O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Debora 03/04/2020

Um ateu que conhece a Bíblia e entendeu Jesus
Saramago revisita as histórias da Bíblia neste livro, sem os dogmas interpretativos das religiões.
Ele reescreve a história a partir de um Jesus humano, um Jesus que ama - não só Maria de Magdala, mas a humanidade. Mas um Jesus que está fadado a viver o que Deus decidiu.
O último capítulo é um primor de tentativa e humanidade.
Saramago entregou, do meu ponto de vista, um livraço.
Etiene ~ @antologiapessoal 03/04/2020minha estante
aaaa esse autor :)

Alexia 03/04/2020minha estante
Esse livro é incrível! Também está entre meus favoritos :)

Debora 03/04/2020minha estante
Muito bom!

Camila.Bortolatto 30/01/2022

me ensinou a valorizar os sinais de pontuação ?
NUNCA na minha VIDA eu sofri tanto pra ler um livro. dito isso, ele é fantástico até/principalmente pra quem não é católico

não leria de novo pq não sou masoquista mas acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez

Luiz Paulo Silvestre 24/10/2023

Livro marcante e emocionante, lembro mais da surpresa geral de ver um Jesus humanizado e um Diabo revolucionário contra um Deus impositivo e autoritário. Essa troca de papéis e pontos de vista me pareceu genial e muda completamente toda a história e sua narrativa.

Ver toda a história da humanidade do ponto de vista do diabo foi genial. Saramago é brilhante!

Tatá 11/07/2022

“Se o diabo não vive como um diabo, Deus não vive como um Deus”
Jesus Cristo de um modo acessível, no sentido de conseguir ver a sua humanidade, os seus defeitos, os seus questionamentos quanto às vontades de deus. É um livro de pura filosofia, ao meu ver, sendo Jesus um homem muito questionador. Estou encantada com a fluidez de pensamento de Saramago, a ousadia corajosa em escrever esse livro num contexto político de tanta violência.
Uma das partes que mais me marcou nesse livro foi o trecho de Jesus com Maria Madalena. Ele falando dela tão apaixonado, com tanto respeito e carinho é de arrepiar.

Carol 21/10/2023

Foi minha primeira experiência com Saramago, e gostei bastante até. Achei muito interessante o jeito como ele explica a vida de Jesus de uma forma mais humana que não está em nenhum Evangelho. Mas realmente a falta de pontuação e os parágrafos gigantes me irritaram um pouco... Exige bastante do leitor ler um livro de 376 páginas, ainda mais com essa diagramação, sem ter quase nenhuma pontuação além da vírgula, parágrafos enormes e capítulos bem grandes também...
Rodrigo 21/10/2023minha estante
Moça, eu te entendo...

Etiene ~ @antologiapessoal 08/02/2020

Um dos melhores da vida!
Acho que ler um livro é sempre uma experiência de troca, não é mesmo? Lendo algumas páginas você, por exemplo, aumenta seu vocabulário ao aprender palavras novas, exercita sua paciência enquanto espera pelo desfecho do herói, ou repensa esta ou aquela situação sob outro ângulo... Mas você nunca sai o mesmo dali. Eu não sai.

Aqui me deparei com uma obra que foi uma das melhores experiências literárias da minha vida. Aliás, me deparo com um livro que foi uma baita experiência de vida. Encontrei nos escritos do português a melhor versão de Jesus Cristo, e ele é absurdamente apaixonante. Enquanto católica, encontrei ressignificados para passagens tão conhecidas que me deixaram embasbacada. Enquanto leitora, encontrei a narrativa super bem estruturada e repleta de frases de impacto que me fizeram grifar o livro quase todo. Enquanto gente, acredito que ler Saramago é certeza de adquirir senso crítico.

Não vou adentrar a porta da religiosidade (mesmo estando a ponto de batê-la), porém eu diria que, especialmente, todo CRISTÃO tem por obrigação conhecer esta perspectiva da história que tanto acredita. Aliás, TODOS devem lê-la: é exercício de humanidade. As personas tão bem conhecidas - Deus, Diabo, Jesus, Apóstolos, Madalena - nos são apresentadas sem aquela camada rígida que foi colocada pela Instituição Igreja. A mudança de perspectiva, o subtexto em diversas frases, a sabedoria do narrador, são alguns detalhes que fazem desta uma das melhores histórias que já li.

Se eu pudesse reler apenas um livro pelo resto da vida, seria este!

Samuel M de Paula 29/12/2020

“O Bem e o Mal não existem em si mesmos, cada um é somente a ausência do outro.”
Nessa obra Saramago reconta a vida de Jesus Cristo de uma forma mais carnal e com ironia e crítica para essa história tão conhecida no Ocidente. Uma enredo cheio de sensações, ambiguidades e ressignificação de fatos ocultos.

