Escola: Os Piores Anos da Minha Vida

Chris Tebbetts

Resenhas - Escola: Os Piores Anos da Minha Vida

tiagoodesouza 01/02/2013

Escola, os piores anos da minha vida | @blogocapitulo
Sabe aqueles livros que você nem abre, mas já sabe que vai gostar? Foi assim que eu me senti quando eu peguei Escola, os piores anos da minha vida para ler. Vocês já devem ter ouvido falar - ou lido - sobre James Patterson. O autor possui vários livros publicados pela editora Arqueiro. Dentre eles, O diário de Suzana para Nicolas e Lua de mel. Escola é o primeiro contato que tenho com a escrita do autor e eu gostei bastante do que li neste livro infantojuvenil.

O livro vai contar a história de Rafa Khatchadorian, que está para começar o sexto ano na Escola Municipal de Hills Village. Vez ou outra, ele também lembra de chamá-la de Prisão de Segurança Máxima. Rafa é um garoto bastante criativo, mas ele não confia em muitas pessoas. Ele confia na mãe, Jules, mas nem sempre. Ela é casada com "Urso", um cara folgado que Rafa não gosta muito. Georgia é a irmã caçula, mas ele não confia muito nela porque ela é enxerida, superantipática e superpirralha. Mas ele gosta muito de seu melhor amigo, o Leo Caladão. Leo tem uma história misteriosa e uma outra ainda mais surpreendente que só vamos descobrir mais para o final. Uma parte da história dele eu cheguei a suspeitar conforme lia, mas a outra foi uma surpresa.

Os piores dias da vida de Rafa no sexto ano são bem malucos. Ele criou um jogo para quebrar todas as regras da escola, com pontuações e pontos extras e três vidas que ele perderia se alguma coisa saísse errada. E por conta desse jogo, ele tentou escapar das garras da professora-dragão, visitou algumas vezes as masmorras, se apaixonou por uma garota popular e enfretou Miller Matador, o valentão da escola. E é com uma boa dose de imaginação que Rafa vai levando a realidade do sexto ano nesta história incrível e divertida.

As ilustrações de Laura Park contribuem de forma bastante significativa para o desenvolvimento da história. É bem legal, porque quando Rafa cria essas fantasias de que a coordenação é um calabouço, por exemplo, vemos o produto da imaginação fértil do personagem nelas. Muitas vezes, o narrador pede para que olhemos o desenho para vermos sobre o que ele está falando. O livro tem formato 14x21, um formato de livro que eu gosto bastante e acho sempre mais fácil de ler. A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Rafa e durante todo o livro o garoto conversa com leitor de forma bem gostosa, realmente como se estivéssemos sentados lado a lado e ele nos contasse essa história.

James Patterson soube mostrar com humor algumas questões mais sérias, como bullying. E uma outra coisa que a gente só vai descobrir nas últimas páginas e é o motivo que levou Rafa, a irmã e Leo a estarem dentro de um carro de polícia logo no começo do livro. Ele também fala sobre amizade, primeiro amor e solidão. Rafa tem um crescimento bem sutil durante a história, de modo que ainda consigamos vê-lo com um garoto mas com muitas possibilidades.

É uma leitura de um dia que eu recomendo muito, principalmente para quem ainda não leu nada do James e quer conhecê-lo. Acredito muito que vocês sentirão bastante vontade de ler as outras várias obras do autor. Livro favorito!

As pessoas sempre falam sobre como crescer é maravilhoso. Mas eu só via cada vez mais regras e mais adultos me dizendo o que eu podia e não podia fazer, em nome do que é 'para o meu próprio bem'. Sei, bom... Tenho que comer brócolis 'para o meu próprio bem', mas mesmo assim fico com vontade de vomitar.
Pág. 30.

claudioschamis 03/02/2013

Uau!!!!
Bacana. Muito legal. Maneiro. Esses seriam apenas alguns dos adjetivos para tentar definir o novo livro de James Patterson utilizando uma linguagem assim, mais jovem. Mais a ver com o livro. Acrescentaria aí ainda, surpreendente, encantador, divertido.

