Contos de Sebastopol

Contos de Sebastopol Leon Tolstói

Resenhas - Contos de Sebastopol

Comunista e fanfiqueiro 26/10/2023

Esse é um livro e tanto, o autor sempre surpreende. Esse não é daqueles livros que necessariamente te dão tópicos de conversa muito específicos para edificar o momento. Mas ele, com certeza, mexe diretamente com o que nós somos, com o que estamos sentindo no momento, no que não estamos pensando e, acima de qualquer coisa, em como estamos vivendo as nossas vidas.

André 19/03/2021

Narrativa que investiga profundamente a psicologia da guerra, mas confesso que já me cansei um pouco de livros com essa temática. Exceção para Svetlana Alekseiévitch.

Ludmila 10/07/2020

Trecho de Sabastopol em maio: "Quem é o facínora e quem é o heroi aqui? Todos são bons e todos são maus."

Gabi 26/02/2020

Tolstói na guerra
Tolstói narra sua participação na guerra de Sebastopol de forma envolvente, que te faz pensar em cada batalha narrada. Para quem gosta de histórias reais, recomendo muito.

Sílvia 03/05/2018

Já era o Tolstoi!
Primeiro livro de Liev Tolstoi e já mostra toda a grandeza e dom desse grande imortal da literatura. São três contos cuja história se passa durante um ano da guerra de Sebastopol. Traz toda a crítica social e em especial condena a falta de habilidade nos líderes russos que eram nomeados em função de sua riqueza ou posição social em vez de prestigiar a coragem e a capacidade estratégica.

lucas.pinheiro.5815 13/07/2016

A mais importante batalha da Guerra da Criméia (1854-1855)
Além da já sabida capacidade de ler a alma humana e fidedignidade com as quais escreve Tólstoi, os Contos de Sebastopol (são 3 contos no total) possuem uma peculiaridade que os diferem dos demais. Se trata da narrativa de uma batalha que realmente aconteceu e na qual o próprio Tolstoi serviu.

São relatos que demonstram como as mais variadas categorias de pessoas encaram o dia dia de uma guerra, quais são suas aspirações e preocupações. Muitos vêm aquilo com a chance a ascender na vida e sentimentos como a honra, o medo, a coragem e o orgulho são potencializados e ficam a flor da pele. Há, também, muitos relatos dos últimos momentos de vida dos soldados, com o detalhamento de quais os pensamentos que precedem uma morte rápida.

Enfim, é um livro que retrata o comportamento da alma humana em uma situação extrema e, sem dúvidas, com muita veracidade. Excelente livro, mais uma obra prima de Leon Tolstoi.