O Cérebro Que Se Transforma

O Cérebro Que Se Transforma Norman Doidge

Resenhas - O Cérebro Que Se Transforma

Diego 29/11/2021

Gostei
Trata-se de assunto muito caro a mim, que tive meu melhor amigo afetado por um problema cerebral antes dos cinquenta anos.
Fico feliz em ver o que se evolui no trato com o cérebro, mas triste em ver que o conhecimento humano disponível não foi suficiente para não deixá-lo desvanecer ou trazê-lo de volta.
Mas é uma leitura muito interessante, com profusão de relatos de casos inspiradores!
Renata Rezende 29/11/2021minha estante
Sinto muito pelo seu amigo! ?

Diego 29/11/2021minha estante
Obrigado!

Roberta 05/12/2021minha estante
Deve ser bom. Sinto pelo seu amigo, Diego!

Diego 06/12/2021minha estante
Sim, gostei do livro!
Obrigado, Roberta.

Gaio 06/09/2015

Quando você estiver maduro
Eu comprei este livro antes de entrar para faculdade e nunca havia conseguido engatar na leitura. Com o tempo passando achei que tinha feito um mal investimento uma vez que o livro foi bem caro.
Passado 3 anos da compra, decidi de fato lê-lo e fazer o esforço necessário para isso.
Após passar o primeiro capítulo, os demais fluíram naturalmente. Com o conhecimento adquirido no curso de biologia, a coisa ficou ainda mais fácil e fascinante.
Lembro de ler os casos citados nele e pensar: "se necessário posso ajudar qualquer pessoa com Alzheimer ou doença parecida". OK, não é para tanto. No entanto o livro me passou uma confiança enorme com relação ao potencial do meu próprio cérebro e hoje sei que posso exigir um pouco mais dele mas também sei que devo cuidar melhor dele.

Dessa 25/06/2017

peguei o livro por acidente na biblioteca da faculdade enquanto procurava um outro livro e acabei julgando pela capa e depois de ler a sinopse (e não encontrar o livro que eu queria) levei ele pra casa. Que sorte a minha. É um livro bem explicado e claro que aborda conceitos relativamente complexos de uma forma bem didática. Além de assuntos extremamente interessantes o autor trouxe experimentos e explicações clássicas junto com outros pontos de vista que eu nunca tinha refletido.
Recomendei o livro pra todo mundo que eu via na rua e recomendo para você que leu até aqui, se tiver a oportunidade e se interessar pela área vale muito a leitura, não é qualquer um que consegue uma recomendação do Oliver Sacks, de brinde ainda me fez refletir sobre muitas coisas que eu não estava satisfeita em relação a mim e que não mudava por puro comodismo, depois de todas as histórias cheguei a conclusão que essa preguiça está matando meu potencial e tenho aplicado mudanças. Boa Leitura!

Yago 03/07/2021

Neuroplasticidade de Gênesis a Apocalipse
Uma leitura incrível, fluida e repleta de valiosas informações sobre como nosso cérebro está em constante atualização, ?de Gênesis à Apocalipse?.

Daniel Muniz 30/01/2021

Neuroplasticidade
Que livro fantástico!!! Essa 1ª leitura do ano me pegou certinho. Para quem é da área da saúde e gosta de saber mais sobre neurologia, eu recomendo ler esse livro. Os temas abordados são bem atuais e com relatos de vários casos clínicos complexos e diferentes. Comecei bem o ano com essa primeira leitura...

Biel.ldesouza 07/06/2020

Informativo
Esta obra de Norman Doidge, nos traz diversas curiosidades sobre porque o cerebro é como é. Cada capítulo aborda um tema que consigo conta histórias reais de pacientes curados pela plasticidade cerebral, cita também as obras de Froid.
A linguagem é extremamente simples, motivo de ser ótimo para aqueles que não possuem experiência do assunto.
Recomendo para aqueles que procuram desbravar o magnífico cerebro humano e suas infinitas funcionalidades para curar qualquer doença.

Greice.Felipe 03/08/2022

Um livro interessante
Um livro bastante interessante sobre a plasticidade do cérebro e dos exemplos de onde essa plasticidade se faz verdadeira.

Juh @sonhodelivro21 18/08/2023

O livro que nos transforma
É um livro que todo amante de ciência, principalmente no que diz respeito ao corpo humano e a magnífica máquina que chamamos de cérebro, deveria ler.

Uma obra que reúne vários experimentos, vários estudos sobre o cérebro plástico e o que esse magnífico poder nos permite fazer e ser.

Demorei sim alguns meses para ler, mas acredito que foi a melhor decisão que tomei, pois assim pude absorvendo com detalhes os estudos e os resultados apresentados, além do conteúdo explicado.