Tudo bem que há uma parceria com o autor Chris Tebbtts. Mas tem o dedo de JP. Que para mim basta.

Sou suspeito para falar? Sim, talvez.

Você talvez esteja se perguntando o que um cara como eu, já com uma certa idade, mas nem é tanto assim, com tanto livro para ler, vai parar tudo para ler um livro infantojuvenil? Eu respondo com duas palavras: James Patterson. Que inclusive premiado como o autor preferido das crianças. Taí, mais um motivo. Meu lado criança.

O livro é encantador (como eu já disse). A história é tão verossímil quanto o ser criança. Todos com uma certa idade, já passmos por essa fase, rebeldia, problemas na escola, notas, recuperação, um amor impossível, uma irmã chata, um padastro bronco, uma mãe presente-ausente. Um ninguém me entende. Um tenho que me revoltar e mostrar quem eu sou.

O livro é tudo isso e muito mais. Você vai rir, vai se identificar com várias situações, talvez até com um ou outro personagem, e vai se surpreender. A forma narrativa é gostosa de ler, é o protagonista conversando com o seu leitor e contando a sua história. Ou a sua versão da história. E essa união de história com ilustração ficou perfeita.

Tenham o prazer de conhecer o Rafa Khatchadorian, Georgia (a irmã insuportável, segundo o Rafa), Jules, sua mãe, Carl, o Urso, a Jeanne, uma paixão e muitos outros incríveis personagens.

O livro você devora em dois dias (foi o meu caso) e ao terminá-lo fica com vontade de mais, de o que será feito de Rafa agora depois de um ano tão intenso, cheio de descobertas (foi também o meu caso).

Se você é do tipo mais radical na hora de escolher um livro, abra um pouco a sua mente, relaxa, volte a ser criança um pouco, ou pelo menos se dê a chance de reviver esse momento, nem que seja agora já com barba na cara e quem sabe até com filhos.

Adriana 04/02/2013minha estante
Adorei a resenha e como adoro este escritor, depois que li sua opinião vou comprar amanhã mesmo!

Silvia Dias 10/03/2013minha estante
Pretendo comprar esse livro para a minha priminha de 10 anos que também esta no 6ºano do colégio como o protagonista. Estou tentando fazer com que ela pegue o gosto pela leitura e essa sua resenha só fez com que desse mais vontade de comprar, obrigada!

Beatriz Gosmin 11/03/2013

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Este livro conta a história de Rafa Khatchadorian (o sobrenome parece difícil no começo, mas depois gruda na cabeça!), um garoto de 12 anos que acaba de iniciar seu sexto ano escolar. Rafa possui uma irmã, a enxerida Georgia, e mora com sua adorável mãe e seu padrasto, que ele chama de Urso. Seu único amigo é o Leo, que está (quase) sempre com ele.

No seu primeiro dia de aula, os funcionários da escola apresentam e entregam um livro chamado "Código de Conduta da Escola Municipal Hills Village" este, totalmente formado de regras a serem cumpridas e coisas absolutamente proíbidas de os alunos realizarem.

Então Leo resolve inventar um jogo para que o Rafa sobreviva a este ano, e ele topa: quebrar todas as regras do manual. A cada regra quebrada, ele ganharia um total de pontos.

A narração do livro é feita em primeira pessoa e o personagem Rafa conversa diretamente com o leitor, o que nos deixa bem próximos dele e nos tornando praticamente cúmplices de suas façanhas.
Apesar de aparentar ser um menino terrível, Rafa não o é. Na história somos apresentados também a sua família, e aos poucos, aos seus segredos íntimos. Começamos a notar que talvez ele esteja fazendo aquilo por algum outro motivo, começamos a entender o seu eu mesmo.

