A Sombra da Lua John Sandford

Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Gênero: Romance Policial
Páginas: 263

Sinopse: Acostumado a assumir casos difíceis, Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal (DDC), é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade.

Virgil chega à cidade de Bluestem, para investigar um crime, porém nesta mesma noite um homem muito poderoso e rico também é assassinado. No desenrolar da história para descobrir quem cometeu os assassinados. Quais são as ligações entre os assassinatos. Ocorre um terceiro assassinato de outro casal de idosos. Virgil acredita que tem haver com algo do passado de todos eles não só nada foi roubado durante os assassinatos, mas também as cinco vítimas eram idosas e parece ter algo comum que as ligam. Uma noite pode mudar tudo. Uma noite muda uma vida.

Virgil Flowers um homem alto, forte e atlético o que não tem nada a ver com um detetive, porém ele é e está sempre com roupas deslocadas. Jim Stryker é o xerife da cidade e um homem muito bonito, mas tímido e um homem honesto. Joan é irmã de Stryker e é uma mulher divorciada, bonita e muito inteligente. Tood Williamson é o editor do jornal que está poucos anos na cidade. Está sempre em todos os lugares para colocar em primeira mão as informações em seus jornais e ganhar mais credibilidade.

A narrativa a meu ver começa é um pouco difícil de compreender o que o escritor quer passar, mas no decorrer da história ela vai melhorando muito e você fica se perguntando quem é o assassino de todos esses crimes. Escrita muito boa. O tradutor realmente segue a norma culta de uma maneira sucinta. A capa é linda. Admito que foi uma das coisas que me chamou a atenção para ter e ler esse livro.

As personagens de um modo geral são bem construídas. O modo como o escritor conta algumas coisas do passado foi de uma forma que faz sentido na narrativa.
larissa.reisdegade.9469 17/09/2016minha estante
Qual o climax dessa historia ?

Rodrigues_Raquel 30/09/2016minha estante
Olá, Larissa,

O clímax da história é justamente a pessoa que faz/fez isso e o que o motivou a fazer isso...rs
Gosto muito dos desenvolvimentos dos livros de John Sandford. Ele ele deixa um suspense muito bom.

MILA 08/05/2012

Este livro é recheado de ação e suspense, já no primeiro capítulo nos deparamos com um assassinato em ação, o que nos coloca frente a frente com o criminoso e seus pensamentos obscuros e toda sua maldade.
Conhecemos nosso protagonista, Virgil Flowes que me conquistou logo no primeiro momento, com a astúcia de sua mente ele nos faz ver e sentir o que se passa em por sua cabeça enquanto tenta desvendar os mistérios das mortes e tenta trilhar uma ligação entre elas e em cada vítima.
Virgil é um investigador de Minessota, trabalha para a DDC (Departamento de Detenção Criminal) , ele é chamado a cidade de Bluestem para investigar o assassinato de dois idosos e lá chegando ele se depara com o incêndio na casa de um amigo.
Posso dizer que amei o estilo de Virgil, com suas tiradas de humor e seu estilo carismático, ele nos conquista a todo o momento. Adorei quando ele saía do hotel para uma de suas investigações e a cada dia ele colocava uma de suas camisas de banda de rock preferidas, o legal é que sempre tinha um que caçoava das suas camisas.

"Chegaram bem a tempo para o filme - E dirigiu-se para os agentes: - Este de chapéu é Jim Stryker, xerife do condado de Stark, e Virgil Flowers, do Departamento de Detenção Criminal, é o que está com...que camiseta é essa, Virgil?
Virgil abriu o blazer para mostrar a camiseta do Arcade Fire.
- Que diabo é Arcade Fire? - perguntou um sujeito de aparência latina.
- A melhor banda de sanfona do mundo - respondeu Virgil."

Na trama também temos Joan irmã do delegado a quem Virgil tem um caso amoroso, adorei!! Tem uma passagem muito legal entre ele e a Joan mas é muito pesada para ser colocada aqui.
A cada página vamos conhecendo outros personagens que são adoráveis e nos conquistam com sua maneira de ser, tem outros que não simpatizei muito.
Os crimes são muito bem elaborados e com detalhes que você se pega juntando todos os pontos e tenta decifrar o enigma mais no final você acaba se surpreendendo ou não...
A capa me deixou intrigada, é linda! E o nome do livro tem tudo a ver com a história, mais isso você só vai descobrir lendo o livro.

