A fórmula da vida

Adriana Igrejas

Resenhas - A fórmula da vida

Mi_lendo23 23/01/2023

Amo esse livro
Essa é a 2a vez que leio esse livro. Fiquei surpresa com a quantidade de detalhes que havia esquecido e como prestei atenção a outros. Por isso gosto de reler livros.

Catarina Durval, aos 14 anos, tem seu pai assassinado na sua frente por bandidos que queriam a Fórmula da Vida, fórmula essa que prometia despoluir as águas de nosso país. Além de presenciar esse assassinato, é estuprada pelos malfeitores e a partir daí carrega traumas que a fazem se tornar uma menina agressiva e perigosa a ponto de ser conhecida como uma Pitgirl e posteriormente como uma justiceira, livrando a cidade da criminalidade. Tudo isso sob a tutela de seu padrinho, que não se importava muito com sua história.

Devido a seu comportamento violento, Catarina comete crimes e corre o risco de ir para a prisão uma vez que já estava perto de seus 21 anos. Isso faz com que assuma uma nova identidade e vá viver numa fazenda, no interior de outro estado e lá começa a viver uma nova vida.

O que ela não suspeitava era que se apaixonaria por seu patrão, filho do dono da fazenda. Mas como viver esse amor sabendo que ela era uma farsa e em breve deveria voltar ao Rio para realizar o pedido de seu pai feito em seu leito de morte?

Uma história de amor, com muita ação e mistérios para desvendar. Com certeza ainda vou ler de novo!
Adriana Igrejas 16/03/2023minha estante
Obrigada pela resenha! É indescritível o contentamento de saber que uma leitora gosta de seu livro a ponto de o reler. Deixo aqui meu coraçãozinho pulsando de alegria! Gratidão, querida Mi!

Samara 18/09/2023minha estante
Comecei a leitura hoje.

Mi_lendo23 18/09/2023minha estante
Vai amar

Daniel.Igor 15/01/2016

Leitura inesquecível ;)
O livro conta a história de Catarina, uma garota que perdeu os pais num assalto, onde também foi abusada sexualmente pelos bandidos, que queriam roubar a invenção mais preciosa de seu pai -Jorge Durval- : A Fórmula da Vida. Uma fórmula capaz de despoluir as águas do planeta e que poderia transformar uma única pessoa em bilionária.
Passou semanas em um hospital, pois seus ferimentos foram graves. Depois de sair, treinou artes marciais e passou a querer mudar o mundo, combatendo os criminosos de toda cidade. Foi presas várias vezes por ferir ou até mesmo matar bandidos (os primeiros foram os assassinos de seus pais), mas sempre foi salva por seu padrinho e então herdeiro da empresa de seu pai (até ela completar 21 anos), Jorge Duval : um homem frio e misterioso.
Depois de muitas sessões com uma psicóloga, a garota se aquieta mas continua lutando em campeonatos, enquanto estuda Zootecnia.
Quando se forma, vai trabalhar em uma fazenda como Zootecnista. Lá, ela descobre sentimentos que não sentia há muito tempo, e passa a esquecer seus traumas e decepções através do amor correspondido de Gregório Fragoso, dono da fazenda onde trabalha e um veterinário de mão cheia.

~•~•~•~

Bem, para começar, vou revelar que ,no começo da leitura, achei que o livro fosse baseado apenas na morte dos pais de Catarina. Quem seriam os assassinos (ou os mandantes ) desse crime e qual o envolvimento da garota nisso. Mas depois me surpreendi, com um romance de tirar o fôlego e arrasar corações! A trama é muito bem arquitetada, com cada parte dividida perfeitamente para cada situação. É uma obra rica, que une vários gêneros literários em uma mesma história e que nos proporciona diversas formas de aprendizado e conhecimento. Catarina se mostra uma garota de muita personalidade, que consegue superar todas as decepções e tragédias da sua vida com muita garra e força. E depois encontra um amor implacável para superar todas as dores a quais já tinha passado.
Mas a história também não perde aquele clima inicial de aventura e suspense, conseguindo fazer com que o leitor não queira desgrudar do livro. Enfim, foi uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos, me apaixonei por todos os personagens (até pelos vilões) e não conseguirei esquecê-los tão cedo. Pensando bem...para quê esquecê-los?

Misterioso.
Surpreendente.
Emocionante.
Apaixonante.
Essas são as palavras que resumem o livro ''A Fórmula da Vida'', cedido gentilmente pela autora parceira do blog, Adriana Igrejas.

site: http://bookdan.blogspot.com.br/2015/07/resenha-de-formula-da-vida-de-adriana.html
Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Tão bom depois de tanto tempo encontrar essas resenhas.... Obrigada, Daniel!

Amante dos Livros 19/12/2015

A Fórmula da Vida
A Fórmula da vida é um romance repleto de sentimentos - e da falta deles também... - há quem seja frio, e faça escolhas sem pensar - sem sentir - o quanto essa escolha pode afetar alguém.

"Mesmo os que se dizem felizes parecem perseguir ainda a tal Felicidade Perfeita, porque "para eu ser completamente feliz, só falta..." Viu? Sempre falta alguma coisa. "

Tem pessoas que brincam de ser más... mas no momento crucial, descobrem que não são tão más assim.

Tem pessoas que são tão boas... que não acreditam que exista maldade, por trás de certos segredos.

Tem pessoas que são tão ruins... que para conseguir o que querem, podem ser capazes de roubar... trair...fingir... matar...destruir... destruir aos poucos, planejando a sangue frio cada momento, cada perda, cada agressão (física ou psicológica)... e no final, na hora de apertar o gatilho...
Bom... será que ele é tão mal assim??

E tem a "Catarina", a personagem principal do livro. Que tem sua vida transformada em um turbilhão de dúvidas, de crueldades, abuso, perdas, crimes, maldades, bondade... Tudo isso por causa de uma fórmula, que ela nem sabia se existia realmente e se realmente funcionava.

A Adriana é uma escritora "Espetacular", isso mesmo... sem exageros. Não deixa a desejar em nada (se for comparada a autores estrangeiros, como muitos costumam fazer).

A trama é muito bem desenvolvida, rica em detalhes e ainda nos joga na cara, algumas realidades preconceituosas, como também o descaso em alguns momentos, da nossa sociedade, em outros, dos governantes do nosso país.

A vida algumas vezes pode fazer alguém agir erradamente, em busca da sobrevivência...

Mas será que fazer o mal para se defender, ou em defesa de alguém... nos torna uma pessoa má?

E se você for induzido a fazer o mal... será que deves pagar por isso?

Qual será realmente a fórmula da vida?

Essas foram perguntas que surgiram em minha mente...

Será que devemos lutar, passando por cima de tudo - e de todos - em busca da "nossa felicidade", ou em determinado momento devemos, abandonar a luta?

O livro é repleto de lições, onde nós mesmo acabamos julgando - ou defendendo - a cada descoberta entre as páginas.

E a vida de Catarina pode ser tudo...menos monótona, isso é algo que prende o leitor do início ao fim do livro. É uma vida conturbada... infeliz... uma vida de constantes lutas...

“Tentara ser má durante os últimos anos. Tentou de tudo. Andou com o pior tipo de gente, quis bancar a dark, a punk, a que curte rave, foi pitgirl, bancou a justiceira. Nada deu certo. Ser má podia ser o caminho mais fácil, mas não era o certo. Não lhe trazia felicidade real, só euforia, histeria, delírio de poder. E ia levá-la ao abismo escuro no outro plano. Sim, queria ser boa. Na verdade sempre quis, só que achava que não podia...Não mais...” (Catarina)

Até o o momento que ela encontra a "Fórmula", não aquela fórmula que lhe causou tanto mal, mas a "Fórmula" que poderia mudar sua vida... Ou melhor dizendo, que lhe daria motivos para voltar a vivê-la.

Desabafo!

Gente... Não gosto de contar detalhes do livro... Tipo: "Catarina perdeu a mãe muito cedo, e depois viu o seu pai morrer de forma trágica"... Não gosto porque esses detalhes, muitas vezes vemos nas sinopses, então prefiro resenhar o que eu pude enxergar... o que não significa que "Você" enxergará o mesmo.

site: http://amantedoslivrosmercia.blogspot.com.br/
Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Nossa! Tanto tempo que não venho ao Skoob! Que bom encontrar essa resenha com ângulos diferentes de todas que já li desse meu livro. Muito obrigada, Amante dos livros!

Rox 04/03/2015

Dê uma chance a esse livro, pois há grandes chances de que você se surpreenda!
Eu tinha baixado esse livro há muito tempo, num período no qual ele esteve gratuito, em 23/12/2013. Só consegui adentrar nessa leitura agora já com o meu e-reader porque antes era obrigada a ler apenas obras menores, já que para terminar uma demorava muito tempo.

Depois de uma breve introdução sobre Jorge Durval e a Fórmula da Vida, nós começamos a acompanhar a dura trajetória de Catarina Evangelista Durval, uma garota abastada que teve sua vida maculada por um trágico episódio que a deixou órfã e com receios de se relacionar com as pessoas. Ante a brutalidade da violência que sofreu, ela se sente frágil e decide "armar-se" com o aprendizado de artes marciais.

Em pouco tempo, a patricinha vê-se transformada em assina, pit girl e, posteriormente, em justiceira. O domínio sobre as técnicas das lutas dão-lhe a impressão de invencibilidade, e Catarina não recua nem mesmo quando seu adversário parece ser imensamente mais forte. Quando ganha uma batalha, ela sente enorme prazer, o que só contribui para que arrume confusões em cada lugar em que coloque os pés.

No começo, o livro tem um rimo mais lento, já que a autora explica detalhadamente cada evento da vida de Catarina desde os seus quatorze anos. Portanto, o leitor que é mais acostumado com a ação precisa ter um pouquinho mais de paciência para não perder a segunda parte do enredo, que é cheia de surpresas e situações inusitadas. Dou destaque especial ao ápice da trama, em seus últimos capítulos, que acabam justificando com louvor a importância de tudo o que você teve que ler sobre a vida da protagonista.

Acabei me apegando sim à alguns personagens, principalmente com o delegado Perez, a Dona Esperança e, embora tenha demorado um pouco para me decidir, o Gregório. No caso da Catarina, admirei bastante sua força e caráter, porém, ela não chegou a me conquistar. Acho que foi justo porque ela se fecha na hora de se relacionar com as pessoas, ou talvez porque ela não é ousada com as palavras. Ela me lembrou um pouco a Morine McAndrews (uma personagem minha que aparece no livro Doce Sonho Efêmero) e, ao contrário do que vocês devem ter pensado, não se parece nem um pouco com a minha Evangeline (que é um cão que ladra muito mais não morde, o exato oposto da Catarina).

Esta trama nos traz belas lições sobre os caminhos que escolhemos na vida, sobre confiança (e sobre a falta dela também), a importância de perdoar a si mesmo (no tocante das coisas erradas que já fizemos), sobre acreditar em Deus e muitas outras coisas que podem nos ajudar a crescer como indivíduo. Recomendo, mas deixo a ressalva de que as pessoas que preferem histórias em que não é preciso "pensar muito" podem não gostar de algumas partes. Digamos que a trama é mais madura do que as modinhas. Mais ou menos isso, pode ser que eu esteja exagerando... hehe. Enfim, dê uma chance, pois há grandes chances de que você se surpreenda.

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/03/livro-formula-da-vida-kindle.html
Chellot 04/03/2015minha estante
Estou lendo ele no Wattpad e conheço a autora. Em breve, irei adquirir o livro. Realmente muito bom.

Rox 04/03/2015minha estante
:D

Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Eu tenho certeza de que comentei essa resenha na época, mas parece que os comentários antigos não estão mais por aqui... Enfim, sempre bom rever!

Arca Literária 26/08/2014

Por: Tábata Igrejas Machado

Romance, ação, drama, questões sociais e reflexões sobre o cotidiano. É assim que é a fórmula da vida, um livro que narra a vida de Catarina Durval, sua adolescência, suas incertezas e seus questionamentos diante da vida. Vítima de um crime, a jovem perdeu sua família e nunca teve amigos próximos. Jorge Alencar Durval, pai de Catarina, era um químico brasileiro que supostamente havia descoberto uma “fórmula mágica” para despoluir as águas, a fórmula da vida. Cobiçada, a existência de tal fórmula levou ao assassinato dele e a agressão de Catarina.

A jovem se revoltou, buscou vingança e passou a buscar as artes marciais como uma maneira de se defender. Catarina fez de tudo para ser forte e decidida, ela mudou e decidiu que nunca mais seria uma vítima.

O livro dá muitas reviravoltas e a história de vida de Catarina é algo tão turbulento que poderia ser divido em mais de um livro, talvez até uma trilogia, se a autora assim quisesse. A protagonista passa por tantas coisas que é surpreendente, uma menina rica que virou uma “pity girl” ou patricinha pitbull como passa a ser conhecida. Em certo ponto do livro, ela até mesmo vai trabalhar em uma fazenda e a história muda completamente nesse ponto, ela se apaixona e depois de tanta tragédia e confusão ela finalmente parece encontrar paz… No entanto, ela precisou voltar e enfrentar seu passado, fazer dessa vez as escolhas certas e buscar a tal fórmula da vida.

Me recuso a narrar muito mais do que isso, pois sei que estragaria todo o drama da história! Mas garanto que este é um livro completamente diferente dos que estamos acostumados, aqueles romances sobrenaturais com vampiros, anjos, bruxas, lobisomens, etc.

A fórmula da vida não tem nada de sobrenatural, mas é um romance original, criativo, diferente de muitas histórias por aí que são semelhantes a várias outras. Uma história 100% verde e amarelo, fiel a nossa realidade que muitas vezes ignoramos. Estamos tão acostumados a ver filmes e ler livros estrangeiros, que esquecemos que histórias em nosso próprio país também podem ser interessantes. (E não só os clássicos como Machado de Assis)

Seria mentira a minha dizer que não sou fã do sobrenatural, pois amo o gênero! Mas lembremos também que livros que nos fazem pensar, questionar e ao mesmo tempo nos oferecem entretenimento são incríveis.

_________________________________

Esta resenha foi feita por Tábata Igrejas Machado resenhista do site Simples Leitora

site: www.arcaliteraria.com.br

Mayara 09/06/2014

Uma história envolvente!
Certamente posso afirmar que "A fórmula da vida" foi um dos melhores livros que já li, um livro nacional que me surpreendeu, impossível não se envolver na história de Catarina e vivenciar com ela todos seus dramas, uma menina que desde os 14 anos de idade foi vítima da violência, cresceu totalmente solitária e carente de afeto, amor, carinho, atenção e etc. Não tinha ninguém por ela, afinal a mãe havia morrido de câncer e o pai foi assassinado na frente dela. Incrível como a autora relata muito bem o drama vivido por muitas pessoas, (Afinal, existem várias "Catarinas" por aí). Melhor, foi a forma como diversos problemas no nosso país é relatado nesse livro, como por exemplo: violência, leis, adolescência e suas crises, pobreza e etc. Na jornada em busca da fórmula da vida (que desde o início nos perguntamos se ela realmente existe e porque estavam atrás)Catarina vai conhecendo melhor o mundo onde vivemos e nos fazendo cair na realidade do que se passa ao nosso redor, ela anseia pela felicidade sem saber se um dia será capaz de alcança-la, anseia por ser uma garota normal, provar o amor e etc. Com o avanço das páginas vamos refletindo sobre muitos temas abordados nesse livro. Um misto de drama, suspense, ação e romance. Posso dizer que a autora criou uma história perfeita e cativante.

Encerro, com uma pequena estrofe, do momento que Cataria sai do seu mundinho de riqueza e conhece o lado da pobreza, percebe algumas semelhanças e diferenças entre esses mundos, dessa forma chegando a uma conclusão maravilhosa: "Era a educação. Ela torna as pessoas diferente por dentro. Uma vez que você conheça algo, não há como voltar atrás. Um homem pode perder tudo, tornar-se pobre, mas o que ele aprendeu, ele vai carregar para sempre. Conheceu pessoas pobres que se pareciam mais com ela do que muitos colegas de suas antigas escolas. A diferença se mostra nos interesses, na forma de ver a vida, se relacionar, de apreciar um filme ou uma música. Penso, logo existo. Como penso. Quem eu sou."
Adriana Igrejas 13/07/2014minha estante
Obrigada, Mayara pela resenha fofa! Que bom que gostou!

Dayana 12/05/2014

Cativante, encantador e romântico.

Três palavras que definem a fórmula da vida. Apesar de começar já elogiando o livro, ele não prendeu nas primeiras páginas, foi uma leitura ascendente comecei amar o livro da metade ao final. Mas ainda reforço que foi uma história ma-ra-vi-lho-sa .

Catarina Durval perdeu sua mãe logo cedo, posteriormente perdeu o pai assassinado na sua frente.Como se não bastasse a jovem passou por um estupro por um dos assassinos. Levando a odiar profundamente qualquer contato com o sexo oposto. O tempo passa e a guarda da jovem fica com seu padrinho, um homem misterioso, frio e sem demonstrações de carinho com Catarina.

Com a falta de demonstrações de carinho e afeto , a jovem descarrega todo seu ódio em lutas clandestinas, mesmo sendo uma excelente profissional, Catarina se coloca em lugares perigosos levando-a assassinatos e prisões.Com raiva de tudo e todos a jovem se torna uma antissocial tendo ao longo de sua juventude poucos amigos. Mas, há um mistério no ar, seu pai não foi assassinado a toa, como era um cientista ele inventou uma fórmula capaz de limpar todas as águas poluídas do Brasil. Vítima de uma injustiça a bela aproveitou uma oportunidade para ir ao interior trabalhar como zootecnista encontrando lá um amor inesperado. Que será capaz de sobreviver a vida turbulenta e mentiras de Catarina???

Como já disse de início, o livro não me prendeu no começo, achei que a autora só iria falar da rebeldia de Catarina e como ela sofreu e tal. Mas,não. Fui surpreendida na metade do livro com uma, duas , muitas reviravoltas..O que eu amei de paixão isso. Ao mesmo tempo que o livro era triste, ele era de ação e também romance e que romance!!!!!!!

A coisa mais linda é ver a durona Catarina se entregar a um amor verdadeiro e forte, acompanhá-la tentando amar alguém e ao mesmo tempo enfrentar seus medos.

Adriana Igrejas 12/05/2014minha estante
Legal, Dayana.

Juliana ;* 20/03/2014

A fórmula da vida - Adriana Igrejas
O que é a vida? Qual a melhor forma de se viver?
A Fórmula da Vida nos apresenta a história de Catarina Evangelista Durval, uma jovem que, após presenciar a morte violenta do pai, tenta, sem sucesso, responder essas questões. Qual a melhor forma de se viver, depois de ver seu pai sendo assassinado e depois ainda ser abusada pelos seus assassinos? Isso, tudo o que vem depois, a vergonha, o medo, a dor, pode ser considerado como vida?

E tudo, tudo por causa de uma Fórmula! Jorge Durval, renomado cientista, é o criador da Fórmula da Vida. Fórmula esta que, torna-se objeto de grande desejo de diversas pessoas e organizações. E é por causa da ambição dessas pessoas que Catarina, de repente, se vê perdida, sem nada e nem ninguém.

Logo no começo da história, ficamos sabendo um pouco mais sobre a fórmula e o trabalho de Jorge Durval, mas como todo livro fica melhor com um bom suspense, não vou contar nada! Kkkkkkk

Após essa pequena introdução, conhecemos Catarina, uma Catarina já depois da tragédia. Perdida. Essa é realmente uma palavra ligada a Catarina. Ela perde-se nas suas emoções, pensamentos e ações. E, ao mesmo tempo, sabe exatamente tudo aquilo que quer fazer e como fazê-lo.

Pode alguém que perdeu tudo que era importante em sua vida ainda ser feliz?

Após a morte do pai, Catarina esforça-se para voltar a vida. Vai a escola e tenta conversar com os antigos amigos, mas sente-se logo excluída tendo que, portanto, lidar com tudo sozinha. E isso fez com que ela construísse uma barreira enorme entre si e as outras pessoas mesmo que, no fundo, desejasse muito ter amigos e voltar a ter uma vida normal.

Vida normal? Isso é mesmo possível? Não. Não para Catarina.

Desde o assassinato, nossa garota passa a morar com Valério Rodrigues, seu padrinho, que apesar de tratá-la com educação e cuidar de seu bem-estar financeiro, nunca demonstrou-lhe nenhum tipo de afeição. Valério Rodrigues é, sem dúvidas, um dos personagens mais interessantes da história, porque sabemos que existe algo de errado com ele, mas simplesmente não conseguimos descobrir o que é.

Ainda há esperança para quem se deixou levar pelo caminho do mal?

Como uma forma de escapar dos seus problemas, mesmo que momentaneamente, e extravasar sua raiva, Catarina resolve fazer aula de lutas marciais e assim começa sua busca frequente pela violência. Segura de suas habilidades, envolve-se em diversas situações arriscadas. Dentre elas, briga de gangues e capturas de criminosos.
Ainda há esperança mesmo para quem viveu dor, violência, solidão?
Essa pergunta eu vou deixar pra vocês responderem quando terminarem de ler o livro, combinado? Adooooro deixar esse suspense! kkkkkk

Galera, sem dúvidas, esse é um livro que vale muito a pena ser lido! Não só pela história em si, que é maravilhosa, mas principalmente pelas lições que tiramos dele e pelas reflexões que ele provoca. A todo momento, a autora lança algumas questões políticas, sociais e atuais que fazem com que a leitura fique ainda mais interessante.

Os personagens da obra são realmente cativantes, mas o que me faz gostar deles é o fato de todos serem compreensíveis. O leitor consegue compreender muito claramente os motivos de todas as decisões, mesmo que não concordem com elas.

Recomendo para todos aqueles que apreciam histórias fortes, porém contada de forma simples e rápida. Leiam logo A Fórmula da Vida!

site: http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/2014/03/a-formula-da-vida-adriana-igrejas.html
Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Oi, Juliana. Desculpe levar tanto tempo para comentar. Eu meio que tinha abandonado um pouco o Skoob. Uso mais o Instagram e o Facebook. Resenha linda! Obrigada pelos comentários e fico feliz que tenha gostado.

Cia do Leitor 17/11/2013

A Formula da Vida
A Formula da Vida conta a história de Catarina Evangelista Durval, filha do renomado cientista brasileiro Jorge Durval, criador de uma fórmula milagrosa que tem o poder de despoluir as águas do planeta. Dr. Durval era um bom homem, com um bom ideal. Obviamente sua intenção era usar a fórmula para um bem maior, mas, seu sonho foi interrompido, a fórmula passou a ser alvo de pessoas gananciosas e a cobiça por ela foi o motivo de sua morte. Sr. Durval foi friamente assassinado na frente de Catarina quando tinha apenas 14 anos e para somar a crueldade, Catarina foi violentada pelos assassinos de seu pai, causando feridas que jamais seriam cicatrizadas.

Inicialmente conhecemos um pequeno resumo do que seria a tal "Formula da Vida" é bem interessante já que durante todo o livro a fórmula será mencionada e seguidamente somos apresentados a nossa protagonista Catarina, na fase pós-tragédia. Catarina possuía ainda as feridas do passado visivelmente abertas, tornou-se anti-social, arredia nos assuntos do coração, não confiava nas pessoas do sexo oposto. Os poucos que tentavam aproximar-se, eram "enxotados" pela desconfiança e insegurança. Desde a tragédia passou a viver com seu padrinho, Valério Rodrigues, que tornou-se seu tutor legal até a maioridade. Ele era estranhamente sem emoções e frio em algumas atitudes, de tal forma que fazia Catarina rebelar-se. Embora o padastro tenha tido poucas aparições no decorrer da história, foram fundamentais para o desenrolar da trama que viria a seguir.

