O Evangelho segundo Jesus Cristo

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

vinizambianco 23/04/2024

[sobre Deus, o Diabo e perspectivas inquietantes]

Saramago eu TENHO FAMÍLIA

Depois de ir adiando, finalmente mergulhei nas narrativas religiosas do incrível Saramago em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, que tem como missão contar a vida do messias, desde o seu nascimento, até o momento de sua crucificação, escrito em 1991 creio que é uma das, se não á, obra mais polêmica dele. Ateu assumido, Saramago utiliza sua imaginação e sua pesquisa para recontar da sua maneira a história de um dos ?personagens? mais famosos da humanidade

Uma das coisas mais peculiares do livro é o modo como o autor narra, é um fluxo de pensamento enorme, quase que como um jorro de pensamentos. José não perde tempo com sinais de pontuação ou parágrafos é tudo escrito junto e isso compromete um pouco a leitura inicial, mas depois que o leitor consegue entender/compreender como funciona a narrativa dele, se torna um deleite de leitura, sério foi uma das coisas mais diferentes e incríveis que eu já li. Obrigado Papai

É difícil falar sobre o livro porque ele é uma experiencia única, mas o que eu posso dizer é que é muito interessante ver algumas passagens da bíblia de forma mais ?humana?. Outro ponto é ver o protagonista Jesus ser tão tridimensional e mal resolvido com certas situações que deixam tudo muito crível

Três cenas merecem uma mençãozinha aqui por serem boas demais para serem verdade: a primeira é a morte de José, pai de Jesus, é tão sublime essa cena que o impacto é GIGANTE, a segunda é o período que Jesus vive com o ?pastor?, os diálogos são de uma grandeza muito difíceis de explicar e por último, mas não menos importante é a grande cena de Jesus, Deus e o Diabo, uma cena de encher os olhos de orgulho por ser leitor

Com uma escrita incomum e personagens conhecidos, José Saramago faz desse Evangelho quase uma obra prima, um livro para ler, reler e todo término de leitura se sentir naquela barca sem entender muito bem o que está acontecendo, mas acreditando em cada palavra

PS ? Tem uma passagem no livro sobre teoria da predestinação que eu achei incrível

PS² - A crítica ao machismo e a religião é direta e reta

Fabi 22/04/2024

Ousado demais para mim
Terminei esse livro há uns dias e ainda não processei o que eu li, o que eu entendi ou como esse livro mexeu comigo. Achei ousado demais embora tenha gostado muito de alguns diálogos super inteligentes, principalmente o do encontro no mar. Gostar não é a mesma coisa de concordar. Enfim, sempre tive curiosidade de ler e gostei de saber como é a história desse livro tão polêmico.

Costa166 19/04/2024

(?) cada um de nós é este pouco e este muito, esta bondade e esta maldade, esta paz e esta guerra, revolta e mansidão?.

Carolina.Lausmann 17/04/2024

O Jesus humano de Saramago
Inicialmente, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" não estava em minha lista de leituras, pois, como agnóstica que frequentei uma escola católica, sempre questionei muitos aspectos da religião. No entanto, duas razões me levaram a sair da minha zona de conforto e ler este livro: a recomendação do Clubinho da Paloma Lima e a coragem de Saramago, um ateu, ao reescrever uma das histórias mais marcantes da nossa sociedade.

A polêmica com a igreja católica destaca a ousadia de Saramago ao desafiar convenções religiosas. Ao questionar a religião e o conceito de Deus, Saramago mergulha nos temas da relação pai e filho, sacrifício e culpa, com uma beleza quase poética. Seu Jesus é o mais humano dos cristos, confrontado com seu destino e com o mundo político ao seu redor. O estilo único de Saramago, com sua oralidade na escrita e sua ironia aguda, dá uma dimensão ainda mais profunda aos questionamentos levantados pelo romance.

Carlos.Gildevan 14/04/2024

O Evangelho de Saramago
O livro do escritor português, apesar de não agradar céticos, nos faz refletir a respeito das concepções sobre Deus e Cristo. Com críticas ácidas e uma leitura repleta de referências históricas e literárias, Saramago nos convida a conhecer os conflitos da existência humana.

"Talvez este Deus e o que há-de vir não sejam mais do que heterónimos, De quem, de quê, perguntou, curiosa, outra voz, De Pessoa, foi o que se percebeu, mas também podia ter sido, Da Pessoa." J. Saramago, O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Jane.FAlix 06/04/2024

A gente demora um pouco pra engrenar na escrita do Saramago, mas depois acostuma.
Sobre a narrativa é extraordinário imaginar a vida de Jesus por uma ótima diferente, eu diria mais humana, em que Jesus não é totalmente santo, superior ou intocável. Aqui Jesus é um homem, um simples homem que peca, que sofre e que erra.
Enfim, é uma visão diferente da qual estamos habituados.
elisa :) 07/04/2024minha estante
Perfeita sua resenha! Sou apaixonada pelos livros de Saramago. Ainda não li esse, está na minha lista.

Morgoth Bauglir 01/04/2024

O evangelho segundo Saramago.
Albrecht Dürer o mais famoso artistas do renascimento nórdico, inspira Samarago na descrição sobre a crucificação de Jesus na primeira página do livro. Retratando em palavras cada traço da xilogravura. ?O sol mostra-se num dos cantos superiores do rectângulo, o que se encontra à esquerda de quem olha, representando, o astro-rei, uma cabeça de homem donde jorram raios de aguda luz e sinuosas labaredas, tal uma rosa-dos-ventos indecisa sobre a direcção dos lugares para onde quer apontar, e essa cabeça tem um rosto que chora, crispado de uma dor que não remite, lançando pela boca aberta um grito que não poderemos ouvir??

