Iniciação à Literatura Brasileira

Iniciação à Literatura Brasileira Antonio Candido
Antonio Candido

Resenhas - Iniciação à Literatura Brasileira

Maria19642 09/03/2024

O monstro da crítica literária
Antonio Candido é uma lenda nos estudos da literatura, principalmente na área da crítica literária, e a sua escrita reflete isso. Eu amei a leitura desse livro que, apesar de ser entrecortada por causa da faculdade e das minhas outras, foi muito construtiva, não apenas para entender a mente desse mestre como também situar melhor os meus conhecimentos da literatura.
Eu não concordo com todos os posicionamentos desse livro, entretanto, e acho necessário pontuar que Antonio Candido é um monstro na crítica, mas, mesmo assim, não falou tudo o que era necessário e, talvez quem sabe, nem procurasse fazer isso. Como uma estudante de literatura e futura professora, recomendo esse livro aos meus colegas de profissão e à todos que se interessarem em conhecer a literatura.

Luana 08/08/2023

Um resumão da História da Literatura Brasileira
Como eu falei no título, esse livro é um resumão. Mas é fácil de ler. O único ponto que eu não gostei é que a leitura não é sequencial. As vezes, ele vai, fala várias coisas e depois volta ao assunto de início. Mas pra quem quer uma leitura rápida é muito bom.

Romeu Felix 29/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:

"Iniciação à Literatura Brasileira", escrito por Antonio Candido, é uma obra essencial que proporciona uma visão abrangente e perspicaz sobre a literatura brasileira. Publicado pela editora Ouro Sobre Azul em 2007, o livro com suas 136 páginas é uma verdadeira aula ministrada por um dos mais renomados críticos literários do Brasil.

Com sua vasta experiência e profundo conhecimento, Antonio Candido apresenta uma análise criteriosa dos principais movimentos literários e obras da literatura brasileira. Através de uma escrita clara e acessível, o autor guia o leitor em uma jornada pelos séculos da produção literária brasileira, fornecendo contexto histórico e social para cada período.

A obra abrange desde o período colonial até a literatura contemporânea, destacando os principais escritores, obras e características de cada época. A abordagem de Candido é enriquecida por análises críticas, que aprofundam a compreensão do leitor sobre a riqueza e a diversidade da literatura brasileira.

A edição da editora Ouro Sobre Azul é cuidadosa e valoriza a clareza do conteúdo, permitindo uma leitura fluida e envolvente. As 136 páginas são uma leitura indispensável para estudantes, professores e entusiastas da literatura brasileira, oferecendo uma base sólida e enriquecedora para o estudo e apreciação das obras literárias do país.

Em resumo, "Iniciação à Literatura Brasileira" é uma leitura obrigatória para quem deseja explorar e compreender a riqueza da literatura produzida no Brasil ao longo dos séculos. Antonio Candido presenteia o leitor com uma obra completa e esclarecedora, que serve como guia para a apreciação e análise da literatura brasileira. Com 136 páginas, o livro é uma referência confiável e enriquecedora para todos que buscam mergulhar nas páginas da história literária do Brasil. Uma leitura que desperta a paixão pela literatura e oferece um panorama valioso para aprofundar os estudos sobre a riqueza cultural e artística do país.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/

Raul.Maschieto 19/07/2023

Uma sucinta, mas incrível, história da literatura brasileira
Que livro! Gostei muito do modo como Candido apresenta os diversos movimentos e autores que a vastíssima e maravilhosa literatura brasileira já teve. Apesar da brevidade, essa obra consegue apresentar um conteúdo considerável e muito amplo; além de análises dos impactos ideológicos e políticos de certos fenômenos literários. Em suma, recomendo fortemente para todos os interessados na história da literatura do Brasil!

Nayara 07/07/2023

Iniciação à Literatura Brasileira
Interessante panorama introdutório de Antonio Candido, que nos faz compreender como se deu a formação de nossa literatura. Edição nova da Todavia tem meu coração todinho.

