morte tivesse vindo de surpresa, talvez eu tivesse ficado mais triste ainda do que com uma já esperada.

Sobre a qualidade física, o trabalho da JBC neste mangá está impecável. Desde o primeiro momento em que bati os olhos nele já me apaixonei. A capa é fosca, com orelhas e papel offset. O mangá tem aproximadamente 190 páginas e custa R$ 19,90 (muito bem pagos).

Essa é uma obra obrigatória em qualquer coleção, podem ter certeza disso. Coloquei o meu na “prateleira foda”, ao lado de Berserk, Planetes e 20th, e onde também vai entrar Akira, então imaginem o quão incrível é este mangá.

Nota: 4,9 / 5

Ingrid 05/12/2015

Muito amor, muito triste, te envolve... me avisaram que eu iria chorar e realmente eu chorei.