A Chegada

A Chegada Shaun Tan

Resenhas - A Chegada

Ogaiht 05/05/2021

Um Estranho numa Terra Estranha
Um bela e triste estória sobre aqueles que precisam deixar sua terra natal seja em busca de melhores condições de vida, seja porque fogem da guerra. Através de desenhos belíssimos, a narrativa acompanha nosso protagonista que deixa sua família em sua terra natal e vai em busca de trabalho nessa terra estranha, onde tudo parece coisa de outro planeta: os animais, a comida, as construções, etc. A narrativa mostra as dificuldades que um imigrante enfrenta ao tentar ganhar a vida em outra terra, como a barreira da língua, os costumes e, claro, a saudade da família que ficou para trás. Com desenhos lindíssimos sem nenhum texto, esta bela graphic novel nos mostra porque dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras.

Dumbo2.0 24/10/2023

Interessante
Um livro sem falas, mas com história e muito simbolismo, talvez não seja entendido com facilidade, mas é muito identificável, além de tudo é belo, com ilustrações incríveis que merecem seu apreço.
Talvez alguém não entenda a ideia principal do livro, e talvez achem ruim, apressado, mal explicado, mas na verdade ele te entrega o que você precisa saber pra entender essa história em quadrinhos.
Indico que leiam, mas com a cabeça aberta para uma experiência diferente e realmente bela.

Vitor16Hq 15/05/2023

Uma imagem vale mais que 1000 palavras.
Uma das narrativas mais impressionantes que já vi, apenas com uma arte impressionante, sem nenhuma palavra, o autor desenvolve um mundo e uma história que impressiona qualquer um que lê.

O traço realista com o lado fantasioso da obra se encaixam perfeitamente.

Praticamente todos os quadros fazem o leitor parar a leitura para admirar a arte.

Rodrigo.Macedo 28/10/2022

A estranheza foi sentida
Um emigrante que deixa a família para traz em busca de uma vida melhor para eles. A estranheza de chegar em um lugar completamente novo, com uma língua diferente e tantas outras dificuldades sofridas foi bem ilustrado nesse quadrinho sem texto. É possível perceber essa sensação de solidão e desorientação pela forma como ele retrata as cidades, comidas, escrita, etc. Até parece uma fantasia distopica.

Giovanna1174 15/11/2023

"A Chegada", um HQ incrível de Shaun Tan, conta a história visual de um imigrante em um lugar totalmente novo. Sem precisar de palavras, Tan usa ilustrações detalhadas para explorar temas como solidão, descoberta e a mistura de culturas. Cada página é uma obra de arte, cheia de simbolismo. A HQ vai além de barreiras de idioma, fazendo-a gente pensar sobre a jornada humana e a beleza de se jogar no desconhecido. Resumindo "A Chegada" é uma celebração incrível da narrativa gráfica, mostrando como imagens poderosas podem contar histórias complexas e emocionante. Além é super curtinha, acho que li em 15 minutos, então vale a pena ler quando estiver de ressaca literária ou quando quer ler algo para descontrair.

Leonardo 21/02/2020

Viagem sem palavras em imagens oníricas
Bela narrativa visual que dispensa o texto e cria um universo onírico para retratar um fenômeno concreto: as grandes mudanças de vida a que são impelidos migrantes e refugiados ao longo da história da humanidade.

TAN, Shaun. A chegada. Ilustrações do autor. São Paulo: SM, 2011. 6. impr. 2018. Título original: The arrival (Australia, 2006). 128 p.
Literatura infantojuvenil.

Maria.Batagin 08/06/2022

Que livro
Que livro sensível, apenas ilustrado e com uma sensibilidade tremenda.
Esta é uma história em quadrinhos, que parece também um álbum de fotografias antigas, em tom sépia, cuja narrativa visual, sem palavras, conta a partida de um pai de família para um país estrangeiro em busca de melhores condições de vida

Laura 17/07/2022

A chegada
Incrível a delicadeza que cada ilustração tem de tocar o coração do leitor tão profundamente sem mesmo existir palavras. O livro tem uma mensagem tão linda e necessária!

