O Cérebro que se Transforma

O Cérebro que se Transforma Norman Doidge

Resenhas - O Cérebro Que Se Transforma

Aline 02/04/2024

Neuroplasticidade em foco
O cérebro que se transforma tem como tema central a neuroplasticidade, ou melhor, a capacidade que o cérebro humano tem de se adaptar de acordo com a situação ou contexto. E o mais incrível é que a neuroplasticidade não é sinônimo de aperfeiçoamento como muitos podem pensar, não significa somente progresso. Em muitas situações ela pode significar rigidez. E para tornar tangível a teoria o autor traz uma série de casos clínicos, experimentos ocorridos há séculos e também os atuais.
Até o momento esse foi o livro mais legal que li no ano (ok, sou suspeita para falar pois sou uma entusiasta da neurociência). E por isso, recomendo fortemente a todos que se interessam pela temática.

?Precisamos continuar aprendendo se quisermos nos sentir totalmente vivos, e quando a vida, ou amor, se torna previsível demais e parece haver pouco a aprender, ficamos inquietos. Um protesto, talvez, do cérebro plástico quando não consegue mais realizar essa tarefa essencial.? p.130??

Beatriz 17/01/2024

Esse livro traz um compilado de estudos sobre neuroplasticidade e os divide em temas muito caros, como autismo, psicanálize, aprendizado, etc. Tem uma linguagem muito acessível, traz conceitos acadêmicos de forma muito compreensível. É um livro muito interessante para quem gosta de ler sobre plasticidade do cérebro e, a partir dele, conhecer estudos da área.

MindLuck 14/12/2023

Incrível, fascinante
Esse livro é sem dúvidas um divisor de águas na minha vida. Sempre achei magnífico todo o poder que nosso cérebro tem sobre a vida humana.
Ao ler essa obra espetacular decide que de fato me tornaria um neurocientista. O autor mostra com muitos exemplos a capacidade que o cérebro tem de se reorganizar e se adaptar frente a diversos problemas que podem o afetar.
Estamos longe de conhecer todo o poder do cérebro humano, mas cada vez mais perto de entender mais e mais sobre ele. Muitos neurocientistas estão citados nesse livro, inclusive o brilhante Miguel Nicolelis.

Dionathan 09/12/2023

Conteúdo muito interessante sobre a plasticidade cerebral e a capacidade do ser humano de adaptar-se e de responder as diferentes culturas e situações ao qual é exposto.

O estudo da capacidade cerebral parece ainda estar gatinhando frente a todos os entendimentos que podemos descobrir e do potencial que isso pode ter!

Guilherme.Pimenta 04/12/2023

Ótimo livro sobre neuroplasticidade
Este livro nos apresenta por meio de exemplos reais e explicações cientificas todo o processo de plasticidade cerebral, explicando príncipios por tras da remodelação cerebral e a história por trás disso. Um livro com ideias complexas que aborda temas desde autismo, derrame, até a capacidade de viver com apenas a metade do cérebro, indicado para quem gosta de assuntos sobre neruologia e desenvolvimento cerebral.

Juh @sonhodelivro21 18/08/2023

O livro que nos transforma
É um livro que todo amante de ciência, principalmente no que diz respeito ao corpo humano e a magnífica máquina que chamamos de cérebro, deveria ler.

Uma obra que reúne vários experimentos, vários estudos sobre o cérebro plástico e o que esse magnífico poder nos permite fazer e ser.

Demorei sim alguns meses para ler, mas acredito que foi a melhor decisão que tomei, pois assim pude absorvendo com detalhes os estudos e os resultados apresentados, além do conteúdo explicado.

Com certeza um livro que pode nos transformar de várias formas.

Jonatas Salomão 22/07/2023

Muuuuuuuito interessante
O nosso cérebro é incrível. Aqui vemos como nosso cérebro é capaz de se adaptar em qualquer situação. Leitura didática, prazerosa e de fácil entendimento. Recomendo

Pris Magalhães 16/06/2023

Livro necessário
"O Cérebro que se Transforma" é um livro fascinante escrito pelo renomado psiquiatra e neurocientista Norman Doidge. Publicado em 2007, a obra revolucionou a forma como entendemos o cérebro humano e sua capacidade de se adaptar e mudar ao longo da vida. Com uma linguagem acessível e repleta de exemplos práticos, Doidge explora as últimas descobertas da neuroplasticidade e nos mostra que o cérebro é muito mais flexível e maleável do que se imaginava anteriormente.

O livro é dividido em três partes, cada uma abordando um aspecto fundamental da neuroplasticidade. Na primeira parte, Doidge nos apresenta a história e os fundamentos da neuroplasticidade, desafiando a visão tradicional de que o cérebro é uma entidade estática e imutável. Ele explora os estudos pioneiros de cientistas como Paul Bach-y-Rita e Michael Merzenich, que demonstraram que o cérebro pode se remodelar e formar novas conexões neurais em resposta a estímulos e experiências.

