O insaciável homem-aranha

O insaciável homem-aranha Pedro Juan Gutiérrez

Resenhas - O Insaciável Homem-Aranha

Vanessa 31/10/2009

Depois da trilogia, o segundo melhor livro de Gutierrez. São contos que giram em torno de um personagem principal: O próprio Pedro Juan (não como Pedro Juan, claro, porque ele é deveras humilde, haha).

O livro em si pode ser encarado como um diário urbano de um pervertido ou um romance auto-biográfico hiper-realista-fantástico. Afinal, quem poderia imaginar um super heroí viciado em sexo, aliás, em sexo mais do que selvagem? Ou um relato de uma testemunha de um estupro, em Nova York, mas que... Não estava no local, e sim em Havana!

Pedro consegue ser político sem o ser. Consegue cutucar as onças com vara curta (ou longa, como preferirem) e as hipnotizar (com a vara?).

E por mais contraditória que seja, consegue possuir um lirismo único, como se o penetrasse com toda a sua libido e o fizesse alcançar o orgasmo (o que eu não duvido, nem por um instante)

Oscar8 19/02/2020

Livro 015/2020
Livro 015/2020.
18/02/2020.
Gutierrez, Pedro Juan. O insaciável Homem-Aranha, Companhia das Letras. Literatura cubana.
19 contos contando as agruras da vida contemporânea em Havana. Totalmente autobiográfico. Muito sexo, rum, botecos, malandros as margens do Malecon.

"Só uns poucos eleitos conseguem viver fora do curral. E é muito difícil encontrá-los'. p. 171.

Lia 03/06/2011

Álcool e sexo. Passo.

Fabricio 29/11/2009

O lado sujo de Havana
Gutierrez narra de forma não linear, passagens de sua vida recente permitindo-nos conhecer Havana de uma forma inusitada. A Cuba que ele nsos apresenta é um lugar sujo, fétido, marcada pela falta de modernidade e massacrada pela ausência deconforto e liberdade. A sexualidade latente presente em todos os capítulos deixa a sensação de que os personagens precisam apenas satisfazer urgentes necessidades fisiológicas e não buscar um envolvimento que vá além do orgasmo rápido, o que torna seus personagens desinteressantes depois de um certo tempo. Percebe-se um machismo exacerbado em seus relatos, o que pode causar estranheza e um certo incômodo.

Tito 21/06/2010

Um passeio egóico por uma Cuba estragada e abandonada à própria sorte, na qual tudo parece se reduzir a rum, sexo e privação.

Na Literatura Selvagem 30/06/2014

O cotidiano decadente de Havana na obra de Gutiérrez - O insaciável homem-aranha
Publicado pela Ed. Companhia das Letras, o livro é uma viagem quase autobiográfica ao universo do narrador/autor, que se utiliza de contos para discorrer sobre sua rotina em um lugar cheio de miséria e pobreza, em Cuba. Personagens que só pensam em sexo e bebidas, em meio a falta de oportunidades num país que vive numa eterna ditadura, em que não há dinheiro suficiente pra se comprar carne para comer, e em que o protagonista precisa se apertar em uma multidão para conseguir ossos e "aparas" a fim de garantir a sopa da noite, tudo isso mesclado a sujeira dos becos imundos de Havana, de 'inferninhos' e botecos frequentados pelos tipos mais escabrosos, que tornam a obra um deleite para o leitor que gosta desse tipo de literatura beirando o subversivo.

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/06/o-cotidiano-decadente-de-havana-na-obra.html

Dose Literária 08/07/2014

Havana - palco da sexualidade suja de Gutiérrez
Quem me conhece sabe que gosto de uma narrativa suja, degradante, que aborde o cotidiano infeliz do personagem de maneira desesperançada e resignada, mas sem perder o sarcasmo e bom-humor, bem no estilo Bukowskiano de ser. Então, não é surpresa que, ao ler O insaciável homem-aranha [calma, nada a ver com o super herói do quadrinho], do autor Pedro Juan Gutiérrez [já falei dele aqui], fosse ficar excitada com o livro.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/07/havana-palco-da-sexualidade-suja-de.html

Clube Tripas 22/03/2020

[Resenha]
Conteúdo: Adulto.
Livro: O insaciável Homem-Aranha
Autor: Pedro Juan Gutierrez
Editora: @companhiadasletras
Páginas: 200
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mês: Fevereiro/20
Bibliotecário: Oscar Garcia / Cotia-SP @oscargbr1

Literatura cubana.
19 contos contando as agruras da vida contemporânea em Havana.
Os contos vão se sucedendo como se fossem uma única história, todos tem conexão entre si.
Totalmente autobiográfico. Pedro Juan Gutierres caminha pelas ruas de Cuba e faz uma análise primorosa das mazelas e dificuldades de um povo pobre que não perde a alegria apesar de todos os problemas.
Muito sexo, muito rum, muitos charutos. Botecos, malandros e cafetões que vivem as margens do Malecon.
Melhores contos: Uns poucos eleitos; Silvia em NY e O boxeador.
Frase: 'Só uns poucos eleitos conseguem viver fora do curral. E é muito difícil encontrá-los' p.171.

site: https://www.instagram.com/p/B94xjzfjLqi/