O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Juluzsg 20/07/2023

Jesus, o homem
Quando comecei a ler essa história, eu acabara de sair de outra história com uma narrativa bíblica (Memnoch da Anne Rice), então eu estava um pouco cansada do assunto. Mesmo assim decidi que iria seguir em frente.
Também ressalto que não tinha muita expectativa por que, em primeiro lugar, nunca li nada do Saramago, e em segundo lugar porque a história de Jesus conheço desde criança. Porém, já adianto que esse livro me surpreendeu.
Primeiro o autor nos leva a vida de José e Maria os apresentando como personagens e também outros que serão importantíssimos no futuro. Mesmo com os defeitos é difícil não se apegar aos dois, principalmente a José e então sofrer pelo fim da sua história e pelo fim inevitável que se desenha para seu filho.
Saramago, então, passa a dar muita ênfase no encerramento da história do pai e como isso corrói a relação familiar na casa de Jesus, situação que trará muitas consequências na frente. Cabe destacar que aqui já se desenha o Deus de Saramago.
Não minto que a relação entre Jesus e Maria me machucou um pouco, por eu ser uma pessoa que cresceu católica e que sempre admirou Maria. Então já imagino que o Saramago deve ter sido muito criticado aí pela igreja. Entre muitas razões por ele ter coragem de escrever essa Maria.
Quando Jesus entra na vida adulta, o autor começa a correr, mas no sentido de não dar enfase nessa parte da história que é meio que conhecida de todos e já está escrita na Bíblia. Quando comecei a ler, pensei que ele traria sua história mais para essa parte, mas ele desenvolve bem seus personagens antes de chegarmos aqui. Então quando Jesus é adulto a história já está muito bem construída.
Já perto do final, Saramago apresenta Deus mais de perto e podemos concluir que o Deus dele não é de paz e amor, e sim, está mais para adoração e guerras. Esse Deus não surpreende nada pela construção do texto, só que já começa a te deixar apreensivo pelo final que todos já sabem.
O fim chega como uma pedrada. Pai e filho, então, encontram o seu destino. Em poucas páginas todas as peças se amarram, e esse homem/personagem que você aprendeu a amar nessas páginas finalmente se despede pela crueldade divina.
Saio daqui concluindo que não é apenas mais uma história bíblica, mas um enredo que dá personalidade a esses personagens e te levando a criar outro tipo de laço com eles. Foi para mim uma surpresa bem-vinda.
Recomendo demais essa leitura, principalmente ouvindo "Chemtrails over the Country Club", álbum da Lana del Rey. Não vou mentir, é meio que uma viagem.

Maria 14/07/2023

Uma versão subversiva da história de Jesus que deixaria muitos religiosos de cabelo em pé. Porém, se conseguir deixar os ditos pregados pela Igreja de lado, é uma leitura incrível, apesar de a forma de narrar de Saramago não ser fácil.

Elisa Coelho 09/07/2023

Saramago é um gênio
Entendo o porquê de essa obra ser um tapa de luva para os católicos mais fervorosos. Retrata Jesus Cristo como? humano.
Eu nunca me identifiquei com a religião e nem mesmo sei dizer o caminho tortuoso que, segundo a Bíblia, Jesus percorreu do seu nascimento até sua morte crucificada.
O que pude perceber aqui, com Saramago, é a origem de um Jesus simples, um Jesus que era apenas mais um numa família de muitos filhos. E que foi rebelde no seu contato com Deus, tentando fazer apenas as suas crenças pessoais irem adianta. Jesus tentou controlar todo o final da obra, apenas para descobrir que fizera tudo de acordo com o plano que Deus tinha escrito para ele. Esse Jesus humano, que ri, que ama, que ajuda aos pobres e se deita com o amor da sua vida; que aprendeu quase tudo que sabe com o diabo que era seu amigo? Saramago monta uma nova história, linda, a qual se encaixa muito bem na mensagem que quer passar. Eu amei esse livro,
Meu segundo Saramago.

joaoggur 07/07/2023

Jesus lhe abençoe, Saramago.
Saramago sempre teve uma grande influência política em Portugal. Polêmico, suas obras sempre são surpreendentes, mostrando a podridão humana. Este contexto aplica-se em O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

As polêmicas por detrás deste livro são contraditórias. Se vemos o cristianismo com o viés protestante, a livre interpretação da Biblia, teoricamente, seria permitido. No livro, Saramago da a sua visão da conhecidíssima história de Jesus Cristo. Não colocando uma roupagem esotérica, Saramago inverte os papéis, tratando Jesus como um humano.

