História e Memória

História e Memória Jacques Le Goff

Resenhas - História e Memória

Laryssa 30/03/2022

Importante texto sobre memória individual e coletiva. Lembranças são parte do que somos, em nossas recordações trazemos isso.

Leonardo.Broinizi 27/07/2021

Livro essencial a quem quer se aprofundar em História.
Este livro problematiza diversos temas chave pra ciência histórica, trazendo algumas das principais discussões sobre assuntos básicos, como a própria definição desta ciência, até assuntos que os historiadores deveriam se atentar com mais cuidado (um exemplo de um tema levantado e que me surpreendeu: escatologia). O livro é antigo, da década de oitenta, mas continua sendo editado e indicado por professores universitários de história por ser uma obra que traz discussões ainda relevantes. Livro muito bom, pra ler lido, relido e consultado.

Clio0 02/06/2021

Esse livro é uma coletânea de ensaios que discutem os conceitos de História e Memória através do tempo. Eles podem ser lidos separadamente, o que facilita a discussão temática.

Le Goff foca principalmente na historiografia ocidental com ênfase no período Medieval e no Iluminismo - como não poderia deixar de ser já que ambas são fases marcantes para a área.

Há discussões sobre os conceitos de Antigo e Moderno, Passado e Presente, Progresso e Reação. Esses comentários são particularmente interessantes já que remetem a Heidegger - no qual a História é a compreensão do Passado pelo Homem Presente.

Piaget aparece em vários capítulos desde que sua teoria psicogenética foi adotada pela Escola dos Annales para fundamentar a ideia de que toda História é Evolução.

Eu gostei particularmente dos textos sobre o Calendário (uma invenção para planejamento futuro que foi apropriada para datação cronista) e sobre a relação entre Monumento e Documento.

É um ótimo livro, mas bem teórico. Vá preparado.

Janaína 16/05/2021

Uma obra que atravessa o tempo.
Está é uma obra cuja leitura é praticamente obrigatória para estudantes e profissionais de História. É um obra robusta, que necessita de conhecimento prévio sobre alguns assuntos ou autores mencionados. Mas, há capítulos que podem ser fruidos sem a necessidade de conhecimento anterior. Os capítulos podem, também, ser lidos separadamente e na ordem que o leitor quiser. É um livro para se ter na estante, mesmo que apenas para consulta.

Denise @nise.rodrigues 31/12/2020

História e Memória é um livro que deve ser degustado aos poucos, cada capítulo é "independente" dos outros, mas juntos dão uma compreensão do TODO. Não é uma leitura fácil, muito pelo contrário, às vezes foi mto cansativa, recomendo para quem se interessa em entender em como a história e a memória são construídas socialmente.

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.

Alex Pataxo 22/06/2010

Um otimo livro onde o autor jacques le goff,define bem o que é história e memória.
Recomendado para históriadores e estudantes de história

mbpedago 16/03/2010

O livro de Jacques Le Goff, como muitas vezes aparece na obra, é considerado como uma enciclopédia histórica. Portanto, é uma obra importante para historiadores (os chamados de "oficios" e aqueles que trabalham com a história).

Colocando em evidência certos aspectos da historiografia (História: Saber e Poder, Singularidade e Universalidade, Mentalidade Histórica, Filosofia e História e a História Hoje) demonstra, e mesmo afasta, a seriedade com que lida com a disciplina e a ciência História.

Nos capítulos seguintes, aborda algumas questões pertinentes para o historioador (e para quem trabalha com a história), envolvendo os aspectos históricos e as implicações filosóficas e políticas de termos muito evocados e nem sempre refletidos como merecem: Antigo/Moderno, Passado/Presente, Progresso/Reação, Idades Míticas, Escatologia, Decadêcia, Memória, Calendário e Documento/Monumento.

Obra indicada e recomendada. Boa Leitura a todos!