Senhorita Christina

Senhorita Christina Mircea Eliade

Resenhas - Senhorita Christina

Lucas.Batista 21/10/2020

A Melhor Novela Sobre Vampiros Que Já Li.
Em outubro eu me proponho a ler apenas terror, horror e mistério, assim sendo, é um mês mais "relax". Ainda que eu leia bons livros, dificilmente alguma dessas leituras estará nas melhores do ano.
Não é o caso aqui. Senhores, que leitura! Conhecia o autor, Mircea Eliade, apenas por fama, mais ou menos como conheço Freud. Ele é o maior historiador das religiões de todos os tempos. Sabia que ele escrevia novelas e contos, mas não estava preparado para isso. Que baque! Com um clima de horror forte, e uma sensualidade quase pornográfica, essa novela é uma aula de como fazer uma história de vampiros. Toda a atmosfera de horror é criada com especulações e cenas sugestivas, nada muito explícito e sem a necessidade de "gore".
Afirmo com tranquilidade, Senhorita Christina é o melhor livro de vampiros que já li na vida

Ricardo Rocha 24/07/2016

primeiro, que livro (objeto)!!! lindo demais. prazer de sentir o cheito de apalpar a capa, passar as folhas... além da crise... =) escritor por mircea Eliade - muito bem escrito aliás) faz pensar se ele nao é tipo um vampiro escrevendo sobre para humanos desavisados sabe Deus com que fins... outra coisa suspeita é obra de terror assustar porque lida com a vida do "outro mundo". mas que mundo seria horrível o bastante para apavorar um habitatente deste aqui? “Então foi um sonho, foi apenas um sonho”... O sangue pôs-se a correr de todas as partes até seu coração. Um encantamento cansado envolveu em seguida a sua carne; como se tivessem vencido uma árdua batalha, os músculos se preparavam para descansar" ah, descansar nada... longe de ser "qualquer um" para escrever sobre o tema, eliade é um especialista, um estudioso das religiões e dos outros mundos. uma editora que edita uma preciosidade dessas e fica aqui no bairro, a vila mariana... epa,,, os seres estão por perto... Domnisoara Christina é uma delícia... a capa não mostra nenhuma alma atormentada... sombras de quando uzes no corpo dela mudam de lugar. ... secretamente, entre a sombra e a alma, como num poema de neruda, ela surge (e some de novo) Sentia-se observado por outra pessoa, cujo terror jamais sentira. O medo era agora de outra natureza; como se houvesse despertado dentro de um corpo alheio, cuja carne, cujo sangue e cuja transpiração gelada A opressão desse corpo alheio era insuportável. Sufocava-o, sorvia-lhe o ar, exaurindo-o. eita!!! a "strigoi".é danada de sedutora.. é o tal do livro que tem de pegar, não há reader que possa substituir... faz todo sentido, literal ou metaforicamente. "Christina, uma mulher linda, sensual e rica, morta aos 20 anos por um amante, depois de uma vida devassa, atormenta a propriedade onde vivia e que, agora (quase 30 anos após sua morte), é habitada por sua irmã e duas filhas." qq semelhança com Drácula de Bram Stoker não é mera coincidencia. jamais uma vampira transitou entre esses dois mundos de modo tão poético e sensual. jamais uma morta-vida foi tão morta e tão viva. não há spoiler possível. sutil e preciso, senhorita chrisdtina conta a história de uma paixão sobrenatural que os vampirinhos de crepúsculo não poderao entender. o sentimento que os une, cheio de desejo, que não existe para ser satisfeito, mas existe exatamente por não poder ser satisfeito. de resto, o livro pode perfeitamente ser entendido como um estudo do próprio desejo, de como uma mulher apaixonada há de sofrer diante de um amor impossível, e de como ainda ssim também causará sofrimento. mas um desejo que não conhece a luz, semlehante a poe e Lovecraft.. é porão de sonhos para ninguém botar defeito. desde a capa, portanto, a minha sina foi cair, apainonado.

Camille.Pezzino 12/03/2018

EM QUE LUGAR ESTÁ CHRISTINA?
Eu sou um tipo de leitora muito crítica, não somente com a obra, mas comigo mesma. Antes de começar essa resenha, eu quero deixar claro que nem sempre nós, os leitores famintos, temos capacidade de entender uma história, seja parcial ou completamente. Eu, particularmente, não me senti capaz de compreender toda a profundidade abordada por Mircea Eliade em Senhorita Christina.

Ao contrário de muitos leitores que, quando leem uma história que não compreendem, passam a falar mal da obra e do autor, eu sou uma pessoa que para muitíssimo para refletir as minhas leituras, sempre me questionando de quem é a culpa pela experiência não ser a melhor ou a mais agradável. Obviamente, depende muito: há escritores que pecam em estrutura, enredo, personagens; há aqueles, no entanto, como é o caso de Mircea, que se aprofundam tanto em planos narrativos e existenciais de sua trama, inclusive intrínsecos e entrelaçados na estrutura narrativa, que fica muito difícil captar completamente a essência.