Foi preciso de uma pequena fagulha, para transformar uma doce menina em um "Animal feroz". A Lei no Brasil às vezes é cruel com suas vítimas e Catarina estava disposta a agir contra isso, seu ato impensado foi motivo de uma revolução em sua vida e dos outros.

Catarina tornou-se agressiva, com o temperamento um tanto desequilibrado, passou a agir de forma compulsiva, teve aulas de Taekwondo e Kickboxing para auto-defesa, mais tarde usou as artes marcias com o objetivo de mudar o mundo, de uma forma perigosa e nada convencional. Em consequência de seus atos, foi detida várias vezes e todas elas foi salva por seu padrinho. Recebeu diversos apelidos, tais como: "Patricinha Pitbull", "Pit Girl" e "Bad Girl", ela não levou isso como ofensa e sim, como motivação para continuar. Entrou em tantas furadas que a tornou temida para uns e admirada por outros. Até que aos 20 anos cometeu seu ultimo deslize e teve que fugir para longe da cidade adotando o nome de Ariel, foi trabalhar em uma fazenda no Mato Grosso do Sul como Zootecnista.

Conheceu Gregório Fragoso, veterinário e dono da fazenda, dono dos mais belos olhos, futuro dono de seu coração... A partir dessa nova fase, falar a verdade poderia levar a decepção de todos a sua volta e a mentira certamente traria terríveis consequências. Somente Catarina poderia fazer a escolha certa. Mas, antes teria que cumprir a promessa que fizera ao seu pai,a mesma que levaria Catarina a desvendar todo o mistério em torno da morte dele.

Não entrarei em detalhes, meu entusiasmo, por essa fascinante, bela, incrível história me fará dar spoiler e não quero cometer esse pecado com vocês. Falarei que o livro começa me dando a impressão de ser um drama de tirar lágrimas e surpreendentemente me levou para uma aventura eletrizante e mais uma vez sou agraciada por um romance de arrancar suspiros. Alguns acontecimentos eu até já imaginava que ocorreria, como quem era o vilão da história, mas, não me deixei abalar, fiquei até satisfeita por saber que eu estava certa! \o/
Toda essa reviravolta me tirou o fôlego, costumo ler meus livros na condução e cheguei a xingar dentro do ônibus quando percebi que estava chegando ao meu destino e teria que fechar e guardar o livro na bolsa. >_<

A FÓRMULA DA VIDA foi publicada pela Editora Letra Capital. Foram as 432 páginas mais fascinantes que li nos últimos tempos, um livro com uma linguagem simples, porém, com uma história brilhante e rica em detalhes, os capítulos se iniciam na mesma página que terminou o anterior, a fonte é pequena e as páginas são amarelas e é narrada em terceira pessoa. Uma história de lutas e vitórias, (nos dois sentidos) de amor e ódio, de descobertas e recomeço.

A autora foi feliz por abordar um tema que alguns que passam escondem-se por trás de uma máscara da vergonha, medo e conveniência. No entanto, a personagem nos mostrou que podemos dar a volta por cima se realmente estivermos dispostos a abdicar da dor que corrói a alma e deixa feridas incuráveis (até então era o que achávamos).

Teve alguns errinhos de edição e concordância, principalmente no final, mas, não afetou em nada a leitura, a história é tão perfeita que superou as adversidades. A autora teve até a preocupação de não esquecer de comentar sobre o destino dos personagens secundários, foi muito bom saber o desfecho de cada um, todos de uma forma foram importantes na vida da personagem principal e seria um pecado esquecer deles. Adorei essa preocupação, com tudo isso, o final foi demais!!

Um livro mais que indicado, agrada todo o tipo de gosto e vale muito a pena ler. Parabéns à Adriana Igrejas que escreveu uma obra digna de aplausos e bis!

Resenha de Nizete Ribeiro no blog Cia do Leitor

site: http://ciadoleitor.blogspot.com/2013/11/resenha-formula-da-vida-de-adriana.html
Adriana Igrejas 13/01/2021minha estante
Resenha linda, antiga. Acho que comentei no cadastro das outras edições, o livro tem três catalogadas aqui no Skoob... Bjs, Nizete.