Rayanne 24/03/2023

De inicio não entendi muito bem como era isso de não ter dialogos, por isso demorei a pegar, mas depois fui percebendo que a cada imagem sentia uma coisa, angustia, medo, saudade, tristeza, felicidade etc. Pretendo com certeza ler ele novamente com mais calma e mais ateção, mas ja amei.

Miguel 26/10/2022

Tocante, real, lindo!
Examinando os livros da biblioteca da escola, encontrei esse magnífico quadrinho que, por acaso, chamou minha atenção. E que bom que chamou!
"A Chegada" é um quadrinho contemplativo, que diz tanto, sem usar nenhuma palavra. A história busca apresentar as dificuldades e motivos encontrados por imigrantes em busca de melhores possibilidades a esses e suas famílias.
Nos é mostrada a dificuldade, desorientação, medo e confusão vindos desses imigrantes. O quão é difícil adentrar em um país diferente de tudo o que você já conheceu, com culturas e costumes tão estranhos e distantes do que você se acostumou e contemplou durante toda a sua vida? E além disso, como lidar com a dor de deixar aqueles que ama e que primeiro incitaram a coragem de enfrentar tais dificuldades, para o bem não só próprio, mas sim para o bem deles.
Os desenhos são INCRÍVEIS! De página em página eu ficava cada vez mais surpreendido e maravilhado com os traços de Shaun. São, de fato, um show à parte.
Por fim, se houver a oportunidade, adquira e deposite seu tempo nesse quadrinho. É uma experiência única que ficará marcada por bastante tempo, com certeza! É uma obra de arte, daquelas que se pode contemplar e admirar, diversas vezes, e ainda assim parecer ser o primeiro vislumbre. Das que marcam, ensinam, e tocam tão suavemente, que dificilmente poderá ser esquecida ou deixada de lado.

Pedro 09/03/2012

Magistral!
A experiência da imigração ganha força e beleza neste trabalho de Shaun Tan. Sem usar uma única palavra, ele consegue, paradoxalmente, traduzir a incomunicabilidade entre os estranhos, nesse difícil processo de convivência e aceitação entre nós e o outro.

Shaun Tan narra em belíssimas imagens a viagem de um pai de família que foge de um país ameaçado pela sombra de uma serpente gigantesca (numa fortíssima imagem que nos remete tanto à guerra quanto à economia em frangalhos). Sua chegada a um lugar estranho, povoado por seres fantásticos e gente de todo tipo, leva o leitor da aflitiva sensação de mudez diante do outro (somada à urgente necessidade de falar...) ao alívio do desfecho conciliador, quando a família se reúne num final de arrepiar e comover. Muitas histórias se cruzam, e delas decorre não o lamento dos expatriados, mas a possibilidade de redenção num lugar sempre em construção: nossa pátria, nossa casa, nosso lar.

Jonas 03/09/2022

Genial
Shaun Tan foi simplesmente genial.
A HQ nos toca profundamente e te leva para a história que fala sobre a imigração. Essa história é bem surrealista e real ao mesmo tempo. Retrata exatamente o que alguém sente ao imigrar para outro lugar, acha diferente, assustador e bonito. A ilustração é linda e dá para ver a clara dedicação do autor. Sem ao menos uma palavra, a história te emociona e te faz refletir. Há imagens bastante abstratas também, mas de fácil interpretação. No geral, a história vai mostrar as dificuldades enfrentadas por imigrantes.
É uma história bem simples, mas que tem muitas mensagens.
Recomendo para todos.

Beatriz 18/12/2022

A chegada
O livro é bom. Mas você deve estar em um estado bem contemplativo e com paciência. Tive que fazer um esforço para ler.
Rodrigo.Macedo 19/12/2022minha estante
Kkkkkk

Joel.Dutra 22/12/2022minha estante

Beatriz 23/12/2022minha estante
Ué?

Emerz 03/10/2022

Fazia um bom tempo que não tinha uma experiência nova lendo quadrinhos. Mesmo consumindo vários gêneros e autores, não tinha uma experiência NOVA de verdade, algo que me fez parar e passar um bom tempo olhando e tentando digerir.

Isso tudo por conta da arte e como ela me impressionou.

A história também me agradou muito, gosto muito dessas narrativas sobre linguagem e trabalhar esse tema em uma obra muda é genial. O autor consegue com excelência passar esse sentimento de chegar em um lugar novo e a comunicação.