Recomendo A Sombra da Lua, você só tem a se surpreender lendo esse livro.
Isabel 23/06/2012minha estante
Mila, seria legal se você avaliasse o livro dando estrelas. Deixar sem avaliação puxa a nota para baixo.

MILA 28/06/2012minha estante
Desculpe o lapso Isabel, falha minha..

bjss

Babih Bolseiro 09/02/2012

A Sombra da Lua
"[...] revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro."

Virgil Flowers. Que nome curioso, não? Charmoso, irônico, três vezes divorciado (e nada inclinado a aumentar este número para quatro), fã de botas de caubói e escritor nas horas vagas, o protagonista de "A Sombra Da Lua", chega na cidadezinha de Bluestem em pleno ritmo quente: incêndio na casa de Bill Jud, um dos homens mais odiados da região.

O objetivo de Virgil ao ser mandado para Bluestem é investigar o cruel assassinato de um casal de idosos. Entretanto, quanto mais se envolve, Flowers começa a procurar por uma ligação entre os incidentes.

"[...]
- Marcou hora?
- Não.
- Então pode voltar outra hora. Ele está muito ocupado.
- Prefiro conversar agora. Se tiver que marcar hora, volto com um mandado de busca, cinco policiais e viro isto aqui pelo avesso [...]"

Nesse ínterim, outros assassinatos ocorrem, deixando os moradores preocupados e cada vez mais assustados. Quem não trancava as portas de casa, passa a atender a porta com uma arma no bolso.

Será que o investigador charmoso, adorador de camisetas de bandas, com seu jeito peculiar de lidar com casos complexos, obterá êxito em sua busca?

Virgil abriu o blazer para mostrar a camiseta do Arcade Fire.
- Que diabo é Arcade Fire? - perguntou um sujeito de aparência latina.
- A melhor banda de sanfona do mundo - respondeu Virgil."

O que a primeira vista parece ser um mero crime assinado por um psicopata, após um longo caminho com direito a paradas em negócios ilícitos, fraudes, problemas com o governo e uma pitada de fanatismo religioso, chega-se a conclusão de que nada é o que parece.

Revolucionários! O livro "A Sombra Da Lua", de John Sandford, trás a tona um enredo, daqueles que encontra-se em qualquer obra. Você acaba rendido nas primeiras páginas, preso na metade da história e completamente viciado ao final da mesma.

Com uma linguagem simples e prática, uma história sem pontas soltas, Sandford conquista novos leitores como um passe de mágica.

Interessante observar que o protagonista levanta questionamentos a respeito da realidade nua e crua que faz parte da vida dos mais diversos personagens do enredo, com os quais interage, conduzindo o leitor, de uma forma implícita, a perguntar-se sobre os objetivos que uma pessoa tem na vida, quais são seus medos, seus segredos, seus "podres"...

Outro ponto que chama atenção é que Virgil além de ser um investigador muito cuidadoso, é também um escritor, e no desenrolar da história trechos fictícios reforçam ainda mais as hipóteses formuladas e os pequenos detalhes gritantes que não querem se encaixar.

Em meio a tantas suspeitas, ódio, ganancia, mentiras, pequenos romances com muita sedução podem vir a calhar para aliviar Virgil de tanta responsabilidade... ou será que não?
Juliana Pires 10/02/2012minha estante
Já estava com muita vontade de ler esse livro, agora preciso dele urgente. Ótima resenha.

Ariane Gaspar 24/09/2012

A Sombra da lua
A Sombra da Lua conta a história de Virgil Flowers um investigador do Departamento Criminal, que é convocado para ir a Bluestem uma cidade no interior dos Estados Unidos investigar o assassinato de um casal de idosos, porém quando chega a cidade percebe que a situação é muito mais complicada do que um “simples" assassinato.

