Brasileiros Pocotó

Brasileiros Pocotó Luciano Pires




Resenhas - Brasileiros Pocotó


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Angelo Miranda 28/09/2015

Pseudocientista faz uma análise medíocre do brasileiro
Achei que encontraria uma análise bem feita e profunda sobre o grau de mediocridade da mídia brasileira e que leva a setores da nossa sociedade a também se comportarem como medíocres, mas encontrei uma análise extremamente rasa da sociedade brasileira.

São textos escritos sem nenhum fundamento teórico e sem uma análise mais aguçada da nossa sociedade. Disso, resta um texto pueril que critica o tempo todo a condição intelectual do brasileiro e a nossa cultura. É uma escrita pessimista que praticamente chama todos os brasileiros de burros e exalta "os de fora" como se fossem mais inteligentes e civilizados. Enfim, um livro escrito por alguém com um espírito colonizado de que o de fora é sempre o melhor. O pior é que eu enviei mensagens pelas redes sociais para conversar com o escritor e o mesmo fugiu me bloqueando! Covarde!
Clenor Junior 13/03/2017minha estante
Exagero seu. Releia.


Matheus.Mauro 21/07/2017minha estante
É péssimo mesmo. Perdi meu tempo lendo.


Alfradique 02/01/2021minha estante
Sinceramente é um desserviço, é pessimista, totalmente desfocado da real sociedade brasileira. Encaro como um ditador de regas da elite dominante. Perda de tempo, valeu o aprendizado de entender o reacionarismo do autor, que é um podcaster laureado.


ERICK0 23/03/2022minha estante
Essa resenha é bom

Essa resenha é o mais puro creme de Spam , de certo fez essa resenha baseado na resenha de algum esquerdista quem fala em "pensamentos colonizados" além de les kkk


Angelo Miranda 18/07/2022minha estante
Olá meu caro, agradeço o seu comentário, mas pelo contrário, li esse livro com muita atenção, como eu faço com os demais. Foi o meu primeiro livro de forma digital pelo Kindle e eu achei tão raso, tão ruim que até hoje não me conformo como um sujeito com essa análise da realidade brasileira tem vendido bem. O pior, entrei em contato com o autor pelas redes sociais e ele me bloqueou. Um frouxo!




Bruno Mancini 01/04/2021

Esperava mais
Escrito de forma de artigos, com passagens em períodos determinados da hoje história Brasileira. Mas esperava um pouco mais. Contudo foi um pedra no lago que cria novas ondas de desconforto para ter me iniciado no senso crítico.
comentários(0)comente



only_LF 07/01/2012

Atual
Impressionante como um livro de 2004 se mantém atual até agora, parece que o autor escreveu ele semana passada.
Assim que concluir a leitura edito a resenha.
comentários(0)comente



Rosana.Jannuzzi 06/01/2016

Meio barro, meio tijolo
Tentou ser profundo, mas foi só até os calcanhares. Tendencioso às vezes, às vezes disfarçado. Um tema tão interessante e atual merecia um tratamento melhor, uma análise mais detalhada. Tentou sair do lugar-comum, mas só olhou pela janelinha. Dei duas estrelas por acreditar que pode ser útil para quem esteja COMPLETAMENTE cego. Nesse caso pode até confundir, mas pelo menos a pessoa abre um olho. Leitura rápida.
comentários(0)comente



Zaqueu 11/01/2023

Teatro chamado Brasil
Incrível como o autor com uma linguagem simples e de forma surreal demonstra o real Brasil que na maioria das vezes não conhecemos. Seja no mundo político,cultura,na saúde e no patriotismo o brasileiro ainda não se infentificou.
comentários(0)comente



Jess 13/04/2011

Não, não quero ser um pocotó
Você é do tipo de pessoa que adora reality shows e as músicas brasileiras transmitidas pela TV? Ou você não gosta dessas coisas e acha todos que gostam disso tapados?
Caso você tenha respondido que adora o que passa na nossa TV sinto informar que segundo o Luciano Pires você é um Brasileiro Pocotó.
O livro é ótimo, nada de histórias, apenas análises do que assistimos e como as pessoas reagem, tudo dando ênfase para a mediocridade sem fim que esse país tem entrado.
Como o livro foi lançado em 2003 algumas coisas podem parecer desatualizadas, mas é só mudar a lacraia por todas as outras coisas que aparecem na TV e BBB... bem, BBB sempre será a mesma coisa ou talvez esteja cada vez pior as pessoas selecionadas.
O pior não é quando essas coisas são exibidas, o pior é que assistimos e engolimos aquilo. No começo podemos achar um absurdo e falar que não vamos ver nem ouvir, mas passa algum tempo e lá estão os fracos de carne falando sobre quem foi eliminado no paredão e cantado as músicas sem sentido ou como é mostrado no livro, para uma Lacraia.
E sabe qual é o motivo de cada vez piorar as coisas que somos obrigados a engolir? Enquanto você ta no bar querendo descobrir que será o novo líder da casa, tem milhares de coisas acontecendo na política do seu país e no mundo. E que horas você para pra refletir sobre o que acontece aonde você vive?
A medicridade é ótima para as mídias, quanto menos o telespectador pensar melhor para todos, assim fica fácil de influenciar as opiniões e faz com que aceitem qualquer coisa sem questionar.
O livro faz a gente ficar muito revoltado sobre sermos influenciados por coisas tão bestas e deixar de prestar atenção em coisas que realmente importa para acabar comendo feno dentro de nossa TV como se fossemos mesmo burros.
comentários(0)comente