O Urso (padrasto) é um idiota, e eu fiquei com muita raiva da mãe do Rafa por estar com ele. MUITA. E você também teria, pode acreditar. Ele é um folgado que passa o dia todo no sofá e chama o Rafa de pirralho, um homem que causa enjoo só de se pensar em conviver (o triste é saber que existem muitos 'Ursos' reais no mundo).

Li o livro em poucas horas, em apenas 1 dia. É uma história empolgante que me prendeu do início ao fim, porém o final não me deixou muito contente. Acho que ele fugiu um pouco do esperado, tendo em vista o contexto da história, e não sei o que pode vir a acontecer em uma provável continuação do livro (no skoob está como livro 1, então acho que terá continuação).

Não tem como eu não indicar o livro, ele é divertido, formado por várias ilustrações, bem leve. É o livro ideal para quem está com a famosa ressaca literária e quer descansar um pouco a mente, então... Leia!

Resenha originalmente publicada em:

Val 07/08/2013

Livro "Escola os piores anos da minha vida"
Quando eu bati o olho nesse livro eu já sabia que ia gostar. Pra começar: o título. Nada define melhor, vamos ser sinceros..certo?
É o tipo de livro que te distrai e te diverte. Você ta lendo um livro cansativo, grande, e quer distrair? Pega esse, que você super vai se entreter.
O livro vai contando como Rafa vai tentando passar pelo seu ano. Tem os clichês de sempre..o grandalhão, a namoradinha e bla bla bla..mas te prende um jeito INCRIVELMENTE diferente!
Com desenhos e pontos do que ele vai fazendo, o livro vai te prendendo de um jeito muito legal. Rafa sisma de quebrar todas as regras da escola, e vai fazendo isso de acordo que o ano letivo vai passando.
Quem nunca quis quebrar as regras da escola, certo?
É um livro rápido, divertido e muito gostoso de ser ler.. O livro é praticamente todo ilustrado, mostrando os desenhos que "ele" teria feito.

Alguém ai já leu o livro? O que achou? Conta pra gente! :]

site: Postado em: http://revistagalaxy.weebly.com/11/post/2013/08/livro-escola-os-piores-anos-da-minha-vida.html
SERGIO 15/04/2014minha estante
Esse livro é fantástico, me fez lembrar os tempos de escola. é muito divertido. E ficamos a cada instante torcendo pelo Rafa de dar bem. Uma leitura gostosa e bem alegre. Preciso ir atrás agora do segundo volume.

larimauve 17/06/2016

Adorei
Rafa é um menino que acaba de entrar para o sexto e, como a maioria das crianças, acha que a escola é um tédio. Decide então por em prática a operação R.A.F.A, que irá sacudir seu ano letivo.

Quando comecei a ler, não levei muito a sério o livro, talvez por achar que não teria nada demais e somente histórias de uma criança entediada com a escola. Mas o livro me surpreendeu. Com leveza, o livro trata de problemas familiares, de aprendizado, e de relacionamentos. Adorei !

Ana.Santos 18/02/2016

Eu gostei da narrativa, mas eu esperava mais cenas com humor e diversão, por isso 3 estrelas, mas retrata o drama de um adolescente em um novo ano escolar, nova escola, sua mãe com um novo marido, que por sinal é muito folgado, e todo um drama que no desenrolar da história nós vamos descobrindo.

MiCandeloro 07/10/2013

Divertido!
Quem aqui tem histórias tragicômicas para contar da época da escola? Bom, eu tenho várias, infelizmente, assim como o protagonista dessa história: Rafa.

Rafa era um menino de 12 anos que estava prestes a enfrentar o tão temido 6º ano em uma nova escola. Nunca havia sido popular e logo no primeiro dia se tornou alvo do brutamontes do Miller. Ele sabia o inferno que seriam aqueles 200 dias letivos e percebeu que tinha apenas duas escolhas: passar imperceptível, ou radicalizar.

