Hugo e Elisa e a Fuga de Madame Hornick

Hugo e Elisa e a Fuga de Madame Hornick Anna Chiara

Resenhas - Hugo e Elisa e a Fuga de Madame Hornick

Bruno 14/04/2024

Xoxa, capenga e anêmica
Lendo na orelha do livro, a gente descobre que a autora teve a ideia da história aos 9 anos. E lendo, parece que desde lá não foi desenvolvida nada.

Os detetives com 22 anos parecem ter 14. É ditos como os melhores detetives da agência, trabalham exclusivamente com causalidades, sorte e interferência do destino, pois literalmente esbarram em pistas pro caso que não faz sentido nenhum estarem ali, a não ser por pura conveniência do roteiro.

Umas situações bem cringe e fora da realidade empresarial, social e humana (por sinal).

Sobre a escrita, achei boba e com vários vícios de linguagem que chegam a incomodar em certos momentos.

Chegando ao final, até achei que teria pelo menos uma surpresa, uma reviravolta que a autora escondeu, fora o mistério que facilmente desvendados no início da história, mas não... apenas a resolução e uma festa de aniversário (sim, isso mesmo).

Infelizmente não foi pra mim. Espero que a história consiga agradar outras pessoas (apesar de achar isso difícil).

SaraBorges 30/08/2023

Cansativo
Fico triste em dar uma nota tão baixa pra um livro nacional, mas achei extremamente chato.
A história dá trocentas voltas desnecessárias, os personagens parecem ter 14 anos (mesmo tendo 22), os diálogos são forçados, as descrições são exageradas e focadas no que não interessa, inúmeras situações convenientes e muitos, mas muitos momentos constrangedores.
Cheguei a pensar que teria uma continuação, pq estava muito perto do final e nem sinal de que algo ia acontecer. Mas as coisas se resolvem sim, de um jeito meio raso, nada surpreendente e extremamente "fácil". O destino tava sempre do lado dos detetives de uma forma quase sobrenatural.
Mesmo sendo uma leitora de livros infantis e juvenis, esse não me desceu.

silvanasartori 15/01/2014

O livro começa contando a história de Hugo e Elisa que trabalham em uma Empresa de Investigações em Londres chamada Super Kings, onde os dois eram considerados os melhores detetives dali e também grandes amigos.

‘’Hugo e Elisa não cumpriam nenhuma missão de detetive. Eles apenas ajudavam Green a editar e a completar algumas fichas dos funcionários. Aliás, a cidade andava muito tranquila naqueles dias, e eles achavam difícil que acontecesse alguma coisa perigosa ou que merecesse as investigações deles em Londres.’’

Mas o que eles mais queriam naquele momento também eram FÉRIAS para poderem ter o merecido descanso e também porque não havia ali muito o que fazer, já que havia tempo que não tinha nada para eles investigarem.

Então assim que conversaram com o Sr Green e terminaram tudo que tinham que fazer ali na empresa, eles tiraram suas férias tão esperadas, e desde então, Hugo e Elisa nas 3 primeiras semanas só se comunicavam através do telefone.
Só que eles não imaginavam que se encontrariam em breve, pois Elisa viu na televisão uma notícia bombástica que a deixou muito inquieta e também muito interessada para começar uma nova investigação com seu amigo e companheiro Hugo.

‘’- Madame Hornick, uma senhora que estava presa na penitenciaria local Alfred Noughbours, fugiu hoje, aproximadamente às 3:30 da manhã. Os guardas disseram que não sabem como isso aconteceu naquelas condições de vigilância, mas tudo indica que alguém a sequestrou ou a ajudou na fuga.’’

Depois da notícia dada, Elisa ficou ansiosa esperando que seu chefe de Investigações ligasse no dia seguinte para informar que ela e seu amigo teriam que trabalhar para descobrir o mistério sobre o desaparecimento de Madame Hornick, mas ela sem pensar duas vezes ligou para Hugo para informar sobre o que havia visto na televisão e assim que ele atendeu, ela lhe disse para que ele prestasse atenção, pois ela tinha um assunto de extrema importância que poderia ser chance de ser investigada por ambos.

