A personagem de ficção

Paulo Emílio Sales Gomes
Anatol Rosenfeld

Resenhas - A personagem de ficção

Arquian 19/02/2024

Gostei. pontapé inicial pro estuda das personagens na literatura e no cinema. vou checar a bibliografia depois pra aprofundar o tema :)

booksdalaus 09/12/2023

A personagem de ficção
Ensaios de Antonio Candido, Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado e Paulo Emílio Salles Gomes.
Esta obra tem sido importante na formação de sucessivas levas de estudantes de letras e artes, pela inesgotável atualidade de suas análises para o trabalho acadêmico e para a discussão crítica das modernas leituras estéticas, que tocam não apenas outros campos do saber, como a filosofia e a linguística, mas a realidade viva das diversas artes.

Clio0 30/09/2023

Livro base para o estudo de Literatura.

A coleção Debate trazia a proposta de orientar estudantes sobre as diferentes vias epistemológicas de algum tema. A coletânea de artigos em A Personagem de Ficção versa pela teoria literária apresentando quatro propostas acerca desse elemento narrativo, a personagem.

Literatura e Personagem de Rosenfeld traz a conceituação, estruturação e definição dos dois temas, assim como a apresentação de gênero literário e suas diferenciações. A Personagem do Romance por Candido que faz ponte com a atual produção que versa mais pelo enredo através da personagem. A Personagem no Teatro de Almeida Prado traz a discussão para o âmbito teatral. O último artigo, A Personagem Cinematográfica de Salles Gomes faz o mesmo ponto, mas no cinema.

É um ótimo texto, mas voltado ao seu público. Uma pessoa leiga poderia acompanhar com a ajuda de algum professor ou do nem sempre confiável google.

Paulo Silas 06/09/2023

Clássico nacional da teoria literária, "A Personagem de Ficção" reúne trabalhos de Antonio Candido, Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado e Paulo Emília Salles Gomes que versam sobre um dos elementos da narrativa, tratando do tema com o cuidado e profundidade devida em quatro perspectivas próprias, de modo que cada autor participa da obra com seu próprio texto. Os artigos reunidos no livro reproduzem os trabalhos constantes em boletim originalmente publicado no ano de 1964 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, tendo-se assim quatro trabalhos que podem ser considerados atemporais sobre a personagem na ficção.

Anatol Rosenfeld abre o livro com o primeiro trabalho, "Literatura e personagem", onde, após conceituar o que se entende por literatura, aborda a estrutura da obra literária, a obra literária ficcional e a personagem nos vários gêneros literários, pontuando ainda as diferenciações que merecem relevo entre a pessoa a personagem. O trabalho seguinte é o de Antonio Candido, "A personagem do romance", onde se é defendido que "o enredo existe através das personagens", explorando a partir disso a noção de verossimilhança na literatura. O terceiro trabalho é o de Décio de Almeida Prado, "A personagem no teatro", no qual as particularidades desse elemento da narrativa no âmbito dos palcos são exploradas e explanadas. Por fim, "A personagem cinematográfica" é o trabalho que encerra a obra, assinado por Paulo Emílio Salles Gomes, abordando de forma breve, mas ainda assim de maneira minuciosa, as questões que merecem observância sobre as personagens fílmicas.

A obra coletiva é um primor de estudo teórico sobre o tema que se evidencia em seu título. Problemas de ordem lógica, epistemológica e ontológica que dizem respeito ao ficcional são abordados com propriedade nos quatro artigos que constituem o livro. Por diferentes matrizes ou tomando por base recortes diversos da ficção (literatura, teatro e cinema), a questão da personagem é abordada amiúde, cuja exploração teórica do tema repercute em importantes apontamentos, conclusivos e reflexivos, que enriquecem o debate na teoria literária. Um livro clássico e de peso que merece ser estudado.

romancejunkie 15/05/2023

Fundamentos da literatura
É uma das leituras de base na faculdade de letras, é bem acadêmico mesmo, não é um livro pra ler se não tiver interesse em escrita, roteiro, cinema etc.