Talvez, este seja o grande ponto em volta das polêmicas que permeiam o livro. Saramago retrata Jesus não como uma figura religiosa, e sim uma VÍTIMA da religião. Aqui, Jesus é estritamente humano; não pediu para ser um ?filho de Deus?. A afirmação pode ser considerada um ultraje, mas é a visão do autor. Jesus era, em primeiríssimo lugar, um humano. No livro, por diversas vezes questiona sobre sua predestinação divina; quem não se solidariza, não se coloca no papel do personagem.

Convenhamos; vemos Padres e Pastores fazendo suas próprias interpretações do livro sagrado dos cristãos, e poucos se incomodam. Mas quando Saramago, um ateu, faz sua própria versão, o alarde é imenso. Contestável, não?

Recomendo fortemente, tal qual todas as obras do autor. Precisa ter estômago para ler.

Thiago275 06/07/2023

Me faltam palavras
Demorei a ler José Saramago. Apesar de já ter visto recomendações de gente muito boa, eu tinha um certo receio de sua escrita, que possui um sistema de pontuação todo próprio, misturando narração e diálogo. Bobagem a minha, me adaptei muito rapidamente ao jeito do autor de contar suas histórias e tive contato com um livro que merece todos os elogios possíveis.

O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi publicado pela primeira vez em 1991 e aqui temos a história de Jesus contada sob o ponto de vista de um ateu. Então, já podemos esperar certas "provocações", certas colocações que podem tirar o leitor da zona de conforto - seja ele alguém cristão ou alguém que simplesmente acha que sabe como a história aconteceu.

Saramago subverte muitos dos elementos dos Evangelhos, incluindo na Sagrada Família temas nunca discutidos, como culpa, medo e estranhamento. Jesus aqui é sim o Filho de Deus, mas ele também é humano e, como todos nós, vive em meio a um mar de dúvidas sobre o sentido da vida.

Talvez a ideia mais "chocante" do livro não seja que Jesus foi concebido e nasceu como qualquer outra pessoa, nem mesmo que ele era marido de Maria Madalena. Acredito que o que mais vai surpreender o leitor é a relação do protagonista com seu Pai. Eles se encontram em determinada passagem e o diálogo que eles travam, observados pelo Diabo, é uma das coisas mais interessantes que eu já li na vida. É uma visão cínica do Cristianismo e de duas bases, com a qual você pode concordar ou não, mas que não deixa de fazer sentido.

Quanto mais leio algo sobre a história da religião ou o Jesus histórico, mais tenho a certeza de que os aspectos práticos da vida de Jesus pouco importam. Não faz diferença se ele era casado, se teve filhos, se Maria era virgem. O seu grande mérito foi a mensagem que ele deixou. E essa mensagem independe de como ele vivia. O Evangelho Segundo Jesus Cristo é um livro que veio reforçar essa visão, e quem nunca duvidou de sua própria fé, que atire a primeira pedra.

Nathalia958 28/06/2023

Que livro!!! Saramago cutuca feridas recontando a história de Jesus sob seu ponto ponto de vista, de forma irônica traz questionamentos sobre Deus (ou deus?) e a história que o cristianismo nos conta.

Rick 23/06/2023

Monumental
O Evangelho Segundo Jesus Cristo de José Saramago é uma obra polêmica e impactante que narra a vida de Jesus, desde seu nascimento até sua crucificação, sob uma perspectiva bastante particular. O autor retrata um Jesus humano e falível, que convive com seus próprios conflitos e incertezas e cujas atitudes são influenciadas pelas circunstâncias políticas e sociais da época. A obra também aborda temas como religião, poder e sexualidade, questionando alguns dos pilares fundamentais do cristianismo e provocando reflexões profundas sobre a natureza da fé e da religiosidade. Escrita em um estilo único e inovador, a obra é um desafio tanto para os leitores cristãos quanto para os não religiosos, e reverbera ainda hoje como uma das mais importantes contribuições do autor para a literatura mundial.

Luzimari Corso 21/06/2023

Um outro olhar...
Um olhar para um Jesus humanizado, nascido sujo das entranhas de sua mãe, como qualquer outro homem. Se você crê em Jesus, só vai aumentar sua fé. Se não crê, ficará no mínimo intrigado com o olhar de Saramago.

anamariarockk 21/06/2023

Sem muitas palavras, é uma resenha só pra expressar a felicidade que senti com esta leitura.
Ah, meu primeiro Saramago foi esse.