Como a primeira alternativa não deu certo, ele se deu conta de que não teria nada a perder sendo um aluno "problemático", portanto, com a ajuda do seu melhor e único amigo, Leo Caladão, bolou um plano para tornar sua prisão naquele antro mais divertida: quebraria todas as regras do colégio. Quanto mais pontos conseguisse acumular, mais safo seria considerado. Mas para tudo havia muitos riscos a se correr, riscos inclusive que ele havia se esquecido de calcular, como, por exemplo, rodar de ano.

Será que Rafa irá se transformar num transgressor e repetir todos os erros dos piores alunos da escola, ou a sua ficha cairá a tempo, antes que as coisas piorem para ele? Leiam e descubram.

***

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida foi o primeiro livro infanto-juvenil, direcionado ao público de até 14 anos, aproximadamente, que li desde a minha infância/adolescência, ou seja, eu estava tremendamente curiosa para saber se ia gostar ou não. Quando a gente é criança, fica mais fácil gostar desse tipo de leitura. Mas ler esse gênero quando adulta pode ser um tanto quanto arriscado.

O que posso dizer é que me surpreendi, e positivamente, mas talvez tenha dois pontos de vista distintos sobre a obra. Olhando com os olhos de uma menina de 13 anos, diria que o livro é tremendamente divertido, afinal, além do Rafa se meter em diversas confusões, ele meio que "desafia o sistema" quebrando todas as regras e não se preocupando com as consequências. Que criança não gostaria de ter feito um dia isso? Quantas vezes não achamos absurdas algumas regras impostas pelo colégio, não nos sentimentos dentro de uma prisão ou não nos entediamos com as matérias ensinadas, ou então com os professores irritantes? Todos um dia passamos por isso, mas não quer dizer que fizemos o que o Rafa fez.

Nesse sentido, analisando a história com olhos de uma adulta e mãe, diria que fiquei extremamente irritada com as escolhas feitas pelo personagem. A vontade que tinha era de pegá-lo pela orelha e dar muitas palmadas. Onde já se viu fazer a sua mãe sofrer do jeito que fez? Ou então brincar com seu futuro escolar como ele fez? Porém, ficou nítido que Rafa tinha inúmeros problemas, principalmente emocionais e familiares. E não que isso sejam justificativas para seu comportamento rebelde, mas pudemos ver como e por que tudo aquilo se originou, e de repente, como tudo poderia ter sido evitado.

Outrossim, acho que todos os problemas pelo quais já passamos nos servem de lição. Apesar de Rafa ter feito muita besteira, o importante de tudo era ele se dar conta de suas atitudes, aceitar as consequências e tentar ser uma pessoa melhor. Não sei dizer se isso realmente aconteceu, não tive essa sensação muito clara. Talvez somente lendo a sequência saberemos se o personagem amadureceu ou não.

Em relação ao livro, ele é todo narrado em primeira pessoa e em forma de diário. A escrita é muito gostosa, bem-humorada e sarcástica, e faz com que devoremos as páginas para descobrir o "grande final". E não posso deixar de comentar as maravilhosas ilustrações que recheiam o texto. São lindíssimas! Como queria saber desenhar dessa forma. E no fundo, elas retratam e muito a personalidade do Rafa e sua forma de se expressar para o mundo. Recomendo.

Milla 16/02/2013

Autor versátil
Faz tempo que não me sinto tão animada para escrever uma resenha. Minha mente não parava de ter ideias enquanto eu lia Escola, os piores anos da minha vida e acho que fiz as pazes com James Patterson :)

O livro conta a história de Rafa Khatchadorian, um menino que está chegando no sexto ano e precisa enfrentar todas as mudanças. Narrado em primeira pessoa, o livro é bem engraçado e agradável.
Rafa é um menino comum e, para superar essa nova fase da sua vida escolar, ele decidiu quebrar todas as regras do Código de Conduta da Escola Municipal Hills Village criando uma espécie de jogo com seu amigo Leo.