marianiscos 01/01/2023

Um livro introdutório
Um livro ótimo para introdução ao estudo da personagem e sua relação com o enredo. Me interessam mais os dois primeiros textos, voltados para as questões literárias. Principalmente o texto de Candido, em que ele apresenta a ideia de "convencionalização" e cita várias exemplos de obras importantes da literatura brasileira.

melnoliteraverso 27/06/2022

A Personagem de Ficção
Me foi recomendado o livro para a leitura de base do semestre na faculdade pela minha professora. Devo confessar que não é uma leitura agradável, prazeirosa. É puramente acadêmica e se necessita de um tempo para processar a quantidade de informações nela contida

Mari Lopes 09/05/2022

Imprescindível
A leitura desta obra é obrigatória para àqueles que querem estudar e/ou se aprofundar em questões narrativas, teatrais ou cinematográficas que norteiam a construção da personagem nesses meios artísticos. É o ínicio de um caminho longo, mas muito prazeroso.
Ricardo Tavares 09/05/2022minha estante
Li esse livro quando fiz a faculdade de Letras, na UERJ. Década de 1980. Um clássico da crítica literária.

Mari Lopes 09/05/2022minha estante
Ah, estou fazendo Letras!! Minha linha de pesquisa é a construção da personagem na literatura de terror.

Ricardo Tavares 09/05/2022minha estante
Leia O Vilarejo Raphael Montes.

Ricardo Tavares 09/05/2022minha estante
O Vilarejo é um pequeno livro de terror. Li de uma sentada. Tem belas ilustrações.

Mari Lopes 10/05/2022minha estante
Vou ler, muito obrigada pela indicação! ^^

Mayara 15/01/2022

Muito bom mas não tão bom assim
Não tão claro quanto esperava. Os dois primeiros capítulos são muito bons, senti compreender em que consiste a personagem. Os dois últimos não, tem uma linguagem muito engedrada.

Gabriela 25/10/2021

Pra quem curte teoria
Esse livro é super bom para quem gosta e já tem um background de teoria literária. Foca nos comentários sobre as personagens tanto no romance quanto no teatro e cinema, porém, também fala de estilo, enredo e outras características de uma história.
No início, demorei a me acostumar com o vocabulário ? que aparenta ser mais rebuscado ? mas creio que foi apenas a impressão inicial, e o estilo do primeiro escritor. Depois das primeiras páginas, ele corre rapidamente.
Recomendo para estudantes de literatura.

Adonai 31/08/2021

A complexidade de escrever
Um livro de não-ficção que vai explorar, em quatro ângulos de vista, do que uma personagem de ficção se constitui.

Não é um livro chato, mas também não é uma escrita gostosa de devorar. Parece, por ser bastante acadêmico, que os capítulos são compostos de um tempo mais demorado, menos fluido.

Mesmo assim, a leitura é válida, principalmente para quem pretende re-pensar a figura de uma personagem nas produções ficcionais.

Laureen.Scarelli 19/03/2021

Demorei, mas voltei a ler esse livro e terminei satisfeita. Cumpriu o que eu esperava e muito me agregou. Agradeço aos críticos por me acompanharem nessa reta final de pesquisa!

Gabriela3319 14/09/2020

Li para construir uma parte teórica de meu tcc e posso afirmar que essa obra me fez refletir e descobrir novos conceitos sobre os personagens. É um livro essencial para quem se interessa por esses seres incríveis!

Lara 22/08/2020

Livro introdutório no estudo de personagens literários. Me ajudou muito com peças e romances, capítulos preferidos inclusive: A Personagem do Teatro e A Personagem do Romance

Aline 14/08/2020

Criação de personagem.
Essa obra é um ensaio feito por quatro autores, que fala sobre a criação da personagem.
Não apenas as personagem nos livro, mas também no teatro e no cinema.
O livro tem quatro capitulo. O primeiro capitulo escrito por A.Rosenfeld fala sobre a literatura e a personagem. O segundo capitulo escrito por A.Candido fala sobre a personagem do romance. O terceiro capitulo escrito por D. A. Prado fala sobre a personagem no teatro e o quarto e ultimo capitulo escrito por P.E.S. Gomes fala sobre a personagem cinematográfica.
Cada capitulo nos dar a ideia da criação da personagem para cada obra. Comentando as necessidades e características que cada personagem necessita ter para cada tipo de arte.