K.

Bernardo Kucinski

Resenhas - K.

Delma 01/04/2024

K. Relato de uma busca
Relato de uma angustiante busca. ?O pai que procura a filha desaparecida nunca desiste. Esperanças já não tem, mas não desiste.?

Dani 31/03/2024

Ditaduras
Em que momento é considerado ok a tortura?
Quando vai contra ideais de quem?
Quando ameaça (?!) a quem?

Esse sistema é perdido e, vivendo nele, somos todos perdedores.
(1Jo5:19).

O livro é mto bom. Pena que a história é mto triste?

Ronelson 30/03/2024

"Centenas de pessoas passam por aqui todos os dias, jovens, crianças, e leem esse nome na placa, e podem pensar que é um herói. Devem pensar isso. Agora ele entendia por que as placas com os nomes dos desaparecidos foram postas num fim do mundo". Essa é uma das várias passagens marcantes desta obra.
O personagem K. inicia uma odisséia em busca de sua filha desaparecida. Tudo indica que ela foi levada como uma presa política. Será que ele conseguirá encontra- la?
Em paralelo a esse enredo, nos deparamos com outras vozes que também sofreram algum tipo de perda. Gostei da leitura, mas prepare-se para sentir raiva, pois a injustiça descarada retarda/impede qualquer final feliz.

Victor Fischer 15/03/2024

Narrativa vertiginosa
Kucinski nos transmite a angústia do pai que procura sua filha sequestrada, torturada e morta pelos militares na ditadura. Trabalhando numa chave de inspiração/homenagem/projeto kafkiano, nos conduz pelos meandros da supressão do indivíduo perante um poder maior. Conforme relatado no início do livro: ?tudo é inventado, mas quase tudo aconteceu?, a narrativa é motivada pela história da perda de sua irmã, Ana Rosa Kucinski, presa e morta pelos militares. Leitura primordial. Dos melhores livros que li nos últimos anos.

Jean 06/03/2024

Bruto, real, emocionante e devastador
O tema Ditadura Militar, principalmente os desaparecidos e exilados, é um assunto que me sempre me interessa.

Esse livro é bruto, objetivo, ele sabe pra que se presta, que é fazer com que o leitor sinta o que esse pai está sentindo, as agonias de uma busca da qual ele já tem o resultado.

O final do livro é escancarado já nas primeiras páginas, não vai ser feliz. Saber disso faz com que a experiência tenha um rumo totalmente diferente do normal, a angustia da chegada do final é palpável e te deixa tenso por toda a leitura.

Tive lágrimas nos olhos durante praticamente toda a narrativa e ao final me vi aos prantos. Pode ser porque esse assunto me afeta muito ou simplesmente por empatia a esse pai tão dedicado, por ver tantas pendências que não ele conseguiu resolver com a filha, pela indignação, pela dor...

Esse livro me marcou, nem tanto pela escrita ou por questões literárias, mas pela mensagem que carrega.

Só queria ter dado um abraço nesse pai, mas são as marcas da ditadura.

Denis 15/01/2024

Definitivamente um dos melhores livros que já li. Este é o segundo livro do autor que eu leio e de fato o mesmo se tornou um dos meus autores favoritos. K. Relato de uma busca, como o próprio autor descreve é uma história ficcional que pode ter acontecido, o plot principal é sobre a busca de um pai por sua filha desaparecida no período de ditadura política no Brasil, é um livro cru e sofrido mas necessário para que nunca esqueçamos o horror e crueldade que muitos sofreram e sofrem até hoje.

Dani - Amando Leitura 15/01/2024

Precisamos lembrar do passado para não repetir no futuro
O livro K. Relato de uma busca, foi um dos mais chocantes que já li. Talvez pelas atrocidades não terem vindo a luz. Precisamos de um museu da ditadura. Um local onde poderemos lembrar sempre do que aconteceu e de como o ser humano pode ser cruel. Nunca esquecer para não se repetir. Quem pede a volta da ditadura tem uma massa de modelar no lugar do cérebro, este em que quem manda são militares tão perversos que são a escória da humanidade.

Yasmin679 12/01/2024

O livro passa pela história do senhor K. Que busca incansavelmente sua filha. Logo no início do livro sabemos o final e iniciamos nas reflexões e culpas do protagonista.

Um livro que trata sobre luto, esperança, cultura, história, perda e principalmente a culpa. Um livro tão curto mas tão profundo.

Rimylles.Silva 06/01/2024

Revoltante
Esse livro conta a história da busca de um pai por sua filha, assassinada pelos militares numa época sombria da história brasileira. Triste e revoltante pensar que existem pessoas que não apenas tentam "minimizar" todos os males causados pelos militares nesse período, mas que tivemos um ex-presidente que elogia torturadores! Vergonhoso!

Larissa Benevides 31/12/2023

K. - Bernardo Kucinski
"Talvez soubesse, isso sim, e desde sempre, que os livros seriam os únicos vestígios de sua vocação revolucionária, pequenas lápides de um túmulo até hoje nesse instante."

Leitura impactante e super necessária!

O livro é um ficção baseada em fatos reais pois a irmã do autor desapareceu na época da dit4dura militar no Brasil.

É um relato doloroso daqueles que além de perderem entes queridos nessa época triste do nosso país, não puderam fazer as devidas despedidas.

Acredito que o fato de nunca saber o que realmente aconteceu dói muito mais. A busca incessante pela verdade é cansativa demais.

Além da narrativa do ponto de vista do pai que está a procura de sua filha desaparecida, o autor também ultiliza da narrativa com relatos de outras pessoas que também estavam na mesma busca ou de integrantes militares ou que ajudavam nas operações sigilosas que eram praticamente sumidouro de pessoas.

Entendo a importância dessa alternância na história, mas ela fez com que a minha leitura fosse um pouco mais lenta e me confundia as vezes. A escrita é mais rebuscada o que também prejudicou um pouco a fluidez.

Um livro doloroso, mas que deve ser lido e indicado pois a história deve ser estudada para não essas atrocidad3s não sejam jamais repetidas.

"Quando as semanas viram meses, é tomado pelo cansaço e arrefecer, mas não desiste. O pai que procura a filha desaparecida nunca desiste. Esperanças já não tem, mas não desiste. Agora quer saber como aconteceu."

Michelle.Sabrina 28/12/2023

Livro muito bom!
Gostei bastante do livro, principalmente depois que eu li a revista da TAG que acompanha o box. Me despertou para pesquisar e entender melhor sobre esse período horrendo. Só não dei 5 porque alguns capítulos foram de uma leitura bem cansativa pra mim.

Esdras 23/12/2023

Leitura dolorida sobre o desaparecimento de uma mulher à época da ditadura. Logo de cara, um convite provocativo: "Tudo neste livro é invenção, mas quase tudo aconteceu".

A narrativa é conduzida pelo que seria o olhar do pai do autor.

Lu Tibiriçá 22/12/2023

Difícil. Mas necessário
Precisamos discutir, mostrar, avançar, superar esse momento terrível e estúpido da nossa história para que NUNCA se repita.

jjyschn 09/12/2023

Triste demais, ate hoje
é um livro curto, mas que te aflige mais e mais a cada página, como deve ter sido pra família. é muito triste como nada mudou pra eles e pra várias que nunca puderam se despedir de seus entes queridos.