Thales.Santos 03/07/2023

É inegável a competência Antonio Candido na crítica literária, mas duas coisas me incomodaram nesse livro. O primeiro é a total negligência, ao tratar do naturalismo citando o Adolfo Caminha e Aluísio de Azevedo, ao não mencionar as influências do positivismo (especialmente da Escola Positivista de Criminologia) nesse movimento. O positivismo vai afetar e influenciar profundamente os estudos de raça da época, fortalecendo o entendimento de que seria um fator biológico. Sendo assim, haveria certas predisposições genéticas que determinariam as ações do sujeito, servindo como base para as ideias eugenistas da época.

Em O Cortiço, por exemplo, logo depois de Jerônimo, branco e português conhecido por sua honestidade e por ser um trabalhador modelo, ao se apaixonar por Rita Baiana, uma "mulata" sensual e lascívia (e demais estereótipos sexuais atribuídos às mulheres negras), se torna um alcóolatra, vagabundo e passa a espancar a sua mulher Piedade (simbólico, não?). Ou seja, o contato de um branco "puro" com uma "mestiça", trouxe a sua degenerescência, algo tão propagado pelos positivistas, onde no Brasil podemos citar Nina Rodrigues e Oliveira Viana, por exemplo.

Já em Bom-crioulo, o Amaro, ex-escravo que depois vira marinheiro, é reduzido na história por conta do seu físico imponente (que o tempo todo é comparado ao de uma besta) e por sua servidão, incialmente à marinha e posteriormente a Aleixo, seu amor.

Bom, se esses dois exemplos, das obras mais famosas do naturalismo, não for o suficiente para mostrar o seu caráter racista, tendo como norte ideológico o positivismo científico, eu não sei o que é.

Outro aspecto interessante da análise do Candido, é o fato dele em diversos momentos mostrar algum autor que critica o racismo da sociedade da época e ele sempre coloca "mostrando a irracionalidade e tolice do preconceito de cor em um país mestiço". Isso nos leva a uma indagação: se fosse na Europa, o racismo então faz sentido? Isso abre margem para a ideia ridícula de que em algum lugar existe raça pura (normalmente esse lugar é atribuído a Europa e seus "brancos puros", quando isso está ais do que comprovado ser falso, afinal, nós não somos cachorros ou cavalos para sermos de "raça pura". O racismo está longe de ser um ato irracional, e ele ser manifestado no Brasil, que de fato é um dos países onde a miscigenação alcançou um alto nível de complexidade, ou em países com menores taxas de miscigenação, não apaga seu caráter exploratório.

Ao contrário do que é dito, o racismo não é um episódio em nossa história, pelo contrário: ele é uma das bases na qual o Estado Moderno irá se fundamentar. Isso não é irracionalidade. E o Brasil será um dos países que mais irá ter sucesso em manipular e esconder sua violência racial aos olhos do mundo e de sua própria sociedade. Mas ele está lá, basta olharmos com um pouco de atenção.
Thales.Santos 03/07/2023minha estante
E claro, não dá para deixar de comentar sobre sua visão entre "civilizado" e "selvagem" que irá nortear algumas de suas análises. Alguns podem dizer que é um reflexo de seu tempo, porém eu discordo. Afinal, em 1999 os estudos antropológicos e sociológicos sobre esse assunto já encontravam sua maturidade e a discussão acerca do aspecto ideológico e eurocêntrico do que seria civilizado já era extenso.

Gabriel.Larrubia 02/12/2023minha estante
gostei muito do segundo ponto, a frase citada me incomodou em alguns aspectos e o que você apontou foi algo que não pensei.
sobre o primeiro, não li ainda mas o candido tem uma obra muito mais extensa, com dois volumes que se não me engano tem 400 páginas cada, e provavelmente ele fala do positivismo nela.