Como a trama se passa numa cidade pequena do interior e são muitos personagens envolvidos na investigação de Virgil é difícil decorar o nome de todos, um agravante recorrente na história é que tem personagens da mesma família e por essa razão tem nomes muito semelhantes, exemplo: Big Curly e Little Curly ( pai e filho) e não são os únicos com nomes parecidos, por isso as vezes eu fazia confusão.

Continue lendo a resenha no blog!

site: http://leitorainsone.blogspot.com.br/2015/01/resenha-sombra-e-lua-john-sandford.html
Hélio 10/03/2013minha estante
Tb fiquei um pouco perdido com os nomes dos personagens...

Sheyla 06/03/2016

A SOMBRA DA LUA
A Sombra da Lua é um suspense muito bem trabalhado escrito pelo autor John Sandford, que possui mais de 30 milhões de livros vendidos no mundo inteiro; entrando para a lista dos mais vendidos do New York times e ganhador do prêmio mais cobiçado, o Pulitzer. O que esperar desse livro? Muito suspense, uma rede de intrigas muito bem elaboradas com uma narrativa fácil e rápida; que prenderá o leitor até a última virada de página!

Nosso personagem principalVirgil Flowers, depois de oito anos servindo a policia de St.Paul - Minnesota, recebe o convite para fazer parte do DDC (Departamento de Detenção Criminal) do estado, com a promessa de assumir apenas casos importantes. O que ele não esperava era que a investigação mais difícil de sua vida estava prestes a começar.

Após o cruel assassinato de um casal de idosos na cidade de Bluestem; Virgil é enviado para lá a fim de ajudar o xerife Jim Stryker a descobrir o que e quem, está por trás desses assassinatos; já que eles ocorreram em uma cidade que por 20 anos não registrava casos assim; principalmente envolvendo idosos! Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil descobre que a casa de Bill Judd no alto da Montanha Búfalo está em chamas e mais tarde recebe a notícia de que os restos de Bill Judd foram encontrados e que o incêndio na verdade trata-se de um assassinato premeditado.

Virgil foi até Bluestem para investigar o assassinato do casal Gleason, porém este parece estar ligado à morte do fazendeiro Judd e é então que Virgil aos poucos começa a cutucar o passado e descobrir uma rede de mentiras e intrigas; sexo, adultério, drogas e muito mais.

Judd não é um homem muito amado pela população da pequena Bluestem, pois no passado ele deu um golpe milionário que deixou vários fazendeiros falidos; outros tiveram de vender parte de suas terras para saldar suas dívidas. Um homem adultero que vivia na esbornia apesar de ter sido casado por um tempo; o que mais lhe importa na vida é o dinheiro. O casal Gleason, era um casal, aparentemente pacato; podiam até haver pessoas que não gostassem deles, porém não a ponto de matá-los. Outros assassinatos macabros ocorreram deixando a cidade com os nervos saltando e o nosso detetive ainda mais intrigado e disposto a desvendar esse mistério.

O livro é muito bom, e eu que adoro um bom suspense não pude deixar de apreciar. Virgil não é um policial comum, ele detesta andar armado, adora Rock e desfila com camisetas estilosas de bandas e ainda por cima é escritor nas horas vagas! Ele tem um alter ego, chamado Homer, ao qual através de histórias que escreve pode analisar os assassinatos por outro ângulo. Tenta se dar bem para cima da irmã do xerife, apesar de ela ser uma de suas supeitas em uma teia que ele duvida de tudo e todos. A Joan (irmã do xerife) é esperta, inteligente e ao mesmo tempo engraçada e gostei muito das cenas entre ela e Virgil.

Virgil, é muito esperto e sagaz, soube colocar a cidade a seu favor, com suas fofocas favorecendo sua investigação, criando assim um balburdio que o beneficiou! Perspicaz ao extremo, foi destecendo o emaranhado de intrigas vigentes nesses misteriosos assassinatos. A impressão que eu tive em muitos momentos é que Virgil tenta (e é bastante convincente nessa tentativa) demonstrar uma personalidade diferente da que é sua na realidade, a fim de distrair os demais de sua verdadeira sagacidade; para que os mesmo não venham a ter conhecimento de que estão sendo usados em prol de sua investigação ou mesmo que ele desconfia delas.

