The Secret Garden

The Secret Garden Frances Hodgson Burnett

Resenhas - The Secret Garden

Filipe 24/12/2020

Esperança
Quem nunca ouviu falar de O jardim Secreto? É incrível pensar, que essa maravilha, esse grande clássico, escrito pela Inglesa e dramaturga Frances Hodgson Burnett, no ano de 1911, tem viajado através do tempo e ainda continua a deleitar leitores por toda parte.

Meu primeiro contato com a história, foi ainda muito pequeno, através do filme de 1993, dirigido pela Agnieszka Holland, que sempre passava na Sessão da Tarde, e eu tinha que parar para assistir. Tive a oportunidade de ler o volume completo em 2017, e agora reler em versão reduzida, publicada pela Sterlingbooks, que tem como iniciativa na série Classic Starts, apresentar os grandes clássicos da literatura de uma maneira mais acessível. Acredito, que foi uns dos poucos livros que reli, isso, porque a história é realmente muito comovente.

Frances, escreveu sobre a vida muito amarga, de uma garotinha chamada Mary Lennox, nascida na Índia, filha única, rica e muito mimada. Mary, nunca teve o amor dos pais, que viviam sempre ocupados com outras tarefas, e que para falar bem a verdade, não davam a mínima para a sua existência. Mary sempre foi conduzida pelas aias, que a banhavam, vestiam, a alimentavam e a entretiam. Infelizmente, devido a uma onda de cólera que atingiu a região, nossa garotinha perde os pais, e junto deles, uma grande parte das pessoas que ajudavam na casa.

Sozinha, órfã e mais amargurada do que nunca, Mary, acaba tendo que ir morar em uma mansão gigantesca e cinza, com seu então tio e novo tutor, Archibald Craven. Conduzida pela Mrs.Medlock, a governanta da casa, que no filme é interpretada pela talentosíssima Maggie Smith, Mary é introduzida a vida sem graça e cheia de regras da mansão e recebe como ajudadora Martha, que assim como as aias na Índia, serve de suporte a suas atividades diárias.

Mary é liberada para andar pelos jardins da casa, e em uma dessas andanças, esbarra com o jardineiro, que lhe conta a história de um possível Jardim, cercado e trancado deste a morte de sua tia. É claro, que isso instigou mais do que nunca a curiosidade da menina, que acaba encontrando o Jardim, e junto dessa descoberta, uma nova esperança.

Com o passar dos dias, a então casa de horrores, se torna uma casa falante, gritos e gemidos são ouvidos pelos corredores, Mary, inquieta e destemida, decide desbravar o lugar. É assim que conhece Colin, seu primo, trancafiado em um dos cômodos, uma criança também amargurada e tomada por crises e anseios de morte. Um menino sem esperança na vida e que vive vegetando na cama. Nesse Ínterim, Mary já havia conhecido Dickon, o encantador de animais, e resolve comentar com Collin sobre a vida fora da mansão, o que acaba despertando nele a vontade de passar algum tempo fora de casa, apesar de muitas restrições médicas. A partir de então, é ao lado de Dickon e Collin, que Mary degusta os mais maravilhosos dias de sua vida, o que reforça na gente o sentimento de amizade entre essas três figurinhas, o sentimento de ?tamo junto?, simbora. O Jardim, parece ser algo mágico e curativo, que restaura não só dores físicas, mas também as mais profundas dores da alma. É nele, que as crianças deixam seus medos e traumas enterrados, e assim como novas flores, florescem radiantes diante de suas adversidades.

Embora, considerado um livro infantil, o ambiente criado pela escritora, define muito bem a realidade de muitas vidas, que nos lembra de que dinheiro não compra a felicidade, e de que você pode estar sozinho, mesmo rodeado de muita gente. Porém, ela também enfatiza, que viver é algo sobrenatural e mágico, e que a maneira de conceber essa dádiva, depende muito do nosso ponto de vista em relação a realidade e do ambiente em que somos inseridos. Essa leitura vale muito a pena, é bem fácil, e ajuda a deixar o coração mais quente.

Por acaso, você tem o seu jardim secreto? Um lugar onde suas forças são renovadas e onde você pode correr livremente, rodeado pela beleza das flores? Sejamos todos crianças.

Izis Negreiros 25/12/2018

"Why did Mr. Craven hate the garden?"
Mary Lennox é uma menina temperamental que mora na Índia com seus pais mas, em uma noite de festa, um acidente terrível acontece e Mary fica órfã. Como seu único tio mora em Yorkshire Moors, a menina não tem muita escolha a não ser aceitar a mudança de vida. No entanto, Mary não tinha ideia das aventuras que esperavam por ela nesse novo lugar, bem como um primo à beira da morte, um amigo encantador de animais, um pássaro e um grande e misterioso jardim secreto. Será que a jovem Mary vai se adaptar a tantas mudanças?

The Secret Garden/O Jardim Secreto é uma história linda, que já ganhou adaptações cinematográficas, e encanta a todos até os dias atuais. Quando pequena eu assisti várias vezes o filme de mesmo título e pensava como me sentiria ao ler o livro que por sua vez, adquiri a pouco tempo em inglês. Confesso que me senti dentro do jardim juntinho da Mary e do Dickon assim como torcia pelo Collin conseguir tudo que desejava. Super indico a leitura de The Secret Garden, principalmente para crianças e pais aventureiros!

site: https://youtu.be/IemUKSnwyWc