Thales.Santos 06/12/2023minha estante
Então, de fato não li os outros livros dele e sei q ele tem uma maçaroca q fala sobre lit brasileira mais profundamente. Mas sinceramente, não iria me surpreender se ele deixasse essa questão de lado. Para tu ter noção, não sei qual a sua área, mas eu recentemente estava lendo o criminólogo Baratta, um livro em que ele fala em termos gerais de cada escola de criminologia e suas características, e ele passa pela Escola Positivista e não fala um pio sobre a influência das ideias lombrosianas no estudo sobre raças de sua época, que influenciou o racismo científico. Outro exemplo tmbm é o Bossi. Li alguns capítulos do História Concisa da Lit Brasileira (acho q é esse o nome) e ele passa batido por isso. Até quando ele fala de autores em que a análise do racismo da sociedade em que vivem é inseparável da obra, como por exemplo o Lima Barreto, ele passa meio batido por isso. É como se ele fosse só um "inconformado" denunciando as mazelas da sociedade. Bem nesses termos abstratos, negligenciando cm o racismo quase esmagou esses autores. Mas é isso, não dá para julgar o Candido pq ainda n li, mas não me surpreenderia, dizendo novamente. Até pq isso não é um traço individual dele, mas essa displicência é compartilhada por vários outros né

Glender 26/04/2023

Fazia tempo que eu queria sistematizar meus estudos sobre literatura. Começar por Antônio Candido foi a minha melhor escolha, uma vez que nesa obra ele faz uma espécie de resumo historiográfico sobre a literatura brasileira, o que é muito bom para quem busca organizar ou se introduzir de maneira mais crítica na literatura brasileira.
Desse modo, tendo em vista o conteúdo da obra espera-se uma linguagem de difícil compreenssão, porém o autor faz justamente o contrário! A escrita é bem fluida e direta, além disso, o contexto histórico sempre é contextualizado. Não ficando assim uma coisa solta.
Vale destacar que o António Candido quando aborda o fazer literário de cada época, ele usa de exemplos escritores e obras importantes. O que é bastante legal de observar a posição do autor sobre elas, visto que o próprio Antônio Candido, já se consagrou como um dos principais estudiosos de literatura do país, conhecer seus posicionamento sobre algumas obras e autores, mesmo que de forma rápida, torna-se indispensável.
Portanto, conclui-se que para aqueles que se interessam em estudar a literatura brasileira, essa obra é um bom começo. Contudo, ao meu vê, ela destina-se mais a quem busca retornar estudos parados ou para quem busca uma introdução rápida e sucinta. Óbvio que isso não significa que quem já está avançado na área não possa tirar algum proveito.

Amanda u.u 12/09/2022

Muito bem estruturado, direto e interessante, só senti falta de falar da literatura de cordel, mesmo que de forma breve, porque foi muito importante no período em que a população não tinha acesso à gráficas, era proibido. Xilogravura e outras formas de impressão eram usadas de forma paralela nesses períodos.

david andriotto 27/02/2022

me esqueci de voltar para escrever minhas impressões e, meio atrasado, venho aqui. antonio candido é, com certeza, um dos maiores intelectuais brasileiros de nossa história ? é gracioso acompanhar sua obra acadêmica. neste livro, a literatura brasileira é explanada com muito rigor. é uma obra a ser lida e relida.

Babi 04/06/2021

Muito claro e objetivo
De todos os livros teóricos que li para o curso de letras, esse foi um dos mais interessantes. Antonio consegue explicar de forma clara todo o histórico da literatura sem tornar a leitura cansativa.

Andre392 03/10/2020

Literatura e História interdisciplinaridade e a história da literatura no Brasil
Poucos são os livros que conseguem apresentar a literatura de forma clara, simples e objetiva sem deixar de trazer uma retórica bem explicada e sem perder o seu caráter de metodologia cronológica. Iniciação à Literatura Brasileira, livro escrito e publicado pelo acadêmico Antonio Cândido em 1999, estabelece critérios concisos, com um método de apresentação estruturado, e que dá destaque a ideia de um movimento geral da literatura, de forma a alinhá-la historicamente.