Logo no primeiro dia de aula, ele começa a ser atormentado pelo valentão da turma, Miller. Sua mãe trabalha numa lanchonete em tempo integral. Seu futuro padrasto passa o dia sentado no sofá. E sua irmã mais nova é uma típica criança enxerida.

No começo, sua “Operação R.A.F.A” é um sucesso, ele consegue quebrar várias regras, sempre tem plateia, mas logo as coisas começam a dar errado e Rafa começa a decepcionar pessoas que se importam com ele. Continuar com a operação? Ou ser uma pessoa melhor?

James Patterson, se quiser voltar, tá perdoado. Depois de algumas desilusões com o autor, James Patterson me reconquistou com esse livro. Primeiro preciso dizer que senti fortes influências dos dois atuais clássicos infanto-juvenis Como treinar o seu dragão e Diário de um banana, mas isso logo passou quando o próprio Rafa diz “eu não sou um banana” (p. 14).

Rafa é um protagonista muito bom! Criativo, inteligente, com uma imaginação enorme e fértil. Mas ele não está enfrentando apenas a adaptação na escola, ele tem problemas em casa e problemas com sua própria imaginação. As ilustrações do livro acrescentam muito na história em diversos momentos porque elas traduzem o que está acontecendo dentro da cabeça do Rafa e é um filtro para entendermos como o Rafa vê as situações.

O tempo todo acompanhamos a história de um garoto que decidiu chamar atenção da forma errada e que se mete em uma confusão atrás da outra com seus atos impensados, mas é impossível não gostar dele.
Além disso, a trama tem um pequeno mistério: A mãe de Rafa não aceita que ele seja amigo de Leo. Mas Rafa deixa bem claro no começo que ele e Leo se completam, embora Leo seja caladão e se expresse melhor por imagens. Qual o problema de Leo além de meter Rafa em problemas?

O livro tem humor, tem ilustrações lindas, foi muito bem traduzido pela Ana Ban. É um livro bem escrito (nós sabemos que isso é fundamental em livros infanto-juvenis) e, claro, tem uma lição de moral no final que você quase não percebe por ser tão sutil. Trata de temas correntes nessa fase como paixonites, popularidade, comportamento, família, amizades e outros temas mais sérios, como bullying, dificuldades de interação social, expressão, que são muito importantes.

eu tenho um blog: www.amorporclassico.com

Margarida.MagalhAe 19/06/2023

Escola: Os Piores Anos Da Minha Vida
Eu tenho este livro à algum tempo na minha estante, e sempre que o via apenas ignorava, achava que este livro já não me entretinha, pois para mim seria infantil. Decidi então arriscar e ler, mesmo que não fosse recomendo para a minha idade, não fazia mal ler.
Resumindo: Acabei por gostar bastante do livro, porque o protagonista é criativo e tenta sobreviver ao 5ºano. Este livro se resume em acontecimentos que marcam o protagonista ao longo do 5ºano - problemas escolas e pessoais e o desfecho dos seus problemas.

naniedias 28/02/2013

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, de James Patterson e Chris Tebbetts
Ano novo, escola nova.
Rafa Khatchadorian não apenas terá que enfrentar o Ensino Fundamental, como também terá que cursar o sexto ano em uma escola NOVA.
Logo no primeiro dia ele já vê que o ano não é muito promissor, haja visto os discursos super chatos que ele foi obrigado a escutar.

Portanto, ele precisava de alguma coisa para tornar o sexto ano suportável.
A ideia capaz de salvar o mundo não demorou a aparecer. Quando cada aluno recebe o intragável código de conduta da escola, o menino tem uma ideia perfeita: quebrar TODAS as regras!
Assim começa a operação R.A.F.A.