Lanzellotti 29/07/2014

Imprescindível. Um livro que mostra grandes e graves problemas Brasileiros, mas também mostra suas qualidades. Luciano descreve com muita destreza a nossa mediocridade, mas senti falta da origem. Quem sabe ele nos premia com mais um livro.
comentários(0)comente



Karlan.Yury 23/08/2020

Obra rasa, repetitiva, previsível...o título engana
O autor, de um ego inflado sem igual, reúne uma série de artigos neste livretinho.
A argumentação é pobre e reacionária, lembra muito as conversas de boteco, onde é comum ouvir "Na minha época que era bom". Muitos dos artigos contidos aqui, lembram meus posts no Facebook, quando eu tinha 16 anos de idade: um adolescente irritante, que reprova as artes da contemporaneidade.
No mais, ao decorrer dos textos, o autor atribui aos brasileiros tudo o que é ruim; vez que outra, elogia de forma isolada alguns personagens brasileiros, como Ayrton Senna e Popó - e quando o faz, é para provar um ponto meritocrático de mobilidade social no Brasil.
Por fim, também é permeado por "white people problems" e críticas hipócritas, como quando critica os livros mais vendidos na respectiva data, afirmando que são livros rasos e que não geram reflexão [...] esse livro reflete justamente isso, o senso comum e páginas recheadas com "cartuns" superficiais (que seguem um padrão: burro assistindo tv / segurando a bandeira nacional), com MUITO espaço em branco para contabilizar páginas.
comentários(0)comente



Jorge 21/11/2016

Só os brasileiros?
Este livro traz um apanhado de crônicas sobre a qualidade do pensamento crítico do brasileiro. Entretanto, não concordo com todas as críticas do autor.
A mediocridade é um problema que assola o mundo inteiro, praticamente inerente ao ser humano, e o autor faz parecer que é um problema do brasileiro. Basicamente, trocando conteúdo por forma.
Apesar de atuais, as 50 crônicas foram escritas em tempos que as redes sociais ainda não eram populares como agora. Se escrito hoje, provavelmente as críticas seriam mais pessimistas ainda.
Matheus.Mauro 21/07/2017minha estante
Esse livro é ruim para um cacete




Luh 07/05/2019

Esperava mais.
Muitas coisas que o autor diz, identificamos no cotidiano senso comum do brasileiro. Contudo, ele meio que ao escrever já se contradiz.
Faltam bases que fundamentem suas falas.
É uma leitura prosaica que não perde seu valor para um público mediano. Mas eu esperava mais.
comentários(0)comente



almeidalewis 02/05/2020

Saindo da caixa
Uma ótima reflexão a essa nossa mediocridade que o sistema nos entrega
comentários(0)comente



Jean375 01/01/2021

UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA
Uma visão objetiva a respeito da nossa indentidade cultural, sejá ela boa ou ruim.
Uma boa obra para quem quer ter um olhar mais crítico.
comentários(0)comente



Julius 12/12/2023

BRASILEIROS POCOTÓ
?Conheci? Luciano Pires através do seu Podcast, Café Brasil, onde ele aborda vários assuntos, sobre cotidiano, sobre a vida, e sobre música. Acho que a sua Monalisa é o seu trabalho sobre a BOHEMIAN RHAPSODY do QUEEN, se tratando de algo tão mitológico ele teve a obrigação de criar algo a altura. E entregou.
Sei que esse detalhe não interessa a quem vem pela resenha do livro, mas o que eu quero dizer com isso é que sou grato ao Luciano por ter me acompanhado em um momento específico da minha vida.

Posto isso, sigo com minha a resenha. Serei ousado em dizer que ao decorrer da leitura achei Luciano um pouco Elitista ao abordar a ?mediocridade? brasileira. O próprio autor diz que não tem a pretensão em ser profundo no tema, mas a superficialidade com que ele vem a tratar o jeitinho brasileiro chega a beirar um perfil rabugento, de quem reclama por reclamar.
E nitidamente ele não possui nenhuma simpatia por Lula, o qual é citado e criticado em muitos capítulos da obra. Isso me faz recordar um episódio que aconteceu durante a campanha presidencial de 2023, Luciano criticava ferrenhamente Lula, e eu apenas fiz uma observação dizendo que o outro candidato a quem Luciano apoiou, cabia também críticas e cobranças, ele como um formador de opinião tem sim que ter o censo crítico para ambos os dois lados. Grosseiramente ele me respondeu.

Antes que apóstolos do escritor venha responder ao modo do autor (grosseiro), não estou aqui defendendo politicamente nenhum indivíduo. Apenas citei a característica do perfil desse autor que de forma infeliz vim a conhecer.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR