A montanha é algo mais que uma imensa estepe verde

A montanha é algo mais que uma imensa estepe verde Omar cabezas

Resenhas - A montanha é algo mais que uma imensa estepe verde

Raony 29/12/2018

Não sei pq achei q seria um livro de história, meio teórico sabe? Mas não. É um depoimento. E um depoimento que praticamente dá pra ouvir de tanto q a oralidade tá presente. Tem muita coisa q eu achei problemática. Mas muita. Machismo velado e por vezes aberto. Uma visão meio instrumental das pessoas. Sei lá. As vezes é impressão de burguês safado. Esquerda caviar e tal. Mas em várias partes eu percebia um discurso assim como se as pessoas devessem servir a revolução, não importa o meio empregado pro convencimento. Algo tipo nós temos a verdade e vamos levar pra vcs. Corram risco por nós, nos escondam, acredite em nós. Claro q uma revolução não vai ser limpinha...tranquila, etc. Mas é que o livro tem várias partes bem poéticas e sensíveis, tocantes mesmo. De vc ficar UAU. Só q essas partes nunca ou raramente são sobre as pessoas, o povo, a população, sei lá. É sobre a guerrilha. Como se a guerrilha fosse um fim em si mesmo. E claro q não. O q eles mais querem é q a guerrilha acabe, q a revolução vença, até pq é de fuder o sofrimento e os sacrifícios. Mas sempre q ele tá falando do povo é algo impessoal, instrumental. "Cooptamos não sei quem", "recrutamos o outro lá". Coisas assim. Me deu bastante incômodo mesmo. Mas nossa. Quanta coragem, quanta exposição, quando verdade tem também. Esse não precisa de terapia. Tá tudo aí. Só ele dar o livro pro psicólogo. E se dá pra ter esses incômodos é pq ele se abriu sem medo mesmo. Fora toda a luta e trabalho político. Então assim é importantíssimo. Como exemplo e inspiração. E também como lembrança do que devemos superar. Em todos os sentidos.