Mais velho, do meio ou caçula

Mais velho, do meio ou caçula Kevin Leman

Resenhas - Mais velho, do meio ou caçula

Ogro 15/09/2012

A ordem do nascimento determinando a personalidade
Por quê os irmãos do meio são sempre os primeiros a saírem de casa? Todos os irmãos mais velhos são metódicos e afeitos a regras? Todo caçula permanece sempre com uma veia infantil e criativa,mesmo na vida adulta? É mais vantajoso ser a caçula numa família composta só por irmãos mais velhos ou ser o caçula com uma diferença mínima de 8 anos entre o irmão imediatamente mais velho, independente do sexo? Quais características, afinal, são determinadas pela ordem de faixa etária, na sua família.

Confesso que o texto soa um pouco como horóscopo mas o autor é muito convincente - apesar de , hoje em dia, cada vez mais famílias terem apenas um filho - que também são abordados no livro - muitos dos mais velhos, como eu, cresceram em famílias com vários irmãos . E , realmente, as interações e maneirismos descritos nos livros, caem como uma luva na minha família.

É um livro de leitura fácil, aonde você tem diversos momentos em que fica concordando com o autor. Vale a pena ler para tentar entender porque aquele seu irmão/colega/cônjuge/qualquer um que você conviva tem determinados hábitos.