O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Chelly @leiodetudo 25/05/2023

Infelizmente só cabe 5 estrelas.
É o segundo livro de Saramago que leio e já concluí que tudo dele é muito custoso de ler, mas é igualmente maravilhoso. Tá claro por que ele ganhou um Nobel. Esse livro pode ser muito difícil ainda mais para pessoas religiosas ou com pouca flexibilidade de separar a história bíblica da versão criada por um ateu. Eu entendo e não critico. Mas aos que desejarem encarar, sugiro ir de mente aberta. Traga consigo todas as perguntas que nunca te foram respondidas sobre a passagem de Cristo na terra e desfrute da versão do Saramago sobre a vida e morte de Jesus.

Beatriz.Alves 20/05/2023

O evangelho segundo Jesus Cristo
Livro de leitura necessária. A polêmica é seu material de origem, mas as reflexões suscitadas nos levam a repensar os alicerces da civilização ocidental.

Danilo116 19/05/2023

Uma nova visão sobre a história de jesus e a vida
O livro traz uma figura mais humanizada de jesus,um jesus que ama,que chora,que briga e traz uma visão diferente da tipicamente apresentada e conhecida.Ele te surpreende ao mostrar cenas/passagens muito conhecidas , porém com um novo ar ou ideia sempre te surpreendendo.Uma ótima para qualquer leitor,ele começa bem ruim(não vou mentir) porém ele te surpreende mais pro final
Ricardo 19/05/2023minha estante
O começo foi bem maçante mesmo, mas me prendeu do meio pro final. Sem saber terminei quase no mesmo time que vc. Que bom que gostou da leitura!

Andrey 15/05/2023

Sensacional
Estou impactado com esse livro, forte candidato para o melhor livro lido de 2023. Esse é um daqueles que vc precisa estar pronto, deve ser lido, apreciado e debatido.

Daiane.Mazzetto 01/05/2023

Saramago sendo Saramago
Confesso que o começo do livro é enfadonho e pensei muito em desistir. Mas persisti porque gosto muito do Saramago... aí veio a parte de Jesus, Deus e o Diabo na barca e foi um deleite e do nada aparece um Fernando Pessoa. Saramago sendo Saramago... nos proporcionando reflexões muito incríveis.

Alexandre 26/04/2023

Uau
Caras, que livro! Saramago foi ousado em escrevê-lo, mas, ao meu ver, nunca desrespeitoso. A história tem muito pouco da Bíblia, e traz um Jesus mais humanizado, que comete erros e tem sentimentos mundanos.
Minha parte favorita foi o debate entre Deus e Jesus sobre o fururo da religião após o sacrifício que ele teria que fazer. Divertidíssimo!

Clarissa 24/04/2023

Saramago é sempre um soco no estômago pra mim, seja pela crítica pesada, seja pelo sarcasmo que parece pular de algumas frases do nada! Entendo perfeitamente que esse autor jamais gostou de traduções das suas obras. Ninguém conseguiria atingir o nível dele. O final desse livro dá toda uma nova dimensão à história de Jesus contada na Bíblia, e de uma forma muito mais humana e que faz muito mais sentido no contexto do que a própria história original! E tem um papo cabeça lá pelo meio do livro entre Jesus e um outro personagem (rs), que é de aplaudir de pé. Simplesmente genial.

Crixtina 23/04/2023

Saramago e sempre Saramago
Acho uma leitura difícil mas quando você entra no texto nem a falta de pontuação te incomoda
Livro muito interessante com reflexões além no normal !! Indico a leitura

?Acontece isto muitas vezes, não fazemos as perguntas porque ainda não estávamos preparados para ouvir as respostas, ou por termos, simplesmente, medo delas.?
Maria Antônia Galhardo 23/04/2023minha estante
Amei esse trecho destacado

Café 17/04/2023

O livro é denso, mas tem momentos muito interessantes, esses momentos são diálogos muito bem construídos envolvendo Jesus.

alicefnevs 12/04/2023

A ousadia de Saramago se provando mais uma vez
Esse foi mais um dos livros que li do autor sem saber da história, mas ele só me prova que tudo o que ele escrever eu vou gostar de ler. Dessa vez não pelo conteúdo mas pela escrita que não deixa de ser sensacional e arrebatadora.

Jean 06/04/2023

Gênio
José Saramago é gênio demais! Não tem como descrever. Cada diálogo é uma pérola. Destaco principalmente o diálogo entre Jesus, Deus e o Diabo na barca. Toda e qualquer exaltação a obra de Saramago tem que passar por aquele diálogo que é simplesmente uma das coisas mais geniais que já li.
Pro leitor, o livro é denso, longo, algumas partes demoram a desenvolver. Sugiro ler com calma, degustar cada parte. Refletir sobre ela, se possível. Debater com alguém que tbm esteja lendo. Esse livro abriu portas de pensamento na minha cabeça sobre religião.
Se vc for mto cristão fervoroso vai ficar com raiva, a obra toca em pontos sensíveis da fé. Mas se vc está aberto a se questionar sobre isso, eu recomendo.

Will.Leite 06/04/2023

O que eu mais li nas resenhas desse livro foi "uma história de um Jesus humanizado". Ok, é bem isso mesmo. Mas eu esperava (e isso foi um erro de expectativa) algo ainda mais humanizado. Um Jesus comum. Nenhum milagre. Nada sobrenatural. Basicamente a história do Jesus carpinteiro.
Inclusive me empolguei muito com o primeiro terço do livro, que tem José (pai de Jesus) como protagonista. Achei que assim se seguiria por quase todo o livro.
Uma das clássicas frases de Jesus, quando crucificado, dita no final do livro, mas de uma maneira toda invertida, pra mim foi uma bela ilustração do que é o livro.

Carlos 03/04/2023

Perfeito
Saramago é um mestre da escrita e deixou isso muito claro nesse livro, que vale dizer é impossível ter uma visão morna.

Ou você adorou ou você odiou e nunca por causa do estilo e da escrita do autor, mas exclusivamente pelo conteúdo que saiu da ponta do seu lápis.

Um Jesus humana, que de todas as formas tenta se colocar em outro destino, um deus retirado das suas veste e posto nu a frente de todos e um diabo muito mais sensato que a própria divindade.

Isso ainda é um resumo mal feito do que você vai ver na obra, então faça o seguinte: Para de ler essa resenha e vai correndo ler o livro e me conta.

Voce odiou ou amou? O sangue está nas mãos de quem?