Marco Antonio 26/10/2013

Agradável surpresa
Há algum tempo concluí a leitura de um livro do qual não poderia deixar de fazer – mesmo sem qualificação adequada – um breve comentário.
A autora nos narra com surpreendente talento a estória da jovem Catarina. O enredo é legal, mas o que mais nos encanta na obra é a forma como a escritora nos envolve. Com argumentos contundentes, recheios sabiamente construídos, riqueza vocabular e elegância textual ela desenvolve com a maestria dos grandes autores os personagens, o enredo, a argumentação...
Substitua o nome da Adriana Igrejas pelo escritor (a) de sua preferência. Ponha-o no belíssimo livro “A formula da vida”, Leia-o acreditando ser mais um trabalho do seu escritor (a) preferido (a) e depois me diga com honestidade se o conteúdo do livro condiz ou não com o talento por você esperado.
Fiquei surpreso e envaidecido por me deparar com um trabalho literário nacional tão bem construído, não deixando nada a desejar aos grandes nomes da literatura mundial.
“A fórmula da vida” é um livro envolvente que nos prende, nos emociona, mas acima de qualquer coisa nos encanta pela qualidade literária apresentada.
Precisamos valorizar nossos escritores! Porcarias e talentos existem em todas as nações. Adriana Igrejas e “A fórmula da vida” são provas irrefutáveis de que devemos quebrar de imediato os preconceitos que construímos e nutrimos erroneamente ao longo desses anos.
Leiam “A fórmula da vida” e se surpreendam.

Adriana Igrejas 27/10/2013minha estante
Palavras generosas, mas que me deixam feliz como o nosso trabalho.

Thayane Gaspar 20/03/2013

Este livro é a melhor definição de literatura nacional. Não crie expectativas com a capa e a sinopse, porque o livro vai além de qualquer expectativa.
Adriana Igrejas conseguiu criar uma história linda, original e cativante sem fazer qualquer cópio da literatura estrangeira. O livro conta com críticas sobre as condições do Rio de Janeiro atual, e até da totalidade brasileira. O livro tem cheiro de mar da zona sul, cheiro de proletariado voltando em ônibus cheio, tem cheiro da vida que conhecemos. O verde e amarelo são vibrantes nas páginas. Este livro contém críticas inteligentes vistas não como alguém que tem o poder de mudá-las, mas como alguém que tem o poder de descrevê-las sem máscaras. Este livro ainda vai causar muita polêmica!
Mas calma, antes da polêmica e de toda "brasilidade" conhecemos Jorge Durval, dono das Indústrias Químicas Ecoleveq e descobridor de uma fórmula poderosa e revolucionária que despolui águas. A fórmula gera interesse e esse interesse culmina no assassinato de Jorge e a morte da inocência de sua filha Catarina.
Tudo muda na vida de Catarina após a violência sofrida, o leitor não só acompanha essas mudanças como fica nocauteado sem saber mais o que é certo ou errado. Por que o final feliz para Catarina parece tão errado?
A menina passa por provações que a levam a ser uma menina forte, porém problemática, mas suscetível ao seu destino implacável. Catarina vira órfã, assassina,agressora, justiceira, revoltada... Catarina ainda é uma menina. Uma menina sozinha. E nós, leitores, nos tornamos advogados buscando em nosso interior uma maneira de salvar essa menina do nosso próprio julgamento.
O livro apesar de ter uma tremenda aventura, e um romance cativante, é profundo a ponto de nos fazer refletir sobre moral e ética. E nos incita a buscar a nossa própria fórmula da vida.

Por : Thayane Gaspar
Adriana Igrejas 13/01/2021minha estante
Essa resenha foi uma das primeiras e adorei tanto que já até usei trechos dela na terceira edição do livro Thayane, linda, obrigada!

Taby Igrejas 15/03/2013

Romance, ação, drama, questões sociais e reflexões sobre o cotidiano. É assim que é a fórmula da vida, um livro que narra a vida de Catarina Durval, sua adolescência, suas incertezas e seus questionamentos diante da vida. Vítima de um crime, a jovem perdeu sua família e nunca teve amigos próximos. Jorge Alencar Durval, pai de Catarina, era um químico brasileiro que supostamente havia descoberto uma "fórmula mágica" para despoluir as águas, a fórmula da vida. Cobiçada, a existência de tal fórmula levou ao assassinato dele e a agressão de Catarina.
O livro dá muitas reviravoltas e a história de vida de Catarina é algo tão turbulento que poderia ser divido em mais de um livro, talvez até uma trilogia, se a autora assim quisesse. A protagonista passa por tantas coisas que é surpreendente, uma menina rica que virou uma "pity girl" ou patricinha pitbull como passa a ser conhecida. Em certo ponto do livro, ela até mesmo vai trabalhar em uma fazenda e a história muda completamente nesse ponto, ela se apaixona e depois de tanta tragédia e confusão ela finalmente parece encontrar paz... No entanto, ela precisou voltar e enfrentar seu passado, fazer dessa vez as escolhas certas e buscar a tal fórmula da vida.

