Animal tropical

Animal tropical Pedro Juan Gutiérrez

Resenhas - Animal Tropical

Rafa 29/06/2010

"O livro é classificado como um romance, mas eu juro que podia ser uma comédia, isso sim. São tantos os meus trechos preferidos desse livro, que está sendo difícil escolher só um pra deixar registrado. Pedro Juan é único.

- Ufa, no inverno esta casinha deve ser um congelador.
- O quê?
Aperto o cu pra não cagar e respondo:
- Um freezer.
- Yes, but sometimes...
- Agneta, estou me cagando...
- Gosto da paisagem. No inverno é muito diferente.
[...]
- Preciso cagar!
- Venha vamos ver as fotos.
Me puxa pelo braço para que me sente numa poltrona:
- Estou me cagando. Não entende?
- Não entendo. O que você está dizendo?
- Cagar. Um verbo da primeira conjugação. Igual a amar.

É Pedro Juan, igual a amar. Eu te cago Pedro. Te cago mucho!
Fabiana 29/06/2010minha estante
Não consideraria romance por esse trecho também. HAHAHAHAHAHAHAHA. Mas tem jeito de ser... leve. Não é? :)

nathalia 30/06/2010minha estante
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Agneta, eu vou te ensinar a mamar igual uma bezerra!

Ainda espero por uma continuação tipo "Agneta sendo cubanizada pelos negros de Havana"

Livro leve, para ler numa tarde de chuva com o seu amor ao lado. E sem miolos quentinhos dessa vez :)

Dani 26/10/2010

É como se Bukowski tivesse vivido em Cuba, com umas pitadas a mais de depravação sem a mínima culpa. Um animal tropical, literalmente. Aliás, não somos todos?

Cesare 10/09/2013

O Melhor livro do Pedrito
Sou fã incondicional do Pedro Juan, assim como um ficcionado pelo Trilogia Suja de Havana. Porém, Animal Tropical é o melhor dos seus livros. Digo isto, pelo apanhado que a obra fez com a realidade cultural e "íntima" da sociedade sueca e cubana. E daquele jeito que só ele sabe jogar com as palavras. Num ritmo de salsa!

jota 13/06/2016

Animalesco...
A sinopse da Companhia das Letras, reproduzida aqui no Skoob, traz um bom resumo do que o leitor encontra em Animal Tropical, do cubano Pedro Juan Gutiérrez.

Apesar de conter histórias ou trechos bastante parecidos com aqueles narrados em Trilogia Suja de Havana, especialmente quando conta as ilíadas e odisseias sexuais do autor (uma máquina de fazer sexo) e da miséria em que vivem os cubanos (lembrando que o livro foi finalizado em 2000, embora as coisas não tenham mudado radicalmente com Raul Castro no poder), desta vez temos Pedro Juan aprontando não apenas em Cuba, também no verão da gelada Suécia.

Além do próprio PJG, claro, temos em Animal Tropical de um lado sua esfuziante amante cubana, a prostituta Gloria, e de outro, a pesquisadora Agneta, a mais ou menos recatada amante de Estocolmo. Duas mulheres de culturas distintas, completamente diferentes, mas somente até certo ponto, bem entendido - aquele ponto em que o autor se lança sobre elas (isso vale mais para a sueca).

Como no outro livro, estamos a um passo da pornografia - e da escatologia também - mas o que PJG faz é literatura de fato (ou alguém acha que a Companhia das Letras ia publicar um autor pornográfico?) mas de um jeito que choca um pouco o leitor tradicional - as coisas aqui são chamadas pelo nomes mesmos, não exatamente os científicos. Então os palavrões abundam...

Como em Trilogia a questão política cubana é muito pouco abordada mas isso não faz falta pois as denúncias de todo tipo saltam aos olhos do leitor enquanto PJG vai contando suas histórias. E algumas delas, mesmo trágicas ou sérias, chegam a beirar o absurdo e até mesmo se tornam cômicas ou engraçadas, depende. Como é o caso de um emprego que Gloria consegue num necrotério havanês, mas ao saber exatamente o que tem de fazer (argh!) o abandona depois de duas horas de trabalho.

Bem, PJG não é para todos os gostos e estômagos mesmo, mas é um autor vibrante, com sua ética particular, um escritor que combina ficção e realidade magistralmente, de modo a deixar os leitores sempre interessados em suas histórias, querendo mais. Na fila de leitura tenho dele ainda O Rei de Havana, mas não para já.