O que eu achei do livro:
Quem diria, né?! James Patterson escrevendo um infanto-juvenil como esse. É importante ressaltar, entretanto, que ele não escreveu o livro sozinho.
Talvez você não tenha se dado conta, mas após o nome do famoso autor tem outro meio espremidinho do coautor dessa história: Chris Tebbetts. Além disso, uma parte super importante da trama são as ilustrações de Laura Park, cujo nome nem aparece na capa.
Sim, eu acho extremamente injusto o nome do James Patterson aparecer tão grande e os dos demais ficar assim tão apagado - poxa, eles foram fundamentais para o livro acontecer também, né?!
Não que eu esteja culpando o autor por isso - a escolha provavelmente foi da editora (a editora americana, porque o livro é assim lá também) por causa do peso do nome de Patterson -, mas ainda assim eu acho feio.

E já que falei da ilustradora, vou comentar das imagens do livro.
Grande parte da história é narrada através dos divertidos desenhos de Leo Caladão, o melhor amigo de Rafa. Aliás, para mim esse é o ponto alto do livro. As imagens são muito bem feitas e dão um toque bem legal à trama, deixando o livro mais gostoso de ler.
Por outro lado, essa coisa de usar o desenho no meio da história aliado ao fato de que é um livro escrito por um menino que não é exatamente popular e está começando o ano letivo em uma nova escola me lembrou demais de Diário de um Banana (só vi o filme, ainda não tive oportunidade de ler o livro, infelizmente) e isso certamente tirou um pouco do brilho da história.

A narrativa do livro é bem simples e muito divertida de acompanhar. Rafa é um protagonista muito engraçado e conta a sua história em primeira pessoa, o que é capaz de fazer com que o leitor se sinta ainda mais próximo.
Os capítulos são bem curtos, o que também ajuda na fluidez da leitura.

Entretanto, há um grande porém. A história é legal, divertida, mas vazia.
Os autores tentaram colocar assuntos bem interessantes como plano de fundo da trama (como bullying, por exemplo), mas na minha opinião eles foram muito mal explorados.

Tudo bem, eu sei que o livro é um infanto-juvenil e não tenho a menor dúvida que irá agradar (e muito, por sinal) as crianças de nove a doze anos, principalmente aos meninos.
Mas como alguém que é fã de livros voltados para essa faixa etária (mesmo já tendo passado uns três ou quatro anos da idade do público alvo) sei que posso esperar coisas melhores desses livros, histórias mais profundas e que transmitam ao leitor alguma mensagem bacana (não que isso seja um pré-requisito).
É uma leitura legalzinha, mas que deixou de aproveitar pontos fundamentais da história, deixando-a até mesmo meio boba.

Outra coisa que me incomodou foram os adultos indulgentes.
Não entrarei em detalhes para não contar demais da trama, mas os adultos do livro em diversos momentos pegaram leve demais com o Rafa.
Se eu fosse mãe, não iria querer passar esse tipo de exemplo para os meus filhos.
Não me entenda mal, eu adoro histórias infanto-juvenis que deixam claro o quanto as crianças podem ser mais espertas do que os adultos e o quanto esses últimos podem agir de forma autoritária e injusta. Não foi isso que vi nesse livro - foram adultos que não souberam controlar uma criança como ela precisa ser controlada para que reconheça os limites. Ainda bem que o Rafa, no fundo, é um garoto legal e não vai virar um adulto estragado.

Não é que o livro seja ruim, mas é que havia muito mais para ser usado e aproveitado nessa história e senti muita falta disso. O que salva a leitura é que o Rafa é um garoto bem engraçado e as ilustrações são uma delícia.

P.S.: Achei estranha a escolha por sexta série no livro. Não tenho o original em inglês para comparar, o que é uma pena.
Mas é fato que ele está começando o equivalente ao Ensino Fundamental, que aqui no Brasil começa na 5ª série (6º ano) e, assim sendo, ficou estranho colocar sexta série no livro.
EDITADO: Não é sexta série: é sexto ano! Eu que me confundi e o livro só usou a nomeclatura que ainda é estranha para mim. Leitor da resenha que me corrigiu, agradeço a correção!

P.P.S.: Outra coisa que achei estranho foi a escolha do nome "Escola". Poderia ter escolhido "Fundamental: Os Piores Anos da Minha Vida" - porque "Escola" é generalista demais e foge ao título original. Ao menos, na minha opinião.

