K.

Bernardo Kucinski

Resenhas - K.

Aline.Bernardi 31/07/2023

Relato de um desesperado
O livro é muito bem escrito, as cenas ficam gravadas na memória como se tivéssemos visto e participado da história. Os capítulos são pequenos e recortados, e acabamos montando o quebra cabeça. É a história dura e cruel de um pai que perde a filha para os fiscais da ditadura militar. Ela desaparece, e K vai atrás de várias pistas para encontra-la e não para, mesmo quando ele tem a certeza do desfecho, ele não consegue parar de procurar sua filha. É um retrato dos horrores sofridos por diversas pessoas durante a ditadura militar. Fiquemos alerta, pois a memória é fraca.

Paulinha.Morais 26/07/2023

K.: Relato de uma busca
Um dos melhores livros que já li sobre o tema. Triste, lindo, profundamente tocante e cada vez mais necessário, nos tempos atuais, quando pessoas querem anular os horrores cometidos nos anos de chumbo.

K.: Relato de uma busca" é uma obra surpreendente e emocionante. Bernardo Kucinski narra de forma delicada e cativante a história de um pai em busca de respostas sobre o desaparecimento de sua filha durante a ditadura militar no Brasil. O livro é um relato pessoal e ao mesmo tempo uma reflexão sobre a violência do regime militar e suas consequências para as vítimas e seus familiares. A escrita de Kucinski é impressionante, com uma linguagem poética e detalhes que prendem o leitor do início ao fim. Este é um livro que nos faz refletir sobre a importância da memória e da justiça, e nos emociona com sua poderosa mensagem. Recomendo a todos que buscam uma leitura impactante e enriquecedora.

KelenDZ 08/07/2023

O livro mostra uma parte do que foi a ditadura militar no Brasil, e uma noção do que muitas famílias passaram com o desaparecimento de familiares, as torturas que aconteceram e as injustiças pela falta de punição dos culpados.
Porém achei algumas partes bastante cansativas.

Tamy 29/06/2023

K. apesar de ser uma história curta, nos faz lembrar de um período da história que muitos fizeram questão de esquecer, de não falar, de ?varrer para debaixo do tapete?, de deixar para lá: a Ditadura Militar no Brasil.

Kucinski usa a história de seu próprio pai para construir essa narrativa e, segundo ele, aqui ?tudo é inventado, mas quase tudo aconteceu?. K. é um pai que procura com grande determinação a sua filha desaparecida; provavelmente ela tenha sido uma das presas políticas,  uma entre tantos que foram capturados e que alguém ?deu um jeito? com os corpos?

K. é um polonês que veio para o Brasil para escapar do Holocausto e aqui vemos o entrelaçar desses dois períodos terríveis da história. Para esse pai - e para tantos outros - empreender uma busca por alguém que sumiu no período da ditadura não é nada fácil, afinal ninguém quer falar, ninguém quer ir atrás de um culpado, ninguém sabe dos presos políticos.

Esse pai já sabia que não encontraria sua filha com vida, mas ainda assim queria encontrá-la, despedir-se tal qual se costuma fazer na sua cultura, mas não há corpo, não houve despedida, nem ritual, ficaram apenas as lembranças de sua filha Ana. E tantos outros que tiveram o mesmo destino e ninguém fez nada?

GNR 25/06/2023

TIROS NO ESCURO
Embora o relato seja ficcional (ou não) o autor tem por intenção mostrar um dos rostos por trás da ditadura militar. A história gira em torno de K., um pai em busca da filha e genro desaparecidos, convivendo com angústia de uma busca sem esperança mostrando toda o abuso psicológico imposto pela busca por respostas.

Luiza 24/06/2023

K
?Como foi possível nunca ter refletido sobre esse estranho costume dos brasileiros de homenagear bandidos, torturadores e golpistas, com se fosse heróis ou benfeitores da humanidade??

Diego Vertu @outro_livro_lido 30/04/2023

A ditadura nua e crua
K. Conta a história de um pai que busca o paradeiro de sua filha durante os anos da ditadura militar. Descententes de judeus e professor de Iídiche, a língua dos judeus da Europa oriental, K. Faz algumas comparações do regime nazista com a ditadura militar brasileira.
É um livro que choca o leitor, como já é falado logo no início, que o Brasil sofre um mal de Alzhaimer quando se fala dos horrores da ditadura militar, nos traz a reflexão de quanto ainda homenageamos sanguinários da ditadura em nome de logradouros. Vemos também o amor incansável do pai na procura de sua filha. Meu ponto negativo foi em como a história é contada, queria ter ficado mais imerso nela, acho que o autor se atrapalha um pouco, mas o enredo a realidade que a obra traz é, sem dúvidas, indiscutível.

Guilherme.Eisfeld 20/04/2023

Leiam este livro
Um livro relato, perspicaz e bem construído com diferentes vozes e pontos de vista. De um lado K. na sua busca incessante pela filha desaparecida durante a ditadura militar no Brasil. Ao seu lado medo e incerteza. Do outro traição, repressão, brincadeiras de um regime. O tema se faz extremamente necessário, e a obra é prima na sua construção.

Monique @librioteca 16/04/2023

Uma obra que nos transporta para a dor e a memória das vítimas da ditadura militar no Brasil...
Essa é uma obra de autoficção que nos coloca dentro da dor e da memória das pessoas afetadas pelo terrorismo do Estado durante a ditadura militar no Brasil. A narrativa sensível do autor, que intercala passagens sobre a vida de seu pai e irmã, depoimentos de envolvidos e outros documentos da época, constrói uma história carregada de alguma esperança, mas que é perseguida pelo fantasma da perda e da dúvida. Com menos de 200 páginas, o livro apresenta vários ângulos de uma mesma história - a história da ausência e da impunidade. Trata-se de uma leitura que nos ensina e nos faz refletir sobre uma época que não deve ser esquecida, mas que infelizmente ainda ecoa em nossos dias, com seus fantasmas insistindo em nos apavorar. Recomendo fortemente.

Juh 02/04/2023

Na forma: um livro que mistura diversos tipos de técnica literária como epístola, poesia, narração em primeira e terceira pessoa, documentos oficiais etc. Essa estratégia se revela produtiva em um texto que se propõe como ficcionalização da realidade.

No conteúdo: a dor da perda através do desaparecimento, uma família que vive um intenso ciclo de lutos, o retrato de um período macabro que se repete de modo sistemático no nosso país, pois há sempre novas e diversas formas de aniquilamento expansivo nessa sociedade.

Nina 31/03/2023

Para não esquecer
Um livro intenso, forte e bonito sobre a busca de um pai pela filha desaparecida na época da ditatura militar. Um relato diferente de tudo que já li sobre o assunto. Um livro importante e necessário.

"o corpo devastado de um ancião, sustentado por dois olhos ? duas chamas ? que eram a encarnação do desespero?.

Aline 27/03/2023

Doloroso, mas necessário
Como o autor adverte, "Tudo neste livro é invenção, mas quase tudo aconteceu".
Com inteligência e uma ironia fina, são visitados os pontos de vista dos diversos atores desse período sombrio da história do Brasil: a ditadura militar.
Leitura necessária para entender um pouco mais sobre o nosso país.

Lety Valadares 20/03/2023

Pesado
Pesado e polêmico.
Uma leitura essencial para conhecer um pouco desse período horrível da ditadura militar no Brasil.