Um livro cheio de polêmicos que contradizem os evangelhos e levam a história para caminhos inesperados. Com um Jesus mais humano e menos divino, que se confronta com seus pais e tem relações amorosas; com isso Jesus se torna mais como o leitor e menos com Deus.

Graças as metáforas, Jesus é um homem com todos os defeitos e com faces que se contradizem, mas ainda uma face iluminada e divina.
Allean 29/12/2020minha estante
Sou louco pra ler esse livro

Samuel M de Paula 29/12/2020minha estante
Allean, considerando que os únicos documentos que possuímos estão na Bíblia Sagrada e os pontos descritos são feitos por terceiros e em alguns momentos superficial, Saramago procura dar paladar e tato a história

Carol 06/07/2022

“Saramago é para leitores fortes.”
No texto, assim como nos outros livros de Saramago, é comum tropeçar em parágrafos densos que incluem diálogos separados apenas por vírgulas quando duas ou mais pessoas falam, todos amontoados em grossos blocos de páginas que se prolongam para sempre. Esse é um traço de Saramago, algo que o separa de todos os outros autores. Entretanto, com o desenrolar da trama, o leitor vai se acostumando com a escrita.
Além da dificuldade de acompanhar a escrita, este livro provavelmente será um grande desafio para quem mantém - e não quer abrir mão - uma leitura muito tradicional e ortodoxa dos evangelhos tradicionais. De fato, não é para qualquer leitor. Ateu, Saramago foi criticado, perseguido e proibido pelo governo português de concorrer ao Prêmio Europeu. Com extrema perspicácia e um profundo conhecimento acerca das escrituras, Saramago brilhantemente faz uma releitura a história mais famosa do mundo em uma outra perspectiva, em que Jesus Cristo é humano, feito de carne e osso. Assim como nós, está sujeito a falhar, “pecar”, ter relação carnal e sentir tudo o que é possível.
A reviravolta por trás da morte final de Jesus foi um gancho engenhoso que me deu arrepios por horas. Li em dois dias, não conseguia parar de ler e, quando terminei, fiquei tentando absorver tamanha complexidade durante toda a semana. É uma obra-prima excepcional, arrisco dizer que o melhor romance que já li.
Livro colossal e visceral, cheio de significados, simbolismos e inversões de arquétipos GENIAIS ao longo da obra. Na releitura de Saramago, é a desumanidade de Deus que precisa do perdão da humanidade. Metáforas e críticas camufladas ao machismo e religião.
Não é uma leitura que recomendo a todos, mas acredito ser fundamental para questionar algumas “verdades absolutas”. Duvidar, questionar, pensar por si próprio, é o primeiro passo para abrir o caminho da verdade.

regifreitas 05/11/2021

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO (1991), de José Saramago.

Esta já é a terceira leitura desta obra. E ela ainda continua excepcional!

Entendo que pessoas com uma visão mais ortodoxa de cristianismo acabem revirando os olhos quando se fala deste livro. Mas, controvérsia à parte, ele deve ser lido como uma obra de ficção, não como um livro religioso. Os evangelistas se preocuparam com a figura divina do Cristo, a Saramago interessa o homem por trás dessa figura, com suas dúvidas e imperfeições. E a recriação de como teria sido a vida desse homem, nascido onde nasceu, e vivendo no tempo em que viveu, é perfeitamente crível e brilhante.

Ademais, falar sobre o estilo saramaguiano, sua forma de escrita, a ironia que permeia seus textos, seria redundante em relação a todas as outras obras dele as quais já comentei por aqui, nesse desafio de ler seus romances em ordem cronológica. Não que ele se repita, longe disso. Mas sua forma de narrar, firmada a partir de LEVANTADO DO CHÃO (1980), é bem característica e reconhecível. E, mesmo ao abordar temáticas tão diversas desde então, sem dúvida é o ponto alto da sua prosa.

João 20/04/2021

Leitura profunda!
Trata-se de uma releitura ou recontagem de uma ou quiçá a história mais conhecida no mundo. A princípio achei que a esta recontagem demorou a fluir, mas Saramago é Saramago, e na segunda metade do livro a leitura tornou-se fácil.
Este evangelho retrata Jesus nazareno por um ponto de vista menos divino e mais humano (seus medos, anseios, erros e acertos). O sobrenatural se faz presente na obra e é muito bem costurado.
O autor utiliza-se de cinismo e muitas polêmicas (fato este que não causa estranheza). O contexto, costumes e cotidiano das pessoas daquela época são muito bem retratados.
O diálogo entre Deus, Jesus e Pastor é simplesmente fenomenal e de uma profundidade inexplicável.
Por fim, recomendo a leitura salientando que não se trata de um livro de cunho religioso, e sim de uma ficção criada pelo autor. Portanto, não é preciso, nem salutar concordarmos com tudo que esteja escrito. Recomendo somente o deleite da obra.
Camila.rl 20/04/2021minha estante
????????

