Os Três Estigmas de Palmer Eldritch

Resenhas - Os Três Estigmas de Palmer Eldritch

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Grace 21/05/2023

Magistral
Gostaria bastante de ver o livro indo para telas.
Porém, tenho uma ressalva. A adaptação teria que ser fiel ao livro.

readingnaomi 11/05/2023

Realidade ou ilusão?
Até agora não sei dizer o que foi realidade ou ilusão. Um livro MUITO reflexivo e o Dick conseguiu macetar o capitalismo de novo. Kingo demais!

Léo 29/03/2023

Sobre: Os três estigmas de Palmer Eldritch;
?? Você deveria saber; Você se lembra do que viu. Todos os três estigmas. A mão morta, artificial, os olhos de Jensen e o maxilar radicalmente alterado. ? Símbolos da sua morada, pensou. No meio de nós. Mas não solicitados. Não invocados de modo intencional.?
#

Esse livro quase me deixou louco e eu culpo o Philip K. Dick.
Culpo por fazer um livro tão genial.

Demorei bastante tempo para pegar nesse livro principalmente pela minha experiência com sua outra obra (Blade Runner)
Philip tem um jeito diferente de escrever, no qual te coloca no meio da trama, com pouquíssimas informações, e desdobra-as ao longo de várias e várias páginas.

Todo a ambientação e construção dos personagens, toda a coisa ácida e sarcástica, ambição e angústia que andam lado a lado. Cada personagem é único e bem construído numa narrativa insana e profunda.
Demorei um tempo para engatar nesse livro, mas depois, simplesmente me consumiu.
É algo muito cyberpunk, uma narrativa toda em empresas distribuidoras de drogas, os valores de certos personagens e a capacidade de te manter laçado enquanto tudo é explicado.

É confuso. É maravilhoso. É instigante.

Por vezes você não entende, e tá tudo bem. Por vezes você fica abismado com cada apologia feita.

É genial.

#

?? Deus promete vida eterna. Eu posso mais que isso. Eu posso cumprir a promessa."

RNA 05/01/2023

Ótimo livro, personagens bem desenvolvidos, em especial Palmer Eldritch, mais uma grande obra do Philip K Dick

Aline | @42.books 22/12/2022

Confio muito em ficção científica para me tirar de ressacas literárias. E confio mais ainda em livros do Philip K Dick. Até agora, nenhum deles me decepcionou (nem sequer a biografia dele publicada pela Aleph).
Portanto, esse é mais um livro interessante do autor. Apesar de relativamente curto, a trama ganha camadas ao nos apresentar mais de um ponto de vista da história, onde seus personagens possuem ambições e interesses antagônicos. Gosto muito de como o livro desenvolve as relações comerciais por trás da venda e do uso de drogas de transcrição (e o funcionamento delas nessa realidade), além dos debates que isso levanta, ainda bem atuais.
Adorei também a grande revelação no final, e a (spoiler) entidade superior (quase divina) que não sabe o que fazer da própria existência, mas que é movida pelo sentimento primitivo de proliferação e perpetuação (spoiler).

bieussauro 20/12/2022

Devaneios acerca da realidade
Esse livro só reforça mais o questionamento sobre a realidade que PKD faz questão de tratar no enredo de suas obras.

Lucas Rey 12/12/2022

Mais uma vez, PKD.
Philip K. Dick já se tornou um dos meus autores favoritos. Todos os seus livros são "viceralmente filosóficos"; a cada capítulo, são horas e horas de reflexão por parte do leitor.

Aqui, ele segue a mesma linha da maioria de seus outros livros: são 3 ou 4 núcleos de personagens, cada um com seu plot individualmente posto, mas que com o avançar da história se entrelaçam e aquele típico "efeito borboleta" começa a tomar conta. Obviamente, o leitor não consegue parar de ler, pois quer saber como todas essas peças vão se encaixar e formar seu final; e dificilmente você consegue adivinhar, pois os livros de Philip K. Dick são imprevisíveis e igualmente impactantes. Tudo isso dentro de um ambiente retro-futurista.

Em "Os Três Estigmas de Palmer Eldritch", o autor foca no conceito de tempo e de Deus, ambos os temas sempre discutidos em suas obras. O que é o tempo? Como podemos superá-lo? O quão poderoso um humano precisa ser pra ser considerado um deus, ou o Deus? Muita discussão sobre filosofia, fé, destino e nossas limitações diante de tudo isso.