A rede de intrigas e mentiras criada por Sandford, foi bastante inteligente, dando voltas e voltas até chegar ao final; ao longo da leitura desconfiei de várias pessoas e aos poucos minha tese era quebrada. Gostei bastante do final e de quem era o assassino maluco, inclusive quem teve participação indireta nisso tudo.

A trama é bem desenvolvida, com uma história de mistério e segredos. A narração é envolvente, mas em alguns momentos torna-se um pouco lenta graças as descrições que não estão relacionadas diretamente com a investigação. Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa traz informações sobre o primeiro grande acontecimento do livro, mas por si só não desperta o interesse.

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/
larissa.reisdegade.9469 17/09/2016minha estante
Qual o Climax dessa historia ?

Lina DC 29/03/2014

"A Sombra da Lua" é o primeiro livro da série Virgil Flowers cujo protagonista é um investigador do departamento de detenção criminal. Virgil é um personagem peculiar. Ele ama pescar, é escritor em meio período e também fotógrafo, além de um conquistador. Além disso, ele tem um visual meio diferente, sempre com camisetas de bandas e um cabelo mais longo, que segundo alguns personagens dá a ele um ar meio de surfista, talvez hippie. Esse poço de contradições é a mente que trabalha para resolver crimes complexos. Com o raciocínio rápido, muitas vezes sarcástico e sempre disposto a criar um pouco de caos para conseguir resultados, Virgil é um protagonista carismático graças as suas imperfeições.
Na pequena cidade de Bluesterm um horrível incêndio mata Bill Judd, um homem idoso. O principal problema na investigação é que Bill não era uma pessoa muito querida na cidade e diversas pessoas tinham motivo para cometer o crime. Além disso, outras pessoas com a idade próxima a de Bill também começam a ser assassinadas de forma brutal. Para conseguir resolver esse caso Virgil precisará cavar os segredos mais sujos que envolvem a pequena comunidade de Bluesterm.
Os capítulos são curtos e dinâmicos, tornando a narrativa que é feita em terceira pessoa ainda mais fluida.
O leitor acompanha a investigação através de Virgil, mas também acompanha os sentimentos e as motivações do crime através do assassino, que mantêm-se anônimo até o momento da revelação. A única identificação que o leitor têm do assassino é a de que ele se autodenomina "Lunar".

"O espantalho era Russel Gleason, apoiado numa estaca de madeira e com seus olhos perfurados a bala". (p. 22)

O livro ainda traz personagens como a equipe da polícia e Joan, a irmã de Jim Stryker. A trama contêm alguns personagens cativantes, alguns momentos engraçados (como a primeira conversa de Virgil sobre a Joan com o Jim) e algumas cenas fortes descritas em detalhes.

" - Aquela é sua irmã, não é?
- É ....
....
- Olha Jim, aquele negócio todo sobre a bunda dela..." (p. 25)

larissa.reisdegade.9469 17/09/2016minha estante
Qual o Climax dessa historia ?

Rafa 28/04/2012

Resenha - A Sombra da Lua - John Sandford
O livro é cheio de personagens por isso se interessarão àqueles que gostam de guardar nomes um pouco complexo.

Virgil Flowers é o investigador de Minessota, em toda parte presente no livro, quando mandado para Bluestem, no interior para solucionar um caso impossível, um caso que assustou a população local, um casal de idosos mortos em suas casas com cenas de brutalidade.

Depois disso é surpreendido com outro incidente na madrugada em que estava viajando para a cidade de Bluestem. A casa de Bill Judd pegava fogo e logo mais descobre que o corpo dele já estava todo carbonizado.

Ainda que Bill fora um homem muito odiado por causa de seus atos ilícitos, a lista de suspeitos para o mesmo é infinita o que acarreta a demora na descoberta do autor.

Diante de tantas evidências, Virgil começa a desconfiar de que o assassino possa ser só um, pois depois de tanto tempo sem a cidade parecer com um homicídio, aparece 3 de uma vez e na mesma cidade.

Ele começa a investigar, a buscar o passado, e logo se vê entrando numa fria. O final é muito bom.

