Sonetos nas Trevas

Sonetos nas Trevas Luiz Antônio Aguiar

Resenhas - Sonetos nas Trevas

Alexandre | @estantedoale 19/01/2014

Um toque de licantropia
“De todos os monstros das trevas, o lobisomem é o que carrega a mais terrível maldição. Jamais deixa de ser uma criatura humana, sofrendo, a cada transformação, o tormento de seu lado brutal e incontrolável.”
Sonetos das Trevas foi escrito de uma maneira inusitada, a meu ver. Luiz Antonio Aguiar fala, principalmente, das ações de uma organização secreta que extermina as CMI – Criaturas Monstruosas Incontroláveis – de maneira que eles nunca as capturam para estudo e sempre eliminam pistas da existência dessas criaturas. A organização se chama Falange, e a operação em questão no livro é um lobisomem com milênios de idade.
No decorrer da caçada, são expressos sonetos feitos pelo licantropo que está na mira da Falange. Palavras românticas, outras de dor, algumas que expressam momentos de fúria, outras de arrependimento. E ainda: os sonetos despertam nossa curiosidade sobre a vida do lobisomem. O que torna este homem uma fera? O que faz a fera tomar este homem? E sempre acabamos percebendo que o lobisomem é o lado negro do ser humano.
O Coordenador de Campo V. H. Javert – como a função já determina: chefe da missão – também tem seus mistérios. Tanto é, que o próprio perseguido o entende como se o homem fosse como ele. De fato é: um homem qualquer com seus segredos ocultados por si próprio.
Ao autor e ilustrador: muito obrigado! Vocês, executando mais um trabalho belíssimo produzido pela Editora Edelbra, com a Coleção Medo, mostraram ao publico jovem a verdadeira essência de sonetos e arquivos confidenciais.
E falando em arquivos confidenciais... Como todos os livros da Coleção Medo, Sonetos das Trevas também tem um arquivo secreto. E, é lógico, não vou revelar.

site: http://paradisebooksreading.blogspot.com.br/

Sarah 18/06/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
"De todos os monstros das trevas, o lobisomem é o que carrega a mais terrível maldição. Jamais deixa de ser uma criatura humana, sofrendo, a cada transformação, o tormento de seu lado brutal e incontrolável."

Livro gentilmente cedido pela Editora Edelbra

Nesse livro temos dois personagens: de um lado, o lobisomem, que passa por uma transformação mensal e convive com uma fera brutal, e do outro, Javert, um caçador de CMIs - Criaturas Monstruosas Incontroláveis. E é durante uma caçada ao lobisomem que conhecemos os dois e sua história.

Confesso que o lobisomem não é a minha criatura sobrenatural favorita, e não costumo ler muitas histórias com eles. Entretanto, esse livro me trouxe uma nova visão e me fez gostar um pouquinho mais desse ser. Mas não pensem que o lobisomem desse livro é como o de Crepúsculo, pois não é. É uma fera passional e incontrolável quando transformada e um homem perturbado e com várias consciências quando desperto.

Javert é um caçador experiente e condecorado de uma organização que tem como fim esconder do mundo e caçar as CMIs. Diferente dos outros caçadores, Javert é um homem sombrio, dado como frio e calculista. Não interage socialmente e não tem outra vida a não ser a de caçador. Mas alguma coisa o atrai para esse lobisomem, que já vem caçando a muito tempo e tem um comportamento diferente dos demais.

O que eu mais gostei nesse livro é a caracterização do lobisomem. Como fera, não há capítulos narrados por ele, mas durante as três outras luas, o homem aparece com consciências diferentes. Atormentado pelo passado e pelas matanças que acontecem todo mês, ele se perde entre consciente e tomado pelos instintos "monstruosos".

Uma coisa que achei muito interessante foi o processo da escrita das narrações do lobisomem. Quando sai de sua pelagem, o homem não consegue formar frases, se expressando basicamente por palavras únicas, como: Fome. Medo. Sede. De acordo com a mudança da lua, sua personalidade vai aparecendo mais, e suas sentenças vão melhorando, se tornando mais parecidas com o que conhecemos. O livro traz também relatórios da organização que nos mostram características e informações sobre lobisomens e sobre a caçada ao lobisomem deste livro.

Quanto à diagramação, está impecável e combina com a história. Os capítulos trazem as luas no final da página, perto da numeração e a cor da fonte/ilustração é da cor da capa. Gostei muito do trabalho do ilustrador, que trouxe várias passagens à vida. No final do volume temos um anexo com informações sobre lobisomens e indicações de filmes. Nesse momento, é o meu livro favorito na coleção e por mais que o final seja sombrio, eu gostei bastante. Recomendo aos que gostam de sobrenatural e lobisomens.

site: http://www.sincerando.com/2014/06/sonetos-nas-trevas.html

Anny128 07/10/2014

Esse ano tem sido recheado de leituras infanto-juvenis. E, graças aos bons escritores, tenho gostado muito do que tenho lido nesse segmento! Os mais jovens não tem motivos para reclamar, há muitas e boas opções no mercado para quem está apenas começando nesse mundo literário.
Sonetos nas Trevas faz parte da Coleção Medo da Editora Edelbra. São vários volumes, cada um narrando as desventuras de algum ser fantástico. A obra em questão tem por objetivo narrar as aventuras de uma organização denominada Falange, criada especialmente para eliminar as mais diversas criaturas monstruosas incontroláveis (as CMIs).
O livro é dividido em cinco capítulos, cada um deles representando uma fase da lua começando e terminando na lua cheia. Isso porquê o objetivo principal da equipe, liderada pelo coordenador de campo V. H. Javert (conhecido como Trevas pelos outros membros da Falange, tal sua ferocidade), é matar um lobisomem perseguido há muito tempo.
A estruturação dos capítulos, além de indicativo da fase da lua, nos ajuda a situar o momento em que o humano infectado está situado. Como o autor enfatiza, o lobisomem é a mais amaldiçoada das criaturas das trevas, pois jamais deixa de ser uma criatura humana. E isso é sentido em cada mudança de ciclo: seus pensamentos, que não existem na lua cheia, pois está totalmente carregado do instinto animal, vão ficando cada vez mais alinhados com a psiquê humana, tendo seu auge na lua nova.
É interessante também a mudança de foco na narrativa: ora vemos a ação do ponto de vista da Falange, ora da visão do lobisomem. E essa alternância dá fôlego e substância ao livro, que tem uma reviravolta bem bacana no desfecho.
A empolgação com Sonetos nas Trevas foi tamanha que até pesquisei mais sobre o autor, Luiz Antônio Aguiar. Ele já possui vários títulos infanto-juvenis publicados, alguns inclusive ganhadores de prêmios.
Com ilustrações belíssimas (feitas por Ângelo Abu) e com uma narrativa ágil, vale a pena conferir o que acontece em Soneto nas Trevas e nos outros volumes desta série!

site: http://www.leioeu.com.br/2014/05/soneto-nas-trevas.html

Sabrina 14/07/2023

"a verdade é que viver duas vidas é viver nenhuma"

"sonhos. não quero sonhos. sonhos não dormem quando a gente acorda."

"é como se eu já estivesse morto. sou assim,como nas grandes tragédias, Édipo, Héracles,e como tantos outros heróis diante do fim que não posso evitar, reduzido ao que nunca fui,um cadáver que respira,um morto vivo."