Resenha pelo blog Simples Leitora: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/03/resenha-formula-da-vida.html
Adriana Igrejas 13/01/2021minha estante
As resenhas mais antigas aparecem aqui sem comentários. Não sei por quê. Sei que já comentei, talvez pelo livro ter mais de uma edição e as três estarem catalogadas. Bjs, Taby.

Fernanda 21/02/2013

Resenha: A fórmula da vida - Adriana Igrejas
Resenha aqui:

Resenha:

A Fórmula da Vida é um livro que aborda um tema inovador e envolvente, onde a autora Adriana Igrejas ainda consegue fazer críticas construtivas sobre assuntos polêmicos relacionados ao meio ambiente e o mundo ao nosso redor.
Logo no início da trama, conhecemos Jorge Durval, um cientista que havia descoberto uma fórmula que teria o objetivo de despoluir a água. Porém como esse assunto acabou se tornando conhecido e famoso, uma grande fatalidade ocorreu com ele e sua filha. Alguns criminosos estavam atrás desta fórmula, porém mesmo depois que lhes foi revelado, eles mataram Jorge e estupraram sua filha Catarina.
O que falar dessa personagem? Óbvio que Catarina cresceria revoltada e lutando por justiça, porém diante de tanta tragédia, ela acabou se fortalecendo mais, se bem que só perceberia isso bem mais tarde. Ela era atormentada por más lembranças e tentava encontrar um caminho onde pudesse ser feliz, mesmo que para isso tenha passado por vários estilos de vida. Ao longo da narrativa, acompanhamos todas as mudanças vividas por Catarina e como ela conseguiu superar seus medos e angústias.

“Estava sozinha no mundo. Seu pai, único parente, única pessoa que tinha, que amava, estava morto. E ela nem foi ao seu funeral! Cinzas. Foi o que sobrou dele. E ela sofrera o maior abuso e violência que um ser humano pode suportar. Não sabia se chorava por seu pai ou por si, mas chorou ainda muito.” Pg. 33

Me surpreendi pelo fato de que ela realmente conseguiu fazer vingança com as próprias mãos. Não esperava por isso, por não ter ninguém ao seu lado que pudesse lhe ajudar o suficiente e mudar suas atitudes. Mesmo que não tenha sido presa pelo fato de ser menor de idade, isso influenciou bastante no seu relacionamento com as pessoas ao seu redor, sendo tachada como uma pessoa problemática e agressiva. E principalmente mais por esse motivo, acabou se tornando muito solitária e traumatizada.
Ela passou por várias fases, desde quando freqüentou aulas de artes marciais; o que acredito que a autora deve ter pesquisado bastante sobre este ramo, pois as cenas são muito bem descritivas; assim como também já se envolveu em vários rolos, brigas e afins. Com o tempo, foi colocando um pouco a cabeça no lugar e conseguiu terminar sua faculdade. Trabalhando como zootecnista, em uma fazenda no interior da cidade de Mato Grosso, Catarina vai viver a vida de outro modo e tentar encontrar a sua própria felicidade.

“Tentará ser má durante os últimos anos. Tentou de tudo. Andou com o pior tipo de gente, quis bancar a dark, a punk, a que curte rave, foi pitgirl, bancou a justiceira. Nada deu certo. Ser má podia ser o caminho mais fácil, mas não era o certo. Não lhe trazia felicidade real, só euforia, histeria, delírio de poder. E ia levá-la ao abismo escuro no outro plano. Sim, queria ser boa. Na verdade sempre quis, só que achava que não podia...Não mais...” Pg.133

Nesse lugar tranquilo, Catarina ainda vai se torturar um pouco em relação ao seu passado. Parece que ainda há um certo mistério sobre a morte de seu pai, e agora ela precisa ir atrás da verdade para enfim, poder se reencontrar e ser feliz.

“Foi direto para o seu quarto e desatou a chorar. Chorou, chorou, soluçou. Há muito tempo não chorava. Chorou por tudo que aconteceu em sua vida, mas principalmente por causa dele. Não era de chorar. Construíra sua fortaleza, mas agora a sentia desabar. O desprezo daquele homem a feriu muito mais que seus socos, muito mais que sua declaração de ódio e ainda mais que as semanas de silêncio. Deixou-se ficar a chorar o quanto pôde. Permitiu-se dar vazão a todo sofrimento que a atormentava.” Pg.270

A Fórmula da Vida apresenta uma narrativa envolvente, repleta de suspense, muito mistério, drama e um toque de romance. Sem contar que a autora soube colocar na obra vários pontos reflexivos acerca de nossa própria vida, e até mesmo nos passando várias lições sobre nossa existencia. Mantém um enredo emocionante e ao mesmo tempo forte, com reviravoltas intensas e críticas construtivas.

Resenha aqui:

Adriana Igrejas 13/01/2021minha estante
Essa resenha é antiga, mas sempre vale ler novamente. Obrigada! Espero que o livro continue acompanhando meus leitores...