Assim que Elisa informou tudo sobre a noticia de Madame Hornick e desligou o telefone, Hugo ficou pensando se o seu Chefe Sr.Green os convidaria para descobrir o mistério da fuga de Madame Hornick, mas a única coisa que poderia fazer naquele momento era aguardar.
Já no dia seguinte, Hugo vai até uma padaria tomar seu café da manhã e aproveita para comprar o jornal do dia, e então, sem se importar muito com outras noticias, ele pula logo para o que interessa, pois já na capa do jornal em DESTAQUE já se falava da noticia do dia anterior ‘’MADAME HORNICK FOGE DA PRISÃO MISTERIOSAMENTE’’

‘’Hugo releu as partes mais importantes duas ou três vezes.
Depois ficou em silêncio, pensando qual o motivo da fuga, se alguém a sequestrou, e por quê’’

O mais esperado por Hugo e Elisa acontece, pois o Sr Green lhes chama para uma reunião em sua sala para poder conversar sobre a investigação e também para perguntar se eles estariam seguros de se comprometerem em relação ao mistério de Madame Hornick, pois eles teriam que ter certeza antes de terem que assinar o ‘’Documento de Concordância''.

Então o Sr Green Lhes diz:
‘’- Já sabem que quando se assina este papel – e apontou o dedo em direção a um papel-cartão levemente amarelado no canto da longa mesa intitulado ‘’Documento de Concordância’’ – não se pode mais desistir da investigação, apenas para fins de emergência ou de incapacidade de continuação.’’

Após os dois terem assinado o papel e concordando em fazer parte da Investigação, os dois são presenteados com uniformes da Empresa para poderem ser facilmente reconhecidos pelos policiais e principalmente para ter mais facilidade para poder investigar o caso pessoalmente na Mansão de Hornick e principalmente na prisão onde ela até então estava presa.

Hugo e Elisa combinaram então de passarem a noite resolvendo o que fariam no dia seguinte e também por onde começariam a investigar.

Já logo pela manhã, os dois seguiram para penitenciaria e puderam conversar um pouco com o gerente que lhes disse que talvez a câmera de segurança poderia ter sido modificada e logo depois seguem ao local onde Madame Hornick havia estado para ver se encontravam alguma pista e também para poder conversar com os dois policiais que estavam fazendo a segurança naquela noite.

Hugo e Elisa descobrem que Madame Hornick havia estado presa por causa de um roubo de jóias e que entre elas havia um anel de diamante, mas ali na penitenciaria, os Detetives acabam não tendo muito sucesso, mas no decorrer dos acontecimentos acaba surgindo vários suspeitos e muitas pistas sobre a FUGA DE MADAME HORNICK e principalmente sobre o desaparecimento das JÓIAS que até então ninguém sabia onde se encontravam.
Será que Madame Hornick estava realmente foragida ou havia sido sequestrada ou ajudada por alguém? E as Jóias? Quem havia roubado?

‘’A única alternativa é solucionar o caso’’

Em minha opinião:

Tenho que dizer que achei o livro realmente muito bom, apesar de ter achado a narrativa um pouco cansativa, pois achei que a Autora Anna Chiara acabou fazendo muita descrição sobre cada passo dos detetives e acho que na minha humilde opinião poderia ter sido menos maçante se tivesse tido mais ação desde as primeiras páginas.
Acho que poderia ter sido uma leitura mais fluida, embora eu tenha achado que a trama foi muito bem elaborada, principalmente porque me surpreendi demais com o final dessa Investigação do caso de Madame Hornick e o caso do roubo das Jóias.

Amei a personagem Elisa, pois achei que ela foi a que mais se destacou na história, mas não posso dizer o mesmo sobre Hugo, pois eu acho que a Autora poderia ter trabalhado mais com esse personagem, pois às vezes me sentia um pouco incomodada.

Achava Hugo meio que devagar nas investigações.
Deixando que Elisa tomasse a frente de tudo.