A Sombra da Lua traz uma versão de um caso impossível de se solucionar, mas não tão impossível para Virgil, um investigador que sabe o que faz e o que tem de fazer, com certeza senti firmeza que ele encontraria uma solução para o caso.

Senti muita emoção, como adrenalina, e às vezes uma forte vontade de rir em certas cenas por parte de Virgil.

Suspense é a palavra certa para descrever o livro, como foi a primeira vez que li um livro de John Sandford, não esperava por tanta qualidade na obra, o que de fato me fez acreditar na história dele. O livro está perfeito, diagramação, capa, revisão, como sempre, a Editora é merecedora dos elogios. Leiam, leiam.

E como se trata de uma série, quero ler logo os 4 livros próximos da saga A Sombra da Lua.

Fabiane Ribeiro 28/02/2012

Resenha - A Sombra da Lua
Uma boa leitura policial para os amantes do gênero!
Sou super fã de livros de suspense e investigação criminal, por isso, sempre fico de olho nos lançamentos da Editora Arqueiro, eles sempre trazem ótimos títulos com essas temáticas.
A Sombra da Lua não decepciona, pelo contrário, foi mais um livro que me prendeu até o fim e me fez viajar a cada nova reviravolta da trama.
A história começa quando Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal do estado de Minnesota, vai até uma cidadezinha do interior investigar o homicídio de um casal de idosos. Entretanto, assim que ele chega à cidade, um novo crime surge diante de sua visão: a mansão de Bill Judd está em chamas e, ao que tudo indica, o homem estava no local.
A missão de Virgil aumenta conforme os dias transcorrem, e não apenas os corpos do casal de idosos e de Bill Judd são encontrados. Há mais vítimas na cidade e os crimes estão interligados, principalmente porque as vítimas são da mesma faixa etária e partilham um passado de segredos e mistérios; sem contar que o fazendeiro Bill Judd possuía muitos inimigos e estivera envolvido com escândalos diversos no passado.
Como a capa do livro já nos antecipa com relação aos crimes na pequena cidade: “Não pode ser coincidência”.
Com a ajuda do xerife Stryker e de sua irmã Joan (que acaba sendo mais que uma amiga para Virgil), o investigador busca provas em todos os cantos da cidade e conversa com todos que estão direta ou indiretamente relacionados às vítimas, até descobrir que há muito por trás desses crimes...
Uma leitura excelente para quem compartilha meu gosto por literatura policial e para quem está procurando por um livro capaz de prendê-lo do início ao fim, com direito a personagens carismáticos, um bem sinalizado clima interiorano norte-americano e segredos ocultos.

Trecho: “Tarde de segunda-feira. As nuvens estavam compactas como chumaços de algodão, algumas com a parte inferior azulada: sinônimo de tempestade se aproximando. Stryker estava sentado à sua mesa (...). Virgil estava na cadeira diante dele, calado. O xerife bocejou, se espreguiçou e disse:
- Isso está parecendo novela!
- Há alguma conexão aí. Tem de haver! – disse Virgil, elevando a voz – Aposto 100 dólares que ele é o cara!” (Pág. 180).

Informações:
Título: A Sombra da Lua
Autor: John Sandford
Gênero: Ficção, romance policial
Editora no Brasil: Arqueiro
Páginas: 272

Pâm 09/02/2012

Bom, tudo começa com alguns assassinatos numa cidade muito pequena, daquelas que todo mundo conhece todo mundo, onde as pessoas sabe qual o seu carro, o lugar que você costuma frequentar e por ai vai. E a coisa interessante dos assassinatos, é que todas as vítimas são pessoas velhas; uma com quase 80 - se não me engano. Isso faz com que Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota volte a muito no tempo e procure saber as ligações que esses assassinatos tem a ver, por que três mortes numa cidade no fim do mundo não pode ser mera coincidência, tem que ter a ver algo por traz.
Mas claro, no meio da investigação, todo mundo sempre é suspeito - isso claro, por ser uma cidade pequena - então Virgil terá que ter muito cuidado em quem confiar, nas coisas pra quem diz, até cuidado com a sua "namorada-passa-tempo", com seu parceiro de investigação - que por sinal, são conhecidos de infância - e com todo o resto do pessoal que aparenta ser suspeito.
Uma coisa gente que posso dizer, é que a forma como o autor elaboro todo o enredo, lembra muito o Harlan Coben, gostei muito mesmo! E o legal do livro, é que os capítulos - mesmo sendo grandinhos - tem muitas pausas, e pra quem costuma para bastante pra ler, ou costuma ler de noite e o sono ta forte e não vai conseguir terminar todo o capítulo, é uma excelente pedida!