Ricardo.Silvestre 04/04/2022

Jesus e sua história
Uma abordagem muito interessante daquele que foi o Rei dos Judeus, trazido ao mundo como peça fundamental de um plano de Deus, seu pai.

Não vou dizer que não tive dificuldades em alguns pontos da leitura. Já todos sabemos que a falta de pontuação característica de Saramago pode fazer com que assim aconteça. Apesar de se ganhar algum hábito com esta forma de brincar com a pontuação, tive muitos momentos em que precisei voltar atrás e reler o mesmo parágrafo. Ossos do ofício, alguém dirá.

À parte disto, e também porque esta foi a obra que levou José Saramago a ganhar o prémio Nobel de Literatura em 1998, aconselho muito a sua leitura.
SimoneSMM 04/04/2022minha estante
Um dos melhores que li de Saramago, se não for o melhor. Certamente, um dos livros que mais me impressionaram na vida!

Ricardo.Silvestre 04/04/2022minha estante
Eu confesso que gostei mais do ?Ensaio Sobre a Cegueira? mas este não deixa de ser um bom livro por causa disso. ?

SimoneSMM 04/04/2022minha estante
O Ensaio sobre a Cegueira é impressionante! Um livro que toca profundamente. Esse toque de humanidade e realismo que Saramago coloca em seus livros, é o que me encanta. Mesmo com a dureza que ele expõe. O Ensaio é um livro que dói.

Ricardo.Silvestre 04/04/2022minha estante
De todos os que já li até agora, esse foi o que mais me marcou.

Bragança 09/04/2022minha estante
Quero ler.

Ricardo.Silvestre 09/04/2022minha estante
@Bragança
Vai em frente que não se arrependerá!!! ?

Alan Furiati 11/02/2023

Considero esse um dos textos mais leves de Saramago, por incrível que pareça. Leitura fluída, personagens delicados, cheios de contornos, a presença do sobrenatural que é apresentada de uma forma divertida e mesmo singela, praticamente real. É um ensaio sobre a ideia da fé e da construção da igreja ao redor dessa fé tão inocente em um primeiro momento. Talvez leve demais ou foram as minhas expectativas surpreendidas, ainda assim, mesmo sendo um livro que gostaria tivesse adquirido uma outra direção, é uma obra muito agradável de ser lida.

Rafaela1643 19/04/2020

Saramago era um gênio!
Eis um dos melhores diálogos literários que já li:

?Disse Jesus, Estou à espera, De quê, perguntou Deus, como se estivesse distraído, De que me digas quanto de morte e de sofrimento vai custar a tua vitória sobre os outros deuses, com quanto de sofrimento e de morte de pagarão as lutas que, em teu nome e no meu, os homens que em nós vão crer travarão uns contra os outro, Insistes em querer sabê-lo, Insisto, Pois bem, edificar-se-á a assembleia de que te falei, mas os caboucos dela, para ficarem bem firmes, haverão de ser cavados na carne, e os seus alicerces compostos de um cimento de renúncias, lágrimas, dores, torturas, de todas as mortes imagináveis hoje e outras que só no futuro serão conhecidas.?

Laura S. 23/11/2020

Minha primeira leitura de Saramago
A escrita de Saramago é, como se sabe, um tanto quanto desafiadora. Para quem não o conhece, demora um pouco pra "pegar o jeito" da leitura, seja pelo português de Portugal, pelas falas que se adentram umas às outras, misturadas com comentários do próprio autor, seja pelo vocabulário.
De qualquer forma, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" é uma obra muito boa, segue a linha principal dos acontecimentos bíblicos, mudando, contudo, detalhes que alguns podem entender que subvertem toda a narrativa original, o que, logicamente, era a intenção desde o princípio. Não comece a ler esperando uma narrativa religiosa, porque não a encontrará, de forma que isso pode incomodar os cristãos mais fervorosos.
A única coisa que me incomodou nesse livro foi o final, que fiquei por entender. Sim, as últimas cinco páginas (inclusive, aceito explicações). Mesmo assim, é uma obra incrível da literatura portuguesa que vale, demais, a leitura.
Comecei a ler Saramago por esse livro e não me arrependo.

Crixtina 23/04/2023

Saramago e sempre Saramago
Acho uma leitura difícil mas quando você entra no texto nem a falta de pontuação te incomoda
Livro muito interessante com reflexões além no normal !! Indico a leitura

?Acontece isto muitas vezes, não fazemos as perguntas porque ainda não estávamos preparados para ouvir as respostas, ou por termos, simplesmente, medo delas.?
Maria Antônia Galhardo 23/04/2023minha estante
Amei esse trecho destacado