Com certeza um livro que pode nos transformar de várias formas.

Igor.Rodrigues 18/01/2023

A "magia" por trás da mutabilidade do cérebro
O cérebro que se transforma foi escrito Norman Doidge este é psiquiatra e psicanalista onde este conta no livro como o cérebro era visto antigamente como algo imutável frente a qualquer experiência.

Todavia Norman Doidge mostra o contrário com diversos relatos de casos onde pessoas consideradas "sem solução" deram a volta por cima devido a capacidade neuroplástica do cérebro.

O livro não perfeito devido o viés psicanalista do autor entrar em ação, mas a própria plasticidade não é perfeita, uma vez que a mesma é responsável por curar alguém ou levar uma pessoa ao vício.

E o próprio autor sabe disso.

" Errar é tão humano quanto o desejo de fugir da responsabilidade pelos erros.
Ainda assim, a responsabilidade por quaisquer omissões ou erros é minha"

Recomendo a leitura a todos.

Jonatas Salomão 22/07/2023

Muuuuuuuito interessante
O nosso cérebro é incrível. Aqui vemos como nosso cérebro é capaz de se adaptar em qualquer situação. Leitura didática, prazerosa e de fácil entendimento. Recomendo

Aline Serenato 30/04/2018

Esclarecedor e Instigante
Talvez uma das qualidades mais interessantes desse livro é sua esfera prática. Ao relatar experimentos científicos o autor mostra a incrível capacidade do cérebro humano de mudar e ainda relaciona sua plasticidade com a cultura, comportamentos, terapia, aprendizado, relacionamentos e as mais diversas áreas da vida humana.

Kadh0 26/02/2021

O cérebro que se Transforma.
Por meio de intrigantes histórias pessoais, Doidge explora as profundas implicações do cérebro que se transforma para entender os mistérios do amor, da atração sexual, do gosto, da cultura e da educação. O cérebro se modifica. Ele é um órgão plástico, vivo e pode de fato transformar as suas próprias estruturas e funções, mesmo em idades avançadas. A neuroplasticidade ? uma das descobertas mais revolucionárias desde que os cientistas desvendaram os primeiros esboços da anatomia básica do cérebro ? promete derrubar a noção ultrapassada de que o cérebro adulto é rígido e imutável. A neuroplasticidade não apenas dá esperança àqueles com limitações mentais, ou com lesões neurológicas consideradas incuráveis, mas também expande nosso entendimento da saúde do cérebro. Norman Doidge, psiquiatra e pesquisador, estabelece uma investigação da neuroplasticidade e apresenta tanto os cientistas que estão dominando essa área quanto as pessoas cujas vidas foram melhoradas por esses estudos. O cérebro que se transforma apresenta casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes, como uma mulher que nasceu com apenas metade do cérebro, mas que conseguiu se adaptar e levar uma vida normal; uma mulher rotulada como doente mental, que curou suas deficiências e agora ajuda outros a fazerem o mesmo; pessoas cegas que voltaram a enxergar; dificuldades de aprendizagem curadas; recuperação de pacientes que sofreram derrames; depressão e ansiedade crônicas que desapareceram, entre outros casos. Doidge nos leva a um território que parece fantástico. Aprendemos como nossos pensamentos podem ativar ou desativar nossos genes, alterando a anatomia do cérebro. Vemos como os cientistas desenvolveram máquinas que podem acompanhar essas mudanças físicas para ler os pensamentos, permitindo que uma pessoa com paralisia controle computadores e aparelhos eletrônicos. E verificamos como uma pessoa com uma inteligência mediana pode, com exercícios, aumentar seu poder de cognição e percepção.

Aline 02/04/2024

Neuroplasticidade em foco
O cérebro que se transforma tem como tema central a neuroplasticidade, ou melhor, a capacidade que o cérebro humano tem de se adaptar de acordo com a situação ou contexto. E o mais incrível é que a neuroplasticidade não é sinônimo de aperfeiçoamento como muitos podem pensar, não significa somente progresso. Em muitas situações ela pode significar rigidez. E para tornar tangível a teoria o autor traz uma série de casos clínicos, experimentos ocorridos há séculos e também os atuais.
Até o momento esse foi o livro mais legal que li no ano (ok, sou suspeita para falar pois sou uma entusiasta da neurociência). E por isso, recomendo fortemente a todos que se interessam pela temática.

?Precisamos continuar aprendendo se quisermos nos sentir totalmente vivos, e quando a vida, ou amor, se torna previsível demais e parece haver pouco a aprender, ficamos inquietos. Um protesto, talvez, do cérebro plástico quando não consegue mais realizar essa tarefa essencial.? p.130??