Gabi 23/03/2012

Suspense e corrupção!
Virgil Flowers é investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota e parte para a cidade de Bluestem com a missão de desvendar um duplo homicídio envolvendo um casal de idosos. O crime apresenta requintes de crueldade e até mesmo traços de loucura do executor! Virgil é um investigador experiente, dono de certo charme, possuidor de um humor incrível, amante de várias bandas de rock e escritor nas horas vagas.

Ao chegar a Bluestem o investigador Virgil se depara com um incêndio de proporções gigantescas na casa do fazendeiro Bill Judd. Bill Judd também era idoso, rico e odiado por muitos na cidade por causa de um golpe milionário nos fazendeiros da região!

Virgil parte do princípio que o incêndio foi criminoso e que deve ter alguma ligação com o crime de duplo homicídio para o qual foi enviado.

O assassino, Lunar (Homem da Lua), é apresentado ao leitor logo no início da trama, mas não de forma direta, o que deixa o leitor curioso e apreensivo.

Ao longo da trama novos assassinatos ocorrem. Mas nada faz sentido e Virgil precisa usar muito tato e inteligência para conseguir pistas concretas!

Todos os personagens secundários merecem certo destaque na trama e os que eu mais gostei foram Jim Stryker e sua irmã Joan! Joan e Virgil acabam se envolvendo e garantindo a trama um pouco de romance.

A narrativa é em 3º pessoa e bastante ágil e detalhista! A trama de A Sombra da Lua é regada a suspense, mortes sinistras, ação, diálogos envolventes, corrupção, fraudes e um pouco de romance. John Sandford consegue prender o leitor do início ao fim e faz com que os detalhes da trama sejam entrelaçados de maneira inteligente! As cenas de ação são de tirar o fôlego e garantem que o livro possa ter uma adaptação cinematográfica se algum estúdio se interessar.

Um suspense policial super indicado para quem gosta do gênero. O final é surpreendente e garante ao leitor mais de uma surpresa.

A Editora Arqueiro que é a responsável pelo lançamento do livro está de parabéns! Uma capa bem condizente com o enredo do livro e uma diagramação simples e de qualidade. A revisão está de parabéns, pois não identifiquei nenhum erro ortográfico.

Vale acrescentar que A Sombra da Lua faz parte de uma série de livros de suspense policial intitulada Virgil Flowers e que lá fora já conta com 5 volumes lançados!

Conheça você também o charme e a inteligência de Virgil! Garanto-lhe que não haverá arrependimento de nenhum tipo!

Mari 29/08/2022

Não gostei
Esperei muita coisa desse livro e me decepcionei grandemente.

Excesso de acontecimentos e alguns meio absurdos.

Todos os personagens bem amadores principalmente na operação final.

O protagonista é um bosta.

Silvia 15/06/2012

A sombra da Lua
O livro é bom. Um incêndio e um corpo encontrado, alguns dias antes um casal foi morto dentro de casa, ambos tinham uma ligação todos eram idosos; quando a investigação começa a avançar acontece outro assassinato mais um casal. Qual a ligação dessas pessoas e o que elas presenciaram no passado? E o que uma foto antiga de uma mulher morta pode ilucidar sobre este caso?
Para solucionar os crimes Virgil Flowers deverá desvendar o passado da pequena cidade de Bluestem.

Angelica Brezel 01/12/2012

Sem carisma...
Faz tempo que quero ler algum livro do John Sandford, pois adoro thriller policial!
Em vista disso, resolvi ler A Sombra da Lua, publicado pela Editora Arqueiro. Só o título já achei instigante! E a capa também me chamou bastante a atenção, achei linda!

No entanto, a leitura não correspondeu às minhas expectativas. Achei a narrativa do autor confusa e a trama não conseguiu prender a minha atenção.

