Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de Um Sargento de Milícias


2 encontrados | exibindo 1 a 2


. 04/02/2017

Adaptaçâo em HQ da Escala Educacional (Ed. 2006)
A adaptação traz um olhar diferenciado, não deixando o escracho característico em primeiro plano como o livro faz. O Leonardo retratado não é tão malandro e está mais para bom moço, parecendo vítima de armações. Faltou humor e a narrativa, apesar de originalmente romper com conceitos idealizados em seu contexto, a seu modo transpareceu também uma história romântica, onde cada personagem tenta se realizar, só que em caminhos menos nobres no que se estabelecia.
Contribuiu para essa percepção a arte em estilo caricato infantil, que dá uma aparência "inocente" às personagens, ocultando bastante a malandragem e picardia.
O que é interessante é que a HQ procura ser fiel, mas acabou dando uma percepção nova ao livro.
Não é a melhor adaptação e acabei gostando apenas por ser curiosa na forma de ver o clássico.
comentários(0)comente



Carina 10/09/2013

Adaptação capenga
A versão em quadrinhos é da editora Escala, parte de um projeto que pretende adaptar a literatura para a linguagem das HQs. A obra não é ruim de todo, mas apresenta vários defeitos:

- O traço do desenho não é necessariamente ruim, mas varia muito ao longo do texto: um mesmo personagem adota facetas diferentes no desenrolar da história;
- Muitos trechos importantes são omitidos da adaptação, prejudicando o entendimento de quem não conhece a trama previamente;
- A obra não segue a proposta do livro original, romantizando um pouco alguns personagens.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2