Vini 20/06/2023

O evangelho segundo Jesus Cristo
Brilhante! Saramago mais uma vez surpreende com sua releitura da história religiosa mais conhecida do mundo.
Há diversas passagens nesse livro que nos fazem repensar sobre os conceitos que possuímos de divindade, legado, bem e mal? sabemos é claro que se trata de uma obra literária, mas não há como negar o quanto essa narrativa possui uma força de veracidade palpável e lógica para os fatos, nos possibilitando revisitar nossa leitura de mundo.
Com certeza está nos top 3 livros de Saramago mais poderosos e incríveis.
Todos deveriam dar uma chance a essa leitura, sem preconceitos.

19/06/2023

?Deus, apesar das suas habituais exibições de força, ele é o universo e as estrelas, ele é os raios e os trovões, ele é as vozes e o fogo no alto da montanha, não tinha o poder para obrigar-te a matar a ovelha, e, contudo, tu, por ambição, mataste-a, o sangue que ela derramou não o absorveu todo a terra do deserto, vê como chegou até nós, é aquele fio vermelho sobre a água, que, quando daqui nos formos, nos há-de seguir pelo rasto, a ti, a Deus e a mim.?

Douglas Brilhante 06/06/2023

Simplesmente fantástico (como sempre)!

Todos os livros que li do Saramago são:

?E se??

E se Jesus, Rei dos Reis, também fosse um homem comum com toda a nossa humanidade embutida?

No evangelho do autor português, o tão conhecido caminho da história de Jesus é adptado para uma narrativa mais crítica, palpável e, honestamente, até mais provável.

Com genialidade, humor e extrema lucidez, Saramago nos faz refletir sobre as contradições óbvias e outras sutis do evangelho correntemente estabelecido e Jesus é recriado na dupla face dos seres humanos sem perder sua essência messiânica e iluminada.

Perfeito. 10/10.

Jotinha 05/06/2023

O envagelho por outros olhos
Esta narrativa de José Saramago trás a tona uma nova visão sobre todo o percurso da vida de Jesus, ainda presente todo a religiosidade que os trechos originais possam propocionar porém a forma como o texto se conduz com um ênfase nas dramas das personagens é belíssimo. Sou cristão porém li esta obra apenas como mais uma narrativa antiga e me surpreendi, a maneira como José conduz o texto é incrível, não há cortes para diálogos ou detalhes no ambiente, tudo é conduzido propositalmente numa linha só te mergulhando naquela história sobre Bem, Mal, redenção, Divino e o mais importante sobre a Morte. Toda os subtextos presentes na Bíblia aqui tomam mais vida e com esta maior evidência se tornam mais "livres" para debate, como todos os relacionamentos que Jesus teve em vida e como eles influenciaram ele. Em suma, um belo livro até mesmo para aqueles que não forem cristãos, deem uma chance para esta obra e busquem as mensagens que ela tenta enfatizar.

Mari 04/06/2023

Ler Saramago já é de tirar o fôlego (no sentido literal também, com sua aversão aos pontos e vírgulas e suas páginas inteiras de uma só frase), e? Saramago né? acho que esse nome por si só já é uma resenha inteira.
Dessa vez não foi diferente, a ideia é genial. Importante começar a ler tendo em mente que não são a mesma coisa, mas o livro reconta a história da bíblia. É a reconstrução, a reinterpretação, a atribuição de sinestesia à historia de forma crítica e irônica, trazendo as sensações, as ambiguidades, tirando um pouco o foco do divino e colocando na existência de tudo que há de humano ali. Não uma ?troca?, mas uma sobreposição do objeto.
É uma visão da narrativa pela versão do sentimento das mulheres também, com a percepção da maternidade, com novos questionamentos sobre as relações. É a primeira vez que alguém se interessou por escrever sobre como Maria pode ter se sentido com as primeiras palavras e os primeiros passos de Jesus, por exemplo.
Mesmo tão interessante, preciso dizer que deixei pela metade ? não é NEM um pouco fácil de ler, nem se compara a ?As Intermitências da Morte?, por exemplo. Depois de um ano inteiro tentando, sobram umas 200 páginas para eu voltar depois. É realmente admirável pensar que alguém um dia resolveu parar para escrever uma ideia e que disso saiu um livro, então me dói abandoná-los no meio, sempre fico curiosa com o final? mas tudo bem porque o final dessa eu já sei.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?(?) o abandono do corpo não exprime senão a dor de uma alma.?

FabioMartineli 29/05/2023

Indispensável
Vale completamente o tempo dispendido em sua leitura.
Apesar da dificultosa escrita, em algumas páginas já se pega o jeito da leitura.

Agora, sobre o seu conteúdo, impar, impactante e indispensável! A humanização de Jesus, os papeis de cada personagem, momentos tristes e épicos...tudo faz com que valha o Nobel recebido por Saramago.

Principalmente a cena do diálogo ao barco, é chocante e indescritível.