O ninho da serpente

O ninho da serpente Pedro Juan Gutiérrez

Resenhas - O Ninho da Serpente

Nivia.Oliveira 27/02/2022

História se passa em Matanzas ? cidade portuária a quase 2 horas de Havana.

Pedro Juán Gutiérrez traz sua própria história quando era adolescente com sonhos de ser escritor.

Quanto ao título, O ninho da serpente, eu interpretei como o País, e não como o lugar da literatura como está na apresentação do livro. O contexto é 1965, cubanos sofrendo as consequências do embargo americano.

O interessante e que, como Pedro está com os hormônios a flor da pele, isso lhe dá energia para manter seus anseios, independente de crise econômica. A maioria dos desejos são sexuais kkk e há muitas situações atípicas! Por exemplo, ele se excita por mulheres com cecê. (esse c.c vem de ?Cheiro do Corpo? ) e o simbolismo da axila para a vagina já é comum nas obras de arte.

Durante a leitura vamos percebendo traços da cultura cubana como a imagem hipersexualizada da mulher negra; descendentes de imigrantes europeus que têm cargos importantes no exército; proibição de produtos estrangeiros, mas liberação de whisky que são do seu agrado.

O desejo de Pedro de escrever um livro também está relacionado com a censura, mas Lei de Proteção à Independência Nacional e Economia de Cuba, de 1999, não menciona livros ou nada do tipo, mas ?material subversivo dos Estados Unidos?.

Ele também conta que teve que enfrentar o trabalho pesado no cultivo cana de açúcar: o que lembra a exploração econômica na época da dominação espanhola, além do tabaco.

Talvez por ser jovem, Pedro é patriota (não quis ir para USA como muita gente) e quer seguir vivendo normalmente em Cuba, ainda que longe do mundo...É paradoxal, mas ele representa o povo cubano, conformado e não revoltado.

Eu gostei do livro. Adoro a boca suja dele! Kkk Sem hipocrisias...

Biblioteca Álvaro Guerra 09/05/2018

É um romance de inspiração autobiográfica, em que trata dos efeitos da Revolução Cubana na vida de um adolescente dos anos 60.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535906916

Artur 25/02/2013

Intenso como o medo, a fúria, o horror ou um soco.

Vanessa 04/10/2009

Em homenagem ao Pedro, resenha a altura do livro.

Batendo punheta enquanto Fidel fode todo mundo.