P.P.P.S.: O livro é parte de uma série. A série já tem dois livros publicados e o terceiro está previsto para esse ano. Apesar de não ter gostado muito do primeiro, espero que ele tenha sido apenas uma introdução e que os demais consigam explorar melhor os demais temas que ficam só como um plano de fundo dessa história. Portanto, eu não pretendo desistir da série. Ao menos, AINDA não.

Nota: 3

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
Ronaldo 27/02/2013minha estante
Nani, não é sexta série, é sexto ano - o que aqui é a 5ª série.

naniedias 28/02/2013minha estante
Tem razão, Ronaldo! É sexto ano e não sexta série :D Eu ainda me confundo com essa nova "nomeclatura" ^^

Marcos 28/04/2013

Rafa Katchadorian é um garoto que estuda na Escola Municipal de Hills Vilage, a qual ele considera uma prisão. No início do sexto ano ele conhece Jeanne Galetta, uma jovem garota por quem fica logo apaixonado. Somando isso à sua vontade de ser popular e fazer algo marcante ao longo desse ano, Rafa, com a ajuda do seu amigo Léo, acaba criando um plano para quebrar, ao menos uma vez, cada uma das regras impostas pela escola. E isso incluirá desde as mais simples, como mascar chicletes nos corredores, até as mais trabalhosas, como pichar toda a fachada do colégio. Conseguirá Rafa ser autor de tamanha façanha?

Rafa é um garoto normal que está prestes a entrar no sexto ano de sua escola. Tirando notas razoáveis e sendo muito bom em artes, ele resolve que sua rotina anda muito parada e não quer ir para o ensino médio sem nenhuma grande proeza realizada. Em alguns momentos ele parece estar no mundo da lua, como se aquela cena só ocorresse dentro da mente dele. Por ser muito criativo, Rafa acaba criando nomes e personagens para cada integrante da escola: a professora Mulher-Dragão, o garotão valentão Miller Matador, o padrasto Urso, entre outros. Durante sua primeira aula do ano, quando a direção explica as regras a serem seguidas, nosso protagonista tem a ideia de criar um plano para burlar todas elas e, de quebra, ainda conquistar a atenção de Jeanne, sua mais nova paixão. Por isso, junto com seu amigo Léo, cria a Operação R.A.F.A (Regras Atrapalham a Felicidade Alheia), em que passa a ganhar pontos a cada feito conquistado. No início Rafa consegue o que quer: passa a ser o centro da atenção de todos na escola, mas com o passar do tempo ele começa a pagar o custo que isso tudo lhe proporciona.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/04/resenha-escola-os-piores-anos-da-minha.html

Camis 21/05/2013

Pra quem está acostumado a ver James Patterson lançar thrillers alucinantes, ver o nome do autor estampado na capa de um livro juvenil é um tanto inusitado. Estava ansiosa para ler Escola: os piores anos da minha vida, porque simplesmente não tinha ideia de como James seria como autor para este tipo de público, e após a minha breve experiência posso dizer: James continua sendo James.

Rafa Khatchadorian é um garoto que acaba de entrar no 6° ano, e como todo garoto nesta ideia ele está preocupado com os valentões do colégio que podem perturbá-lo, com as meninas que podem ignorá-lo, e em não fazer amigos. Na verdade, Rafa está preocupado com a ideia de não fazer mais amigos, afinal, um ele já tem: o Leo.

Rafa e Leo, em meio aos temores de mais um ano escolar, decidem tornar a vida dentro da Escola Municipal de Hills Village bem mais interessante e perigosa. A ideia dada por Leo é óbvia: quebrar todas as regras do manual do colégio. Mas é claro que a coisa não é tão simples assim, tudo valerá pontos, e Rafa terá que ganhar o próprio jogo, ou a chamada: Operação R.A.F.A.