Quem ler o livro vai perceber o mesmo, porque não dá para explicar tão claramente o que senti por ambos.

Mas durante a história, preciso parabenizar a Autora, pois ela soube trabalhar com muitos dos personagens secundários que estão envolvidos no caso de Madame Hornick.

Ela soube trabalhar com a personalidade de cada um de uma maneira incrível.
Até fiquei surpresa, pois nunca havia prestado muita atenção em relação a outros personagens, mas nessa obra, eu percebi que foi essencial por causa do desenrolar da trama.
É uma história FANTÁSTICA.
Eu estava doida para ler algo sobre Investigação, mas a única coisa que me deixou bolada mesmo foi à narrativa, pois por várias vezes pensava em trocar o livro.

Mas com a minha insistência acabei gostando e dando 4 Estrelas, porque até então eu tinha dado 3. Mas depois do final desse livro, MEU DEUS !!! (risos)

Para quem gosta de INVESTIGAÇÃO POLICIAL leiam esse livro, porque tenho certeza que vão gostar bastante.
Tirem suas conclusões, pois eu posso ter achado a narrativa devagar e vocês podem devorar o livro de uma maneira mais rápida que eu.

Enfim...

Já na DIAGRAMAÇÃO do livro:

Tenho que dizer que adorei a capa, pois tem tudo haver com a história e principalmente porque ele ilustra alguns lugares de Londres/Austrália e também contém algumas digitais se vocês prestarem atenção na arte da capa.
Achei muito interessante !
A Novo Século trabalhou muito bem com essa obra, pois não encontrei nenhum erro ortográfico. Está absolutamente excelente.

Leitura mais do que RECOMENDADA...Leiam e entrem nas investigações com Hugo e Elisa. Vistam o uniforme da Empresa Super Kings e se DIVIRTAM !!

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

Ana Valentina 24/02/2015

O livro “Hugo e Elisa e a fuga de Madame Hornick”, da autora parceira Anna Chiara, narra as aventuras dos investigadores (e amigos) Hugo e Elisa — da empresa londrina de investigações Super Kings — no decorrer da investigação que busca resolver o mistério do desaparecimento da prisioneira Nora Hornick, mais conhecida como Madame Hornick.

Para solucionar esse caso os jovens detetives são levados à vários lugares (incluindo num cruzeiro) e conhecem várias pessoas que tem/teve algum envolvimento com a foragida, mas juntar todas as pecinhas do quebra-cabeça Hornick ainda está complicado, entretanto, Hugo e Elisa tem muita sorte e quando o destino os coloca no lugar certo e na hora certa eles terão a chance de desvendar esse mistério de uma vez por todas, e o desfecho dessa história vai surpreender a todos.
Essa capa é linda, com detalhes relacionados à história, e o livro foi muito bem escrito, mas o ritmo da leitura é muito lento — o texto é muuuuito descritivo, um tanto exagerado, as ações são poucas e demora para acontecer; e Hugo e Elisa, muitas vezes, tiveram comportamentos chatos e superficiais — e por muitas vezes deixei ele de lado e peguei outro para ler, mas Anna conseguiu construir ótimos personagens secundários e a trama do mistério foi muito bem elaborada e com certeza eu não esperava pelo final, embora tenha adivinhado uma boa parte (não comentarei para não spoilar); a leitura seria muito mais interessante se tivesse um flashback da fuga de Hornick logo no início do livro, para prender a atenção do leitor, e se as descrições fossem curtas para dar lugar às ações.

"— A saudade é um sentimento forte… Que rompe qualquer distância e atinge a pessoa que você deseja atingir… Entre os homens e o material existem fronteiras. Mas entre os sentimentos, não… Lembre-se disso. Página 242"

Resumindo: trama boa mas com narração muito lenta e maçante. A sorte é que na metade do livro as coisas começam a ficar mais interessante e Anna não deixa nenhuma ponta solta na história.

Gostou? Adquira o seu exemplar e ajude a divulgar a literatura nacional :D