Eu me perdi dentro de Senhorita Christina e isso foi muito bom e muito ruim ao mesmo tempo. O fato de eu me perder me lembra de como é boa a sensação de não enxergar a resposta à frente imediatamente e como eu ainda preciso crescer. A parte ruim é que fica muito difícil falar sobre; porém, ainda é prazeroso, porque, caminhando lado a lado com esse texto, eu vou falar das minhas impressões - corretas ou não - sobre o que eu consegui adquirir e experienciar com Christina e os outros personagens.

Comecemos citando que a obra está escalada entre o gótico e o erótico. A trama foi considerada pornográfica por muito tempo, o que trouxe um apagamento e uma opressão muito forte, contribuindo para que essa trama não fosse muito conhecida; embora sua datação (1936) seja próxima a obras famosas do gênero, como é o caso de Drácula (1897) e Carmilla (1872).

Além de beber como uma inspiração de certa forma dessas narrativas, Mircea trouxe uma paixão avassaladora e também uma perigosa relação entre os personagens presentes em diversos planos distintos entre si. Senhorita Christina, na tradução, ficou conhecida como vampira, mas, em verdade, ela é um strigoi.

Essa criatura, o strigoi, faz parte do folclore romeno e é, de certa maneira, considerada uma variação de vampiro para muitos pesquisadores e até mesmo amantes da área. Contudo, para entender bem a criatura que é Christina, acredito eu, traduzir como "vampiro" faz perder e muito a conotação pretendida pelo autor; e limitá-la a um vampiro, em uma concepção moderna como a nossa, também.

CONTINUA EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-29-em-que-lugar-esta-christina/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-29-em-que-lugar-esta-christina/

Lucyarty 02/04/2017

Fantástico
Primeiro é preciso dizer que o livro é lindo, com ilustrações muito bem feitas. A edição é para ninguém botar defeito e vale cada centavo.
O autor mistura muito bem o terror e o erotismo. É um balanço sutil e bem feito e essa é uma das coisas que mais me atraem nas histórias de vampiro. Por fim, a escrita é belíssima, é uma obra de arte em si mesma.

Bu 23/05/2022

Clássico
Tive curiosidade e sabia que seria uma boa leitura em potencial, escrita excelente, envolvente que te joga rápido pra o ambiente em questão, um prato cheio pra quem curte Romênia, vampiros, ambiente gótico, locais afastados com florestas, e muita história obscuras.

O material é muito lindo Tordesilhas sempre fazendo o que tem de melhor, um baita tamanho pra ajudar a vizualizar as artes que componhe o livro, o ilustrador é o mesmo que fez condessa sangrenta, tradução excepcional direto da língua original, notas de extrema importância pra compreensão e contextualização, um verdadeiro desbunde de livro como um clássico tem que ser tratado em absoluto.

Rittes 22/03/2015

Senhorita aterradora
Senhorita Christina foi escrito em 1936 e, embora possa ser classificado como terror gótico, exala um romantismo que, algumas vezes, pode irritar o leitor que gostaria só do horror. Não deixa de ser um livro curioso, uma vez que muitas partes são assustadoras, mas fica a sensação de que o autor poderia ter ousado mais. Mesmo assim, Eliade foi perseguido e sofreu alguns reveses por causa do livro, considerado pornográfico para a época. Claro que, para os padrões de hoje em dia, o livro não chega a chocar quase ninguém. Mas, também não se pode negar que o sexo seja o subtexto de Senhorita Christina, com momentos até bem ousados, mas o exagero romântico nas atitudes e no discurso dos personagens acaba tirando muito do brilho da obra e, para ser sincero, enchendo um pouco o saco do leitor. Destaque para a caprichada edição da Tordesilhas. Para realmente sentir o prazer de uma leitura de terror gótico prefira ainda o bom e velho H. P. Lovecraft.

Guta 18/10/2015

Não fui com a cara de nenhum personagem.
Não fui com a cara de nenhum personagem.
Exceto a Simina e um pouquinho com o sr. Nazarie. Talvez.
Porém não levem esta resenha tão a sério, é só uma opinião pessoal e não representa a qualidade da obra. Se quiserem saber se é boa LEIAM.
As ilustrações são boas, assustadoras.
Ricardo Rocha 20/09/2016minha estante
tb não fui mas gostei do livro

Sofia.Eternal 31/07/2023

A edição desse romance é muito boa, porque tem um texto final que ajuda a entender melhor esse autor importante da literatura europea e pouco conhecido em Brasil.