Lido entre 06 e 13/06/2016. Minha nota: 4,7.

Leituras do Sam 26/01/2017

O pica de ouro
Em Animal tropical, Pedro Juan Gutierrez é o próprio. O animal insaciável por sexo. Quanto mais melhor e quanto mais forte, "sujo" melhor.
Neste livro, temos a oportunidade de acompanhar PJG em dois mundos opostos e convivendo com duas mulheres opostas em tudo também.
Enquanto em Cuba ele vive em meio a sujeira, gritaria, escassez, calor, e sexo caloroso, violento, despudorado com uma negra. Na Suécia fria, silenciosa, cheia de fartura, ele vive com uma branca recatada e sem muita imaginação sexual. Gosta e adora as duas.
É um livro com erotismo direto, que dá nome as coisas (pênis é pau e vagina é boceta), mas não é só isso. É a história -real e ou fictícia - de um homem que define a si mesmo como "um pouquinho machista. Um pouquinho cafetão" e que tem um "pau bonito" lutando para se manter livre onde quer que esteja; e liberdade pra ele é "atrever-se a ser você mesmo em qualquer circunstância e lugar."

@leiturasdosamm

luizilopes 19/08/2018

Animalesco.
Um livro que me prendeu rapidamente, e essa prisão fluiu tão ligeiramente que não demorei muito tempo para ler. Fiquei até triste por acabar. Um deleitamento sobre a vida, com todas as suas merdas, sujeiras, belezas naturais, sentimentos, cores, sabores, humanidades e não humanidades. Maravilhoso pra quem gosta de degustar e engolir tudo que a existência nos propõe. Também recomendo ouvir a trilha sonora que Pedro Juan nos apresenta no decorrer do livro, um primor.

Ale 30/01/2019

Dois mundos
Esse não é meu primeiro livro do escritor Pedro Juan, só que até agora foi o melhor.
Eu nunca tinha ouvido falar dele, quando estava numa livraria escolhendo livros e a atendente puxou assunto e começamos a conversar.
Isso é raro em uma livraria ou num sebo. Nos sebos até que é melhor, nas livrarias geralmente eles não sabem nada de literatura, eles vendem o produto só que não o consomem.
Dizem que todo traficante que se preze faz o mesmo. rs
Não sei porque a moça me perguntou se gostava de Bukowski, eu disse que sim.
Perguntou em seguida se conhecia o tal de Pedro, um cubano.
Eu disse que nunca tinha lido nada dele.
Então soltou essa - " Gosta mesmo de Bukowski? Vai adorar Pedro Juan. É muito mais forte, tem mais sexo, só que é mais pesado".
Comprei no mesmo dia e adorei Fabian y el Caos (2015), o último livro dele.
Realmente ele é muito mais "hard" e sua realidade apesar de algo em comum com Bukowski, como ser escritor, a pobreza, bebedeira e adorar sexo, tem algo que os diferencia.
O lugar que nasceram, cresceram e vivem.
Um nos Estados Unidos da América o outro em Cuba.
É como se fossem de diferentes planetas e mesmo assim tão parecidos.
Se fosse quer conhecer como foi e é Cuba de verdade, leia um dos seus livros.
O mais surpreendente é que apesar de ter conhecido a Europa e os Usa, ele sempre volta para a ilha de Cuba.
A maioria saí e nunca mais retorna e por motivos óbvios e nos livros dele isso fica claro.
Uma coisa é ver os artistas e intelectuais brasileiros elogiando Cuba, Fidel e Che Guevara, outra é ver um escritor cubano e que ainda vive lá contar como é o dia a dia da população.
Pedro Juan assim como Bukowski conta as suas próprias aventuras, são o seu próprio personagem e sua alma e vida é desnudada em seus livros.
Por isso mesmo é forte, sincero e não tenta agradar a críticos ou quem quer que seja.
Ele é isso, com seus santos e demônios, putas e donzelas.
O livro é divido em duas partes e duas mulheres.
Suécia e Cuba é como se fossem a terra e Marte.
Glória e Agnes, a puta e a dama.
Um retrato íntimo e particular de um artista na concepção da palavra e de um ser humano raro.
Em tempos do politicamento correto,de feministas que dançam funk, de comunistas de iphone.
Pedro é imoral, machista, sádico, louco, original, bêbado e de carne e osso, graças a Deus.
É um cara que gostaria de conhecer e beber um trago.
Genial.

site: http://www.marcellivros.com.br/2019/01/animal-tropical2000.html