Com efeito, no momento da descoberta e durante o processo de apresentado as nuances da língua portuguesa desde conquista e colonização portuguesa, até as transformações que ela vai sofrendo ao logo dos séculos, da interação entre povos, indígenas, africanos, portugueses, italianos, e etc. Caracterizados estruturas sociais e por modelos culturais completamente diferentes, esses grupos incorporam o português, acrescentando suas formas de expressar suas culturas através da transformação da língua portuguesa no Brasil. A literatura brasileira resulta de longo processo socio-histórico, ao decorrer do qual a expressão literária foi se tornando cada vez mais ajustada a uma realidade social e cultural de um Brasil diverso. Aos poucos foi se definido uma particularidade que transformou o a língua portuguesa num “português brasileiro”.

Antonio Cândido esquematiza uma explicação cronológica da literatura brasileira três etapas: “(1) a era das manifestações literárias, que vai do século XVI ao meio do século XVIII; (2) a era de configuração do sistema literário, do meio do século XVIII à segunda metade do século XIX; (3) a era do sistema literário consolidado, da segunda metade do século XIX aos nossos dias”. “Na primeira etapa, o Barroco literário é a linha de maior interesse. Na segunda, assistimos (1) à transformação do Barroco; (2) às tentativas de renovação arcádica e neoclássica; (3) à grande fratura do Romantismo e seus prolongamentos. A terceira abrange (1) as tendências finisseculares; (2) outra grande ruptura, que foi o Modernismo dos anos de 1920; (3) e as tendências posteriores”.

Com a Independência do Brasil desenvolveu-se cada vez mais a consciência de que a literatura “brasileira” precisaria se diferenciar da portuguesa. O critério da nacionalidade ganha no mundo contemporâneo da literatura brasileira grande importância que vai além das considerações estéticas. Durante os primeiros anos do século XX, num momento de grandes transformações sociais, a vida literária, centralizada de maneira absorvente pelo Rio de Janeiro, conheceu um período de grande difusão entre as classes média. Com isso multiplicam-se a impressão de jornais e revistas, com o crescimento do número de poetas, narradores, ensaístas. O Modernismo Brasileiro traz a complexidade e o contraditório, transformando a literatura até então baseada em modelos pré-estabelecidos. Antonio Cândido enfatiza as transformações na História pra explicar a Literatura brasileira

Essa interdisciplinaridade entre história e literatura é fundamental, serve ao movimento didático e pedagógico. O livro consegue estabelecer uma linha cronológica de qualidade, com explicações simples, porém com detalhes importantes. É um livro que tem o gabarito para ser utilizado como instrumento para/didático no ensino da interdisciplinaridade entre a Literatura e a História. Como professor e historiador (e graduando de Letras), fiquei encantado com esse livro. No começo do livro há algumas análises históricas “um pouco imprecisas”, mas nada que altere o quadro geral. Recomendadíssimo para quem gosta dessas duas disciplinas.

Isa Maravilha 02/09/2020

Bom livro!
Antônio Candido, autor da obra Iniciação à Literatura Brasileira: Resumo para principiantes, de maneira inteligível trabalha em seu discurso o processo de consolidação da literatura brasileira. O livro é dividido em três momentos: ?Manifestações Literárias? - século XVI até século XVIII ? ?Configuração do Sistema Literário? ? do século XVIII até final do romantismo ? e ?O Sistema Literário Consolidado? - de Machado de Assis e grandes nomes do Realismo e Modernismo.

Iara LA 19/07/2020

Livro que resume de modo bem objetivo a história da literatura brasileira. É gostoso de ler e cumpre o que promete e me fez querer ler tantos outros livros.

Leandro.Santana 14/07/2020

Resumo didático
Antônio Candido é um famoso crítico literário e professor brasileiro, que atuou principalmente na FFLCH/USP, tendo falecido recentemente, em 2017.

Li este livro por acaso, pois precisava fazer uma revisão sobre a história literária brasileira e, em uma breve pesquisa, essa era a principal recomendação.

Foi uma feliz surpresa, pois trata-se de um livro leve e de fácil leitura, seguindo cronologicamente os principais autores e obras literárias do Brasil colônia até o século XX.