Obra não é narrada por Jesus apesar do título, mas por um personagem muitas vezes consciente do que aguarda no futuro vindouro. Trazendo dando a luz quanto uma leve pausa para reflexão do leitor desavisado. Livro em momento algum deixa de lado aquela sensação de estranheza onde muitas vezes precisa lembrar tanto da proposta do autor quanto simples fato de não ser uma obra religiosa. Muito pelo contrário, ateu, Saramago muitas vezes crítica representações da fé e seus sacrifícios por meio de sangue e violência.

Humanidade demasiada de Jesus e seus familiares aproxima o leitor de uma perceptiva diferente, menino que ao descobrir parte do seu passado renega o pai, questionando-se sobre ser apenas filho de Deus, então de forma brilhante, torna-se Jesus negar Deus e aproximar-se novamente de seu pai José. Relação conflituosa entre Jesus e o Senhor, ao saber do seu destino tornando-se um Mártir mostra um Jesus mais homem e menos deidade.

Círculo familiar apesar de pouco estar presente consegue captar ao mesmo tempo uma simbologia onde amor e incompreensão, arrependimento e orgulho são os pilares de qualquer família no planeta terra. Filho conflituoso, mãe autoritária que pouco releva ao filho sua história. Ambos que com suas cicatrizes e dores partem e perdura o mesmo amor.

Narrativa pesa, trava, mas sem ser cansativa, aprofundando cada personagem e seus questionamentos. Enceramento do livro com diálogos entre Jesus, Deus e o Diabo narrativamente torna trazer uma dissonância entre
Jesus-homem-terreno
e duas forças distorcidas, mas em comunhão.

????????????????????????????????

"I...] cada um de nós é este pouco e este muito, esta bondade e esta maldade, esta paz e esta guerra, revolta e mansidão."

Tamer 31/03/2024

Livro muito bom que questiona como a religião é usada para conquistas de poder. Saramago traz ao longo da história passagens da bíblia escritas com seu estilo característico, e de modo irônico e indagador.

Traz questões necessárias em um mundo onde ainda matam em nome da religião, enquanto encobrem interesses de poder e dinheiro.

Daniel.Moreira 27/03/2024

A humanidade do Divino
"Evangelho segundo Jesus Cristo" de José Saramago é uma ficção verossímil e dialoga com os textos bíblicos.

Através da magia da verossimilhança, Saramago retrata Jesus em sua versão humana, com seus medos, defeitos e pecados fazendo um paralelo genial com sua face iluminada, divina e messiânica.

Saramago transporta o leitor para uma visão crítica do bem do mal. Do pecado à pureza.

O mais interessante ainda são as conversas entre Deus e Jesus com a participação do diabo...

Uma longa caminhada de Jesus humano, filho de José e Maria diante de uma missão divina...

Lembre-se: "Bem e o mal não existem em si mesmos, cada um deles é somente a ausência do outro."

Pablo Paz 22/03/2024

É preciso ser-se Deus para gostar tanto de sangue
'É preciso ser-se Deus para gostar tanto de sangue... Homens, perdoai-lhe, porque Ele não sabe o que fez'. (Jesus de Nazaré)

É a súplica invertida neste Evangelho segundo a visão de um Jesus Cristo humano, demasiado humano, que não vê sentido na ideia teológica do sacrifício.

Na época em que o livro foi publicado, a Igreja Católica em Portugal excomungou o livro. Eu tenho uma formação católica e confesso que não vi nada de profano no livro, afinal, é literatura. Se tivesse filhos, eles leriam sem problema algum. As consequências do puritanismo é a repressão, mais do que a disciplina. Não é à toa que o consumo de pornografia é endêmico em países de cultura protestante e islâmica.

De todo modo, é difícil resenhar uma obra-prima da literatura universal como esta, responsável por dar-lhe o Nobel. "Pai, não precisa perdoar Saramago, ele sabe o bem que nos fez!". Genial.
Ana Sá 29/03/2024minha estante
Lembro de ter me divertido muito com este livro, minha formação católica também não fez alarde!

E que coisa boa foi essa história dos portugueses (com sua mania de grandeza) estarem eufóricos com o Nobel, mas tendo que engolir seco porque era o Saramago, com quem eles brigaram até não poder mais hahaha

Pablo Paz 29/03/2024minha estante
Ana, é maravilhoso, né? Tem algumas passagens que é mais do que ironia, é puro sarcasmo com os intolerantes...

Sozzi 04/03/2024

Um livro triste
Saramago é muito corajoso. Se expõe nos seus livros. É desafiador.
Este livro é forte, triste. Chorei algumas vezes. Mas é um livro vivo, que fica palpitando na gente. E não vai ser esquecido.

Elaine 02/03/2024

Estilo Saramago
Este foi meu segundo livro do Saramago. Gosto do estilo dele e acho que já consegui me acostumar com a pontuação e tal.
Deve ser comum comentar sobre este livro que ele humaniza a história de Jesus, deixando José, Maria, os apóstolos, Maria de Magdala, Marta, enfim, todos eles vivendo uma vida normal com sentimentos humanos normais. Isso é bem interessante, dá um tom cotidiano aos importantes acontecimentos bíblicos.
Sensacional a composição de Deus e do diabo.
E apesar do narrador estar contando a história de um perspectiva bem futura, Deus ainda é um Deus vingativo do antigo testamento.
O livro é bem interessante, recomendo.

Marcos774 09/02/2024

Maravilhoso!
Um livro maravilhoso sobre a história de Jesus Cristo, desde a sua concepção até a sua morte. Saramago não vai contar a história literal da bíblia, mas colocará suas ideias nessa história. Excelente obra que faz você pensar e refletir. O final é algo sensacional.