Não tem uma vez que eu leia um livro desse autor e não saia com um novo conceito de ficção científica inovador e original. Sinceramente, não entendo como esses livros ainda não viraram séries ou filmes. Embora confesso que realmente seria difícil colocar essas obras no plano do áudiovisual.

Já virou tradição minha ler, pelo menos, um livro de PKD por ano. E recomendo todos a fazerem, principalmente se gostam do gênero de ficção científica. Qualquer livro dele é um prato cheio.

Caroline 17/12/2022minha estante
Entender eu entendi, mas sei lá hahahahahaha mesmo sabendo só futuro... Ainda queria mais, acho isso bom

Paola Marchi 08/12/2022

Uma viagem temporal e alucinógena
A premissa do livro é muito interessante, e a ideia de questionar o ambiente e tudo ao seu redor tornaram a leitura fluída. No geral, é uma história extremamente diferente que apresenta personagens intrigantes, com diversas reflexões sobre escapismo da realidade e evolução dos seres humanos 🧍🏻‍♀️🤍📖

Miguel.Sapia 03/12/2022

´´Deus prometeu vida eternas, nos cumprimos a promessa´´
Bizarro do jeitinho de Philip K Dick, essa historia com uma excelente premissa, acaba sendo muito louca, porem extremamente instigante, onde você não consegue parar de ler, e ao longo dela tenta desvendar esse louco quebra cabeça que é Palmer Eldirich, assim essa se tornou o meu livro favorito de Dick até agora, com essa leitura alucinante muito drogada do jeito de Dick.

Camila 29/10/2022

Can-D ou Chew-Z?
Um livro doido com uma história doida que só poderia ter saido da mente do Philip K. Dick. Confesso que achei até meio desafiador sequer entender a história e a premissa desse livro, mas basicamente as pessoas vivem em um mundo em que é normal tomar uma droga para ter experiências diferentes. A febre é tomar a Can-D, mas aí surge no mercado uma tal de Chew-Z e essa parece ser um pouco mais potente, melhor e até mesmo perigosa.
Só me lembro que esse livro é uma viagem enorme e teve uma parte que comecei até a ficar com medo porque os personagens estavam presos em camadas e mais camadas da ilusão criada pela droga e aí era extremamente difícil distinguir o real do imaginário. É um livro bem criativo e interessante, embora um pouco desafiador, foi muito bom de ler!

mimima_0 02/10/2022

Viagem de Philip K Dick
Já li vários livros de Philip K Dick, e esse não deixa falhar. Eles são intensos, e muito viajantes em ficção científica e gêneros futuristas! Ele é tipo um Bukowski de ficção científica.

Indicação de leitura: para quem curtir lombras futuristas.

MarcelleC. 10/09/2022

O que é realidade e o que não é?
PKD nos confunde o tempo todo nessa obra se os personagens estão vivendo no mundo real ou na versão dele do que hj seria algo como o metaverso. Incrível como em 1965 ele já conseguiu escrever sobre tecnologias que vieram a surgir recentemente. Gosto demais das obras dele.

Bruno.Rodrigues 03/09/2022

Que loucura...
Confesso que não entendi o desfecho, mas... Não deixa de ser um bom enredo. Pkd traçou um futuro de aquecimento global na terra e uma vida insuportável e melancólica no qual a única saída, era a fuga através da Can-D. Consegui pegar as duras críticas com relação a religião, além da interpretação sobre o que é realidade ou não e sobre as escolhas e nossos erros de um passado incorrigível. Faltou muita coisa no livro nao sei
... Me perdi com a ideia principal ou realmente a intenção do PKD não era de fazer um desfecho conclusivo ou até mesmo centralizar uma unica ideia. Lerei mais livros do autor, talvez eu consiga entender melhor...

Renata 17/08/2022

Incrível pensar que esse livro foi escrito nos anos 60! Mas isso também acaba ajudando a contextualizar vários pontos do livro, como o uso de drogas, a misoginia?

O livro traz várias referências ao cristianismo, fico pensando se foi apenas uma forma de se enxergar a questão sob um outro prisma, ou se foi uma crítica.

Fiquei com a pulga atrás da orelha com relação ao final, aquela impressão de que não captei a mensagem. Procurei dentre vários comentários, mas não achei nada a respeito, uma pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6