Na segunda parte, o autor explora diversas condições neurológicas e transtornos, como o acidente vascular cerebral (AVC), o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a doença de Parkinson e a dislexia, entre outros. Ele apresenta casos reais de pacientes que conseguiram superar essas condições por meio de terapias baseadas na neuroplasticidade. Essas histórias inspiradoras mostram que, mesmo diante de danos cerebrais significativos, é possível recuperar funções perdidas e promover uma melhora significativa na qualidade de vida.

A terceira parte do livro nos leva a uma jornada pelo poder da mente sobre a matéria e examina como a neuroplasticidade pode ser utilizada em benefício do desenvolvimento pessoal e do bem-estar mental. Doidge explora a influência da meditação, da terapia cognitivo-comportamental e de outras práticas mentais na plasticidade cerebral. Ele apresenta estudos científicos que comprovam os efeitos positivos dessas técnicas no fortalecimento das conexões neurais e na promoção de uma saúde mental mais resiliente.

Uma das principais qualidades de "O Cérebro que se Transforma" é a habilidade de Norman Doidge em traduzir conceitos complexos da neurociência em uma linguagem acessível a leigos. Ele utiliza histórias pessoais e casos reais para ilustrar suas ideias e mantém o leitor engajado do início ao fim. Além disso, o livro oferece uma visão otimista e esperançosa sobre as capacidades do cérebro humano, mostrando que é possível superar limitações e promover mudanças positivas em qualquer idade.

Em resumo, "O Cérebro que se Transforma" é uma leitura indispensável para todos aqueles interessados em entender o funcionamento do cérebro humano e as implicações da neuroplasticidade. Com uma abordagem envolvente e embasada em sólidas pesquisas científicas, Norman Doidge nos mostra que podemos moldar nosso cérebro

Igor.Rodrigues 18/01/2023

A "magia" por trás da mutabilidade do cérebro
O cérebro que se transforma foi escrito Norman Doidge este é psiquiatra e psicanalista onde este conta no livro como o cérebro era visto antigamente como algo imutável frente a qualquer experiência.

Todavia Norman Doidge mostra o contrário com diversos relatos de casos onde pessoas consideradas "sem solução" deram a volta por cima devido a capacidade neuroplástica do cérebro.

O livro não perfeito devido o viés psicanalista do autor entrar em ação, mas a própria plasticidade não é perfeita, uma vez que a mesma é responsável por curar alguém ou levar uma pessoa ao vício.

E o próprio autor sabe disso.

" Errar é tão humano quanto o desejo de fugir da responsabilidade pelos erros.
Ainda assim, a responsabilidade por quaisquer omissões ou erros é minha"

Recomendo a leitura a todos.

Lorena 19/12/2022

É um dos livros mais importantes para mim. Foi responsável por fazer eu me apaixonar pela neurociência e incentivou minha escolha de cursar psicologia.
É uma leitura tranquila e de fácil entendimento, ideal para quem entender mais como o o cérebro funciona e como o ambiente pode altera-lo.

Greice.Felipe 03/08/2022

Um livro interessante
Um livro bastante interessante sobre a plasticidade do cérebro e dos exemplos de onde essa plasticidade se faz verdadeira.

eduanton 12/03/2022

Milagres da ciência moderna
O livro fala da plasticidade do cerebro, ou neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro mudar sua dinâmica de funcionamento, o que permite verdadeiros milagres da ciência moderna em pacientes com malformação ou mal funcionamento do cérebro.Mostra também os estudos que comprovam cientificamente a eficácia dos exercícios para o cérebro e as terapias que estão transformando a vida de pessoas que antes eram relegadas à invalidez. Pessoas que não enxergavam, comecam a enxergar, que não caminhavam, ou que ficaram paralizadas, recobram movimentos. Até mesmo autistas obtém melhora significativa. Recomendo a leitura para todos aqueles que buscam superar seus desafios neurológicos, inclusive problemas de memória e declínio neurológico relacionados à idade.

Diego 29/11/2021

Gostei
Trata-se de assunto muito caro a mim, que tive meu melhor amigo afetado por um problema cerebral antes dos cinquenta anos.
Fico feliz em ver o que se evolui no trato com o cérebro, mas triste em ver que o conhecimento humano disponível não foi suficiente para não deixá-lo desvanecer ou trazê-lo de volta.
Mas é uma leitura muito interessante, com profusão de relatos de casos inspiradores!
Renata Rezende 29/11/2021minha estante
Sinto muito pelo seu amigo! ?

Diego 29/11/2021minha estante
Obrigado!

Roberta 05/12/2021minha estante
Deve ser bom. Sinto pelo seu amigo, Diego!

Diego 06/12/2021minha estante
Sim, gostei do livro!
Obrigado, Roberta.

Yago 03/07/2021

Neuroplasticidade de Gênesis a Apocalipse
Uma leitura incrível, fluida e repleta de valiosas informações sobre como nosso cérebro está em constante atualização, ?de Gênesis à Apocalipse?.