Cada regra quebrada valerá uma pontuação X, Rafa tem apenas 3 vidas para o ano inteiro, existem pontuações bônus e, é claro, regras obrigatórias, como: Não deixar que ninguém saia machucado ou encrencado como efeito colateral da operação. Enquanto Rafa busca se superar, Leo será o juiz do jogo.

Quebrar regras pode até ser moleza, mas Khatchadorian terá que fazer tudo isso enquanto suporta seu padrasto mal-humorado e porco – o Urso, evita que sua mãe descubra sobre suas bagunças na escola, atura a irmã mais nova e ainda tira notas suficientes para passar de ano. O ano promete ser bem longo para Rafa.

Este, na minha opinião, não pode ser considerado o melhor livro de James Patterson, mas com certeza não deixa de ser bom. Com um narrativa flexível, fácil, ágil e envolvente, James irá mostrar ao leitor como a escola pode ser divertida e perigosa. Sem mencionar é claro no trabalho maravilhoso que a Editora Arqueiro realizou na capa e na diagramação do livro, o que torna a leitura mais deliciosa!

Outro ponto positivo no livro são as ilustrações. Praticamente todas as páginas possuem desenhos, supostamente elaborados por Leo e Rafa, que ilustram os acontecimentos diários narrados no livro. Nunca se é velho demais para ler algo infantil, muito menos algo escrito por James Patterson.

"Você já ouviu falar em “quebras todas as regras”? Era isso. Era essa a minha GRANDE IDEIA. Quebrar todas as regras do código. Todas. (Página 33)"

"(...)Eu mal podia esperar até planejas tudo. Aliás – e, por favor, nao diga a ninguém que eu falei isto -, pela primeira vez na vida, eu realmente estava ansioso para voltar à escola. (Página 56)"

cotonho72 19/06/2013

Ótimo!!!! :)
Nesse livro infanto juvenil, temos como protagonista Rafa Khatchadorian, um garoto que esta iniciando as aulas no sexto ano na Escola Municipal de Hills Village, uma verdadeira prisão do ponto de vista dele. Ele tem uma irmã pequena e intrometida chamada Georgia, eles moram com a mãe, Jules, e com o seu futuro padrasto, Carl, mais conhecido como Urso, pois vive hibernando no sofá.
A história se inicia com Rafa, seu amigo Leonardo Caladão e sua irmã Georgia, espremidos feito lata de sardinha na viatura do Departamento de Polícia de Hills Village, mas esse é mais o menos o final da história que logo começa a ser contada por ele mesmo. Logo no primeiro dia ele criou uma inimizade com um garoto valentão da escola chamado de Miller; Miller Matador, para ser exato.
No intervalo das aulas foi realizada uma reunião escolar, para serem apresentadas algumas coisas e entre elas é entregue aos alunos um livro chamado Código de Conduta da Escola Municipal Hills Village, com regras a serem cumpridas e como os alunos devem se comportar na escola durante o ano. Então o seu único amigo Leo começa a desenhar e inventar um jogo, que é quebrar todas as regras do código.
Com isso ele bola a Operação R.A.F.A, Regras Atrapalham a Felicidade Alheia, com pontuações e pontos extras a cada regra quebrada, além de três vidas que ele poderia perder se alguma coisa desse errado, assim ele e seu amigo Leo iniciam esse plano arriscado e ousado no decorrer dos dias de aula, mas muitas coisas ocorrem durante a operação, além dos castigos da professora Donatella, a Mulher-Dragão, ele se apaixona por Jeanne e sempre é perseguido por Miller, se envolvendo ainda mais em confusões.
O autor James Patterson, consegue brilhantemente, nos envolver nessa maravilhosa aventura e com belas ilustrações abordar questões importantes como bullying, comportamentos e valorização da família, além de amor e amizade, juntamente com uma dose de humor e com revelações surpreendentes, um livro que recomendo com certeza.

“O tão temido sexto ano. Se você já chegou lá, sabe do que estou falando. Se ainda não chegou, logo, logo vai saber.” página 6.