O personagem principal se chama Virgil Flowers – um investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota - que é escritor em suas horas vagas.

Virgil é enviado para uma cidade do interior, chamada Bluestem, para dar apoio à polícia local na investigação de um assassinato de um casal de idosos.
Chegando lá, Virgil se depara com um grande incêndio em uma casa. Vai lá averiguar o fato e descobre que morava nessa casa Bill Judd, um fazendeiro idoso odiado por muitos na cidade.

Como Bluestem é uma cidade pacata, onde esse tipo de crime pouco ocorre, Virgil fica intrigado com essas mortes tão próximas e em um curto espaço de tempo.
A partir daí, ele decide ir a fundo nos casos para descobrir que correlação há entre ambos e quem é o autor dos crimes.
Mas, para isso, Virgil terá que se aprofundar na história da cidade e das pessoas que fazem parte dela. E, isso, acaba trazendo grandes problemas para ele.

O livro me lembrou bastante aqueles filmes americanos em que a história se passa no interior, onde o xerife usa aquela estrela na roupa e os policiais andam com trajes de cor bege, com um belo chapéu e uma grande fivela no cinto.
Além disso, mostra bem a realidade o interior, onde todos os habitantes se conhecem, sabem tudo da vida um do outro e possuem grandes segredos de família.

Achei a ideia da trama legal, mas além de eu ter achado a narrativa do autor confusa, os personagens não me conquistaram.
O personagem principal, Virgil, não possui carisma, nem profundidade - o autor não conseguiu me convencer de que o protagonista pudesse ser alguém real.
Outro fato que me incomodou é que a história possui muitos personagens e vários deles possuem nomes parecidos, já que pertencem a mesma família. Achei bem complicado lembrar quem é quem no meio da leitura. Chegou um momento em que fiquei perdida, pois é quase impossível conseguir decorar todos os nomes dos personagens.

Enfim, A Sombra da Lua é um livro para se ler sem muitas expectativas, para passar o tempo.

Mas, de qualquer forma, valeu a diversão. Pois, não resisto a um suspense policial!

* Confira outras resenhas em http://pensamentotangencial.blogspot.com

Brilho 18/04/2012

A Sombra da Lua
Adoro um bom suspense policial e desde que vi a sinopse e o enredo deste livro eu fiquei louca pra te-lo em mãos e não me arrependi pois este livro me prendeu do incio que já é eletrizante até o final.
Apesar de desgostar do protagonista do livro em diversos pontos, principalmente no trato e no modo de falar e pensar das mulheres achei que o autor do livro foi feliz na criação do personagem pois o desenrolar do livro compensa um pouco esta parte devido a ambientação da estória ser muito boa e a descrição dos crimes tão incrível que levou minha imaginação longe, como quando assisto a filmes nesse gênero ou a séries boas neste estilo e tema.
Os personagens são diferentes a ponto de não conseguirmos nos decidir por quem é o provável assassino pois todos tem um motivo pra praticar o crime, apesar de desde o inicio ele ser apresentado a nós de maneira obscura.
Virgil é um ótimo investigador e vai a fundo investigar os crimes que estão ocorrendo separando inclusive as amizades do que faz pois neste caso todo mundo se torna suspeito, recebendo ajuda do xerife e sua irmã Virgil se lança numa corrida alucinante para desvendar os assassinatos.
Adorei a leitura e recomendo pra quem curti muita investigação e Thriller alucinante com reviravoltas no que e quando menos se espera e sem nunca perder as pontas da trama pois é uma leitura rápida e precisa com um protagonista inteligentíssimo.
A Arqueiro esta de parabéns em trazer aos leitores livros que estimulam a mente com investigações tão boas e irreverentes. Este livro faz parte de uma série que já tem 5 livros lançados e como disse a editora foi feliz em traze-la aos leitores brasileiros.

Li 01/05/2012

Esperava muito pouco d'A Sombra da Lua, mas me surpreendi com o autor e com a habilidade de nos prender aos personagens. O assassino é quem nós menos esperamos, pegando a todos de surpresa. Só desgostei da ultima página, talvez se houvesse mais um capítulo eu estivesse mais contente.